Por que a leucemia linfoide crônica (LLC) pode causar dor?
Última atualização em 30 de novembro de 2021
Apesar de dores e câimbras serem sintomas comuns nos pacientes com esse tipo de câncer, elas devem ser avaliadas e tratadas
A leucemia linfoide crônica (LLC) pode causar dor nos ossos, músculos e articulações, além de câimbras. Há diversas possíveis causas que explicam o aparecimento desses sintomas, mas as principais são devido à própria doença e aos medicamentos utilizados no tratamento. Quando algum desses quadros aparecem, é fundamental que o paciente avise seu onco-hematologista para que o médico possa fazer uma avaliação e indicar maneiras de amenizar essas condições.
O tratamento da leucemia linfoide crônica, na maioria dos casos, inclui apenas visitas médicas periódicas, chamadas de “watch and wait”. Mas, alguns dos pacientes podem precisar de tratamento medicamentoso, como quimioterapia e imunoterapia. Apesar das diferentes estratégias, em ambas as situações o paciente de LLC pode sentir dores e câimbras.
“Câimbras e dores musculares são eventos muito comuns na Onco-Hematologia. Diversas doenças e diversos tratamentos podem causar esse tipo de sintoma. Essas manifestações não são específicas e precisam sempre de uma interpretação médica. Na LLC, não é diferente”, explica o Dr. Marco Aurélio Salvino, coordenador da Unidade Semi Intensiva de Hematologia e Terapias Celulares do Hospital São Rafael, de Salvador, da Rede D´Or e investigador principal de estudos clínicos em Hematologia e CAR-T Cell.
Esses sintomas, muitas vezes, são fortes e, de acordo com o médico, podem interferir no tratamento. Dessa forma, eles não devem ser desvalorizados e, não somente podem, como necessitam ser investigados e receber cuidados.
Por que a LLC pode causar dor?
O Dr. Salvino conta que há quatro principais possíveis explicações para a dor muscular, dor nos ossos e para a câimbra: 1ª) a própria doença; 2ª) tratamentos; 3ª) alterações eletrolíticas, como alterações do potássio e do magnésio e 4ª) questões da própria musculatura do paciente.
O mais comum, entretanto, é que aconteça devido às drogas utilizadas, como a quimioterapia, o ibrutinibe e as moléculas G-CSFs (fatores que estimulam o crescimento de certas células).
Mas, como é preciso identificar o motivo exato que está causando esses desconfortos para poder tratá-los, o recomendado é avisar ao onco-hematologista sobre eles.
“Ele é o primeiro a perceber se as dores e câimbras estão ligadas à doença de base, ao medicamento ou até alguma outra causa. Quando identificado que não se trata de causas ligadas à terapia ou à LLC, o próprio hematologista, muitas vezes, indica realizar uma avaliação com um ortopedista, por exemplo, ou algum outro profissional de saúde”, o especialista diz.
Como tratar a dor oncológica de forma adequada
O controle correto permite que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida, adesão ao tratamento e diminui a quantidade…
Como tratar
Segundo o Dr. Salvino, atualmente, há uma série de métodos que podem ser utilizados para minimizar ou resolver esses quadros. Entretanto, ele ressalta que não se deve interromper o tratamento, ou alterar as doses utilizadas, sem indicação médica. O mesmo vale para tomar medicamentos para amenizar os sintomas.
“Se as dores forem intensas, o paciente pode usar analgésicos, como dipirona ou paracetamol. Isso, contanto que eles estejam dentro dos medicamentos que o indivíduo está autorizado a utilizar”, ele orienta.
A prescrição de uma terapia específica, seja ela por meio do uso de remédios ou tratamentos complementares, como fisioterapia, varia de caso a caso, dependendo do motivo que está causando a dor.
O hematologista aconselha que enquanto o paciente estiver aguardando para passar com o profissional que o acompanha, ele pode fazer alongamento da musculatura mais de uma vez por dia, tomando bastante cuidado, e manter uma excelente hidratação.
“Dores musculares, câimbras, são sintomas inespecíficos e comuns, mas, muitas vezes, incapacitantes. Por isso, não podem ser desvalorizados e devem ser alertados para o médico, ele saberá como orientar e resolver esses quadros”, o Dr.Marco Aurélio Salvino finaliza.
Gratidão por tirarem minhas dúvidas ❤️
Olá, Emanuely, como vai?
Imagina, estamos sempre à disposição ❤️
Abraços!
Agora sei porque tinha câimbras quando tomava ibrutinib. Hoje não tenho mais uso outra medicação. Ótima matéria
Olá, Eurico, como vai?
Ficamos felizes de saber que o senhor não sente mais essas câimbras! Por isso, é bem importante conversar com o médico sobre qualquer sintoma que se desenvolve.
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com alguns tipos de cânceres, como a LLC, por meio de diversos serviços gratuitos! Estou encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa estar mais próximos e consigamos ajudar a senhora no que for preciso! Dentro de alguns dias, a equipe do Apoio enviará uma mensagem para o endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário!
Abraços!
Obrigado pela atenção. Sou médico e acompanho com regularidade as notícias sobre o tratamento. Felizmente minha doença está praticamente em remissão e tenho vida normal. Já tomei as duas doses da vacina e posso garantir que ´é muito importante que todos os pacientes se conscientizem de se vacinarem, excetuando-se os casos onde o médico não recomendar, por isso importante consultar seu médico antes de tomar. Eu fiz isso logo em março e fui liberado. Estou muito bem. Se puder ajudar em alguma coisa com a ABRALE estou à disposição.
Olá, Dr. Correia, como vai?
Agradecemos pelo interesse em ajudar a Abrale, ficamos felizes por isso!
Estou encaminhando o seu comentário internamente para que a gente possa fazer parcerias no futuro e contar com o senhor.
Abraços!
Eu tenho LLC estou em acompanhamento no hospital ICESP, sinto dores intensas nas pernas vão da virilha até os dedos dos pés e também nos braços é uma dor incapacitante , o que faço além de por minha conta tomar analgésicos????
Olá, Tereza, como vai?
Como explicamos na matéria, essas dores podem acontecer por diversos motivos e é preciso fazer uma investigação para poder entender o que está causando a dor em cada caso. Por isso, recomendamos que a senhora converse com o(a) onco-hematologista que acompanha o seu caso para que ele(a) possa fazer alguns exames e verificar como proceder.
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a LLC, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo de nós para que possamos te ajudar no que você precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro e te adicionar! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto. ?
Abraços!
Boa noite.
Estou com muitas dores nas pernas e pes.
Nao posso caminhar ou ficar de pes por mais que 10 mns.
Foi ver um reumatologo quem fora de me dar remedio, nao achou da sua parte.
Pedi para fazer fisoterapia, e sem retorno.
Chamei a Abrale de Florianopolis para ver se tem grupo de apoio, ou com quem falar.
So me indicou uma psicologa…
Sao dores reais, a psi. nao va ajudar nada.
Olá, Didier, como vai?
Você é paciente de LLC?
Estamos encaminhando o seu comentário para o nosso Apoio ao Paciente para que eles possam olhar o histórico do seu contato conosco e verificar como conseguimos orientar te orientar melhor! Dentro de alguns dias, a senhora receberá uma mensagem nossa no e-mail, fique atenta!
Abraços!
Bom dia. Meu filho de 6 anos acordou de madrugada queixando de dor nas pernas, ela dura tipo umas meia hora e passa. Passou e voltou novamente mais umas meia hora e foi embora. Devo me preocupar? A gente lê cada coisa e fica apavorada. Vou levar ele ao médico pedir uns exames ?
Olá, Risia, como vai?
Essas dores podem ser aquela “dor do crescimento”. Não, necessariamente, é algum quadro mais grave, mas é importante sim investigar para saber certinho o que está acontecendo e poder tratar, caso seja necessário!
Como diferenciar os sintomas da leucemia infantil das outras doenças.
Abraços!
Meu irmão Matheus de Andrade correia foi diagnosticado com leucemia e ele sente muitas dores fortes Tramal não faz mais efeito e os médicos estão dando morfina estou muito preocupado
Alguém aí pode me orientar 71 993711050 whatsapp
Olá, Eduardo, como vai?
Pedimos para que o senhor entre em contato com o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa conversar melhor e vermos como podemos ajudar! Nós temos um projeto de Telemedicina, no qual oferecemos consultas com hematologistas voluntários para responder dúvidas e propor opções de tratamentos.
O senhor pode falar com a nossa equipe por meio destes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços!
Tenho LLC. Só faço acompanhamentos e exames periódicos. Hoje estou com muitas dores do lado esquerdo do lado do abdômen. O quê será essa dor. Estou viajando e longe de minha hematologista.
Olá, Marilene, como vai?
Caso a dor persista, é interessante procurar a sua hematologista assim que a senhora retornar de viagem para investigar o que está acontecendo. Essa dor pode acontecer por diversos motivos, inclusive alguns não relacionados à LLC, para saber certinho o que está acontecendo é preciso fazer uma avaliação física e/ou exames.
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a LLC, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e/ou queira estar mais próxima para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou ajudar da forma que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços
baço vá no medico
A câimbra, dor nas costas, nas articulações, podem ocorrer na LLC, mesmo estando sem medicamentos?
Olá, Yara, como vai?
Podem sim, às vezes, as dores e câimbras estão relacionadas diretamente à LLC e não aos medicamentos! É importante observar se a senhora não tinha esses sintomas e passou a ter, se esse for o caso, nós indicamos que procure o seu médico, para que ele possa fazer uma avaliação.
A senhora conhece o trabalho da Abrale?
Nós somos uma ONG que auxilia pacientes e familiares de pacientes com algumas doenças hematológicas, como a TE, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse, pode entrar em contato com o nosso Apoio ao Paciente, para que a gente possa conversar mais, te contar sobre nosso trabalho e apoiarmos você como precisar. Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Ficamos no seu aguardo ?
Abraços!
O que fazer p/ aliviar minhas dores no corpo e combater os efeitos colaterais do IMBRUVICA que venho tomando há 1 ano e meio.
Olá, Waldir, como vai?
Nós pedimos que o senhor entre em contato com o nosso Apoio ao Paciente, para que possamos encaminhar a sua dúvida para um dos nossos médicos voluntários. Assim, poderemos te oferecer uma resposta levando em consideração qualquer especificidade do seu tratamento!
Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Ficamos no seu aguardo 🥰
Abraços!