Skip to content

Do que você tem medo?

Homem sentado ao lado de uma médica com medo do diagnostico
Compartilhe

Última atualização em 22 de novembro de 2022

Embora seja um sentimento comum, é importante ficar atento para que ele não atrapalhe durante o tratamento oncológico

O medo de sofrer é inerente ao ser humano. Este sentimento surge em resposta à consciência frente uma situação de eventual perigo e/ou a partir da ideia de que algo, geralmente desconhecido, pode ameaçar nossa segurança, nossa vida ou a de alguém que amamos. Durante o câncer o medo pode ser muito comum. Mas, e quando desconfiar que esta sensação saiu do controle, do normal? Te contamos aqui nessa matéria!

O câncer ainda assusta

Existem diferentes técnicas que podem ajudar você a trabalhar o medo e a ansiedade que o câncer, e outras situações da vida, podem trazer. 

As novas opções de tratamento para os pacientes oncológicos são inúmeras e cada vez mais apresentam melhores resultados. No caso dos cânceres do sangue, como as leucemias e linfomas, além de possibilitarem a remissão completa da doença na maior parte dos casos, as inovações medicamentosas podem, inclusive, trazer a cura. 

Homem com medo recebendo diagnóstico de câncer

E mesmo com tantas notícias boas, o câncer ainda gera medo. De acordo com Fabiana Marthes Molli Caron, presidente da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO), isso acontece devido à ameaça real e simbólica que a neoplasia representa. 

“Adentrar a experiência desconhecida de tratamentos, que podem ser mutilantes e incapacitantes, com a possibilidade de morte permeando essa experiência, causa esse sentimento que, quando bem elaborado, pode nos mover de forma positiva. Apesar de hoje a cura ser possível, o medo do sofrimento, dos efeitos colaterais e da imprevisibilidade da cura continuam permeando a pessoa diagnosticada”, explica. 

De fato, embora os tratamentos proporcionem desfechos clínicos positivos, não significa que toda a experiência será fácil para o paciente. É possível que haja mudanças no corpo e na rotina e, como muito bem lembrado pela psicóloga Fabiana Caron, efeitos colaterais, que também podem gerar angústia. 

“Só podemos afirmar que conhecemos de fato algo quando vivenciamos a experiência de corpo e alma. Cada pessoa é única e, por isso, sente esses efeitos de forma individual e subjetiva, sem saber sua reação antes de vivenciar concretamente. Conhecer através dos outros, como médicos, equipe de saúde, ex-pacientes, não é conhecer de fato. É como vislumbrar e tentar imaginar uma história que não é sua, pois a sua só será conhecida após viver o processo”, comenta a presidente da SBPO. 

A recidiva também é um fantasma que assombra muitos pacientes.  

“O pensamento de que a doença pode voltar é algo muito estressante, por isso é o melhor a fazer é procurar um suporte psicológico para trabalhar os pensamentos e os sentimentos com o objetivo de minimizar pensamentos disfuncionais e catastróficos, como ficar o tempo todo pensando na recidiva”. 

Leia também:

Deixe o medo de sofrer de  lado!

Existem diferentes técnicas que podem ajudar você a trabalhar o medo e a ansiedade que o câncer, e outras situações da vida, podem trazer. 

“Hoje, a Terapia Cognitivo/Comportamental, e também as terapias chamadas de terceira onda, como a Terapia Focada na Compaixão e a Terapia de Aceitação e Compromisso, disponibilizam inúmeras técnicas e instrumentos psicológicos para trabalhar o medo, a ansiedade e o estresse que assombram os pacientes oncológicos, além de ajudarem a minimizar ao máximo os efeitos negativos do medo, deixando claro que este sentimento também tem seu lado saudável e protetivo”, salienta Fabiana. 

Apoio psicológico para paciente com câncer

O suporte de um profissional da Psicologia será muito importante para fortalecer as emoções não só do paciente, como também do familiar. A Abrale oferece apoio psicológico gratuito. Entre em contato pelo (11) 3149-5190 ou [email protected] 


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] Do que você tem medo? Compartilhar: SBPO presente na SBOC 2022 […]

Back To Top