Skip to content

Indicações do tratamento com CAR-T Cell e pesquisas em desenvolvimento

Car-t cell no brasil
Compartilhe

Última atualização em 21 de novembro de 2023

Esse tratamento tem sido muito estudado, com o objetivo de reduzir seu custo e expandir os tipos de cânceres que podem ser beneficiados

Escrito por: Natália Mancini

No campo da medicina, a constante busca por avanços e inovações tem proporcionado resultados clínicos extraordinários, especialmente em doenças complexas, como o câncer. Uma das revoluções mais promissoras e emocionantes é o tratamento com CAR-T Cell.

A terapia CAR-T Cell, ou terapia com células T geneticamente modificadas, é uma abordagem inovadora que utiliza o próprio sistema imunológico do paciente para combater o câncer. O processo envolve a coleta das células T do paciente, modificando-as em laboratório para expressar um receptor de antígeno quimérico (CAR) específico para a célula cancerígena e, em seguida, reintroduzindo essas células T geneticamente modificadas no paciente.

Uma vez introduzidas no corpo, as células T modificadas com CAR têm a capacidade de reconhecer e atacar seletivamente as células cancerígenas que expressam o antígeno alvo. Isso transforma o próprio sistema imunológico do paciente em um exército altamente especializado contra o câncer, atacando-o de maneira precisa e eficaz.

A indicação do CAR-T Cell é só para câncer hematológico?

Atualmente, no nosso país “o CAR-T Cell pode ser usado para qualquer tipo de linfoma não-Hodgkin recidivado após duas linhas de tratamento ou refratário. No entanto, das duas tecnologias disponíveis comercialmente no Brasil, uma é exclusiva para linfoma de grandes células e linfoma folicular (Novartis) e a outra inclui linfoma primário de mediastino, folicular e grandes células (KITE)”, explica o Dr. Nelson Hamerschlak, hematologista e coordenador de Hematologia e Transplante de Medula do Hospital Israelita Albert Einstein.

Car-t cell

Além disso, o CAR-T da farmacêutica Novartis também recebeu aprovação (e já foi precificado) para pacientes de até 25 anos com leucemia linfoblástica aguda (LLA) de células B, refratária ou a partir da segunda recidiva (R/R). 

Entretanto, o médico diz que, em outros países,  estudos vêm sendo realizados para avaliar a eficácia e segurança deste tratamento para casos de linfoma de Hodgkin, leucemia mieloide aguda e, até mesmo, alguns tipos de tumores sólidos.

“Existem estudos em cânceres sólidos. Alguns mais promissores, como é o caso do neuroblastoma, e outros ainda em estágios iniciais”, ele conta.

Leia também:

Estudos abertos no Brasil

Há duas pesquisas clínicas em realização no país, uma já está acontecendo no Hospital Israelita Albert Einstein e a outra recebeu a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) no dia 26 de setembro e será realizada pela Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto em parceria com o Instituto Butantã.

Estudos com car-t cell

O Dr. Nelson descreve que o estudo realizado no Einstein tem foco nos pacientes de linfoma de grandes células B, leucemia linfoide aguda e leucemia linfoide crônica.

“Infelizmente, o número de casos que podemos fazer ainda é restrito. De qualquer forma, os médicos podem inscrever seus pacientes através do e-mail [email protected]”. 

Já a pesquisa aprovada em setembro é um estudo de fase clínica inicial e avaliará a segurança e a eficácia no tratamento de pacientes com leucemia linfoide aguda B e linfoma não Hodgkin B, recidivados e refratários.

Em entrevista ao G1, o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou que “o estudo agora vai definir a seleção dos pacientes. Inicialmente em Ribeirão Preto, depois São Paulo e Campinas”. Os médicos que acreditarem que seus pacientes podem ser beneficiados pelo estudo precisam entrar em contato pelo e-mail [email protected]”. Ao todo, 81 pacientes serão tratados com o produto e serão monitorados no estudo.

A realização das pesquisas no Brasil é muito importante, pois ajudará a avaliar como e quando será possível oferecer o CAR-T Cell no SUS.

Deixe sua opinião ou dúvida sobre esta matéria abaixo! ?


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Boa tarde!
Quero saber quais hospitais estao em fase de iniciar estudos clinicos com CART CELL no momento, que sejam os particlares, pois os publicos eu ja sei, tambem sei alguns que ja estao em andamento, Quero saber quais os proximos que estejam buscando cadastrar voluntarios, que é o meu caso, portador a 20 anos, com 5 tratamentos feitos, 65 anos, e meu proximo tratamento quero que seja Cart Cell; nao preciso saber sobre o tratamento, nem opcoes.

Back To Top