O que é um câncer raro?
Última atualização em 28 de julho de 2021
Apesar de ser uma doença comum, existem alguns tipos de neoplasias que acontecem com menos frequência
Considera-se como câncer raro um tumor que tem baixa incidência na população geral quando comparado com outros tipos de neoplasias malignas. Ou seja, quando há uma menor quantidade de diagnósticos daquela doença em relação às outras mais comuns, como câncer de mama, pele e próstata. Porém, isso não necessariamente interfere na agressividade do câncer nem na possibilidade de curá-lo.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), cânceres raros também podem estar relacionados à origem da doença, em locais pouco convencionais. Ou ainda, por se desenvolverem a partir de linhagens celulares incomuns. Entretanto, acredita-se que essas doenças, raramente, são hereditárias, na maioria das vezes são causadas pela exposição a fatores de risco.
O diagnóstico do câncer raro não é tido como complexo e é feito seguindo os mesmos procedimentos e exames de um tumor comum. Dessa forma, a investigação é feita de maneira similar, por meio de exames e biópsia, analisando em qual órgão a doença se formou, onde está efetivamente localizada e qual o seu subtipo. Os resultados desses testes estabelecem se é um tumor raro ou comum e possibilita que o oncologista indique o tratamento mais adequado para aquele caso.
Somente por ser um câncer raro, isso não significa que ele é mais agressivo. Sua malignidade dependerá das características das células cancerosas. Por exemplo, se elas possuírem um crescimento mais rápido e invasivo, a doença é considerada como mais agressiva.
Câncer pode ser hereditário, mas não contagioso
Tentar descobrir o porquê um câncer se desenvolve é uma grande preocupação. Por isso, questões como se ele é hereditário e/ou transmissível aparecem. Leia mais sobre!
Tratamentos dos cânceres raros
Alguns tipos de câncer raro já possuem diretrizes de tratamento e terapias específicas definidas. Entretanto, para os que ainda não têm, a terapia é realizada por analogia, isto é, a intervenção terapêutica de um tumor comum é adaptada ao raro.
A principal dificuldade de tratar e alcançar a remissão para esse tipo de doença está no fato que, na maioria das vezes, o diagnóstico é feito tardiamente. Consequentemente, a neoplasia maligna está em estágio avançado.
Em nota enviada para a Abrale, o INCA ressalta que, assim como nos cânceres comuns, o diagnóstico precoce é sempre o melhor caminho para o sucesso do tratamento.
Essa resposta é mais importante do que saber qual tipo da doença apresenta um maior risco. Leia mais sobre!
Qual o tipo de câncer mais raro?
Segundo o INCA, os cânceres mais raros são:
- Sarcomas de partes moles
- Carcinoma de Merkel
- Carcinoma anaplásico de tireoide
- Tumor adenóide cístico
- Mesotelioma
- Tumores primários de peritônio
Estou com câncer de boca na tiroide já faz 1 ano ainda não chamaram pra cerugia corro risco de.morrer está bastante avançado q fazer?
Olá, Maria Aparecia, como vai?
A Abrale é especializada em atender pacientes com cânceres hematológicos, por isso, não temos tanta expertise para te orientar. Dessa forma, pedimos para que a senhora entre em contato com o Instituto Oncoguia, que atende pacientes com cânceres sólidos, para te auxiliar! O contato deles é 0800 773 1666
Abraços!
O câncer de mama inflamatório tbm é raro?
Olá, Jurali, como vai?
No geral, o câncer de mama não é um tumor raro.
Abraços!
Olá a todos
Gist é um tumor raro ?
Obrigada
Olá, Elaine, como vai?
O GIST é um tumor raros, correspondendo a 1% de todos os cânceres do trato gastrointestinal (TGI).
Abraços!
O linfoma de Malt na região da faringe com a lesão estendendo para a laringe é raro e agressivo??
Não incidencia da bacteria Hpylori, ele tem 31 anos.
Olá, Erica, como vai?
Estamos encaminhando a sua dúvida para os nossos especialistas para que eles possam oferecer uma resposta para a senhora. Dentro de alguns dias, a nossa equipe do Apoio ao Paciente enviará uma mensagem para o endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário!
Abraços!
Saber mais sobre tumores primários de peritonio
Olá, Ana Aparecida, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos expertise suficiente para responder a sua dúvida. Dessa forma, solicitamos que a senhora entre em contato com o Instituto Oncoguia, que atende pacientes com cânceres sólidos, como o de peritonio, para que eles possam te ajudar. O contato deles é: 0800 773 1666
Abraços!
Olá, estou em treinamento com lisodren. Pós cirurgia de retirada da adrenal esquerda. Pois tive invasão vascular, sem metástase. Qual seria o tempo certo de tratamento pro meu caso?
Olá, Ana Maria, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos expertise suficiente para auxiliar e orientar a senhora. Porém, de qualquer forma, a melhor pessoa para te explicar como será o seu tratamento e quanto tempo irá durar é o(a) médico(a) oncologista que está acompanhando o seu caso. Anote todas as suas dúvidas em um papel antes da próxima consulta e faça todas as perguntas para a senhora saber certinho o que esperar!
Abraços!
Muito bom esse artigo!
Olá, lygia, como vai?
Ficamos muito felizes de saber que você gostou do nosso artigo ?
Qualquer dúvida ou sugestão, estamos à disposição!
Abraços!
Minha mãe foi diagnosticada com células de Merkel a aproximadamente 10 anos, depois de ter sido tratada por dois anos como alergia. Retirou 18 tumores da perna. Restavam 2 tumores quando os médicos decidiram não operar mais porque não estava adiantando. Tentou radioterapia e saíram três tumores onde foi feita a aplicação. Os médicos reunidos nos disseram que na história da medicina, quem tem células de Merkel tem no máximo 4 anos de sobrevida. Minha mãe já sem ter mais o que fazer, começou a colocar sal com muita fé em Deus, todos os dias sobre os tumores que restaram. Este mês se completou 6 anos que sumiram todos os tumores e ela só faz acompanhamento trimestral. Nem células no sangue tem mais.
Gostaria de saber sobre o tumor xantoastrocitoma pleomórfico grau 2 , quais chances de recidiva ? Fiz cirurgia 2x
Olá, Ariele, como vai?
Como o seu tumor é um câncer sólido, a Abrale não tem a expertise necessária para te atender – nós auxiliamos apenas casos de cânceres do sangue. Mas, indicamos que a senhora entre em contato com o Instituto Oncoguia, que atende pacientes com todos os tipos de câncer! ? O conto deles é: 0800 773 1666
Abraços!