Alívio geladinho, receitas para os efeitos da quimio
Última atualização em 30 de julho de 2021
Veja receitas criativas, servidas frias e com um toque adocicado, deliciosas para quem sofre com as alterações bucais causadas pelo tratamento do câncer
A quimioterapia e a radioterapia fazem parte da maioria dos tratamentos dos cânceres do sangue. E não raro ouvimos a mesma reclamação dos pacientes: cerca de metade deles deixam de sentir o sabor dos alimentos (disgeusia), ou sentem um gosto metálico toda vez que colocam algo na boca – especialmente alimentos com mais proteínas.
Muitos ficam com feridas na língua e na gengiva (mucosite) e, o que era ruim, fica ainda pior. Isso acontece por que as substâncias utilizadas nos procedimentos afetam as células da língua, diminuem a salivação e não tem jeito: a saída é tratar da boca antes de começar a quimioterapia e, se os efeitos colaterais aparecerem mesmo assim, tratar de aliviá-los. O que não podemos deixar acontecer é comprometer a alimentação, absolutamente fundamental para a evolução do tratamento.
A nutricionista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), Ilana Roitman, explica que o paciente oncológico está mais propenso à perda de peso devido a características da doença e efeitos colaterais do tratamento. E indica: “o bom estado nutricional aliado à alimentação adequada pode promover melhores condições para que o paciente tolere melhor o tratamento e para a recuperação de seu organismo”.
De volta ao gosto amargo e metálico na boca, agravado pelas feridas, muitos pacientes já descobriram que alimentos adocicados e frios melhoram muito essa situação. Como os doces costumam ter sabor mais marcante, “enchem a boca” e, por isso, satisfazem quem está com o paladar prejudicado. A baixa temperatura incomoda menos as feridas na boca e dá um certo alívio também para quem está com náuseas, outra consequência da quimioterapia.
Se você está passando por isso, veja algumas receitas bem simples que podem te ajudar!
Flan de laranja com calda de hortelã
INGREDIENTES
(flan)
- 1 envelope de gelatina em pó, incolor e sem sabor
- 1 xícara de chá de suco de laranja-lima
- 10 colheres de sopa de leite em pó
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 2 copos de iogurte
(calda)
- 6 folhas de hortelã
- ½ xícara de chá de água
- 3 colheres de sopa de açúcar
PREPARO
(flan)
- Dissolva a gelatina no suco de laranja e leve ao forno micro-ondas por 20 segundos. Reserve
- Em um liquidificador, junte o leite em pó, o açúcar, o iogurte e a gelatina dissolvida no suco. Bata até ficar homogêneo
- Distribua em forma individual (com furo no centro) umedecida com água e leve à geladeira por duas horas, ou até ficar firme
(calda)
- Pique as folhas de hortelã e leve ao fogo com a água
- Deixe ferver por um minuto, acrescente o açúcar e deixe ferver por aproximadamente mais sete minutos, até obter uma calda
- No momento de servir, desenforme o flan e regue com a calda de hortelã
Sorvete de erva-doce e maçã
INGREDIENTES
- ½ xícara de chá de água
- 1 colher de sopa de erva-doce em grãos
- 4 maçãs picadas sem casca e sem sementes
- 2 colheres de sopa de suco de limão
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de creme de leite sem soro
PREPARO
- Em uma panela coloque a água, a erva-doce, as maçãs e o suco do limão
- Cozinhe por 10 minutos, ou até que as maçãs fiquem macias. Desligue o fogo e deixe esfriar
- No liquidificador, bata a mistura acima, com o leite condensado e o creme de leite
- Coloque um recipiente, cubra com filme plástico e leve ao congelador por três horas
- Retire do congelador e bata no liquidificador por três minutos, para que fique mais cremoso e não forme cristais de gelo
- Leve ao congelador por mais três horas e sirva quando desejar
Espumante de maçã com hortelã
INGREDIENTES
- 3 maçãs verdes
- ½ xícara de chá de suco de limão
- 3 xícaras de chá de água
- ½ xícara de chá de açúcar
- 3 folhas de hortelã
- 1 litro de água com gás
- Gelo a gosto
PREPARO
- Coloque a maçã, o suco de limão e a água para ferver, até amaciar a maçã
- Deixe esfriar e bata no liquidificador com as folhas de hortelã
- Coe e acrescente a água com gás. Sirva com cubos de gelo
Milk-shake de banana
INGREDIENTES
- 1 banana média madura
- ½ xícara de chá de leite gelado
- ½ xícara de chá de leite em pó desnatado
- 2 gotas de essência de baunilha
PREPARO
- Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até ficar homogêneo. Sirva em seguida.
Sou paciente, e uma das piores sequelas tem sido o gosto ruim que fica dias na boca, tudo que eu como tem o mesmo gosto ruim, e isso me deixa muito irritada e desanimada. Antes fosse não sentir o sabor (como quando estamos gripados), mas não é isso que acontece comigo. Em relação as receitas sugeridas, um dos efeitos colaterais da quimio é o intestino preso e assim a maça não seria uma boa, pois prende mais o intestino, então qual fruta poderia substituir a maça nas receitas acima? Em relação a sentir melhor o doce do que o salgado, eu discordo pois o doce é o que menos sinto. Grata pela atenção
Olá, Silvia!
Obrigada por compartilhar o seu relato!
Dentre as frutas recomendadas para o consumo para evitar a prisão de ventre estão: abacaxi, ameixa, amora, banana, caju, cereja fresca, coco, figo, goiaba, kiwi, laranja com o bagaço, maçã com casca, manga, maracujá, mamão, melancia, melão, tangerina, morango, nectarina, pera com casca, pêssego com casca e uva fresca. Para substituir nas receitas, recomendamos as frutas que possuem a textura parecida com a da maçã e que mais agradem seu paladar!
Falo o mesmo, o doce não consigo nem imaginar comendo! Tá difícil pra mim, tomei a segunda da vermelha e ainda faltam duas, não sei como vai
ser pra tomar as que restam, sem contar com a branca que nem sei qual sua reação
Olá, Josete, como vai?
É comum que aconteça essa rejeição a certos tipos de alimentos, alguns pacientes tem rejeição ao doce, outros a alguns alimentos específicos salgados. Dentre essas receitas que nós recomendamos, para a senhora, as opções que podem lhe satisfazer melhor é o shake de banana e, principalmente, o espumante de maçã! Outra dica que vale para todos os casos é beber muita água, isso pode ajudar tanto na questão do paladar, quanto com outros efeitos colaterais do tratamento!
Recomendamos que a senhora procure um nutricionista da equipe multidisciplinar para que esse profissional consiga te passar algumas dicas mais específicas para o seu caso.
Abraços!
Oi estou fazendo radiom e quimio estou tendo muita saliva que fica grudada em minha garganta não consigo mi alimentar descobri que estou com mocosite e terivel
Olá, como vai?
O tratamento está sendo feito para qual tipo de neoplasia?
Recomendamos que esses sintomas sejam relatados para o oncologista que faz o acompanhamento do tratamento para que ele possa orientar qual a melhor forma de amenizar os desconfortos.
Enquanto isso, recomendamos que você faça o consumo de bastante água e procure alimentos e temperos que te apeteçam e tenham calorias boas, pois é muito importante evitar emagrecer durante o tratamento. Nós temos uma matéria que explica sobre a mucosite e fala sobre os possíveis tratamentos para esse efeito colateral, caso tenha interesse em ler, basta clicar aqui.
Abraços!
Ooiii meu marido começar a fazer químio por causa de um câncer de pulmão então já estou reforcando a alimentação dele para o aumento da imunidade. Minha dúvida é… não já foi comprovado que o açúcar é um alimentador do câncer? Então porque as receitas tem açúcar e leite condensado?
Olá, Patrícia, como vai?
Diferentemente do que diz a crença popular, o açúcar não alimenta especificamente as células do câncer fazendo com que a doença evolua. A glicose (que é obtida principalmente do açúcar) serve como fonte de energia para todas as células do corpo, sejam elas saudáveis ou de um câncer, as células doentes não se “alimentam” de maneira diferente. Assim, cortar ou diminuir o consumo de açúcar, pode causar uma falta de energia para o organismo inteiro e, inclusive, fazer com que o paciente tenha dificuldades de continuar o tratamento. A recomendação é fazer um consumo equilibrado de todos os alimentos.
Nós temos algumas matérias que abordam essa questão do açúcar e câncer. Caso a senhora, ou seu marido, tenham interesse de ler esses conteúdos, deixaremos os links abaixo:
O câncer pode ser alimentado por aquilo que comemos?
Maiores mentiras sobre o câncer!
Fato ou fake: quais alimentos causam câncer?
Abraços!