10 alimentos que parecem saudáveis, mas não são
Última atualização em 25 de maio de 2023
Não se deixe enganar pelas propagandas e embalagens bonitas. O segredo é analisar os ingredientes de cada produto
Há alguns alimentos que parecem saudáveis, mas não são. Eles podem atrapalhar na hora de manter uma alimentação equilibrada. Isso não quer dizer que estão totalmente proibidos, mas é importante ter em mente que podem não ser tão benéficos e nutritivos quanto aparentam. Esse cuidado vale especialmente para pacientes com câncer, que precisam estar muito atentos ao consumo suficiente de nutrientes e ingredientes naturais.
Hoje em dia, existem diversos produtos que são vendidos como super saudáveis, além de práticos, mas, muitos deles, na verdade, são pegadinhas. Isso acontece, principalmente, porque a maioria deles é ultraprocessado e leva, na sua composição, diversas substâncias químicas, como conservantes ou grandes quantidades de sal e açúcar.
Claro, é permitido comer de vez em quando, mesmo para quem tem câncer. Porém, o ideal é evitá-los e, quando for consumi-los, ser de maneira moderada.
10 alimentos que parecem saudáveis mas não são
- Granola
- Barras de cereal
- Iogurte com sabor
- Molhos prontos para salada
- Suco de caixinha
- Sopa instantânea
- Peito de peru
- Gelatina
- Kani
- Refrigerante zero
Granola
Na teoria, ela contém uma mistura de alimentos que são saudáveis, como aveia. Mas, na maior parte dos casos, a granola é rica em açúcar, gorduras adicionadas e sódio. Isso causa um aumento da ingestão de calorias e pode prejudicar a saúde do coração.
Outro ponto é que, a depender do fabricante, ela pode ter um baixo teor de fibras, sendo que as fibras são a principal vantagem da granola.
Barras de cereal
Esses produtos geralmente chamam a atenção por aparentarem ser saudáveis, terem diversos sabores e pela praticidade. Realmente, existem algumas barrinhas que contém baixas calorias, são fonte de fibras, dão energia, aumentam a sensação de saciedade e ajudam no funcionamento do intestino. Entretanto, não é o caso da maioria das marcas, que oferecem produtos com uma grande quantidade de gordura, açúcar, calorias e que não têm fibras.
É importante analisar os ingredientes no rótulo. O primeiro que aparece é sempre o que está em maior quantidade, então procure barrinhas que tenham a fibra logo no começo da lista. Além disso, quanto menos gordura saturada e sódio, melhor.
Chocolate e câncer: está liberado?
Na hora de comprar o ovo de Páscoa, o segredo é estar atento ao tipo de chocolate e também não…
Iogurte com sabor
O iogurte, por si só, é um alimento saudável, porém ao adicionar o sabor, são adicionadas também grandes quantidades de açúcar e corantes artificiais. Com isso, eles deixam de ser benéficos.
O recomendado é escolher iogurtes naturais e adicionar frutas frescas para dar sabor.
Molhos prontos para salada
Aqui, novamente, o problema é que esses molhos costumam ter muita gordura, calorias, produtos químicos e sódio na sua composição. Assim, uma salada, que é saudável, deixa de ser tão benéfica quando recebe o produto. Por isso, o ideal é evitá-los e apostar em temperos caseiro com ervas, azeite de oliva, vinagre, limão e sal (mas sem exageros).
Suco de caixinha
Sucos de frutas naturais são deliciosos e saudáveis, mas, ao colocá-los em latas ou caixinhas, eles recebem conservantes, aromatizantes e uma grande quantidade de açúcar, além de perderem o teor de fibras e vitaminas. Vale saber que mesmo nas versões light, há presença das substâncias químicas e do sódio em excesso.
O mesmo vale para o chá de lata ou caixinha. Devido ao fato de ele ser industrializado, perde grande parte dos seus benefícios.
Caso essas bebidas sejam tomadas de forma excessiva, podem causar diabetes e obesidade.
Sopa instantânea
As sopas de saquinho também possuem uma grande quantidade de aditivos químicos, por conta do processo de industrialização. Em alguns casos, apenas um saquinho ultrapassa o valor recomendado de sódio para o dia todo. Além disso, elas não têm fibras nem bons nutrientes.
Peito de peru
Esse tipo de frios, que é comprado, principalmente, em padarias e supermercados, é rico em sódio, açúcar e aditivos químicos. Então, apesar de ser muito utilizado por ter a fama de ser leve e pelo fato do peru ser saudável, o peito de peru não é.
Ele entra na categoria dos ultraprocessados e embutidos, então, no final das contas, ele não é tão diferente de um presunto ou de uma mortadela.
Além dos ingredientes em excesso, o peito de peru também recebe dois conservantes chamados nitrato e nitrito de sódio, que são substâncias relacionadas ao desenvolvimento de alguns tipos de cânceres.
Quem tem câncer pode comer de tudo?
Saiba quais alimentos estão permitidos, a quantidade adequada de cada um deles e quais estão proibidos
Gelatina
Ela pode parecer inofensiva, gostosa, leve e até mesmo refrescante, mas grande parte das marcas vendidas em supermercados conta com quase 70% de açúcar na sua composição. Fora isso, para dar o sabor, são colocados corantes. Até nas opções diet e zero são encontrados maltodextrina, adoçantes e corantes que fazem mal para nossa saúde.
Kani
Esse alimento é feito com surimi congelados (composto de peixes) com sabor artificial de carne de caranguejo. Para produzir esse surimi a carne dos peixes é triturada, peneirada, lavada e transformada em uma pasta de proteínas de peixe sem sabor, cheiro e cor.
Para que essa pasta ganhe caraterísticas saborosas, são colocados aromatizantes, corantes e glutamato monossódico. Ou seja, além de conter diversas substâncias químicas, o kani também possui uma grande quantidade de sódio.
Refrigerante zero
Por último, mas não menos importante na lista de alimentos que parecem saudáveis, mas não são estão os “refris zero”. Por não terem calorias, essas bebidas são vistas como saudáveis. Porém, não é bem assim. Elas contém uma série de produtos químicos que são nocivos à saúde, como corantes, acidulantes, conservantes e adoçantes, fora a quantidade excessiva de sódio.