Anemia pode virar leucemia?

As duas são doenças do sangue. A anemia pode acontecer durante um câncer, mas a relação entre elas encerra aí
O Dr. Eduardo Rego, Prof. Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, coordenador da Hematologia da Oncologia D’Or e Diretor da ABHH, afirma que a anemia não evolui para nenhum outro tipo de doença.
“A anemia não se transforma em outra doença! Existe um desconhecimento e este conceito popular ajuda a divulgar informação errada. O que na maioria das vezes acontece é que a causa da anemia não é investigada adequadamente. Depois, quando aparecem outras manifestações, é que fazem o diagnóstico da doença corretamente, causando essa confusão”, diz o médico.
É comum que primeiro seja identificada a anemia e, somente depois de realizados outros exames, chega-se ao diagnóstico de leucemia. Isso faz parecer que uma doença causou a outra quando, na verdade, a anemia é apenas um sintoma da leucemia.
“A anemia pode ser uma das manifestações das leucemias, mas tem várias causas diferentes”, explica o especialista.
Afinal, o que é anemia então?
Dentro dos glóbulos vermelhos do sangue existe uma molécula chamada hemoglobina, responsável por carregar oxigênio pelos tecidos. Quando uma pessoa está com anemia, há uma queda nos glóbulos vermelhos e, consequentemente, das hemoglobinas. Isso faz com que o oxigênio não chegue até os órgãos e a pessoa sinta cansaço, falta de ar e fique pálida.
O Dr. Rego explica que existem três principais causas para o desenvolvimento da anemia.
Primeiramente, pode ser devido a uma falha na produção das hemoglobinas. “Seja porque está faltando um nutriente como o ferro, a vitamina B12 ou ácido fólico. Ou ainda porque existe uma doença genética hereditária, como a talassemia, que impede a formação normal da hemoglobina”, explica ele.
A segunda possível causa é por conta de alguma doença que se infiltra na medula óssea e impede a formação dos glóbulos vermelhos. Enquanto que a terceira causa acontece quando a pessoa desenvolve anticorpos que destroem os glóbulos vermelhos dentro da medula óssea. Por exemplo, as anemias hemolíticas.
Em comparação, as leucemias acontecem quando os glóbulos brancos do sangue sofrem uma mutação, perdendo a função de defesa, e passam a se reproduzir de maneira descontrolada. Não se sabe exatamente o que causa esse defeito nas células, mas acredita-se que a exposição a químicos e tabagismo estão envolvidos.
Existe relação entre a anemia e a leucemia?
É possível que durante o tratamento da leucemia, o paciente desenvolva um quadro de anemia. Isso acontece porque tanto as células cancerosas quanto os glóbulos vermelhos possuem características semelhantes.
“A anemia aparece no tratamento das doenças oncológicas principalmente por conta dos efeitos colaterais da quimioterapia. As células que dão origem aos glóbulos vermelhos se dividem muito rapidamente e muitos quimioterápicos têm ação contra o câncer exatamente porque atacam as células que se dividem rápido”, conta o Dr. Rego.
Além disso, é comum o paciente oncológico ter dificuldade para se alimentar, causando falta de nutrientes e a anemia. Ou ainda é possível que ele tenha sangramentos durante o tratamento e, com isso, a quantidade de glóbulos vermelhos diminua.
Quando a anemia aparece durante o tratamento oncológico é muito importante ter um acompanhamento médico para tratá-la corretamente.
Mas a relação entre as doenças param por aí!
O diagnóstico da anemia e da leucemia são feitos de formas diferentes!
“O diagnóstico de anemia geralmente é feito por meio de um hemograma, um exame extremamente simples e barato. Ele vai quantificar a hemoglobina e os glóbulos vermelhos”, conta o Dr. Rego.
O diagnóstico da leucemia também começa com um hemograma, mas são necessários outros exames para confirmar o câncer. Caso o hemograma aponte que há células malignas circulando, o especialista pode pedir um mielograma ou uma biópsia da medula. Isso o ajudará a chegar a confirmar a leucemia.
Os tratamentos também são diferentes
Dependendo do tipo de anemia será escolhido qual a melhor forma de tratá-la.
“Cada causa da anemia tem um tratamento específico. Se é por falta de produção por um nutriente específico, se é por um a falta de células progenitoras da medula óssea ou por uma destruição periférica”, considera o hematologista.
Entretanto, os principais tratamentos para essa doença são estimulantes medulares, hormônios, suplementos alimentares, vitaminas ou transfusão de sangue.
A leucemia também possui várias possibilidades de tratamentos, variando de acordo com o subtipo de doença e condição do paciente. Podem ser utilizadas a quimioterapia, terapias-alvo, imunoterapia, transplante de medula óssea (TMO) e, em casos raros, radioterapia.
Os sintomas também não são iguais
Os sintomas da anemia são: fadiga, mal-estar, tontura, dor de cabeça, palidez, falta de ar e unhas quebradiças.
Já os de leucemia são: febre, fadiga, infecções frequentes, perda de peso sem motivo aparente, hematomas recorrentes, dor nos ossos e suor noturno.
“São duas doenças completamente diferentes”, finaliza o Dr. Eduardo Rego.
Apesar de comum, emagrecer durante o câncer pede atenção
Você sabe como cuidar dos alimentos?
Minha filha tem uma anemia crônica e de uns dias pra cá a perda de peso e constantes dores na barriga isso pode ter causa com leucemia
Olá, Cristina, como vai?
Como nós não temos acesso ao histórico médico dela e não temos como pedir/fazer alguns exames, não podemos te oferecer um diagnóstico.
Recomendamos que a senhora leve a sua filha para um hematologista para que ele possa analisar os exames e verificar se é possível que ela esteja com leucemia.
Caso encontre alguma dificuldade em marcar uma consulta com esse profissional, o Apoio ao Paciente da Abrale está a sua disposição! A senhora pode entrar em contato conosco por meio dos nossos telefones 11 3149-5190 | 0800-773-9973, WhatsApp (11) 31495190 ou pelo formulário no nosso site https://www.abrale.org.br/fale-conosco/.
Abraços!
A anemia pode ter pouca chance de virar Leucemia mais vira sim, minha prima tinha Anemia depois do um tempo fez o exame de sangue só pra previnir e descobriu q tinha Leucemia (LMA).
Olá, Jayane, como vai?
A situação que aconteceu com a prima da senhora é exatamente o que nós explicamos na matéria. A leucemia e a anemia são doenças totalmente diferentes, acontecem por diferentes motivos e os tratamentos não se assemelham. Entretanto, o que ocorre é que a anemia é um sintoma da leucemia e, como a anemia é uma doença muito mais comum e fácil de ser diagnosticada, é muito frequente que os médicos acreditem que seja essa doença. Porém, quando o hemograma não apresenta uma melhora, faz-se uma investigação mais profunda e é identificado que, na verdade, a pessoa está com leucemia.
Temos uma matéria sobre anemia e câncer que acreditamos que possa ser do interesse da senhora! Caso queira lê-la, é só acessar o link a seguir: Anemia em pacientes com câncer
Caso a senhora ou a sua prima tenham qualquer dúvida, estamos à disposição!
Abraços!
EU acabei de saber que tenho Anemia! Fico un pouco assustada. Mais confio em Deus que todo corre bem e será curada. Dessa doença, que ni ninguem merece. Obgd pela informação sobre esse dois doença, mi assustaria si este doença for malignos e virar outra doença. Más creio e acredito que nao. E pela confirmação do Dr. E sao diferente doença.
Olá, Neiki, como vai?
Sim, a senhora pode confiar que são doenças totalmente diferentes e que a anemia não pode virar uma leucemia.
Nós temos uma matéria que fala sobre a anemia em pacientes com câncer, mas explicamos o que é a anemia, porque ela acontece e falamos brevemente como costuma ser o tratamento em pessoas que não estão com câncer. Caso a senhora queira lê-la, basta clicar no link a seguir: Anemia em pacientes com câncer
Abraços!
Muito obgd msm. Menos de susto.
Boa noite.
Minha tia tem 87 anos, á uns dias está muito cansada, pálida, e diz que está a ficar ôca da cabeça, irritadiça, não dorme de noite, e de dia durmita várias vezes, algum desiquilíbrio, e manchas rochas no braço esquerdo (bastantes mas no mesmo sítio, parecendo o mala de Portugal, e muita tosse, por vezes rosada.
Não quer ir às urgências, estou a ficar preocupada.
Gratidão 🙏
Olá, Lina, como vai?
Os sintomas que a sua tia está apresentando são bastante significativos, por isso é fundamental que ela investigue o que está acontecendo. Caso ela não queira ir até um serviço de emergência, orientamos que ela procure um médico de confiança para fazer alguns exames.
Abraços!
Boa tarde Dr. Quero saber se injeções de vitamina pra quem tem anemia também são usadas pra tratamento de leucemia.
Olá, Renata, como vai?
Para tratar a leucemia em si, não. Porém, como a leucemia pode causar anemia, também tratar a anemia diretamente pode ser uma estratégia para melhorar o quadro de saúde geral do paciente.
Algum familiar, amigo ou conhecido da senhora está com leucemia? Caso tenham qualquer dúvida sobre a doença, o tratamento ou qualquer outro assunto relacionado, nós estamos à disposição.
Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– WhatsApp: 11 3149-5190
– E-mail: apoioaopaciente@ABRALE.org.br
Abraços!
boa tarde
tirar uma duvida
estou sentindo muita tontura , dor de cabeça constante , cansaço
Olá, Andreia, como vai?
Nós não temos autorização para oferecer um diagnostico, por isso orientamos que a senhora procure um(a) médico(a) para fazer alguns exames e identificar o que está acontecendo.
Abraços!
Olá meu filho de 1 ano e 10 meses vem apresentação uma alteração constante no leucócitos e (linfócitos varia entre 50 a 82%), desde dos 7 meses. Isso é algo pra ser investigado?
Olá, Maione, como vai?
Como essa alteração vem acontecendo há algum tempo, seria interessante sim investigar para descartar qualquer possibilidade. A senhora pode conversar com o pediatra que está acostumada a levá-lo ou um hematologista, que é a especialidade médica responsável por cuidar de questões relacionadas ao sangue.
Abraços!
Boa noite! Em dezembro fiz um exame de sangue minha ferrentina estava em 10, repeti o exame agora em agosto e está em 5 isso é muito ruim?
Olá, Diana, como vai?
O intervalo de referência, considerado saudável, do laboratório no qual a senhora fez o exame é de 11 a 306 ng/mL?
Se sim, esse resultado da senhora está bastante abaixo do indicado, então recomendamos que a senhora retorne ao médico para investigar o que está causando essa queda e poder tratar. Mas, lembramos que essa queda pode ser causada por diversos motivos, por isso é importante retornar e investigar.
Abraços!