Neutropenia e o perigo das infecções
Última atualização em 29 de julho de 2021
Por afetar os glóbulos brancos do sangue, esse quadro faz com que o paciente oncológico esteja mais vulnerável a contrair bactérias e vírus
Dr. Hézio Jadir Fernandes Júnior, coordenador da Oncologia Clínica do Leforte Oncologia, explica que a neutropenia é uma complicação causada pela quimioterapia citotóxica. Ou seja, devido à toxicidade das drogas usadas para controlar o processo de multiplicação das células, a neutropenia pode acontecer.
“Neutropenia é a queda dos glóbulos brancos, principalmente os neutrófilos – relacionados à defesa do nosso organismo contra as bactérias. Essa queda do número de células brancas do sangue se dá como uma complicação tanto no tratamento de tumores sólidos, quanto nos tumores hematológicos, como leucemias e linfomas”, diz o Dr. Fernandes.
Dependendo do tipo de tratamento que está sendo utilizado, a neutropenia apresenta um tempo de ciclo diferente. Porém, no geral, depois de alguns dias (3 a 7) da sessão de quimio, os neutrófilos caem, deixando o paciente mais vulnerável. Após, normalmente, 14 dias, eles voltam a subir e, sem seguida, é realizada mais uma sessão do tratamento.
Nesse momento em que a neutropenia está mais aguda e o paciente com maior vulnerabilidade, a preocupação é que ele desenvolva alguma infecção.
“A neutropenia, sobretudo a neutropenia febril, é sinal que o paciente está em processo de infecção bacteriana. Esse, se não tratado a tempo, poderá evoluir para um quadro de infecção generalizada e até óbito”, alerta o especialista.
Prevenindo a neutropenia
Para evitar que o paciente desenvolva a neutropenia grave, existem algumas medidas que podem ser adotadas. Por exemplo, o uso de antibióticos para diminuir o tempo da neutropenia e restaurar mais rapidamente a imunidade. Além disso, mudanças na dosagem da quimioterapia também podem ser utilizadas.
“Podemos fazer ajustes na quantidade da droga quimioterápica empregada. Entretanto, mais comumente usamos medicações que fazem com que os glóbulos brancos caem menos e por menos tempo. Dessa forma, reduzimos a possibilidade de complicações mais sérias”, conta o oncologista.
Como a neutropenia causa uma queda no sistema imunológico, seu principal sintoma acaba sendo a presença de febre.
O Dr. Fernandes orienta que “pacientes em tratamento quimioterápico e que apresentem febre devem procurar pronto-socorros com certa urgência. Para, assim, serem avaliados por médicos e colherem um hemograma com urgência”.
Se for detectado que o paciente está com infecção, ou seja, está com neutropenia febril, ele será tratado com antibióticos. Sendo que administração desse medicamento pode ser via oral, em domicílio, ou endovenoso, com suporte de UTI, dependendo da gravidade.
Neutropenia e leucemia
A queda dos neutrófilos tem maior probabilidade de acontecer nos pacientes de leucemia justamente por o tratamento ter como alvo os glóbulos brancos.
“Pacientes com leucemia recebem drogas quimioterápicas exatamente voltadas para a destruição das células brancas, que estão doentes nesse câncer. Portanto as próprias células brancas são alvos da quimioterapia, por isso há uma maior queda”, afirma o doutor.
Além disso, a própria neutropenia pode virar leucemia. De acordo com o especialista, quando um paciente com algum outro tipo de tumor é submetido à quimioterapia e apresenta como consequência a neutropenia, pode ser que ele venha a desenvolver uma leucemia como complicação desse primeiro tratamento, já que a duas situações acontecem nos glóbulos brancos.
Saiba mais sobre leucemia aqui.
Como evitar infecções
Alguns cuidados básicos, mas que sempre valem a pena ser reforçados, ajudam a evitar infecções e maiores complicações devido à neutropenia.
“Orientamos que pacientes em tratamento de quimioterapia evitem contato com pessoas doentes e aglomerações, por exemplo. Além de evitarem também alimentos crus ou pouco cozidos, que geralmente trazem na sua superfície uma quantidade maior de bactérias. Em alguns casos, pode ser feito uso de máscaras e até mesmo certo grau de isolamento domiciliar”, finaliza o Dr. Hézio Jadir Fernandes Júnior.
Câncer secundário. Já ouviu falar?
Até hoje esse site foi o único que encontrei relacionando o perigo da neutropenia febril para pacientes em tratamento de quimioterapia. Quando digo perigo é risco de morte mesmo. Não há nada que fale que há sim riscos do tratamento de quimioterapia levar à morte. E foi o que aconteceu com minha mãe. Ela faleceu por neutropenia febril no tratamento de quimioterapia, depois de ter feito uma cirurgia para retirada de um tumo maligno no intestino. E devido ao exame de biópsia dos linfonodos resultarem em 03/19 acometidos por células cancerígenas, foi recomendado o tratamento de quimioterapia 3 ciclos de 6 sessões cada. No primeiro ciclo ela teve neutropenia, mas depois de uma internação de 7 dias se recuperou. no Segundo ciclo teve de novo, mas na segunda internação não resistiu, faleceu depois de quatros dias internada. O que quero deixar aqui é um relato de que não sei se o tratamento de quimioterapia para quem tem a cirurgia bem sucedida vale a pena, isso quando a pessoa tem um quadro de neutropenia. Não se deve insistir, pois se o paciente já apresenta falta de resistencia ao tratamento os riscos de morte são altos. Sei que o tempo não volta, pois se voltasse nao deixaríamos que ela continuasse esse tratamento. Mas que sirva de alerta aos médicos, pacientes e familiares e cuidadores.
Olá, Alessandra, como vai?
Agradecemos por compartilhar o seu relato conosco e sentimos muito pela perda da sua mãe.
Qualquer coisa que você precisar, estamos à disposição!
Abraços!
E exatamente esse receio que tenho so bre a quimioterapia. Estou na 5 de 88sessao e sinto muito mal axabo pe sandovq esta me fazendo mais mal do q bem. Meu cancer e de mama nunca tice sintoma de nada agora estou com anemia ja fiqei internada com neutropenia febriu fortte. Recuperei e vou pra mais uma sessao de quimio branca.
Sinto como se estivessem me usando para esperimento. E nem todos os medicos do inca são delicafos e sensiveis pra observat a hora de parar.
Olá, Rosana, como vai?
Infelizmente, a quimioterapia tende a causar diversos efeitos colaterais por atingir não somente as células doentes, mas as saudáveis também. Por isso que atualmente são pesquisados diversos outros tipos de tratamento que geram desconfortos menos intensos nos pacientes.
Mas é muito importante que a senhora mencione todos os sintomas que sentir para os médicos para que eles possam avaliar a dosagem do tratamento e também propor métodos para amenizar os efeitos colaterais.
Abraços!
Estou passando exatamente pela mesma situação com meu pai, está internado no CTI, com neutropenia, está intubado e só podemos ter fé. Se tivessem sido claros no tratamento, não deixaria meu pai fazendo essa quimio, já tinha parado. Mas infelizmente a gente só descobre quando já é tarde demais, talvez a ganância do dinheiro que recebem por cada tratamento os impedem de serem humanos com o próximo.
Passei exatamente a mesma situação com meu irmão que infelizmente veio a óbito, fez a quimioterapia e depois de 3 dias começou o calvário, até ser intubado e falecer
Olá, Angélica!
Sentimos muito pela sua perda, esperamos que a senhora consiga encontrar conforto e força para lidar com essa situação ?
Infelizmente, em algumas situações, quando o câncer é diagnosticado, ele já está tão avançado que não dá tempo do tratamento fazer efeito ☹️ Mas, a Abrale luta para que todos os pacientes consigam receber o diagnóstico o quanto antes e possam receber o tratamento adequado e em segurança.
O que precisar, estamos á disposição.
Abraços!
Sinto muito, meu pai também faleceu. Estava muito bem até começar a quimioterapia. O corpo dele não suportou as doses da quimio, morreu e eu me sinto culpada até hoje por não ter parado com o tratamento. Ele visivelmente suplicava por ajuda, mas não entendi e achava que a quimio era o certo pra ele.
Realizei um hemograma q diagnosticou a neutropenia moderada. Estou aguardando o Ubs me encaminhar para especialidade de hemato. Nunca tinha ouvido falar a respeito da doença e estou temerosa por demais e sem saber o q fazer.
Olá, Ana Paula, como vai?
A neutropenia em si não é uma doença, é um quadro caracterizado pela diminuição na contagem de neutrófilos. Essa diminuição pode ocorrer por diversos motivos, como doenças que atingem a medula óssea, infecções e certos medicamentos. Todas elas podem ser tratadas e controladas ou até curadas! Mas, é bastante importante que a senhora faça essa consulta com o hematologista para identificar exatamente o que está acontecendo para poder tratar.
Após passar no hematologista, se quiser compartilhar o diagnóstico conosco, estamos à disposição! ?
Abraços!
Perdi minha mãe quarta feira dia 07 de setembro, ela estava em tratamento quimioterapia contra um câncer de medula ,a primeira sessão de quimio foi feita dia 08 de agosto, Descobrimos a doença dela dia 1 de agosto ,a primeira sessão foi quimioterapia branca , a segunda foi laranja feita dia 29 de agosto, 9 dias depois minha mãe teve uma recaída muito grande,apresentou febre,a levamos no hospital,2 dia internada ela faleceu…?,causa da morte neutropenia febril , 36 dias de luta contra uma doença ingrata,pra morrer devido ao tratamento e suas complicações, hoje fica a nossa dor e se não tivéssemos iniciado a quimioterapia, ela teria chances de ter mais tempo de vida? Já que o tratamento é feito e nele pode se perder o paciente, hoje segundo dia em ela em casa e só nos resta a dor da saudade e tantos porquês sem reposta .
Olá, Juliana, como vai?
Sentimos muito pela sua perda ? esperamos que a senhora e toda a sua família consigam encontrar forças e conforto para suportar essa dor!
Quanto a sua questão sobre não iniciar o tratamento, no caso do câncer de medula, geralmente, a própria doença causa essa queda da defesa do corpo, justamente porque atrapalha a fabricação de células saudáveis e passa a produzir células doentes. Então, o procedimento certo e indicado é iniciar o tratamento para tentar interromper esse ciclo. Se a senhora quiser que a gente explique melhor essa questão, estamos à disposição. Aliás, qualquer apoio ou ajuda que a senhora ou a sua família precisarem, nossa equipe de Apoio está de braços abertos!
Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Como, às vezes, o telefone pode estar ocupado, o contato via WhatsApp pode ser mais fácil!
Abraços!
Minha filha de 04 anos está investigando uma neutropenia de moderada /grave
Origem raça negra veio negativo, cíclica negativo, após longo esforço negativo agora irá fazer um mielograma estou muito nervosa sem saber o que fazer ?
Olá, Vanilsa, como vai?
A sua filha já conseguiu fazer o mielograma? Vocês já têm o resultado?
Se quiser compartilhar o diagnóstico conosco, estamos aqui ?
Abraços!
Oiii estava internada com minha filha de 5 meses com bronquiolite, recebemos alta deu todos exames normal exceto neutropenia 767 não febril,ela não mim disse nada só vi quando lhi os papéis em casa ,devo mim preocupa alguém mim ajuda isso e grave lembrando q nós exame tbm deu um pouco de anemia
Olá, Vanessa, como vai?
Como ela estava com uma inflamação, é possível que essa alteração nas células esteja relacionada. O ideal é repetir o exame daqui um tempo para verificar se o nível das células se mantém alterado ou retorna ao normal.
Quando se preocupar com os linfócitos e leucócitos baixos ou altos
Abraços!