Skip to content

CAR-T Cell no Brasil: quem pode fazer?

Células de CAR-T
Compartilhe

Última atualização em 1 de agosto de 2022

A terapia chegou como uma promessa de revolucionar o tratamento onco-hematológico. Mas, o acesso a ela ainda está bastante restrito

A chegada oficial do CAR-T Cell no Brasil aconteceu no início do ano e, desde então, o tratamento vem sendo muito falado e divulgado. Com isso, muitas dúvidas vêm aparecendo sobre quem pode fazer a terapia, como ter acesso e de qual forma ela acontece na prática. 

O primeiro ponto a ser esclarecido é que, apesar da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ter aprovado o CAR-T Cell como um medicamento, na verdade, ele é um procedimento. Não é uma droga que já chega pronta para todos e somente é preciso administrá-la. É preciso coletar os linfócitos, fazer as alterações genéticas em laboratório e, depois, infundir essas células modificadas. 

O segundo ponto a ser entendido, que é de extrema importância, é que há duas formas de CAR-T Cell no país: o CAR-T farmacêutico e o acadêmico.

Os farmacêuticos são aqueles que foram aprovados pela Anvisa no primeiro semestre de 2022, são produzidos pelas empresas Novartis e Janssen e podem ser realizados para pacientes de leucemia linfoide aguda B (LLA B), linfoma difuso de grande células B  e mieloma múltiplo.

“Esses produtos são comerciais, tiveram aprovação da Anvisa, porém, até agora, não temos uma precificação – porque tem todo o Comitê de precificação, tanto da indústria farmacêutica, quanto de órgãos nacionais, que vão definir o custo”, explica o hematologista Vanderson Rocha, professor titular de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular da Faculdade de Medicina da USP e coordenador nacional de terapia celular da Rede D’Or São Luiz.

Por outro lado, o Dr. Vanderson conta que o CAR-T acadêmico é feito inteiramente no Brasil e desenvolvido nas universidades. Porém ele somente é realizado em casos de uso compassivo. Isto é, em situações nas quais o paciente já fez todos os tratamentos que poderia e não há mais nenhuma outra opção terapêutica para cura ou controle do câncer. 

O tratamento CAR-T Cell já está disponível no Brasil?

O CAR-T Cell comercial ainda não está, mas o acadêmico já está em uso, entretanto foi feito em poucos casos e tem lista de espera. Além disso, há alguns estudos em andamento com esse tipo de terapia.

Devido a questão de ainda não ter uma precificação definida para a terapia celular comercial, esses produtos ainda não estão sendo utilizados. Ou seja, mesmo já tendo aprovação, os pacientes não têm acesso à terapia das farmacêuticas.

Médicos trabalhando em uma pesquisa clínica

“Mesmo que a Anvisa tenha liberado, ele ainda não foi ainda precificado, ele ainda não passou por toda a regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Ainda mais agora que a gente sabe que as coisas estão um pouco complicadas, já que a terapia não está dentro da lista da ANS”, pontua o especialista.

Já o CAR-T acadêmico, que também pode ser chamado de CAR-T com produção in loco, não está disponível para todos os pacientes, porque a produção é limitada. Sendo que, nessas situações, a terapia pode ser usada para LLA ou linfomas B, ela ainda não está disponível para mieloma múltiplo. Ela já foi realizada, até hoje, em sete pacientes. 

“Porém, ele está circunscrito ao estado, principalmente, de São Paulo, pela produção local do hemocentro de Ribeirão Preto. É uma produção que não é em larga escala, não é uma produção industrial, a capacidade é muito limitada e faz com que a gente não consiga fabricar em larga escala. Então, é caso por caso, demora, já temos uma lista”, o hematologista diz.

Leia também:

Etapas da terapia com CAR-T Cell

É importante ressaltar que, aqui, focaremos no CAR-T Cell acadêmico, já que o comercial ainda não está acontecendo.

O Dr. Vanderson esclarece que os pacientes devem entrar pelo Hospital das Clínicas de São Paulo ou de Ribeirão Preto. Além disso, ele pontua que o onco-hematologista responsável pelo caso que deve entrar em contato com a equipe para discutir o caso. 

Etapas do tratamento do car-t cell

Dessa forma, onco-hematologista precisa enviar um e-mail para o contato disponibilizado no site do Instituto Butantã, na parte de terapia celular. Nesse e-mail deve enviar um relatório médico descrevendo todo o caso. 

“Este e-mail, então, vai ser analisado pela equipe, que irá decidir se o paciente entra ou não nos critérios. Se entrar nos critérios, em quanto tempo será possível produzir as células”, o médico fala.

Entrando nos critérios e tendo o período definido, aí sim se iniciam, na prática, as etapas da terapia com CAR-T Cell.

Aqui, é feita a coleta do sangue periférico, que passa por um cateter e vai para um máquina para isolar os linfócitos do paciente (leucaférese).

O ideal é que a coleta seja feita de duas a quatro semanas após a última quimioterapia.

“O tempo de coleta é importante, porque vai depender do número de linfócitos no sangue periférico, das condições clínicas do paciente e o fato de ter recebido a quimioterapia há, pelo menos, um mês”, o hematologista afirma.

Atualmente, esse processo é feito no hemocentro de Ribeirão Preto

Após a leucaférese, a pessoa retorna para casa. Enquanto isso, a equipe médica determina em quanto tempo será possível modificar os linfócitos

Geralmente, essa etapa dura de dois a três meses. 

Pelo menos sete dias antes da infusão das células CAR-T, o paciente é convocado para receber uma terapia de condicionamento, chamada de “linfodepressão”.  Durante o condicionamento e até o momento da infusão, a pessoa permanece internada.

É feita a infusão em um hospital credenciado, que tenha capacidade e experiência em realizar transplante de medula óssea (TMO).

Caso o paciente apresente, logo em seguida, febre, é transferido para a UTI.

“E aí, posteriormente, se tudo passar bem, se não tiver infecção, está ok e a doença foi controlada, o paciente recebe alta”, o Dr. Vanderson descreve.

Dúvidas frequentes sobre o CAR-T Cell 

Paciente em dúvida conversando com médico

De acordo com o médico, por enquanto, a terapia, no mundo todo, é utilizada como se fosse a última opção terapêutica. Mas, há alguns estudos em andamento para tentar trazer o procedimento como uma opção precoce de tratamento.

O Dr. Vanderson ressalta que o CAR-T ainda é, relativamente, muito novo, então ainda são necessários mais estudos para entendê-lo e regulamentá-lo bem.

Ele diz que há, inclusive, alguns estudos comparando a terapia celular com o TMO autólogo para pacientes de linfoma.

“A gente sabe que o TMO autólogo, para o paciente com linfoma, é realizado somente quando o paciente recai, principalmente  os linfomas difusos de grandes células B. Já nos linfomas do manto, a gente já faz o transplante logo em primeiro, se o paciente tiver condições. Então, a gente tem que continuar fazendo o que a gente sabe fazer, o que está bem determinado.”

O médico pontua que os médicos ainda estão lidando com as complicações. Atualmente, entre 50% e 60% dos pacientes que recebem a terapia vão para a UTI.

Além da possibilidade de infecções, pode ocorrer a chamada síndrome de liberação de citocinas, que aparece dentro dos primeiros dias após a infusão e encéfalopatia imunomediada, que são alterações neurológicas.

“O CAR-T não é inócuo, a gente pode ter casos de morte devido à infusão”, o doutor ressalta. 

Ele também traz um outro ponto relacionado às complicações futuras. 

“A gente não sabe o que acontece daqui a 10 anos. Nós estamos modificando as células, o que vai acontecer com elas? Será que pode acontecer um outro tumor secundário? Ninguém sabe. Temos que ter muita cautela e precaução na indicação dos CAR-T. Porém, os estudos estão aparecendo, estão progredindo e podem demonstrar que, no futuro, o CAR-T seja a primeira opção, você dá a terapia e acabou.”

Somente a infusão do produto do CAR-T comercial tem uma previsão de custar R$2 milhões. Há ainda os custos com internação, medicamentos e afins.

O CAR-T acadêmico não tem custo para o paciente, porém depende de verba de financiamentos para pesquisa para poder acontecer.

“Já temos a máquina para produzir as células, porém ainda não temos o financiamento necessário. Temos o CNPQ, temos a FAPESP, porém, precisamos de mais recursos”, ressalta o médico.

“Às vezes, o procedimento pode levar a óbito, então a gente tem que saber bem quais pacientes indicar. Então a gente tem que saber os limites que a gente enfrenta”, o Dr. Vanderson pontua. 

Dentro desses limites, estão pacientes idosos, com infecção ativa, estado clínico não adequado, pessoas com insuficiência renal ou cardíaca e algumas outras comorbidades.

Leia também:

CAR-T Cell no Brasil daqui para frente

Em junho de 2022 foram inauguradas duas fábricas de células CAR-T, uma na cidade de São Paulo e a outra em Ribeirão Preto.

Esses centros são financiados pelas bolsas de pesquisa, como a FAPESP, e têm o objetivo de facilitar o acesso. A ideia é que até 300 pacientes, por ano, sejam beneficiados por essa fabricação.

Como e feito o método de car t cell

“As fábricas de células foram construídas justamente para permitir o uso do CAR-T acadêmico. Isso possibilitará o acesso a pacientes que não tenham convênio ou o convênio não consiga pagar, então será restrito a essas condições”, o Dr. Vanderson Rocha esclarece.

Ele também afirma que outro intuito desses centros é realizar estudos clínicos para avaliar e demonstrar o funcionamento das terapias gênicas.

“São pesquisas que estão em andamento e que a gente sempre precisa muito da sociedade em geral para nos apoiar financeiramente. Como acontece nos EUA e na europa, onde pessoas que têm condições e empresas financiam esses estudos. Porque são pesquisas muito caras e que a gente precisa ter uma certa independência em relação ao CAR comercial”, complementa.

Atualmente, há uma fila de espera para o tratamento compassivo nos Hospitais das Clínicas de São Paulo e de Ribeirão Preto. Para os estudos clínicos que serão realizados no futuro, é preciso seguir o mesmo processo de encaminhamento do relatório médico para o e-mail disponibilizado na página do Instituto Butantã.

Em julho de 2022, o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, recebeu autorização da Anvisa para realizar um estudo com CAR-T Cell para linfomas de células B e leucemias linfocíticas agudas ou crônicas B.

A técnica desenvolvida pelo hospital visa reduzir o tempo de espera de fabricação das células para um período de oito a 12 dias. Participarão da pesquisa 30 pacientes do Sistema Único de Saúde, dentro do projeto do PROADI-SUS. Os voluntários  ainda não foram selecionados e o hospital está analisando caso a caso.  Os interessados em participar, podem enviar e-mail para [email protected].


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
96 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Boa noite!
Gostaria de saber se esse tratamento serve para curar Anemia Falciforme? E criança de 7 anos de idade pode fazer esse procedimento?
Aguardo a resposta
Grata!

Meu irmão tem câncer de timo ele pode fazer esse tratamento

Boa moite,
Como faço pra inscrever na lista de espera de Ribeirão Preto ou São Paulo para tratamento de LLA? Esse tratamento pode ser feito em uma pessoa com 75 anos?

Bom dia, uns dias atrás eu fiz uma pergunta de como faço pra entrar em contato com esses centros de pesquisa, a pergunta não foif respondida de depois foi apagada.

Gostaria de saber se vcs ainda estão dando suporte por aqui??

boa noite, gostaria de sabe como estão ou se existe pesquisas como essa para LLC? grato Ademilson

Oi tive lifoma nao hodgkin a 10 anos, fiz 6 seçoes de quimio terapia,2 anos depois o cancer voltou ai fiz um transplante autologo, durou 7 anos e voltou e estou indo para a segunda seçao de quimio do total de 6.Estaria apto para entrar no programa?

Boa tarde.
Tenho câncer de estômago, edocacinoma gástrico. Essa técnica é aplicável a meu caso?

Para adenocarcinoma de pâncreas é possível tentar esse tratamento?

Olá! Meu pai foi diagnosticado com leucemia linfoblástica aguda. Fez a fase de indução, mas não obteve resultado satisfatório. Ele poderia participar dessa terapia?

Boa Tarde
Meu sobrinho Tem Leucemia Mieloide Aguda, já fez dois transplantes de medula e agora teve uma reicidiva, fez todos os tratamentos possiveis, essa terapia car-t poderia ser feito nele??? Como tenho mais informações sobre como conseguir esse tratamento. Estamos correndo contra o tempo, precisamos de ajuda.

Olá minha irmã pode entrar na lista? Ela teve câncer de colo, foi retirado mais teve metástase em pulmão e recentemente no cérebro…a quimioterapia já não está mais resolvendo, ela entraria como opção?

Olá minha irmã teve câncer de cólon e deu metástase em cérebro e pulmão, ela pode entrar como na lista?

Olá, Meu nome é Fernando Nunes Azeredo .
Fui diagnosticado com Leucemia Linfoblastica Aguda de celulas T, Tenho muita esperança no tratamento CAR-T.
Estou tendo muita dificuldade e medo com a quimioterapia e tenho fé no tratamento CAR-T, Seria uma honra e uma esperança ser escolhido para ser tratado por vocês.
Estou tendo muitos quadros Depressivos e vocês representam minha maior esperaça.
Se escolhido eu me disponibilizo totalmente.
Atualmente vocês representam meu maior voto de esperança.

Aguardo ansiosamente pelo contato.

Olá boa noite, minha filha tem LLA e já fez toda medicação que tem pelo o sus e não teve resultado ? e agora tem que ir pra Curitiba faz essa medicação cart cell e agente não tem condições ? a dela é recaída, tem 4 aninhos descobrimos com 2 aninhos. Mais agora tenho medo de perder minha filha fazendo essa medicação ?? li algumas coisas sobre que diz que pode levar a óbito ??

Misericórdia! Porque demora tanto, um tratamento que pode.salvar muitas vidas.

Oi boa noite, meu marido faz tratamento p LMC, e faz quimioterapia oral, faz acompanhamento no hospital das clínicas: Ba, esse tratamento cart-t cell é indicado p ele?

Gostaria de saber se há estudos pra tratar leucemias e linfomas de células T

Oi…. A pergunta seria se o cart T pode ser aplicado para leucemias/linfomas de células T e se há estudos da aplicação deste protocolo neste tipo de leucemia.

Boa tarde! Como faz para inscrever um paciente para o tratamento? Já estou desesperada. Meu pai é paciente de mieloma múltiplo, tem sentido dores fortíssimas. Já fez vários tratamentos e nada deu certo até então. Por favor me ajudem.

Boa tarde! Obrigada por responderem, mas meu pai faleceu na segunda feira. Espero que meu comentário juntamente com a resposta ajude outros pacientes que estejam em busca de um tratamento. Que Deus abençoe o trabalho de vocês.

Boa tarde!
Os voluntários ainda estão sendo selecionados? Gostaria muito de inscrever o meu pai que é portador de mieloma múltiplo para o tratamento. Ele já tem lutado durante 13 anos, porém os últimos tratamentos não obtiveram retorno positivo. Aguardo retorno e agradeço a atenção.

Gostaria de saber se já ocorreram óbitos nessa modalidade de terapia. Grata Laura Chermikoski Ozawa

Qual o tempo de internação de que fez o cart cell,para receber alta?

Boa tarde, pode ser usado en leucemia mieloide aguda resistente?

Bom dia! Tenho mieloma múltiplo (MMRR) como posso ter acesso a este procedimento acadêmico compassivo?

Oi Natália, preciso muito da sua ajuda com respostas, meu filho fez transplante de medula e com menos de 100 dias recidiu, voltou no caso, eles falam q é muito raro acontecer tão cedo assim e por isso tenho certeza que nossa última esperança é o Cart-Cell. Mas aí a médica me desconversa tudo fala q não é bem assim.. sendo q eu sei q é, acompanho a ABRALE a tempos e vejo os médicos falando desse método e q seria a nossa última esperança a salvação do meu príncipe. Queria saber como eu faço pra entrar na fila, se eu posso me mudar pra Ribeirão preto e dar entrada no tratamento por lá, pra eles me dizerem se vai dá certo ou ainda tentar outro método antes (no caso a equipe de oncologia de lá, pegar o caso dele) por que sinto que eles aqui não vão se inscrever na fila, como vc explicou q tem q ser nossa médica. Queria saber se tem como ela me liberar do tratamento sem dificultar a minha mudança pra são Paulo pra poder salvar meu filho, e se eles me aceitam lá pra iniciar o tratamento diretamente no HC Ribeirão preto e esperar na fila por lá mesmo e eles controlando o câncer até o dia dele chegar??
Me ajuda e me tira essa agonia horrível q é de não perder meu filho.
Obrigado Natália

Boa tarde meu pai está com câncer no fígado estou desesperada, foi desenganado pelos médicos… Nós ajude pelo amor de Deus…

Boa tarde !! Carcinoma nas menínges entra na pesquisa??

Boa noite! Tenho mielofibrose primária, já passei por um TMO e houve reicidiva da doença! Esperando autorização do plano para um segundo TMO. Tenho indicação para esse tratamento?

Boa noite,a minha tia tinha um tipo de câncer que se chama Mieloproliferativa,mas agora a doença transformou em um tipo de Leucemia Aguda.A médica disse que ela tem no máximo 3 meses de vida.Porque a minha tia tem 75 anos e não tem como fazer transplante de medula óssea.Ela está fazendo um tipo de quimioterapia que é paliativa onde toma 7 injeções de Vidasa e vai fazer 10 seções de radioterapia porque apareceu um tumor na coluna que fez ela ter parar de andar.Mas todo tratamento é somente paliativos.Como faço para a que a minha tia consiga fazer esse tratamento?Porque a médica já avisou a família que não existe mais tratamento para a doença

Tenho mieloma, como faço pra ser voluntário?

Boa noite, tem algum estudo mais eficaz para neuroblastoma? Meu irmão já está a um passo de ir para tratamento paliativo, ele tem apenas 19 anos, por favor precisamos de outras alternativas

Minha mãe tem Adenocarcinoma indiferenciado já com metástase em pulmão e cérebro
66 anos. Tem indicação para o estudo?

Esse tratamento serve para câncer de pulmão?

Bom dia por favor ajudem meu sobrinho de 13 anos que é mesmo que um filho pra mim ele está com linfoma de burkitt em estágio terminal tratou ano passado com quimioterapia e em janeiro voltou fez mais quimioterapia piorou se espalhou na medula e nos intestinos e o médico disse que não tem mais o que fazer o bichin se acabando em casa a cada dia com tantos sintomas ruim não.consegue defecar e uma luta porque tem um tumor no reto e ele é tão jovem só tem 13 anos com uma sentença de morte tão cruel eu não aguento mais ver aquele sofrimento e tantos vomitos durante o dia não.se alimenta tomando metadona de 4 em 4 horas e um monte de remédios pra vomitos e nada adianta e ele chorando e dizendo porque ele tá passando por isso dizendo que quer viver oh meu Deus que sofrimento pra ele é pra todos nós eu estou transtornado não consigo dormir quando ele vai no banheiro defecar e os gritos com vontade de fazer coco e a dificuldade pra sair e grande ele se vale de todos os santos do céu na hora de defecar meu Deus que doença cruel me ajudem vocês dos hospitais que fazem esse tratamento nos não podemos pagar só temos a vida e nada mais se eu tivesse condições eu pagaria tudo mais eu ganho 1 salário mínimo por meis queira muito uma luz na vida daquele menino que é tão jovem que não viveu nada ainda me ajudem vejo que o tratamento serve pra o tipo de cancer dele vocês são nossa última esperança que Deus possa fazer com que os responsáveis por esse tratamento vejam meu comentário e possam nos ajudar obg meu Deus

Olá, bom dia!.
Minha esposa tem metástases ósseas, ela pode receber esse tratamento?

Saudações.
Minha esposa está com câncer de pâncreas.
Fez cirurgia, mas não foi possivel ressecar.
Essa nova terapia cart t pode ser aplicada nesse tipo de neoplasia?
Att.

Boa noite minha irmã tem câncer já esta na fase pro ativo ela tem câncer de medula espinhal e cérebro já fe todos os procedimentos e teve que parar com a quimioterapia que é enjetada na medula mas teve efeitos mto forte dormiu por mais de 3 dias. Como ela dorme e não acorda com facilidade foi descartada a quimioterapia por enqto minha irmã teve câncer de mama 15 anos atrás ano passado ovário em janeiro desde ano cabeça e há três meses na medula.minha pode fazer esse tratamento nos ajuda ela tá internada pelo SUS no oncologia sao Camilo nos ajuda salva ela .

Como faz para entrar na lista de espera. Lupus

Boa noite. Gostaria de saber de esse tratamento pode ser aplicado contra o linfoma não hodkin de células T?

Boa Noite
Minha mãe tem meningioma maligno cerebral, já fez rádios mas não há mais tratamento
Como faço pra tentar esse tratamento?

Bom dia!

Esse tratamento seria indicado para minha esposa teve câncer de mama e agora metástase com o seguinte laudo da biópsia:

CITOLOGIA DE PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA DE LINFONODO DE REGIÃO CERVICAL POSTERIOR

Descrição microscópica:
Material constituído por moderada quantidade de células epiteliais atípicas exibindo cariomegalia, hipercromasia e nucléolos por vezes evidentes, dispostas em agrupamentos coesos ou de forma isolada, associadas a debris celulares. Ao fundo, notam-se vários linfócitos predominantemente inativos e numerosas hemácias.

Conclusão:
Citologia positiva para células neoplásicas, compatível com metástase de carcinoma

Gostaria de saber se o CAR – T e indicado pra cancer de mama metástico

Boa noite, minha mãe tem mieloma múltiplo, faz tratamento no IAMSP a quatorze anos, e tem setenta e seis anos, gostaria de saber se ela pode fazer esse tratamento e onde eu poderia procurar pelo SUS?

Meu esposo tem câncer de Fígado,como ele faz para ser voluntário.

Olá atualmente outubro de 2023 o CAR-T já está disponivel?
Tem indicação de tumores de coluna?
Se for fazer aqui no Brasil ou fora em média qual o valor?
Tem indicação de alguma clinica Brasileira ou de fora para fazer?
Obrigado

Bom dia, tudo bem?! Minha avó está com um mieloma no quadril, este já se encontra em metástase ( pulmão) queria saber se posso tentar inscrever e como faço para fazer a inscrição dela na lista de espera. Desde já, muto obrigada! ?

faço tratamento de câncer de pulmão com metastase e não estou vendo muito resultado gostaria muito de participar do teste da cart_cell

Back To Top