Tratamentos estéticos para pacientes com câncer: quais estão liberados?
Última atualização em 28 de julho de 2021
Alguns dos efeitos colaterais do tratamento oncológico afetam questões estéticas, por isso muitos pacientes passam a cuidar da imagem. Porém, é preciso tomar alguns cuidados
Apesar da realização de alguns tratamentos estéticos para pacientes com câncer ser contraindicada, outros, os especialistas encorajam que essas pessoas os façam. Isso porque, além de influenciar na autoestima, o que traz diversos benefícios, também pode auxiliar a proteger o corpo contra agentes infecciosos. Entretanto, antes de realizar qualquer procedimento é necessário conversar com o(a) médico(a) que acompanha o tratamento.
A Drª. Maura Folharini, médica hematologista do Instituto Hemomed Oncologia e Hematologia, explica que o cuidado em relação aos tratamentos estéticos deve acontecer, principalmente, devido aos efeitos colaterais da quimioterapia. Dessa forma, os pacientes apresentam redução da imunidade, o que predispõe à infecções, e queda do número de plaquetas, o que eleva a probabilidade de apresentar sangramentos espontâneos. Além disso, os agentes quimioterápicos também alteram aspectos da pele, deixando-a ressecada, sensível e, eventualmente, com pequenas lesões, facilitando o aparecimento de reações alérgicas.
“Em decorrência desses problemas, o paciente oncológico não só pode, como se recomenda, procurar procedimentos estéticos que gerem alívio ou diminuam os efeitos causados. Pois a pele, além de elevar o psicológico, é a principal defesa do organismo”, a Drª. Maura pontua.
Entretanto, ela alerta que antes de realizar qualquer procedimento estético, o paciente deve consultar o(a) oncologista/hematologista responsável. Isso deve ser feito justamente para evitar que as aplicações, que serão feitas em uma pele já debilitada, não causem infecções, sangramentos ou alergias.
Veja quais os tratamentos estéticos para pacientes com câncer estão, ou não, liberados!
Posso fazer as unhas durante a quimioterapia?
Sim! Inclusive a especialista conta que essa é uma prática que os pacientes são encorajados a ter.
Como o tratamento oncológico pode causar alguns efeitos colaterais nas unhas, como escurecimento, enfraquecimento e deformação, fazê-las pode ajudar a minimizar esses sintomas.
“Inclusive, os cuidados com as unhas podem ser realizados em salões de beleza, desde que nos certifiquemos de que estes salões que seguirão as restrições impostas pela equipe médica assistente do paciente”, diz a Drª. Maura.
Ela orienta ter alguns cuidados com as unhas após quimioterapia, como:
- Mantê-las curtas, já que unhas compridas quebram mais facilmente e tendem a acumular mais sujeira
- Não remover a cutícula, pois ela é uma proteção natural contra a entrada de microorganismos
- Certifique-se de que os materiais utilizados na manicure/pedicure são descartáveis e da esterilização dos instrumentos. Uma opção é o paciente ter seus próprios instrumentos.
- Escolha esmaltes hipoalergênicos
- Se quiser disfarçar o escurecimento das unhas, as cores escuras são uma ótima opção
Ela fica prejudicada com os tratamentos contra o câncer. Mas o uso de produtos adequados e alguns cuidados ajudam a deixá-la mais bonita e saudável. Leia mais sobre!
Quem faz quimioterapia pode fazer micropigmentação?
Dentre os tratamentos estéticos para pacientes com câncer que perderam as sobrancelhas, esse procedimento é o mais questionado. Mas, por ser invasivo, ele é contraindicado na maioria dos casos.
“As sobrancelhas são a moldura do nosso rosto, e por isso é super comum o paciente se incomodar mais com a queda dos pelos nesta região, do que no cabelo.
Isso acontece porque as falhas no couro cabeludo possuem diversas formas de disfarçar a queda capilar”, conta a médica.
A micropigmentação nada mais é que a aplicação de um pigmento na pele por meio de pequenas agulhas. Por isso, para os pacientes oncológicos, há o risco de gerar processos infecciosos e/ou sangramentos – especialmente em pessoas que são submetidas a quimioterapias mais intensas.
“Entretanto, há exceções, pois dependendo do caso, pode ser liberado a realização do procedimento, com orientações específicas de como realizá-lo. Mas sempre fora do nadir da quimioterapia. Ou seja, nunca no período em que suas células de imunidade e coagulação estão mais baixas. Inclusive, já existem estabelecimentos, sendo estes os recomendados, que possuem especialização de profissionais para atuar com pacientes oncológicos” a Drª. Maura orienta.
Como evitar a queda de cabelo durante o câncer
Este é um dos efeitos colaterais mais temidos do tratamento oncológico. Mas já é possível evitá-lo em alguns casos. Leia mais sobre!
Quem faz quimioterapia pode se depilar?
Não é estritamente proibido, entretanto é preciso muito cuidado! Isso porque a pele do paciente se encontra mais sensível e qualquer atrito gera risco de infecção e sangramento.
Tanto a depilação com cera (quente ou fria), lâmina de barbear, os cremes depilatórios e com laser não são indicados. Esses métodos
podem causar abrasões na pele, queimaduras, cortes e, consequentemente, sangramentos, infecções e irritação.
De acordo com a hematologista, o modo mais seguro para fazer a retirada de pelos durante a quimioterapia é com o barbeador elétrico, que possui um menor risco de provocar lesões na pele.
“Há, ainda, um método chamado de fotodepilação com Luz Intensa Pulsada- IPL – que tem se mostrado menos agressivo e, consequentemente, de menor risco para o paciente. Mas antes de realizar tal procedimento, recomenda-se consultar a equipe médica responsável”, ela pondera.
Se surgirem efeitos colaterais ao medicamento
É importante ficar atento, porque as reações podem ser perigosas e levar a um mal-estar ou até algo mais sério. Leia mai]s sobre!
Quem tem câncer pode usar botox?
Não. “Procedimentos estéticos como o botox, o preenchimento com ácido hialurônico, são considerados invasivos. Eles rompem a barreira natural de defesa do paciente – a pele – e, como já mencionado, levam a um aumento no risco de infecções. Dessa forma, podem predispor a entrada de microorganismos nas camadas inferiores da derme”, explica a Drª. Maura.
Outro ponto que torna o botox contraindicado para pessoas em tratamento contra o câncer é o aparecimento de hematomas. Mesmo quando feito em pessoas que não estão em terapia antineoplásica pode gerar dor local e hematomas. Então, em pacientes esses sintomas tendem a ser mais graves.
A médica salienta que esse cuidado serve para qualquer procedimento invasivo. Isto é, cirurgias estéticas grandes, como lipoaspiração e colocação de silicone, são altamente desencorajadas.
Alguns procedimentos não estéticos, por exemplo, a extração de dentes, precisam de cuidado, mas, nesse caso, o paciente pode realizar, contanto que tenha liberação médica.
Tatuagem – Arte e autoestima após o câncer
Gravar na pele momentos importantes ou até mesmo resignificar as cicatrizes após uma cirurgia oncológica podem ajudar pacientes no processo de superação. Leia mais sobre!
Quem está com câncer pode fazer drenagem linfática?
Sim, a drenagem linfática pode ser realizada em pessoas em tratamento contra o câncer para amenizar a retenção de líquidos. Diferentemente da crença de algumas pessoas, essa “massagem” não tem capacidade de fazer com que o câncer se espalhe.
Entenda o porquê a drenagem linfática é benéfica para os pacientes oncológicos.
“No caso específico do linfoma, também não vejo motivo para contraindicar a realização do procedimento”, informa a Drª. Maura.
Apesar de comum, emagrecer durante o câncer pede atenção
É preciso tomar cuidado com as complicações que o emagrecimento durante o tratamento pode causar. Leia mais sobre!
Tratamentos estéticos para pacientes com câncer
O ideal é que o paciente espere um tempo após o fim do tratamento para realizar os procedimentos que são contraindicados ou proibidos.
“De uma forma geral, recomenda-se que o paciente aguarde entre três e seis semanas após o término do tratamento oncológico para realizar procedimentos estéticos, sobretudo os invasivos. É evidente que devemos individualizar o paciente em análise, pois o tempo de recuperação varia de caso a caso, e também de acordo com o tratamento que foi instituído”, conclui a Drª. Maura Folharini.
Não ficou claro no caso da LMC, que o tratamento é a base de inibidores de uso contínuo, quanto à aplicação do botox e do preenchimento com ácido hialuronico. Gostaria de saber também quanto ao uso de bioestimuladores de colágeno.
Olá, Sonia, como vai?
Como os pacientes de LMC também apresentam uma certa deficiência do sistema imunológico, procedimentos invasivos também podem trazer alguns riscos. Por isso, é importante conversar com o(a) médico(a) que faz o acompanhamento do tratamento antes de realizar esses procedimentos para verificar se eles estão liberados.
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com cânceres hematológicos, como a LMC, por meio de diversos serviços gratuitos. Estamos encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa ter um contato mais próximo e auxiliá-la no que for preciso! Fique atenta ao endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário, pois enviaremos uma mensagem por lá!
Abraços
Abraços!
E alisamento pode?
Olá, Inácio, como vai?
Normalmente, durante a quimioterapia, o cabelo enfraquece e, por isso, o alisamento pode causar a queda do mesmo. Então, não é recomendado. Porém, o ideal é conversar com o(a) médico(a) que acompanha o tratamento para verificar se no seu caso está liberado, principalmente se outro tipo de tratamento está sendo feito.
Abraços!
Sou paciente de LMC, antes da doença eu costumava fazer alisamentos tipo orgânico que não possui acetona e agride menos o cabelo, minha duvida é se posso continuar fazendo esse procedimento já que não tem muito produto químico ou se pelo menos fazer a de Botox que parece mais uma hidratação.
Olá, Inácio, como vai?
No caso da LMC, não é esperado que os pacientes apresentem efeitos colaterais relacionados ao cabelo (embora, alguns pacientes relatem apresentarem alopecia – Como lidar com os efeitos colaterais do tratamento da leucemia mieloide crônica). Mesmo apresentando composição com menos química, esses procedimentos podem, em alguns casos, causar danos ao cabelo, principalmente se ele estiver fragilizado. Por isso, o ideal é que o senhor converse com o(a) oncologista que acompanha o seu tratamento, e, se possível, um(a) dermatologista também, para fazer uma avaliação dos seus fios e couro cabeludo e saber se no caso do senhor está ou não liberado.
O senhor já conhece a Abrale? Somos uma ONG que auxilia pacientes com cânceres hematológicos, como a LMC, por meio de diversos serviços gratuitos. Estamos encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa ter um contato mais próximo e auxiliar o senhor conforme for preciso. Fique atento ao endereço de e-mail que o senhor indicou quando fez o comentário, pois enviaremos uma mensagem por lá!
Abraços!
Minha mãe já teve câncer na cabeça e quer fazer rádiofrequencia pra flacidez facial e abdominal entre outros como lipocavitacao também, já tem muitos anos, ela pode ou não ?
Olá, Carla, como vai?
Dependendo de quanto tempo faz, é possível que não tenha contraindicação. Porém, o ideal seria que ela conversasse com o oncologista que acompanhou ela, principalmente devido ao procedimento para flacidez facial, e também com um(a) dermatologista, para entender se os tecidos dela estão saudáveis o suficiente para esse tipo de procedimento.
Abraços!
Boa noite,gostaria de saber se posso fazer esfoliação facial e corporal, com produtos que contenham ácido glicolico, sendo que por enquanto eu só fiz a retirada de quadrante de mama.
Olá, Cristiane, como vai?
O ideal, é que a senhora converse com o(a) médico(a) responsável por definir e acompanhar o seu tratamento para saber se há alguma contraindicação no momento. Mas, a princípio, não teria problema contanto que a senhora não passe os produtos na área de mama, especialmente onde a cirurgia foi realizada. Caso a senhora dê início a algum outro tipo de tratamento, especialmente se for quimioterapia, provavelmente, precisará interromper o uso desses produtos para evitar qualquer atrito na pele.
Abraços!
Olá. Tudo bem? Quem teve câncer de mama nunca vai poder fazer ultracavitacao?
Olá, Jerusa, como vai?
Nós recomendamos que a senhora converse com o(a) médico(a) que acompanha/acompanhou o seu tratamento para que ele(a) possa dizer para a senhora se esse procedimento está liberado e a partir de quando. Porque, apesar de não ser um procedimento invasivo, é provável que pouco tempo após o tratamento (e dependendo do local) não esteja liberado. Caso o(a) médico(a) aprove o procedimento, pode ser interessante solicitar uma autorização por escrito para que a senhora possa apresentar na clínica.
Abraços!
Boa noite!
Gostaria de saber se pacientes que tiveram.LMA podem realizar enzimas para gordura localizada?
Estou em remissão total da doença a 2 anos e meu onco diz que desconhece esse procedimento e que estou liberada p vida normal.
O que vcs acham com o respaldo em estética que vcs possuem?
Grata
Olá, Tatiana, como vai?
Nós sugerimos que a senhora siga a orientação do seu médico, pois ele sabe, de forma mais especifica, como a sua doença aconteceu, como foi o tratamento e como está a sua saúde agora!
A única coisa, é que muitas clínicas de estética solicitam uma liberação médica por escrito para realizar o procedimento. Então, é importante a senhora passar os detalhes do tratamento para o seu médico, para que ele possa fazer a liberação “oficial”.
Abraços!
Olá Dra. Já faz 3 meses da minha última quimioterapia agora só vou está fazendo acompanhamento será que dá pra fazer boca, bigode chinês e queixo ou rinomodelacao, minha irmã vai me dar de presente pra aumentar minha auto estima mais prescisa esperar mais ou nesse período já dá pra fazer os procedimentos?
Olá, Jayane, como vai?
Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que nós não temos médicos disponíveis para criar os conteúdos e responder os comentários. As matérias são escritas pela nossa equipe de comunicação, que entrevista os médicos, e essa mesma equipe que responde os comentários.
O ideal é realmente conversar com o(a) médico(a) que acompanhou o tratamento para que ele(a) diga se é seguro e está liberado, pois o seu corpo pode levar um tempo até se recuperar totalmente das quimios. Então, se forem tratamentos invasivos, por exemplo, com injeções, é preciso ter certeza que sua imunidade esteja forte para combater alguma possível infecção. Mas, se for algo mais na pele, é preciso ver se não há nenhum risco da causar ressecamento, irritação e afins.
Abraços!
Pacientes com cancer podem usar serum anti oleosidade e anti idade no rosto?
Olá, Yuri, como vai?
O ideal, é conversar com o oncologista responsável pelo tratamento, ou com um dermatologista especialista em Oncologia, para que ele possa orientar. Especialmente o produto anti-oleosidade pode ter alguns produtos mais fortes, que podem acabar machucando a pele. Então, o recomendado é conversar com um especialista para verificar qual a orientação.
Abraços!
Olá me chamo Vânia sou paciente LLC em tratamento e gostaria de saber se posso fazer alistamento no cabelo?
Olá, Vânia, como vai?
A senhora está fazendo tratamento com medicamentos ou somente acompanhamento médico frequente? Se estiver tomando alguma droga, indicamos que converse com o oncologista responsável por acompanhar o seu tratamento para que ele analise e explique se há algum risco da senhora fazer o alisamento, por exemplo, se pode causar alguma ferida que possa servir de porta de entrada para infecções!
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a LLC, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Como, às vezes, o telefone pode estar ocupado, o contato via WhatsApp pode ser mais fácil!
Abraços!
Meu pai teve câncer de próstata as acabou posso realizar jato de plasma no rosto dele ?
Olá, Nilseia, como vai?
Especialmente se o seu pai passou por tratamento quimioterápico e o tratamento foi finalizado há menos de um ano, é importante conversar com o oncologista responsável para saber se não há nenhum risco de realizar o procedimento. Muito provavelmente, se o jato for realizado em alguma clinica, será solicitado uma espécie de laudo, autorizando o procedimento.
Abraços!
Boa tarde, estou em tratamento de câncer, no fígado e pâncreas, no momento estou fazendo quimioterapia oral Capecitabina , quero saber se posso fazer botox, há contra indicação ?. Desde já agradeço pela atenção
Olá, Margareth, como vai?
Como a quimioterapia tende a causar uma imunossupressão, geralmente, é contraindicado que o paciente faça procedimentos que furem a pele, pois isso pode servir como uma “porta de entrada” para infecções.
Porém, recomendamos que a senhora converse com o(a) médico(a) que acompanha o seu caso para que ele(a) possa dizer se, no seu caso, estaria liberado. Se estiver, não esqueça de pegar uma autorização com ele para apresentar na clínica.
Abraços!
Terminei minhas químio em maio , agora estou tomando olaparibe como preventivo para não ter uma nova recidiva . Será que posso colocar fios de pdo na face ?
Olá, Mariza, como vai?
A orientação geral é que pacientes em tratamento oncológico não realizem procedimentos invasivos (que cortem/perfurem a pele) devido à maior probabilidade de contrair infecções. Porém, indicamos que a senhora converse com o(a) médico(a) que acompanha o seu tratamento para que ele(a) possa dizer se, no seu caso, estaria liberado. Caso esteja, não esqueça de pegar uma autorização com ele, por escrito, porque, provavelmente, a clínica irá solicitar.
Abraços!
Olá!
No caso de pacientes com mieloma múltiplo, em que o tratamento é ininterrupto, com quimioterapia via oral, é possível fazer preenchimento labial ou botox?
Olá, Helení, como vai?
Como a quimioterapia oral também pode afetar o sistema imunológico, pode ser contraindicado realizar procedimentos invasivos. Mas, nós indicamos que a senhora converse com o(a) médico(a) que acompanha o seu tratamento para que ele(a) possa te orientar certinho.
Você já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como o mieloma, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços
Boa noite! Fui diagnosticada com Lla ph+ em 2020. Fiz transplante de medula há 1 ano e oito meses, desde então tive um aumento de 10 quilos, principalmente gordura abdominal, tendo como agravante a menopausa, há contraindicação quanto a procedimentos estéticos como criolipolise, crio de placas, e outros aparelhos?
Olá, Vanessa, como vai?
No caso de aparelhos não invasivos, teoricamente, não há o perigo de “abrir portas” para invasões oportunistas já que a barreira da pele não é quebrada. Porém, de qualquer forma, é importante que a senhora converse com o(a) onco-hematologista que está acompanhando o seu caso para que ele(a) possa te dizer se, especificamente no seu caso, está liberado ou se a senhora ainda está com a imunidade fraca e, por isso, não seria indicado realizar o procedimento. De qualquer forma, geralmente, as clínicas que realizam esse tipo de tratamento costumam pedir para que a pessoa preencha um formulário sobre questões de saúde, então seria importante pegar uma autorização, por escrito, com o(a) seu médico(a).
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a LLA, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse, pode entrar em contato com o nosso Apoio ao Paciente, para que a gente possa conversar mais. Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços
Estou em tratamento do cancer de mama , tomando tamoxifeno já faz um ano , posso fazer lipocavitação ou lipo sem corte?
Olá, Cleonice, como vai?
Nós recomendamos que a senhora converse com o oncologista que acompanha o seu tratamento para que ele possa te explicar se há alguma contraindicação ou se a senhora pode fazer esses procedimentos. Caso ele diga que a senhora pode, aproveite para pegar uma autorização por escrito.
Abraços!
Hola boa tarde sou paciente diagnosticada com LMC, SOU CABALEREIRA Eu posso seguir trabalhando?que cuidados devo ter?
Olá, Dilys, como vai?
Como o tratamento da LMC é continuo e, geralmente, permite que os pacientes tenham uma boa qualidade de vida, não há nenhum problema da senhora continuar trabalhando! Caso a senhora não se sinta bem, sinta dores ou algum desconforto trabalhando, ai é indicado conversar com o médico para verificar o que fazer!
Nós temos diversos conteúdos sobre a LMC na Revista Abrale Online! A senhora já chegou a lê-los? Caso ainda não tenha visto, vamos deixar o link para eles a seguir: Tudo sobre a LMC
Além disso, caso a senhora tenha alguma dúvida ou precise de qualquer apoio, nosso departamento de Apoio ao Paciente está totalmente à disposição ?
Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços!
Posso usar crioterapico em paciente com câncer
Olá, Nilma, como vai?
O ideal é conversar com o(a) oncologista responsável por acompanhar o paciente, pois ele poderá dizer se esse procedimento apresenta algum risco, ou não, para esse caso especifico.
Abraços!
Terminei minha quimterapia a pouco tempo já posso fazer minha sobrancelha definitiva
Olá, Marizete, como vai?
Tudo vai depender de há quanto tempo a senhora terminou o tratamento e como está sua recuperação!
Como o procedimento da sobrancelha definitiva envolve a perfuração da pele, é recomendável esperar até que o corpo se recupere. Isso acontece por dois principais motivos!
1) A quimioterapia tende a deixar o sistema imunológico fraco, fazendo com que o corpo tenha dificuldade de combater infecções. O “furo” causado pela perfuração pode acabar servindo como uma porta de entrada para agentes infecciosos. Como a imunidade está fragilizada, pode evoluir para quadros mais graves.
2) A quimio também deixa a pele sensível e ressecada, então realizar esse procedimento pode machucá-la.
Nós aconselhamos que a senhora converse com o seu oncologista para saber se é preciso esperar mais tempo, por conta dos motivos que nós explicamos, ou se a senhora já está recuperada e, portanto, está liberada ?
Abraços!
Vou começar o tratamento com Capecitabina via oral, eu posso fazer o tratamento com bioestimulador no rosto e corpo?
Olá, Claudete, como vai?
O ideal é a senhora conversar com o oncologista que acompanha o seu tratamento para que ele possa te explicar se há alguma contraindicação, ou não.
É preciso entender se esse medicamento interfere no funcionamento do sistema imunológico e/ou se cause alguma sensibilidade na pele.
Abraços!
Boa tarde! Terminei minha quimio há 1 ano e as radioterapias em junho de 2022. Toma tamoxifeno diariamente. Posso colocar fios de PDP?
Olá, Sâmela, como vai?
Como a senhora ainda está em tratamento (tomando o tamoxifeno) o ideal é conversar com o(a) seu(sua) oncologista para saber se seria seguro realizar esse procedimento. Essa conversa também é importante pois, clínicas estéticas sérias, tendem a solicitar uma autorização do médico, então, caso ele(a) libere, peça um laudo dizendo que a senhora está autorizada a realizar tal procedimento.
Abraços!
Bom dia , eu faço tratamento de câncer, hj estou com 2 anos já, gostaria de saber si posso fazer progressiva, ..
Olá, Ana, como vai?
Não é indicado realizar progressiva durante o tratamento oncológico, pois os produtos podem tornar o cabelo ainda mais frágil (a quimioterapia já tende a enfraquecer os fios) e eles ainda podem machucar o couro cabeludo, que também tende a estar mais fragilizado por conta do tratamento.
A senhora faz tratamento para qual tipo de câncer?
Abraços!
Tenho cancer no intestino e estou para realizar a cirurgia de retirada por laparoscopia. Posso realizar a lipocavitacao para reduzir a gordura abdominal, na tentativa de facilitar a cirurgia?
Olá, Neusa, como vai?
Nós acreditamos que não seria adequado realizar esse procedimento antes da cirurgia, porém a senhora pode confirmar com o(a) seu(sua) oncologista para que ele possa dizer se no seu caso especificamente seria indicado, ou não.
Abraços!
Tenho LMC e tomo Imatinibe 400mg a dois anos e meio e meus exames estão perfeitos a dois anos. Posso colocar prótese mamária?
*descobri a doença nos exames pré operatórios para colocação do silicone e ainda não desisti do meu sonho e quero fazer a cirurgia um dia.
Alguém poderia me dizer se posso realizar a cirurgia ou devo desistir de vez do meu sonho.
Olá, Patrícia, como vai?
Como a LMC, principalmente quando está bem controlada há um tempo, não causa uma imunossupressão tão intensa quanto à quimioterapia, é possível que a senhora possa fazer.
Mas, o ideal é conversar com o seu onco-hematologista, para que ele avalie se seria seguro e, depois, retomar com os processos pré-operatórios.
A senhora já conhece o trabalho da Abrale?
Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a LMA, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse, pode entrar em contato com o nosso Apoio ao Paciente, para que a gente possa conversar mais, te contar sobre nosso trabalho e apoiarmos você como precisar. Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Ficamos no aguardo do seu contato ?
Abraços!
Sou portadora de Mieloma múltiplo e me encontro com ótimo resultados com Daratumumabe e também nos exames, porém gostaria de saber se posso fazer tratamento na flacidez da barriga que ficou caída, ao emagrecer muito no início da doença.
Olá, Cristina, como vai?
Vai depender muito do tratamento, em geral terapias mais invasivas não são recomendadas. Mas, o ideal é que a senhora converse com o médico que faz o acompanhamento do seu MM, explique sobre a terapia para flacidez que quer realizar e veja se ele libera. Ah, é importante que, caso ele liberar, a senhora pegue uma autorização por escrito, pois algumas clínicas solicitam esse documento.
A senhora já conhece o trabalho da Abrale?
Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como o MM, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse, pode entrar em contato com o nosso Apoio ao Paciente, para que a gente possa conversar mais, te contar sobre nosso trabalho e apoiarmos você como precisar. Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Ficamos no seu aguardo ?
Abraços!
8
Olá bom dia, fui diagnosticada com câncer de pele… Porém ainda não iniciei o tratamento,posso fazer botox ?
Olá, Liliane, como vai?
Em geral, tratamentos invasivos não são recomendados logo antes do tratamento oncológico, pois podem trazer algumas consequências, como facilitar o desenvolvimento de infecções. Mas, o ideal é conversar com o seu médico, para saber certinho se, no seu caso, a contraindicação se mantém. Vai depender bastante do seu tratamento.
Abraços!
Com quanto tempo após finalizar tratamento de câncer, pode fazer o ultraformer 3 ??
Olá, Eloisa, como vai?
O ideal é conversar com o médico de cada paciente para saber qual seria o período adequado e também se há alguma contraindicação a depender do local do câncer!
Abraços!
Olá boa tarde, gostaria de saber se posso corrigir as falhas da sobrancelha com henna durante o tratamento de quimioterapia?
Olá, Andrea, como vai?
Como a henna é um procedimento não invasivo, ou seja, que não envolve o uso de agulhas, a princípio não há contraindicação por questão de contrair infecções.
Mas, como a quimioterapia tende a deixar a pele e os pelos mais sensíveis, seria importante conversar com o médico e/ou com um dermatologista especialista em Oncologia, para verificar se a tintura não irritaria a pele ou deixaria os pelos da sobrancelha mais fracos.
A senhora realiza quimioterapia para qual tipo de câncer?
Abraços!
Olá estou em tratamento qumiotetapico de um cancer de mama posso pintar o cabelo com uma tinta sem amônia?
Olá, Iza, como vai?
Não é recomendado realizar qualquer procedimento nos fios durante o tratamento quimioterápico porque a quimioterapia tende a deixar os fios mais fracos e o couro cabeludo mais sensível. Então, realizar qualquer procedimento, pode intensificar a queda dos fios e ainda machucar a pele.
Mas, o ideal é que a senhora converse com o(a) médico(a) que te acompanha para que ele possa te orientar de uma forma mais específica.
Abraços!