É verdade que a falta de vitamina B12 pode causar leucemia?
Última atualização em 15 de agosto de 2024
Entenda o que causa a deficiência desta vitamina e se há relação entre o quadro e o desenvolvimento deste tipo de câncer do sangue
A vitamina B12, também conhecida como cobalamina, é um micronutriente que atua em várias funções no nosso organismo, como a produção de algumas células sanguíneas. Por isso, muitas pessoas se perguntam se a falta de vitamina B12 pode causar leucemia e a verdade é que não há evidências científicas que comprovem a ligação entre os dois quadros. Mas, é indispensável que essa deficiência seja diagnosticada e tratada corretamente para melhorar a qualidade de vida e evitar complicações.
O que é a vitamina B12 e para que serve?
Esta vitamina é um micronutriente encontrado, principalmente, em alimentos de origem animal e a Drª. Olívia Perim Galvão De Podestá, nutricionista oncológica, doutora em Ciências na Área de Oncologia pela Fundação Antonio Prudente – SP e Consultora da ASBRAN, explica que, no corpo humano, ela executa várias funções, dentre elas:
- Metabolismo celular.
- Metabolismo de ácidos graxos e aminoácidos.
- Formação de células sanguíneas, especialmente na produção de glóbulos vermelhos.
- Manutenção da saúde do Sistema Nervoso Central, contribuindo para a formação da bainha de mielina, que envolve os nervos e ajuda na transmissão dos impulsos nervosos.
Como são os hematomas da leucemia?
Esse sintoma se torna preocupante quando se intensifica em um curto período de tempo. Nesses casos, é essencial procurar um…
Falta de vitamina B12
A Drª. Olívia comenta que o nível ideal deste elemento no sangue é de 200 a 900 pg/mL. Quando a quantidade está abaixo dessa faixa, pode indicar uma deficiência, que deve ser diagnosticada e tratada por um profissional de saúde.
Os sinais da falta de vitamina B12 costumam incluir:
- Fadiga.
- Fraqueza muscular.
- Falta de ar.
- Tontura.
- Palidez.
- Formigamento ou dormência nas mãos e nos pés.
- Dificuldade de concentração.
- Problemas de memória.
- Alterações de humor.
De acordo com a especialista, os principais motivos para a deficiência deste micronutriente são a ingestão insuficiente e quadros que causem sua má absorção.
“A ingestão inadequada acontece, especialmente, em dietas vegetarianas estritas. Já a má absorção pode ocorrer devido a condições como anemia perniciosa ou doenças intestinais, além do uso prolongado de certos medicamentos, como inibidores da bomba de prótons (utilizados para tratar refluxo) e uso de hipoglicemiantes como a metformina”, a Drª. Olivia descreve.
Tratamento
A forma de tratar vai depender se a deficiência é causada pela ingestão insuficiente ou pela má absorção. Por isso, é muito importante que o paciente seja diagnosticado corretamente por um profissional capacitado e por meio de testes adequados.
Geralmente, o tratamento inclui a suplementação da vitamina B12 com dosagens que variam conforme a necessidade de cada pessoa.
Quais alimentos são ricos em vitamina B12?
Este micronutriente é encontrado, de forma mais abundante, em alimentos de origem animal. Algumas das melhores fontes são:
- Carne (especialmente fígado).
- Peixe (como salmão, truta e atum).
- Frango.
- Leite e derivados (como queijo e iogurte).
- Ovos.
Como é o hemograma de uma pessoa com leucemia?
Exame comum, ele é essencial para diagnosticar, precocemente, este tipo de câncer do sangue
Como é o hemograma de uma pessoa com leucemia?
Exame comum, ele é essencial para diagnosticar, precocemente, este tipo de câncer do sangue
A falta de vitamina B12 pode causar leucemia?
A Drª. Olivia esclarece que “não há evidências científicas que estabeleçam uma relação direta entre a deficiência de vitamina B12 e o desenvolvimento de leucemia. A leucemia é um tipo de câncer que afeta as células sanguíneas, e suas causas são multifatoriais, geralmente relacionadas a mutações genéticas e fatores ambientais.”
Ela também esclarece que a suplementação deste elemento não é considerada um tratamento para a leucemia.
“A vitamina B12 é essencial para a produção normal de células sanguíneas, mas seu papel no tratamento específico da leucemia não está estabelecido. O tratamento principal para leucemia geralmente envolve quimioterapia, radioterapia e, em alguns casos, transplante de medula óssea”, a doutora afirma.
Parabéns Doutora, seu nome “artístico” ´é: Olívia P Galvão Show! obrigado.