Paciente de mieloma múltiplo, atenção com os seus ossos
Última atualização em 29 de julho de 2021
Esse câncer hematológico tem fraturas espontâneas como um dos sintomas mais comuns
Essa complicação acontece porque as células do mieloma também interferem nas células que auxiliam a manter os ossos saudáveis. Existem dois tipos de células ósseas que trabalham juntas para constantemente reconstruir os ossos. As que constroem um novo osso, chamadas de osteoblastos, e as que destroem o “osso velho”, conhecidas por osteoclastos.
Quem tem mieloma possui células doentes que produzem uma substância responsável por fazer com que os osteoclastos aumentem a velocidade de destruição óssea. Como os osteoblastos não recebem esse mesmo “sinal”, eles não constroem um novo osso. Dessa forma, o “osso velho” é destruído sem ter um osso recém-formado para substituí-lo.
Como consequência, podem surgir áreas de enfraquecimento dolorosas e o osso pode aparecer mais fino aos raios X ou até mesmo com buracos. Isso torna mais provável que aconteçam fraturas e, consequentemente, dores ósseas.
Do mesmo modo, esse desequilíbrio das células pode causar a redução da altura do paciente, devido ao desgaste das vértebras. Além de também poder causar um desvio da coluna vertebral.
Drª Priscilla Cury, hematologista e especialista em mieloma múltiplo da clínica São Germano, diz que nem sempre é possível distinguir uma fratura causada pela doença de uma fratura normal. “Geralmente a suspeita ocorre quando o paciente apresenta fraturas sem ter sofrido um acidente ou exagerado na carga daquele osso que fraturou”.
Segundo ela, os ossos mais afetados são a coluna vertebral, arcos costais, crânio e bacia. Porém, é possível que os fêmures sejam afetados também.
Cuidados especiais durante o mieloma múltiplo
De acordo com a Ana Paula Oliveira Santos, coordenadora do Comitê de Fisioterapia da Abrale, os maiores cuidados são em relação às possíveis fraturas. As orientações vão desde o uso de coletes adequados até ferramentas que auxiliam a caminhar, como andador ou bengala.
“É importante também pensar nas adaptações das atividades do dia a dia. Por exemplo, tipos de calçados utilizados, postura e ajuste de móveis e tapetes para evitar quedas”, explica a Ana Paula.
É importante que o paciente não faça uso de anti-inflamatórios para aliviar a dor. Esse tipo de medicamento é contraindicado pois pode levar a uma insuficiência renal.
A Drª Priscila afirma que para as situações de dor, o paciente de mieloma múltiplo pode fazer uso dos bisfosfonatos. Esses medicamentos equilibram a reabsorção óssea, auxiliando a diminuir a dor.
Ao mesmo tempo, é importante manter uma alimentação balanceada e ficar atento ao bom tratamento da doença como um todo.
Posso fazer exercício tendo mieloma múltiplo?
É preciso, em primeiro lugar, que o paciente passe por uma avaliação clínica e física cuidadosa. No geral, deve-se evitar atividades que tenham alto impacto, como jogos coletivos e exercícios com carga alta.
A fisioterapeuta Ana Paula aconselha que os melhores exercícios são a hidroginástica, caminhada, bicicleta ergométrica e yoga. Porém, eles só devem ser realizados “após a liberação médica e com adaptação dos exercícios pelo fisioterapeuta de acordo com o caso de cada paciente”.
A fisioterapia em si é muito recomendada para os pacientes de mieloma múltiplo. A única condição é que ela precisa ser feita por um fisioterapeuta especialista na área da Oncologia. Dessa forma, ele pode indicar a melhor abordagem de acordo com a fase da doença e a condição do paciente.
A fisioterapeuta explica que “algumas complicações decorrentes do tratamento do mieloma podem ser minimizadas quando bem manejadas pelo profissional. A fisioterapia tem importante papel na manutenção da funcionalidade do corpo. Além de influenciar no alívio da dor (quando possível), manutenção da condição física, cardíaca e respiratória e minimizar a fadiga”.
Ela também pode ajudar na manutenção da força muscular, permitindo melhor sustentação do osso. Isso ajuda a evitar que as fraturas aconteçam e até possibilita uma melhor resposta ao tratamento
“Porém, todo o tratamento é individualizado e a indicação ou não do exercício vai depender das condições do paciente”, finaliza Ana Paula.
Vivendo com MM
Mieloma múltiplo e obesidade estão interligados
Oi boa noite!
Fui diagnosticada com neoplasia mamária,porém ainda não se ;se é bengna ou maligna ,o problema é que sinto muita dor nos isso ,fiz denciometria ossea e estou com osteoporose tbm ,ando bem preocupada pois não ja um ão isso do meu corpo que não dou,faço uso de bromasepan pra dormir ,mas nem ele tem me ajudado,oque faço?
Olá, Maria, como vai?
Recomendamos que a senhora procure um ortopedista para analisar a sua osteoporose e ver qual o melhor tratamento para o seu caso. Caso a senhora receba o diagnóstico de neoplasia maligna, é ainda mais necessário procurar esse tipo de profissional, pois, dependendo do tratamento utilizado, pode haver um prejuízo nos ossos.
Abraços!
Fui diagnosticada cm mieloma multiplo mais nao apresento lezoes osseas
Olá, Simone, como vai?
Esse é um bom sinal, normalmente, as lesões ósseas acontecem em estágios mais avançados do mieloma múltiplo! Qual tipo de tratamento a senhora está realizando?
A senhora já conhece a Abrale? Nós somos uma associação que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como o mieloma, por meio de alguns serviços gratuitos, como o Apoio ao paciente, apoio psicológico e jurídico. Estou encaminhando o seu contato para a nossa equipe do Apoio e, dentro de alguns dias, a senhora deve receber um e-mail nosso explicando mais sobre o nosso trabalho e nos colocando à disposição para o que a senhora precisar!
Abraços!
Oi bom dia, minha mãe tem mieloma múltiplo, e fraturou a costela, com um movimento brusco em casa
Olá, Ciméia, como vai?
Esperamos que a sua mãe esteja bem! É muito importante que ela passe em um médico para avaliar a fratura em si e também se consulte com o hematologista que acompanha o tratamento dela. Como informamos na matéria é contraindicado o uso de anti-inflamatórios para alívio, o ideal é utilizas os bisfosfonatos.
A senhora e a sua mãe já conhecem a Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com alguns tipos de cânceres, como o mieloma múltiplo, por meio de alguns serviços gratuitos, como o Apoio ao Paciente, Apoio Jurídico e Psicológico. Estou encaminhando o seu e-mail para o Apoio ao Paciente e, dentro de alguns dias, a senhora receberá um e-mail nosso explicando mais sobre o nosso trabalho e nos colocando à disposição para o que vocês precisarem!
Abraços!
Olá. Meu nome é Sônia. Desde agosto de 2019 tive a primeira de algumas fraturas na coluna em diferentes vértebras e este ano a minha clavícula direita inchou muito e fraturou com muita dor. Somente em Dezembro de 2020 foi diagnosticado Mieloma Múltiplo.
Eu gostaria de conhecer a ong ABRALE.
Preciso de apoio pois estou com um nível de preocupação muito instável.
Agradeço pela oportunidade e pelas informações recebidas
Olá, Sônia, como vai?
Estou encaminhando o seu comentário e contato para o Apoio ao Paciente da Abrale para que a gente possa conversar, te conhecer e te apoiar da melhor forma possível! Fique atenta ao endereço de e-mail que a senhora informou quando fez o comentário, dentro de alguns dias nós enviaremos uma mensagem por lá!
Abraços
O que fazer quando o mieloma está nos ossos e sangue
Olá, Lucilene, como vai?
Estou encaminhando o seu contato para o Apoio ao Paciente da Abrale para que a gente possa conversar e te auxiliar da melhor forma possível! Dentro de alguns dias, a senhora deve receber um e-mail nosso no endereço que a senhora indicou quando fez o comentário.
Abraços!
Fui diagnosticada com mieloma multiplo, fazem 2 meses, nao tenho fraturas e vou começar meu tratamento com o Talidomoda.
Estou fazendo no CEPON, aqui em florianopolis, equipe maravilhosa!
Gostaria de alguma informaçoes, como assistente social,alguns serviços gratitos para mim e familia. Pois elas se encontram em outro estado.
Agradeço desde ja!
Olá, Sabrina, como vai?
Estou encaminhando o seu comentário e contato para o Apoio ao Paciente da Abrale, nós somos uma ONG que auxilia pessoas com alguns tipos de doenças sanguíneas, como o mieloma múltiplo. Dentro de alguns dias, a senhora receberá um e-mail nosso explicando mais sobre o nosso trabalho e nos colocando à disposição para o que a senhora e sua família precisarem! Fique atenta ao endereço de e-mail que foi indicado ao realizar o comentário.
Abraços
Olá Sabrina Boa tarde!
Sou paciente de mieloma múltiplos, moro em florianopolis!
Caso precisem de auxílio estou a disposição para ajudar!
Vai dar tudo certo!
Olá, Jefferson, como vai?
O senhor já conhece a Abrale? Nós somos uma associação que auxilia pacientes com alguns tipos de cânceres, como o mieloma multiplo, por meio de serviços gratuitos! Estou encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente e, dentro de alguns dias, o senhor receberá um e-mail nosso explicando mais sobre o nosso trabalho e nos colocando à disposição para o que precisar!
Abraços
Olá!fui diagnósticada com mieloma em 2018 já com várias lesões ósseas e insuficiência renal ,fiz o tratamento no hospital de amor e hoje né encontro bem melhor,tomo zometa e ainda tenho 10 doses para tomar ,faço musculação mas evito pesos ,o que me preocupa é que não consegui fazer o transplante de medula e com isso morro de medo de que as dores horríveis que eu senti por quase um ano possam voltar.
Olá, Sandra, como vai?
Primeiramente, ficamos felizes em saber que a senhora está melhorando com o tratamento que está sendo feito e esperamos que a senhora se mantenha assim!
Por qual motivo a senhora não conseguiu realizar o transplante de medula?
O tratamento proposto pelo(a) seu(sua) onco-hematologista foi pensado para tratar o mieloma e evitar que as dores e todos os outros sintomas retornem, ou seja, que haja uma progressão da doença. Por isso, é importante que a senhora realize o acompanhamento conforme a orientação médica, assim, será possível analisar se é preciso realizar alguma alteração de medicamento ou dose.
A senhora já conhece a Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com alguns tipos de doenças, como o mieloma múltiplo, por meio de serviços gratuitos. Estamos encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente, para que possamos estar mais próximos da senhora, e te auxiliar com o que for preciso! Dentro de alguns dias, a senhora receberá uma mensagem nossa no endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário!
Abraços!
Abraços!
Olá!
Minha mãezinha foi diagnosticada com Mieloma Múltiplo (Apesar de não ter saído o resultado da biópsia, eles já entraram com tratamento). Devido a doença ela sofreu uma fratura no fêmur, passou por cirurgia e hoje está fazendo outra na coluna devido às constantes dores que sente nas costas e também embaixo dos braços. Disseram que era necessário para desobstruir o inchaço na coluna que o MP está causando e oferecer uma estabilidade maior na coluna e evitar que seja necessário outra cirurgia no futuro.
Infelizmente minha mãe possui 3 lesões de Mieloma na coluna região, (T2 e duas mais em baixo , disseram que na vértebra L2 e R5 que informaram ser mais abaixo). Ele disse que essas 2 últimas não estão gerando o problema e nem instabilidade e nem comprimindo os nervos a ponto de perder a força, o que está gerando isso é de cima (T2).
Então a cirurgia seria para descomprimir a medula para que o nervo possa respirar e tentar recuperar ao máximo esse nervo.
Porém disseram que a recuperação é imprevisível. Vão colocar 2 hastes de titânio e 10 parafusos, para dar a chance do corpo recupere a medula e os nervos.
Ela está com uma falta de sensibilidade nas pernas após a cirurgia do fêmur..
Existe a possibilidade com as fisioterapia, fisiatria enfim todo o processo de reabilitação que será feito para estimular o corpo, pode contribuir no regresso dessa falta de sensibilidade das pernas, para que a sensibilidade possa aos poucos voltar?
Olá, bom dia, como vai?
Já respondemos sua pergunta no outro comentário feito na matéria Mieloma Múltiplo: é possível tratar e entramos em contato com a senhora por meio do e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário para que possamos conversar melhor sobre o quadro da sua mãe.
Abraços!
Olá, meu nome é Adenilza;a minha mãe desde do dia 15/09/2020 deu entrada no hospital sentindo muitas dores fortes permaneceu internada por 10 dias onde foi diagnosticada com anemia e avaliada pelo ortopedista q detectaram fratura na coluna, hérnia de disco, bico de papagaio, osteoporose. Hoje se encontra acamada em casa diagnósticada com mieloma múltiplo desde 05/07/2021 e ainda não começou o tratamento, estou muito angustiada sem saber o que fazer, preciso de ajuda!!
Olá, Adenilza, como vai?
Estou encaminhando o seu caso para o Apoio ao Paciente da Abrale para que a senhora possa conversar melhor com a nossa equipe e nos vermos como conseguimos te auxiliar! Peço para que fique atenta ao endereço que a senhora indicou quando fez o comentário, pois, dentro de alguns dias, enviaremos uma mensagem por lá!
Abraços!
Minha mãe teve uma fratura de fémur no ano de 2018 fez a cirurgia, depois de várias sessões de fisioterapia, um dia ela parou de andar sentindo muitas dores.
Logo levamos de volta para o hospital e depois de 4 meses internada acabamos descobrindo que ela realmente tem é Mieloma múltiplo , pois ja começou o tratamento e tem 11 meses. Hoje o sonho dela é voltar a andar, só que ficamos sabendo que não tem previsão dela voltar a andar e nem fazer a cirurgia de fémur por os ossos da perna esta muito doente. E agora como vamos falar isso pra ela , eu não sei o que fazer estou sofrendo muito .
Olá, Ana Cláudia, como vai?
Estou encaminhando o seu caso para os nossos especialistas para vermos como conseguimos ajudar a senhora e a sua mãe! Dentro de alguns dias, enviaremos uma mensagem para o endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário.
Abraços!
Boa noite meu nome é Rosangela em março de 2018 descobrir que tinha mieloma múltiplo em 30 de agosto de agosto fiz um transplante de medula estou em tratamento eu ainda tenho muitas dores . Estou passando com ortopedista .
Olá, Rosangela, como vai?
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com alguns tipos de doenças hematológicas, como o mieloma múltiplo, por meio de diversos serviços gratuitos! Estou encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa estar mais próximos e consigamos ajudar a senhora no que for preciso! Dentro de alguns dias, a equipe do Apoio enviará uma mensagem para o endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário!
Abraços!
[email protected]
Olá, Rose, como vai?
Como podemos te ajudar?
Abraços!
Meu esposo tem lesões na bacia, fratura de vértebras, já apresenta problemas renais e sente muita dor, porém ainda não iniciou tratamento, pois estamos aguardando pelo sus, gostaria de mais informações sobre mieloma multiplo, pois ele está aguardando avaliação com a oncologia.
Olá, Sueli, como vai?
Vamos deixar abaixo o link para alguns conteúdos que temos sobre mieloma múltiplo para que vocês possam conhecer mais sobre a doença. Gostaríamos de lembrar que a Lei dos 30 dias determina que o intervalo entre a suspeita de um câncer e o diagnóstico pode durar, no máximo, 30 dias e a Lei dos 60 dias, determina que o tempo máximo para início de um tratamento oncológico deve ser 60 dias. Então, vocês podem se valer dessas Leis.
Para acessar as matérias sobre o mieloma múltiplo da Revista Online da Abrale, clique aqui
Para ter acesso às informações sobre mieloma no site da Abrale, clique aqui
Qualquer dúvida, estamos à disposição!
Abraços!
Oi bom dia! Tenho os ossos do fêmur fino e a mais ou menos 5 anos quebrei a perna por conta de um “possível cisto” que até hoje não sei se realmente era ou não,mas até hoje não sei o que tenho e ainda sinto muitas dores nos ossos só queria saber o que tenho ao certo e uma solução
Olá, Ingrid, como vai?
Quais especialistas a senhora já procurou e quais exames realizou?
Além dessas dores, a senhora tem algum outro sintoma?
Abraços?
Olá
Meu exame de Eletroforese de proteínas deu beta 1 Globulina 8.1% e o valor de referência é até 7.2
as demais frações deram normais, devo me preocupar?
Olá, Suelin, como vai?
A senhora é paciente de mieloma múltiplo?
O ideal, é que a senhora procure o(a) médico(a) que solicitou esse teste para que ele(a) possa analisar esse resultado e verificar o que ele indica.
Abraços!
Olá Boa Noite!!!
Meu pai foi diagnosticado com Mieloma. E vai iniciar a quimio essa semana. Gostaríamos muito de ter o suporte e o apoio da equipe de vcs.
Oi Priscila! Vamos passar seus contato para a nossa equipe de Apoio ao Paciente, para que falem diretamente com você. Ficamos à disposição para o que precisar ok? Conte conosco!
Meu nome é Adalgisa , tenho 43 anos e fui diagnosticada c mieloma múltiplo, já fiz 32 sessões de radioterapia, já fiquei internada por 3 meses, 5 dias na UTI, fiz 5 meses de hemodiálise e me internei novamente a ata fazer um transplante , eu mesma fui doadora, e tbem faço químio com o medicamento Lenalidomida que tive que conseguir por meio de liminar.. ou seja tudo isso já aconteceu comigo em menos de 2 anos , tenho muito problemas com meu plano de saúde , e agora novamente tive que entrar com advogados p conseguir outra liminar , pq o plano não quer me dar a medicação.. é preciso saber onde consigo fazer hidroginástica ou fisio terapia, pois meu plano quer que eu vá p bairros muito distantes, e já paguei muita coisa em particular e agora não tenho mais condições , e queria muito conseguir pois fiquei com sequelas, bacia quebrada, dores constantes na parte Sacral , e queria muito conseguir fazer em algum lugar ou que conseguia fisio em domiciliar , por causa da minha dores qdo ando . Fico muito cansada diariamente e perdi toda a massa muscular e não ocasião fazer fisio sozinha, e eu moro só com o meu filho de 9 anos , não consegue me ajudar nos exercícios podem me ajudar ?
Olá, Oliveira, como vai?
Como você pretende fazer fisio pelo convênio, o ideal é entrar em contato com eles e solicitar que eles te passem quais os especialistas/centros estão cobertos pelo seu plano e, a partir disso, marcar as terapias. Outra possibilidade, seria pagar no particular e solicitar reembolso, dependendo do seu plano e quanto o convênio oferece de reembolso.
Você já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como o MM, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo de nós para que possamos te ajudar no que você precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro e te adicionar! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto. ?
Abraços!
Olá bom dia.mim chamo Marizete,meu esposo e paciente dê mieloma múltiplo descobrimos a 6 mês ele tá entendendo a quatro meses pois o quadro clínico ficou muito elevado,fez a cirurgia da coluna por conta de fratura agora ele tá um pouco melhor porém a hemoglobina tar baixa e sente muita dores nas pernas o faço
Olá, Marizete, como vai?
Pedimos para que a senhora entre em contato com o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa conversar melhor, entender certinho o seu caso e identificar como conseguimos te ajudar!
Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Como, às vezes, o telefone pode estar ocupado, o contato via WhatsApp pode ser mais fácil!
Abraços!
Boa noite, fiz uns exames que a hematologista pediu e alguns deu alteração, uma pequena anemia e o RX deu (discreta heterogeneidade textura óssea do crânio), a médica suspeita de MM, pediu biopsia e mielograma, estou aguardando marcar a data, estou muito ansiosa e apreensiva pq sinto dores lombar do lado direito já alguns meses, agr estou sentindo dores no nervo do pescoço do lado direito e não posso virar a cabeça pq dói, sinto dores no meio das costas e agr começou doer no coccix ( conhecido como curanchinho). Sinto canseira, fraqueza e muita dor de cabeça. Será que pode ser MM?
Olá, Elisangela, como vai?
É muito importante realizar a biópsia para saber certinho o que está acontecendo e, caso necessário, poder dar início ao tratamento o quanto antes. Como a médica já suspeita ser um mieloma múltiplo, há possibilidade que seja sim, mas somente a biópsia poderá confirmar.
Se a senhora quiser nossa ajuda para marcar esse exame, estamos à disposição! Você pode falar com a nossa equipe por meio destes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços!
Olá faço tratamento a 4 anos e a 2 anos fiz transplante de medula, o câncer está estável por enquanto,mas sinto muita dor n coluna,bacia, fêmur e pescoço, está desgastado e kd vez dói mais.
Olá, Leila, como vai?
Sentimos muito pela senhora estar com tantos desconfortos ? Mas, nós estamos aqui para te ajudar! Pedimos para que a senhora entre em contato com o nosso Apoio ao Paciente para que possamos conversar mais, entender melhor o caso e vermos certinho como te orientar ? Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços!
Boa tarde! Sou portadora de mieloma e uso o colete de putti a 1 ano, fraturei duas vertebras, tenho que usar o colete p resto da vida?
Olá, Angélica, como vai?
Essa decisão vai depender de como a recuperação da sua fratura está e o risco de novas lesões. Caso o médico entenda que a recuperação está boa e o risco de novas lesões é baixo, ele poderá dizer que não é mais necessário, porém se significar um risco para a sua saúde é possível que ele mantenha.
Nós orientamos que a senhora converse com o(a) médico(a) que acompanha o seu caso, para que ele(a) te explique certinho qual o plano dele! Se a senhora quiser, também podemos enviar a sua dúvida para os nossos especialistas voluntários ? basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços!
Estou cuidando de um paciente que provavelmente esteja com MM, estamos aguardando a biópsia.
Olá, Ane, como vai?
Qualquer ajuda, apoio ou informação que a senhora precisar, nossa equipe está à disposição!
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Ficamos no seu aguardo ?
Abraços!
Bom dia
Sou, Cilene, tenho 48 anos e moro em Caetité/BA
Em setembro/23 eu tive uma fratura espontânea na cabeça do fêmur
Procurei o ortopedista e através de uma ressonância magnética foi possível detectar a fratura
O ortopedista estranhou a fratura, fiz outros exames: desintometria óssea (compatível para idade) e uma cintilografia óssea( confirmou a lesão/fratura e uma deformação óssea no crânio). Por orientação dele procurei minha ginicelogista para estudar a questão da baixa dosagem do Estrogênio( já estou na menopausa). Iniciei a reposição hormonal (estrogenio e progesterona)
Mas, continuo sentindo dores no local da fratura e agora nas duas pernas
Desde que fraturei a cabeça do fêmur, fiquei intrigada e suspeitei que pudesse ser mieloma múltiplo. Minha mãe faleceu em 2016 aos 76 anos com mieloma múltiplo.
Gostaria que me orientessem