Se proteja do coronavírus e dos boatos sobre ele
Última atualização em 29 de julho de 2021
Não caia nos boatos que estão circulando por aí. Informações corretas são o primeiro passo para a prevenção do vírus, principalmente aos pacientes oncológicos
No Brasil, o coronavírus já é uma realidade. Devido às confirmações no país, vários boatos estão sendo compartilhados nas redes sociais sobre como evitar a contaminação do vírus – e a maioria está incorreta. Isso pode prejudicar, principalmente, pessoas que estão nos grupos de risco, como pacientes oncológicos.
Estar no grupo de risco significa que aquela pessoa, ou grupo, possui uma maior probabilidade de contrair os problemas de saúde causados pelo novo coronavírus. E uma vez que a pessoa tenha contraído, apresenta uma maior possibilidade de pior prognóstico.
A infectologista da rede de Hospitais São Camilo, Drª. Adriana Coracini, conta que no caso dos pacientes oncológicos, isso acontece devido à própria doença e às medicações usadas.
“O câncer e as medicações utilizadas no tratamento dos vários tipos da doença causam uma debilidade no sistema imunológico do paciente. Dessa forma, ele fica mais vulnerável a ter uma evolução pior em caso de infecções virais. ”
Apesar de estarem no grupo de risco, os cuidados recomendados são os mesmos da população em geral:
- Evitar aglomerações – no caso dos pacientes, até para evitar outros riscos respiratórios
- Lavar as mãos com frequência e utilizar o álcool em gel
“Os cuidados são os mesmos que das outras pessoas, porque a forma de contágio é a mesma”, disse a infectologista.
A única diferença está no uso da máscara. Alguns dos pacientes oncológicos já possuem a indicação de utilizar esse acessório em locais com muitas pessoas. Então, para o coronavírus, essa recomendação se repete.
Entretanto, ela não pode e não deve ser utilizada de qualquer jeito. É necessário trocá-la a cada duas ou três horas, pois o elástico, que fica preso na orelha, laceia conforme falamos. Com isso, um pouco da proteção é perdida.
Como os pacientes oncológicos devem proceder com o coronavírus, então?
A rotina desses pacientes inclui frequentes visitas à hospitais e ambulatórios, então é impossível evitar esses locais. Dessa forma, o paciente deve reforçar a lavagem das mãos e seguir os protocolos estabelecidos por seu centro de tratamento. A maioria das clínicas orienta que o paciente utilize a máscara enquanto estiver no local e se apresentar algum sintoma, ele deve avisar a equipe e redobrar o cuidado.
Para o recebimento de sangue ainda não existem regras específicas relacionadas ao coronavírus. Entretanto, para quem for doar, será realizado um teste para identificar a doença. Fora isso, ele não pode ter estado em países com casos confirmados, nem ter tido contato com pessoas infectadas pela doença nos últimos 30 dias e, caso ela mesma tenha contraído a doença, só poderá doar após 90 dias da recuperação.
Devido à maior possibilidade de contrair o coronavírus, é ainda mais importante que pacientes oncológicos evitem o contato com pessoas que estejam com suspeita ou foram diagnosticadas com a doença. Incluindo parentes e pessoas que morem na mesma casa.
Caso o paciente oncológico tenha sintomas relacionados ao coronavírus, deve procurar um hospital o mais rápido possível.
“Os pacientes oncológicos com quadro de febre e sintomas respiratórios devem procurar os seus médicos ou serviços de referência para serem avaliados. Se, de fato, forem diagnosticados, tratamentos específicos serão iniciados e será avaliada a necessidade (ou não) de internação”, explica a infectologista
A pandemia de covid-19 pela qual estamos passando deve servir como uma forma de esquecermos as nossas diferenças e cancelar qualquer ato de ódio e raiva. Leia mais sobre!
Como é feito o tratamento do coronavírus?
O tratamento, na verdade, foca em dar suporte para os sintomas que o paciente estiver apresentando. Por exemplo, se ele estiver com problemas respiratórios, serão administrados medicamentos para a via respiratória. Já em caso de febre, remédio para abaixar a temperatura.
“A cura depende de cada indivíduo de acordo com o condicionamento do seu sistema imunológico. Assim como nos curamos de outros resfriados, várias pessoas estão se curando espontaneamente com o tratamento suporte”, Drª. Adriana fala.
Para pacientes oncológicos o protocolo é o mesmo. Serão administrados medicamentos que ofereçam suporte para as necessidades clínicas daquela pessoa além do cuidado com o sistema imunológico.
Coronavírus: fortalecendo o sistema imunológico
Cuidar do sistema imunológico não previne ou trata o novo coronavírus, mas ajudam no bom funcionamento do corpo. Leia mais sobre!
Em que momento devo desconfiar que estou com coronavírus?
Os sintomas da COVID-19 incluem febre, tosse, dor muscular, cansaço e falta de ar, sinais muito semelhantes a outras gripes.
“Clinicamente, não tem como diferenciar o novo coronavírus de uma gripe comum. Então você desconfia do corona no momento em que você tiver sintomas mais graves. Além de algum grau de dificuldade respiratória ou febre por um período prolongado”, explica a especialista.
A única forma de saber se é coronavírus, é por meio do teste molecular feito com a secreção do nariz e da garganta da pessoa.
De acordo com a Dra. Adriana, “coleta-se material da narina e da garganta da pessoa com um cotonete. Com isso, é realizada uma pesquisa com o material genético para chegar a um diagnóstico preciso. Essa pesquisa é feita com a técnica do PCR, que também acaba pesquisando outros quadros clínicos com os mesmos sintomas.”
Como a vacina contra o coronavírus funciona
Os pacientes oncológicos devem ficar atentos ao mecanismo de ação para saberem se o uso da vacina pode ser indicado. Leia mais sobre!
Hora da fake news sobre COVID-19
Devido ao fato do coronavírus ser um novo vírus, os estudos sobre ele ainda são poucos. Isso faz com que uma série de informações falsas – ou não totalmente verdadeiras – sejam espalhadas, na intenção de achar prevenções e curas que estejam ao alcance da população.
Entretanto, como dissemos anteriormente, esses compartilhamentos podem, na verdade, acabar prejudicando. Dessa forma, separamos as “dicas” que estão sendo mais comentadas na internet para explicar se são verdadeiras ou não e porquê.
Tomar chá quente mata o coronavírus ou evita a contaminação?
A infectologista explica que não tem nenhuma evidência científica comprovando essa informação.
“Provavelmente, isso veio da ideia que o vírus resiste menos no calor que no frio. Então, elevar a temperatura faria com que o vírus não conseguisse resistir. Mas não há comprovação científica disso. ”
Inclusive, de acordo com a Drª., o boato não faz sentido porque o local no qual o vírus possui maior taxa de replicação é no trato respiratório. Ou seja, há uma quantidade muito maior de vírus nas narinas que na boca.
A mesma explicação vale para o boato que beber água de 15 em 15 minutos faria com que o vírus seja engolido, impedindo que ele chegue ao pulmão.
Não conseguir prender a respiração por mais de dez segundos sem tossir pode ser sinal de coronavírus.
“Não é um teste muito específico para ser levado em consideração para diagnosticar a doença”, conta a infectologista.
Isso acontece porque várias condições respiratórias podem causar uma perda do fôlego, quando falta ar. Então, não conseguir prender a respiração, não é uma indicação muito confiável de coronavírus.
Devido às altas temperaturas do verão brasileiro, o coronavírus encontra maior dificuldade para se multiplicar.
Isso é, em partes, verdadeiro. Entretanto, a Drª. Adriana considera ser, na verdade, uma questão multifatorial.
“Sem dúvida, isso dificulta, porque no clima frio a multiplicação do vírus é facilitada. Além disso, os hábitos também mudam, então os ambientes ficam menos ventilados, as pessoas mais próximas. É multifatorial, mas a temperatura pode ajudar”.
O ar de dentro do plástico bolha de produtos vindos da China podem conter e transmitir o coronavírus.
Não é bem assim!
Utilizando como base as pesquisas realizadas com os últimos coronavírus, eles podem até sobreviver fora do corpo, entretanto não por mais de poucas horas. Isso porque o vírus precisa de boas condições de temperatura e ambiente para poder se multiplicar. Um pacote ou objeto inanimado não apresentam essas condições, por isso o coronavírus não aguentaria a viagem.
“Em boas condições, ele acaba sobrevivendo algumas horas só, não muito mais do que isso. Então, é improvável que ele consiga sobreviver ao trajeto, porque as circunstâncias de temperatura e afins não são favoráveis”, Drª. Adriana Coracini finaliza.
[…] Os cuidados recomendados são os mesmos das infeções de outras gripes: evitar aglomerações sobretudo de grupos de risco do coronavírus, lavar as mãos com frequência, uso da máscara e trocá-la a cada duas ou três horas, tratamento suporte com “medicamentos que ofereçam suporte para as necessidades clínicas daquela pessoa além do cuidado com o sistema imunológico. … Os sintomas da doença incluem febre, tosse, dor muscular, cansaço e falta de ar, sinais muito semelhantes a outras gripes”. https://revista.abrale.org.br/coronavirus-e-boatos-sobre-ele/. […]
Mas, qual seria a temperatura máxima de sobrevida desse vírus? 25.C / 27.C/ 30.C
Olá, Tarciso, tudo bem?
Como essa situação toda ainda é muito nova, ainda não existem pesquisas comprovando essa teoria. Mas, por enquanto, acredita-se que a temperatura é cerca de 26ºC. É de extrema importância que cada um faça sua parte em relação a prevenção e utilize álcool em gel, evite aglomerações e em caso de sintomas, procure um hospital.
Abraços
Olá Revista Abrale,
– Se o covid-19 não resiste a temperatura de 26ºC, qual seria a explicação para ele se instalar no corpo humano, que em média, se mantém a uma temperatura de 36,5ºC ???
– Por favor tenha cuidado com as informações passadas, isto pode matar pessoas.
abs
Olá, Nivaldo, tudo bem?
Essa temperatura seria fora do corpo humano, o vírus necessita de várias condições diferentes para se manter vivo e tudo depende do local em que ele está. Então, as condições no ambiente externo, acredita-se que seja essa temperatura, dentro do corpo humano, as condições são outras.
E assim como falamos na matéria, a questão do vírus ter dificuldade de sobreviver em altas temperaturas é multifatorial, já que, normalmente, no calor as pessoas ficam mais afastadas e em ambientes mais arejados, o que dificulta a transmissão do vírus.
Abraços
Se supõe que resiste a 26° e a temperatura do corpo humano é 37°…acredito que essa é a temperatura de multiplicação.
Oi, Robson, tudo bem?
Como a situação do coronavírus é muito recente, os estudos ainda não definiram uma resposta específica para essa questão! As pesquisas estão mais focadas no tratamento e prevenção para essa doença.
O importante é cada um fazer a sua parte mantendo hábitos de higiene frequentes, como lavar as mãos e utilizar álcool em gel, evitar sair de casa, se tiver que sair, evitar aglomerações, evitar contato físico e não colocar as mãos nos olhos, nariz e boca!
Abraços
Minha Mãe foi diagnósticada com câncer de estômago. E a uns 3 dias vem se queixando de cancasso, ela já tem angina (bronquite ) mais controlada. Devo correr com ela ao hospital? Ou apenas fazer o uso do inalado e observar? Ela tem 78 anos.
Olá, Rosi, tudo bem?
O ideal é que você entre em contato com o médico dela, de preferência por telefone ou Skype, para saber como proceder. Em situações normais, o ideal seria levá-la para o hospital, mas por conta do coronavírus, pode não ser muito aconselhável. Então, tente entrar em contato com o médico, ou equipe médica, dela para ver o que eles orientam!
Abraços
E os cuidados para quem está em remissão ? São os mesmos ou, tem algum especial ? No meu caso, estou em remissão há 3 anos.
Olá, Reinaldo, tudo bem?
Como a situação toda ainda é muito nova, não existem informações específicas sobre as pessoas que já estão em remissão. Entretanto, tudo indica que quem está em remissão tem menos risco que quem ainda está em tratamento. Por isso, as recomendações são as mesmas que para a população em geral: utilizar álcool em gel, lavar bem as mãos, evitar aglomerações e sair de casa e em caso de sintomas, procurar um médico.
Abraços
Porque na .mídia não fala os cuidados e q precisa usar por conta do câncer.nem se põe as pessoas q fazem tratamento no grupo de risco.
Olá, Sabrina, tudo bem?
Os cuidados que os pacientes com câncer precisam ter são, basicamente, os mesmos que a população em geral. A única diferença, está no uso da máscara e que eles devem evitar ao máximo sair de casa!
Abraços
Boa noite meu filho com a mudança de temperatura sofre com crise de brônquite mas estou preocupada pois ele reclama da garganta e está suando frio.
Olá, Ariana, tudo bem?
Ele está com febre alta e falta de ar? Se sim, recomendamos que a senhora busque um médico.
Caso vocês tenham convênio, alguns estão com um sistema de fazer uma pré-triagem pela internet para o médico orientar o que fazer e se realmente é necessário procurar um pronto socorro.
Abraços
Sim
Há umas msgm ocorrendo que vinagre, sal e água morna elimina o vírus na garganta que o mesmo permanece durante três dias antes de descer ao pulmão, essa recomendação é vdd? Podemos usar como precaução?
Olá, Cleide, tudo bem?
O vinagre não tem a capacidade de matar o vírus seja utilizando ele via oral, seja utilizando como substituto do álcool em gel! Além disso, como falamos na matéria, o vírus se instala nas vias respiratórias, então qualquer método que envolva tomar algo para eliminar o vírus não é eficaz pois não existe número significativo dele nas vias orais.
Os métodos de prevenção continuam sendo: lavar bem as mãos e utilizar álcool em gel se estiver um lugar público, ao chegar em qualquer lugar, lavar as mãos, evitar tocar os olhos, nariz e boca, evitar aglomerações e ficar em casa, principalmente se você estiver dentro de algum grupo de risco!
Abraços
Estou com frebre, cansaço, dor de garganta, dor de cabeça, diarreia, nariz escorrendo, tosse seca.
Olá Paulo, tudo bem?
Sua febre está alta? Os sintomas que o senhor está apresentando podem estar relacionados ao covid-19, mas também podem ser devido à uma virose comum pois são raras as pessoas confirmadas com covid que relataram ter diarreia. Caso esses sintomas persistam fortemente, recomendamos que o senhor busque um médico
Caso você tenha convênio, alguns estão com um sistema de fazer uma pré-triagem pela internet ou app (telemedicina) para o médico orientar o que fazer e se realmente é necessário procurar um pronto socorro.
Abraços
Como é essa pre triagem por telefone? Tenho convênio da unimed. Oq eu faço?
Olá, Bianca, tudo bem?
Você pode entrar em contato por meio do Unimed Fone (0800 730 0400) ou também, a Unimed disponibilizou no portal deles uma central de Atendimento para o covid-19 (0800 940 7800) para clientes da grande Florianópolis.
Abraços
Primeiro eu vi se meus mal estar
Batia com os sintomas do covd-19
Espaço aberto área da piscina em condomínio tem risco? Na piscina é possível pegar
Olá, Andreany, tudo bem?
Se a piscina estiver bem higienizada com cloro, o vírus não sobreviverá dentro da água. Porém, os objetos, como cadeiras, mesas, que ficam ao redor podem conter o vírus caso alguém que está contaminado tenha tido contato. O ideal, nesse momento, é ficar dentro de casa mesmo.
Abraços
gostaria de saber se podemos nos contaminar , por simplesmente uma pessoa contaminada pelo COVID-19 falar perto da gente sem tossir ou espirrar , ou apenas entramos em contato com o vírus através de secreções mesmo ? Trabalho com atendimento ao publico , e não sei se há a necessidade de usar máscaras ou apenas passar álcool em gel .
Olá, Alice, tudo bem?
É mais difícil que esse tipo de transmissão aconteça pois as gotículas despejadas no ar enquanto nós falamos são em menor quantidade que quando espirramos. A máscara só deve ser utilizada por quem está com os sintomas! A recomendação é utilizar frequentemente o álcool em gel ou lavar as mãos e evitar contato com nariz, olhos e boca
Abraços
A máscara deve ser utilizada por agentes de saúde. Um espirro de corona dura no ar por três horas. Essas informações são do virologista Átila Iamarino: https://youtu.be/0SNw_uyurCo
O canal dele está ótimo também, ele é doutor e trabalhou na vacina da influenza.
Olá, Kena, tudo bem?
Conforme explicamos, a máscara deve ser um cuidado extra para pessoas que estejam atualmente realizando tratamento contra o câncer pois, em alguns momentos do dia-a-dia, eles já apresentam a indicação do uso desses objetos. O ideal, é que esses pacientes fiquem em casa e só saiam em caso de extrema necessidade, nessas situações recomenda-se que eles utilizem a máscara, porém, tomando os devidos cuidados.
Mas sim, exatamente! Tirando esses casos, a indicação é somente que profissionais da saúde e pessoas que estejam com sintomas e tenham a necessidade de sair de casa, para ir ao hospital, por exemplo, utilizem a máscara.
Abraços
Olá estou espirrando,as vezes dor de cabeça, secreção nasal,nariz entupido e agora com a garganta raspando devo me preocupar?
Olá, Daiane, tudo bem?
Os principais sintomas do corona são falta de ar/dificuldade de respirar e febre alta, caso a senhora não desenvolva esses sintomas, é provável que seja somente uma gripe comum.
Vale ressaltar que estamos nos aproximando do inverno e com a mudança de temperatura e umidade do ar, é normal que muitas outras doenças respiratórias apareçam nesse momento. Então, é importante tentar diferenciar as gripes mais comuns do covid-19, principalmente pela presença de febre.
Abraços
Olá . Boa noite !
Em 14 de janeiro chegamos de uma viagem de navio . Já na última noite , dentro do navio , meu filho teve um “ febrão” e calafrios . Em seguida , muita dor de cabeça , dor por todo o corpo e tosse seca . No dia seguinte , sua esposa também teve os mesmos sintomas . É assim , dos 30 familiares que estavam na viagem , todos pegaram esse suposto resfriado . Ou seja , temos quase certeza que era o coronavírus. Gostaria de saber , se dois meses depois existe um exame que detecte que o que tivemos foi o CODIV 19 . No aguardo de sua resposta , desde já , o meu muito obrigada .
Regina
Olá, Regina, tudo bem?
O vírus costuma ter um período de 5 a 12 dias de incubação, ou seja, demora esse tempo para os primeiros sintomas aparecerem e ele tem a duração de uma gripe normal (considerando que não evolua para uma pneumonia). No momento em que você se recupera do covid-19, a quantidade de vírus no corpo é nula ou muito baixa pois o corpo já o combateu, então é muito improvável que vocês consigam detectar o vírus dois meses depois que a gripe aconteceu.
Mesmo assim, é muito importante que vocês sigam as recomendações de prevenção!
Abraços
Olá Até quantos dias depois da gripe ou resfriado podemos ter a certeza de que poderia ser um suposto covid 19?
Olá, Josiane!
Só é possível ter 100% de certeza por meio do teste feito para identificar o covid-19
Abraços!
Pessoa com 58 anos , não hipertensa, bariátrica e fumante, entra no risco de pessoas com mais de 60? Contato diário com crianças
Olá, Gisele, tudo bem?
As pessoas que realizaram bariátrica, normalmente, precisam tomar um cuidado maior com a alimentação pois a redução do estômago pode diminuir a absorção de nutrientes e isso pode enfraquecer o sistema imunológico. Por isso, é importante ter um acompanhamento médico para saber como a sua saúde está.
Além disso o cigarro também tem um potencial efeito contra a imunidade, tornando-a mais fraca.
Então, vai depender muito de como a sua saúde está. Se a sua imunidade estiver alta, não entra no grupo de risco. Se ela estiver baixa, há um risco, mas ele não chega a ser tão alto quanto alguém que tem hipertensão, diabetes ou alguma outra doença crônica.
É importante ficar atenta se alguma das crianças que você tem contato está apresentando tosse seca, febre ou dificuldade de respirar. Evite abraços, beijos e utilize o álcool em gel/lave as mãos com frequência!
Abraços
Boa tarde
Tenho filho com uma síndrome rara de marinesco sjogren, ele tem renite alérgica, como devo proceder com ele,obrigada
Olá, Maria, tudo bem?
As orientações de prevenção permanecem as mesmas! Entre em contato com o médico dele para saber como proceder caso ele apresente febre alta (mais de 38º) por mais de dois dias
Abraços!
Quanto tempo o covid19 demora para apresentar os sintomas, depois que o indivíduo é infectado?
Olá, Ednaldo, tudo bem?
Os primeiros sintomas começam a aparecer entre 3 e 8 dias após a infecção.
Abraços
Quem pegar o corona vírus por pegar 2 vezes?
Olá, Patrícia, tudo bem?
Os especialistas dizem que é muito improvável isso acontecer pois uma vez que você combate o vírus, o seu corpo cria anticorpos contra ele e isso dificulta que ele se instale novamente. Entretanto, como a situação toda é muito nova, é preciso realizar mais estudos para ter uma resposta definitiva. Por isso, é muito importante que mesmo quem já contraiu a doença continue tendo hábitos de prevenção como lavar bem as mãos e/ou utilizar o álcool em gel frequentemente, evitar aglomerações e não colocar as mãos nos olhos, nariz e boca.
Abraços
Com a acebola alio e Mel pode ajudar Nessa doenca
Olá, Mandoza, tudo bem?
Esses alimentos podem, juntamente com outros hábitos saudáveis, auxiliar no aumento da imunidade, consequentemente ajudando o corpo a combater o vírus.
Abraços
Tenho dores de cabeca constante por 3 semana visitei hospital 2x so me deram prastamol e nao tenho nenhuma outra sitoma semelhante ao gripe mas a dor nao a caba pode ser corona
Olá, tudo bem?
Os dois principais sintomas do coronavírus é a febre e falta de ar, como você está somente com dor de cabeça, é muito improvável que esteja com essa doença.
Abraços
Bom dia , sinto dor de garganta , não consigo engolir bem a água nem o cuspinho e tbm uma dor de leve no pescoço lado esquerdo por causa dessa dor !!! Será que é só uma angina ou faz parte dos sintomas do Corona Vírus ???
Olá, Eliane, tudo bem?
Os dois principais sintomas do coronavírus é a febre e falta de ar, como você está somente com dor na garganta, é muito improvável que esteja com essa doença.
Abraços
Após a cura de uma gripe ou resfriado e possível de se contrair um covid 19 em poucas semanas ou alguns meses
Olá, Josiane, tudo bem?
Como o vírus causador da covid-19 é diferente dos vírus causadores das gripes comuns, é possível sim contrair o covid-19 já que o corpo ainda não tem anti-corpos contra essa doença.
Caso a senhora esteja perguntando isso por conta da vacinação da gripe, que está começando hoje, a intenção com essa medida é prevenir contra as gripes comuns, fazendo com que menos pessoas se dirijam até os postos de saúde e evitando um colapso do sistema!
Abraços
oii faz uns 3 dias que estou com coriza seca no nariz, garganta meio que parece q tem um bolo tampando, mas sem febre e sem tosse, pode ser corona ou nao … estou tomando vitamina c antiresfriado, esta certo ?
Olá, Cleverson, tudo bem?
Os principais sintomas de corona são febre alta e dificuldade de respirar por mais de três/quatro dias sem melhora.
A vitamina C, por si só, não cura resfriado, ela pode ajudar no funcionamento do corpo, mas é importante que o senhor tenha também uma alimentação balanceada, beba bastante água e durma bem para que o corpo consiga se recuperar.
Abraços
ok, obrigado pela resposta!! por via das duvidas fui a uma consulta com medico hoje e esta tudo certo, referente ao bolo na garganta é refluxo, que as vezes tenho… e fez exame de de rotina de escutar respiracao, e esta normal e viu garganta e ouvidos, nariz.. nada grave graça a deus, mas falou para mim ficar em casa de boa por esses dias….
Um adulto de 20 anos que teve leucemia na infância é do grupo de risco?
Olá, Celina, tudo bem?
Como a situação do coronavírus é muito nova, ainda não existem estudos definindo uma resposta específica para pessoas que já finalizaram a quimioterapia, mas tudo indica que o risco é menor que nos pacientes que ainda estão realizando esse tratamento. Vale a pena reforçar os cuidados com a higiene e evitar sair da casa!
Abraços
Obrigada pela resposta.
Olá!
Sinto dificuldade para respirar, garganta começando a doer, espirro às x e dor de cabeça, porém não apresentei febre. Existe chance de ser covid 19? Li alguns relatos de pessoas que foram diagnosticadas com corona e que não tiveram febre!
Grata.
Olá, Nádia, tudo bem?
É muito difícil diferenciar clinicamente a covid-19 de uma gripe comum pois os sintomas são muito parecidos, já que todas são causadas por vírus. Os principais sintomas relatados por quem foi diagnosticado com coronavírus é a presença de dificuldade para respirar juntamente com febre alta, os casos que não apresentaram febre, geralmente, foram pessoas jovens, idosos imunossuprimidos e quem tomou algum antitérmico.
É importante reparar há quanto tempo a senhora está apresentando esses sintomas, caso seja por mais de 4 dias sem melhora, vale a pena procurar um médico!
Abraços
Gostaria de saber se tem algo sobre quem tem anemia, tenho desde criança. ja fiz alguns tratamentos.
Olá, Sabrina, tudo bem?
Como a situação do covid-19 é muito nova, ainda não existem estudos relacionando essa doença com a anemia. Mas vale a pena tomar os mesmos cuidados de higiene e evitar sair de casa!
Abraços
Olá Boa tarde sinto um aperto no peito quando respiro sensação q tivesse afolgada mas n estou com febre so pequena dor d garganta sera corona??
Olá, Déborah, tudo bem?
A maioria das pessoas que estão sendo diagnosticadas com covid-19 apresentam febre alta por mais de três dias juntamente com a falta de ar, então é improvável que a senhora tenha sido contaminada. Fique de olho nos sintomas, lembre de higienizar bem as mãos, evite contato físico e fique em casa!
Abraços
Eu sinto muita falta de ar somente eu devo me preocupa com o covd
Olá, Gabriela, tudo bem?
Por enquanto, não! A falta de ar pode estar associada a muitos outros fatores, inclusive tempo seco e ansiedade pela situação que estamos passando.
Caso você venha apresentar febre alta por mais de dois dias, recomendamos que procure um médico!
Abraços
Sou paciente portador da LMC diagnosticado em 16/05/2019, faço uso do imatinib desdo mês 7/2019, em setembro a LMC já não era detectado no hemograma, e a resposta na medula já estava acima de 50%, gostaria de saber se tenho uma imunidade igual das pessoas sem LMC ou sou considerado do grupo de risco. Desde já agradeço pela atenção, Deus abençoe todos!!!
Olá, Antonio Carlos, tudo bem?
Como a situação do covid-19 é muito recente ainda não estudos apresentando respostas específicas para a sua situação. Porém, por estar com a LMC já controlada, pode ser que o risco seja menor que pessoas que ainda estão com a LMC ativa. Mesmo assim, é muito importante que o senhor siga as orientações de prevenção como lavar bem as mãos, evitar contato físico e ficar em casa.
Se apresentar febre alta e falta de ar, procure o seu médico para mais orientações!
Você já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma Associação que auxilia pacientes com alguns tipos de cânceres hematológicos, oferecendo vários serviços totalmente gratuitos! Além da Revista Online, nós entregamos a cada três meses a revista impressa na casa dos pacientes ou cuidadores e atendimento psicológico, jurídico e de apoio ao paciente (para solucionar duvidas relacionadas à doença e tratamento).
Caso você tenha interesse, é só ligar no Apoio ao Paciente da Abrale e fazer o cadastro. Nossos telefones são (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973
Abraços
Olá , Bom Dia!
Tenho sinusite e recentemente peguei uma gripe, com essa onda de coronavirus ficamos muito preocupados. Tive tosse no qual já passou e agora não sinto cheiro de nada e perdi o paladar tem dois dias. Isso indicaria algo? Sendo que sempre peguei resfriado e a probabilidade de perder sempre foi 0. Deveria me preocupar?
Olá, Fanciele, tudo bem?
Algumas pessoas que contraem o covid-19 e não apresentam nenhum sintomas têm relatado perda de olfato e paladar, mas ressaltamos que são pouqíssimas! Recomendamos que a senhora fique em casa, reforce os cuidados de higiene e, se for possível, evitar compartilhar objetos com outras pessoas.
Caso a senhora venha a apresentar febre alta e falta de ar, procure um médico.
Abraços
Eu sinto o mesmo. No seu caso era covid!?
No covid 19, a falta de ar é continua? Ou há picos durante o dia?
lá, Diogo, tudo bem?
Os relatos não tem especificado a duração da falta de ar, mas de acordo com especialistas, a falta de ar relacionada ao covid-19 causa chiado no peito e respiração muito ofegante.
Abraços
Faz mal tomar inalação em casa quem tem suspeita de estar com covid19?
Olá, Karina, tudo bem?
A inalação, para quem está com suspeita de covid-19, não é recomendada! As gotículas de água, responsáveis pelo efeito da inalação, podem ajudar a proliferar o vírus naquele ambiente colocando as pessoas que estão naquele local em risco. Além disso, a inalação, nesse momento é pouco eficaz já que a tosse da covid-19 é seca e a inalação ajuda mais na tosse com catarro.
Abraços!
Olá , bom dia!
É mito ou verdade que o tipo A sanguíneo e mais vulnerável ao vírus ?
Olá, Aline, tudo bem?
Foi realizado um estudo na Universidade de Wuhan Zhongnan que apontou que poderia existir essa relação entre o covid-19 e o tipo sanguíneo A. Mas esse estudo ainda precisa ser revisado pela comunidade científica, ou seja, ainda são necessários outras análises para saber se realmente há ou não essa relação. Por enquanto, só existe uma possibilidade.
Ressaltamos a importância de seguir as orientações de prevenção, como higienizar muito bem as mãos com água e sabão ou álcool em gel, evitar contato físico e ficar em casa!
Abraços
Bom dia, soube talvez bem atrasado que o virus pode permanecer 3 horas suspenso no ar. De posse dessa informação qual risco prático? Pois não me parece possível que ele fique estático por 3 horas esperando ser respirado. Ele gradativamente irá ao chão devido a densidade da gotícula de saliva onde estaria. Então estou em dúvida sobre o quanto esse aspecto é arriscado. Existe alguma recomendação/proteção contra esse tipo de risco para quem precisa vez ou outra sair à rua?
Olá, Hélson, tudo bem?
Sim, há essa possibilidade, um grupo de pesquisadores borrifou o vírus no ar e ele sobreviveu por três horas. Porém essa não é a forma de transmissão que mais preocupa, de acordo com essa pesquisa, o contato entre pessoas e em superfícies contaminadas.
O ideal é não sair de casa, mas se for extremamente necessário a recomendação é higienizar as mãos com frequência, não colocar a mão nos olhos, nariz ou boca e evitar contato físico. Ao chegar em casa, o recomendado é tirar os sapatos para não levar para um ambiente limpo qualquer sujeira da rua (separe um chinelo ou algo para utilizar somente em casa), tome banho e coloque a roupa da rua para lavar.
Abraços
Boa tarde.
Tenho anemia Ferropriva é por causa dela tenho muita dificuldade em respirar.
Sempre respirei ofegante e às vezes me falta o fôlego.
Além de tudo,tenho sinusite crônica.
Devo me preocupar com o covid-19 ???
Olá, Renata, tudo bem?
A situação do covid-19 ainda é muito recente, então ainda não há estudos com respostas definitivas sobre a relação da anemia com esse doença. Porém, é muito importante que a senhora mantenha hábitos de prevenção, como higienizar frequentemente as mãos, evite contato físico e fique em casa!
Caso apresente febre alta, entre em contato com o seu médico para maiores orientações.
Abraços
boa noite eu e meu marido estamos de ferias ja faz uma semana… e seguindo as regras de fircar em casa, e sem contato e aglomeracoes, mas hoje eu começei com uma tosse seca, mas so tosse, sem febre, pode ser corona, ou tosse alergica…ele esta bem e sem tosse.
Olá, Erika, tudo bem?
Como a senhora não apresentou febre, é mais provável que seja uma tosse alérgica ou relacionada com o tempo. É importante lembrar que na época do ano em que estamos, é muito comum que algumas condições respiratórias se desenvolvam por conta do tempo seco e grande variação de temperatura.
Abraços
Peguei dinheiro da mão de uma pessoa que está com o Vírus, qual possibilidade de eu estar contaminada?
Olá, Andreia, tudo bem?
Não temos como estimar essa possibilidade, vai depender muito do seu corpo e se você tomou alguma medida de precaução após ter recebido esse dinheiro.
Fique de olho para ver se aparece algum sintoma como falta de ar e febre alta por mais de dois dias. Se mesmo com remédios a febre não diminuir, procure um médico.
Abraços
Oi boa noite dotora adriana qero saber si essa coronaviros a pocibilidade de nao atingin toda populacao de sao paulo moto em guarulhos tenho agina presal altar ipotiroidisimo pre diabete si eu sentir algun sintomas devo ir ap proto socorro imediatamente ou devo ficar em casa eu so a marilda
Olá, Marilda, tudo bem?
A Drª. Adriana não faz parte da equipe Abrale, nós a entrevistamos para essa matéria. Mas os especialistas recomendam procurar um pronto socorro se os sintomas, principalmente febre alta e falta de ar, não melhorarem com o uso de medicamentos comuns ou aumentarem dentro de dois ou três dias.
Abraços
Fique em casa
Bom dia , me tire uma dúvida na segunda feira comecei a me sentir mal dores no corpo mas articulações,, dor de cabeça e falta de ar moderada cansaço rápido mas nariz entupido mas nada de febre fiquei até quinta-feira mantendo dipirona de 8 em 8 horas , sexta feira comecei a melhorar e hoje estou melhor poderia ser o cod-19 ?
Olá, Mak, tudo bem?
A febre é um dos principais indicativos do covid-19, mas existe sim a possibilidade que você teve uma forma mais branda da doença. Recomendamos que fique isolado durante 14 dias para, caso realmente seja covid, não transmitir para as outras pessoas da sua casa. Fique de olho caso nos sintomas, caso eles voltem a aparecer ou se apresentar febre, recomendamos que procure um médico!
Abraços
Que o clima quente em nada impede a disseminação do virus se comprova em Estados como Ceará e Amazonas onde o clima é de muito calor!
Olá, Felikes, tudo bem?
No início, acreditava-se que o vírus não se disseminaria tanto no calor pois os países afetados estavam/estão no inverno, então as altas temperaturas eram uma esperança. Mas, como a Drª Adriana explica na matéria, o fato de a doença ser menos transmissível no calor é multifatorial já que no calor nós deixamos as janelas abertas, fazendo com que o ar circule mais, e também ficamos menos próximos uns dos outros.
Abraços!
Pessoa com leucemia linfoide crônica ainda no trajeto ‘watch and wait’ (observe e aguarde) tem mais chance de complicações com o coronavirus? (Isso sem levar em conta o fator da idade do paciente por favor!)
Olá!
Sim, mesmo no watch and wait o paciente pode apresentar uma maior chance de complicação, por isso é muito importante que ele e as pessoas que tem contato com ele sigam as orientações de prevenção!
Abraços
Oi. Há 4 dias tive uma dor no corpo horrível e sensação de febre ,mas não deu febre tava 36.8
E agora há 2 dias não consigo sentir cheiro de nada,só o cheiro o gosto eu sinto e o nariz entupido. O que pode ser?
Olá, Teodora, tudo bem?
É possível que você tenha tido sim uma gripe mais forte, mas não necessariamente foi covid-19. De qualquer forma, como não tem como ter certeza, o recomendado é que a senhora tente ficar afastada das outras pessoas que moram com você para não contaminá-las, evite compartilhar copos, talheres e prato e, se for possível, separe um banheiro só para você.
Caso a senhora perceba que os sintomas aumentaram, como presença de febre alta e falta de ar, procure um médico.
Abraços
Oi no domingo sentir uma leve dor no peito mais passou não tive febre nem tosse nem coriza e nem fraqueza.mais agora parece q tô com uma bola na garganta tô bastante assustada o q faço?
Olá, Izabel, tudo bem?
Essa “bola” na garganta pode ser uma manifestação do seu nervosismo e ansiedade por conta de toda essa situação. Tente fazer coisas que acalmem a sua mente, como meditação ou Yoga, e evite se sobrecarregar com informações sobre o coronavírus.
Caso você apresente febre alta, ai é recomendado procurar um médico!
Abraços!
Meus olhos estão lacrimejando mais que o normal,e agora anoite sinto um certo calor interno
Olá, Antonio, tudo bem?
Essas manifestações não são consideradas como sintomas do coronavírus. Mas, se o senhor continuar com o olho lacrimejando e a sensação de calor por alguns dias pode procurar um médico. Se o senhor tiver convênio, pode tentar utilizar o serviço de telemedicina para não precisar sair de casa!
Abraços
Estou sentindo um bolo na garganta e eu fico tentando tossir pra ver se sai dor nas costas nos rins posso estar contaminada
Olá, Izabella, tudo bem?
Pedimos para que a senhora fique de olho para ver se essa tosse aumenta e também se algum outro sintoma sugestivo de covid-19 aparece (febre, falta de ar, perda de paladar ou olfato e diarreia). Se sim, sugerimos procurar um pronto atendimento.
Caso a tosse não desapareça em alguns dias, procure um médico.
Abraços!
[…] Brazil: ABRALE […]
Oi tudo bem eu parei de fumar faz 8 anos parei de beber bebida álcoolica socialmente fa 7 meses ano tenho doença crônica nenhuma que eu saiba só tive sintoma de depressão graças a DEUS já nao tenho mais tenho 28 anos de idade se eu dose infectado qual me recuperaria facil??
Olá, Oseias, tudo bem?
Infelizmente, não temos como dizer com qual facilidade você se recuperaria, pois isso depende de vários fatores! Mas, com certeza, o seu sistema imunológico está mais forte devido aos hábitos mudados.
Abraços!
Minha está com covnd. Pode Tomar vitamina c para combate à covnd?
Olá Luzinete, como vai?
O ideal é que essa pessoa procure um pronto atendimento ou marque uma consulta com um(a) médico para ter o seu quadro avaliado. Assim, o(a) médico pode indicar quais os medicamentos indicados para esse caso!
Abraços!
Estou com sensação de entalo na garganta, coriza, dor no corpo, dor de cabeça e por último apareceu um derrame no meu olho… existe alguma relação entre esses sintomas e o COVID-19?
Olá, Amélia, como vai?
Coriza, dor de garganta, dor no corpo e dor de cabeça podem ser sintomas da COVID-19. Quanto ao derrame no olho, nós não temos conhecimento sobre esse sintoma e a infecção por coronavírus.
Recomendamos que a senhora procure um serviço de pronto atendimento para poder realizar alguns exames e identificar o que pode estar acontecendo.
Abraços!