Skip to content

O que é insuficiência renal por câncer?

Insuficiência renal por câncer
Compartilhe

Medicamentos utilizados para combater cânceres hematológicos, ou até mesmo a própria doença, podem causar insuficiência renal

A insuficiência renal por câncer pode ser uma realidade para alguns pacientes, como é o caso daqueles que têm mieloma múltiplo ou  linfoma. Nesta matéria explicamos o porquê isso acontece e quando desconfiar de que os rins não estão trabalhando corretamente.

Qual a função dos rins?

Função dos rins

Os rins são responsáveis por garantir o equilíbrio interno do nosso corpo, produzindo a urina que, por sua vez, elimina uma série de resíduos do metabolismo e as substâncias em excesso. Portanto, eles funcionam como grandes filtros que garantem a filtragem do sangue e a retirada das toxinas e de outras substâncias.

Insuficiência renal por câncer

De acordo com o Dr. Wellington Fernandes, hematologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), a disfunção renal ocorre quando a capacidade de filtragem dos rins é comprometida.

“Muitas vezes, os rins podem ser diretamente infiltrados pela doença, como nos casos dos linfomas, ou serem diretamente acometidos por substâncias liberadas pelo tumor, como no caso do mieloma múltiplo, quando a produção de uma proteína causada pela doença é diretamente tóxica para os túbulos renais, levando ao entupimento do fluxo de sangue e à inadequada filtração pelos rins”, explica.

Insuficiência renal por câncer

Segundo o especialista, esses dois tipos de cânceres, quando apresentados de maneira agressiva, poderão desenvolver insuficiência renal como consequência. Mas, os tratamentos utilizados para combatê-los também podem causar o problema, como é o caso do Metotrexato ou platina.

“Nas leucemias, o mecanismo mais comum é a síndrome de lise tumoral, que acontece quando o tumor de rápido crescimento libera substâncias como o ácido úrico, que também é diretamente tóxico para os rins”, comenta o Dr. Wellington.

Ainda sobre as leucemias, tem um ponto importante: é possível que pacientes transplantados de órgãos sólidos desenvolvam uma leucemia mieloide aguda (LMA) após o procedimento.

“Eles usam diversos medicamentos imunossupressores para evitar a rejeição do órgão. Essas drogas, algumas vezes, podem precipitar a ocorrência de falhas na produção de sangue, conhecidas como displasia. A displasia pode evoluir para  LMA”, diz o médico. E completa: “Já o contrário, ou seja, um paciente hematológico desenvolver um câncer renal, não é o quadro habitual”.

Leia também:

Quando desconfiar que os rins não estão funcionando bem?

Os principais sintomas de insuficiência renal são:

  • Dores lombares
  • Dor ao urinar
  • Urina com mau cheiro, presença de sangue ou de espuma
  • Vontade de urinar várias vezes
  • Diminuição da urina
  • Inchaço nas pernas
  • Pressão alta
  • Náuseas e vômitos frequentes
  • Perda de energia

É importante frisar que, não necessariamente, estes sintomas representam um problema nos rins. Apenas o médico é quem poderá constatar o diagnóstico corretamente, por meio de exames como a dosagem de creatinina no sangue e o de urina.

Principais tipos de problemas renais

  • Cálculos renais: popularmente chamados de “pedras nos rins”, eles são formados após acúmulo de algumas substâncias, como cálcio e oxalato, nos rins e canais urinários. A dor costuma ser bastante intensa quando o cálculo se movimenta. Beber bastante água é uma ótima opção para evitar a sua formação.
Pedra nos rins
  • Glomerulonefrite: é uma inflamação que atinge os glomérulos, porção de capilares presentes nos néfrons, unidades funcionais dos rins. Alterações na urina costumam ser o principal sintoma.
  • Insuficiência renal: ocorre quando os rins perdem a capacidade de desempenhar seu papel. Ela pode ser aguda, quando ocorre de maneira súbita e rápida, ou crônica, quando surge de maneira lenta e progressiva. Esse é o tipo de problema mais comum em pacientes com cânceres do sangue, como vimos.
Leia também:

Como tratar a insuficiência renal por câncer?

Pessoa fazendo insuficiência renal por câncer

“O primeiro passo é que o médico defina a causa do problema renal e a trate adequadamente. De todo modo, hidratação com soro, corticoide e, em casos mais graves, hemodiálise podem ser utilizados para evitar a progressão da lesão renal. No caso dos pacientes oncológicos, a dieta com pouco sal, por exemplo, não afetaria diretamente a ocorrência de insuficiência renal. Porém, alguns pacientes já possuem insuficiência renal crônica por outras causas, como hipertensão ou diabetes, e pioram pela doença onco-hematológica. Nesse caso, alguns podem se beneficiar de dieta com pouco sódio”, pontua o Dr. Wellington.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top