Quando a perda de peso pode ser câncer?
Última atualização em 30 de agosto de 2023
Emagrecimento inesperado pode indicar suspeita de doenças como câncer, diabetes e problemas intestinais. Buscar avaliação médica é essencial para realizar exames adequados e identificar a causa
Perder uns quilinhos é o desejo de muitas pessoas, porém quando isso acontece de forma inesperada, sem que aquele indivíduo tenha começado a comer de uma forma mais saudável ou porque passou a fazer exercício, pode ser um indicativo de que há algo acontecendo no organismo. Inclusive, a perda de peso pode ser câncer, já que esse é um sintoma ligado a alguns tipos de neoplasias malignas.
O emagrecimento pode acontecer por diversos motivos e a principal forma para diferenciar se ele é considerado suspeito, ou não, é avaliar se houve intenção. Ou seja, se foi feita alguma mudança de hábito ou de alimentação nos últimos meses. Caso não tenha ocorrido nenhuma mudança, o ideal é investigar de forma mais aprofundada.
Existem algumas doenças que causam emagrecimento rápido, as principais são:
- Hipertireoidismo
O hipertireoidismo ocorre quando a tireoide produz excessivamente os hormônios tireoidianos (T3 e T4), o que acelera o metabolismo e leva a um aumento do gasto calórico, resultando em uma rápida perda de peso. Outros sintomas incluem tremores e irritabilidade. - Diabetes
Nos casos em que a diabetes ainda não foi diagnosticada ou tratada e que há falta, deficiência ou resistência à insulina, o organismo não consegue utilizar a glicose como fonte de energia. Como resultado, as células utilizam a gordura corporal como combustível, levando a uma perda de peso acentuada. - Problemas na região intestinalIntolerância à lactose, doença celíaca, doenças inflamatórias intestinais como a síndrome do cólon irritável, doença de Crohn e retocolite ulcerativa são condições que podem causar diarreia persistente, prejudicando a absorção de nutrientes e resultando em perda rápida de peso.
- Depressão
A depressão pode levar a alterações no apetite e no peso corporal. A perda de interesse nas atividades diárias e mudanças no apetite podem resultar em emagrecimento significativo. - Doenças causadas por vermes
Algumas infecções parasitárias, como ascaridíase, amebíase e giardíase, causam desconfortos gastrointestinais, diarreia e interferem na absorção de nutrientes, levando à perda de peso. - Doenças autoimunes
Doenças como a doença celíaca e a doença de Crohn, que são autoimunes e afetam a absorção de nutrientes, podem levar a uma perda de peso involuntária.
- Câncer
A doença por si só e os tratamentos realizados para combatê-la podem causar o emagrecimento por diversos motivos.
Quando a perda de peso pode ser câncer?
O emagrecimento tende a ser suspeito, ou seja, pode haver motivos para se preocupar com a perda de peso quando a pessoa perde 5% do seu peso habitual num período de seis meses sem ter feito nada de diferente na sua rotina.
“O emagrecimento é suspeito quando ocorre de forma involuntária, não intencional, ou seja, sem nenhuma mudança de hábitos de vida, alimentação ou uso de medicamentos”, a Drª. Daniela Rocha, hematologista do HCor, informa.
De acordo com a médica, esse é um sintoma de câncer bastante frequente e ela explica que há alguns fatores relacionados ao seu aparecimento.
“A causa é multifatorial: pode ser pelo maior consumo energético (calorias) do corpo frente à rápida proliferação das células tumorais; pela liberação de substâncias inflamatórias (citocinas) que causam inibição do apetite e, finalmente, pela dificuldade de alimentação dependendo da localização e dos sintomas causados pelo tumor.”
Diversos tipos de câncer podem causar emagrecimento, mas essa manifestação tende a ser mais comum nos seguintes casos:
- Tumores que acometem o trato digestivo superior (ex: esôfago, estômago, pâncreas)
- Pulmão
- Linfoma
- Leucemia e
- Mieloma múltiplo.
Qual o câncer mais perigoso?
Essa resposta é mais importante do que saber qual tipo da doença apresenta um maior risco
Quais as doenças que causam emagrecimento rápido?
Para identificar exatamente a causa da perda de peso inesperada, o ideal é buscar um médico para fazer uma avaliação completa, realizar exames e poder avaliar como está o funcionamento do organismo.
“Há diversos exames (laboratoriais e de imagem) que podem ser solicitados para esta investigação, sendo sempre recomendada a avaliação de um médico para entender a história, os sinais e sintomas do paciente, exame físico completo e direcionamento dos exames necessários para cada situação”, a Drª. Daniela Rocha conclui.
Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo! ?