Skip to content

Cogumelo previne câncer?

Cogumelo previne câncer
Compartilhe

Última atualização em 19 de janeiro de 2023

Estudo sugere que consumo desse alimento protege as células contra o câncer

Os cogumelos têm diferentes tamanhos, tipos, texturas, sabores e importantes nutrientes que proporcionam saúde e bem-estar. E, agora, um novo estudo indica que o 

cogumelo previne câncer

Os cogumelos, embora sejam chamados de vegetais por muitos, são do reino Fungi (fungos) e se nutrem pela absorção e pela parede celular constituída de quitina. Portanto, o cogumelo é um fungo.

Quando eles são comestíveis, fazem muito bem à saúde e não só podem – como devem – ser consumidos para uma alimentação balanceada. Entretanto, existem espécies que podem ser venenosas e bastante tóxicas, dentre elas estão: Amanita Muscaria, Amanita Abrupta, Galerina Marginita e Gyromitra Esculenta. 

Isabelle Novelli, nutricionista especialista em Oncologia e membro do Comitê de Nutrição da Abrale, conta que este fungo é uma excelente fonte de várias vitaminas, como é o caso da vitamina D, que não costuma ser muito comum nos alimentos. 

“Os cogumelos também têm uma grande quantidade de zinco, que é importante para o sistema imune. Além disso, têm o selênio, principal enzima antioxidante que ajuda o corpo a funcionar. Em alguns tipos de cogumelos também é encontrada a vitamina B6, essencial para manter a saúde do nosso material genético. No consumo de cogumelos, o organismo passa a receber vários compostos bioativos, então realmente são muitos os benefícios”, comentou.

Cogumelo previne câncer?

Segundo artigo publicado no jornal científico Advances in Nutrition, comer dois cogumelos de tamanho médio, por dia, diminui em 45% as chances de desenvolver um câncer, quando comparado com quem não come cogumelos regularmente. 

De fato, uma alimentação saudável é responsável por prevenir diferentes tipos de neoplasias malignas. Mas um único alimento não fará milagres. 

Cogumelo é um fungo

“Como mencionei, os cogumelos são ricos em antioxidantes, que podem ajudar a proteger as células, diminuindo o risco de desenvolver câncer. Mas a pesquisa mostra que pessoas que têm um consumo elevado de cogumelos também consomem mais vegetais variados, então é provável que a diminuição do risco esteja relacionada ao comportamento alimentar como um todo. Mais importante do que focar somente em uma variedade de vegetal e comer apenas um tipo deles, é ter uma alimentação rica em frutas, hortaliças e vegetais, todos os dias. Os resultados serão ainda mais benéficos se o consumo for variado”, explica a nutricionista. 

Leia também:

Quem faz quimioterapia pode comer cogumelos?

A resposta é sim! Porém, alguns cuidados importantes devem ser seguidos. Isso porque o cogumelo tem um tipo de carboidrato que pode causar diarreia, mesmo quando consumido em pouca quantidade. 

Receitas com cogumelos

“Dos cogumelos em que temos acesso para comprar no mercado e feiras, sim, os pacientes podem consumir, sem problemas. Porém, por conta da presença de um carboidrato específico, caso o paciente esteja com episódios de diarreia, é melhor evitar o consumo. Outro ponto importante é que o alimento deve estar sempre muito bem cozido ou assado. Quando a imunidade estiver um pouco baixa, a chamada neutropenia, como os cogumelos são mais difíceis de higienizar, é indicado não comê-los. E quero salientar que não se deve ingerir cogumelos encontrados na natureza, como em bosques, sítios, por exemplo. Alguns tipos podem ser tóxicos e perigosos”, pontuou Isabelle.

Tipos de cogumelos comestíveis 

Cantarelo – Ele tem uma cor amarela intensa, aroma floral e também é chamado de “cogumelo canário”. 

Portobello – É bastante popular no Brasil. Seu sabor é suave e a textura é firme, o que lembra um pouco as carnes. 

Tipos de cogumelos comestíveis

Champignon – Também chamado como cogumelo-paris, o sabor é bastante suave. 

Hiratake – Tem cores que variam entre branco e salmão. Ele é grande e lembra um pouco uma ostra. 

Shimeji – É popular na gastronomia japonesa, com cores que vão de cinza a marrom. Seu sabor é mais intenso e amargo. 

Shiitake – Seu sabor é mais amadeirado e sua textura também lembra um pouco a carne. 

Leia também:

PREPARAMOS ALGUMAS RECEITAS PARA VOCÊ!

Receita de cogumelo refogado com salsinha

Cogumelo refogado com salsinha

  • 200g de cogumelos shiitake
  • 2 dentes de alho 
  • 3 colheres (sopa) de azeite
  • 6 ramos de salsinha
  • Sal a gosto
  • Limpe os cogumelos e corte os cabinhos.
  • Descasque e pique fino os dentes de alho. Lave, seque e pique a salsinha
  • Em uma frigideira aquecida, regue com azeite, adicione o cogumelo e tempere com sal. Deixe cozinhar por cerca de 5 minutos, até dourar e ficar macios.
  • Sirva com arroz, macarrão ou algum outro acompanhamento de seu gosto.
Receita de sopa de champignon

Sopa de champignon

  • 1 cebola pequena picada
  • 1 colher de sopa rasa de margarina
  • 1 colher de sopa de farinha de trigo
  • 4 xícaras de champignon fatiado
  • Salsinha e sal a gosto
  •  Em uma panela não aderente, doure a cebola na margarina até ficar macia,
  • Acrescente a farinha e cozinhe até dourar levemente.
  • Junte os champignons e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
  • Adicione o sal.
  • Deixe cozinhar por 10 minutos ou mais, até engrossar.
  • Salpique a salsinha e sirva.

Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

[…] propriedades anticancerígenas: de acordo com o jornal científico Advances in Nutrition, comer dois cogumelos por dia reduz o risco de câncer em […]

Back To Top