O que é o Watch and Wait na LLC
Última atualização em 28 de julho de 2021
Essa é uma estratégia muito comum para os pacientes de leucemia linfoide crônica (LLC), que não precisam tratar o câncer logo após o diagnóstico
O que é LLC?
A leucemia linfoide crônica é uma neoplasia maligna do sangue que acontece quando os linfócitos sofrem uma mutação genética. Com isso, eles passam a se multiplicar de forma descontrolada e param de realizar as suas funções.
Considera-se esse tipo de leucemia como crônica, porque, apesar de haver a produção das células doentes, o corpo ainda está fabricando células saudáveis. Por isso, a evolução da LLC é mais lenta e, consequentemente, os sintomas também demoram mais para aparecer.
Ainda não se sabe quais são os possíveis fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença. Entretanto, sabe-se que ela não é hereditária e atinge, majoritariamente, homens com mais de 50 anos.
Como é possível que a pessoa não tenha nenhum sintoma, em grande parte dos casos, a doença é descoberta por meio de exames de rotina.
Sintomas de leucemia linfoide crônica
Nas situações em que o paciente de LLC apresenta manifestações da doença elas costumam ser:
- Fadiga
- Perda de peso sem motivo aparente
- Aumento de gânglios
- Suor noturno
- Febre não relacionada à infecções
LLC tratamento
O principal objetivo dos tratamentos para leucemia linfoide crônica é amenizar os sintomas da doença e prolongar a sobrevida. Entretanto, como não são todos os pacientes que apresentam sintomas, nem todos precisam iniciar a terapia imediatamente. Isso acontece porque administrar a quimioterapia, nesse momento, pode ser mais prejudicial, uma vez que causa toxicidade, e não aumenta a sobrevida.
Assim, esses pacientes entram em uma estratégia de seguimento chamada watch and wait.
“O conceito de watch and wait, que traduzido significa esperar e observar, vem para tipos de câncer de evolução lenta, que não comprometem a qualidade de vida do paciente, e que não apresentam ganho de sobrevida quando tratados precocemente. Com isso, podemos esperar para tratar quando o paciente estiver com sintomas, sem interferir no prognóstico”, explica o Dr. Guilherme Perini, hematologista no Hospital Israelita Albert Einstein.
Ele ainda ressalta que mesmo com terapias modernas, como o Ibrutinib, não há evidência científica comprovando o benefício de tratar o paciente precocemente.
Uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) com 100 pacientes de LLC mostrou que 38% deles tinham dúvidas ou não sabiam o que era Watch and Wait. O Dr. Perini acredita que isso acontece porque os pacientes não estão familiarizados com o termo, porém entendem que não irão necessitar de tratamento imediato e o motivo disso acontecer.
“Até porque, a cada 3 pacientes com LLC, apenas 1 vai requerer tratamento imediato”, complementa.
Etapa de watch and wait para tratamento da LLC
De acordo com o hematologista, não há um tempo médio no qual um paciente de LLC permanece em watch and wait. Dessa forma, pode variar de meses até décadas, dependendo de uma série de fatores biológicos da doença.
Nesse período é essencial que o paciente siga corretamente as recomendações médicas em relação ao tempo de retorno às consultas, quais exames devem ser feitos e afins.
Há uma porcentagem significativa de pacientes que nunca precisarão tratar a LLC, mas mesmo assim, devem seguir o calendário de visitas e exames.
“Essa estratégia de seguimento deve contar com a aderência do paciente, justamente para não deixar de identificar o momento ideal de iniciar o tratamento”, o Dr. Perini alerta.
Se, durante o acompanhamento, o médico perceber que houve uma alteração nos testes, indicando citopenia, anemia ou plaquetopenia, é iniciado o tratamento. O mesmo acontece caso os sintomas se manifestem.
“ Eventualmente, podemos iniciar tratamento devido ao incômodo do aumento dos linfonodos”, o doutor diz.
Por ser uma leucemia crônica, não é possível curá-la. Entretanto, isso também não significa que o paciente precisará tomar medicamentos durante toda a sua vida.
“Da mesma maneira que um paciente pode ter a doença e não precisar de tratamento imediato, o mesmo pode ocorrer no retorno da doença. O paciente pode ter uma regressão da doença e não precisar tratar”, o especialista informa.
O watch and wait é uma estratégia que também pode ser utilizada em alguns linfomas indolentes, como o linfoma folicular.
Tratamentos para leucemia linfoide crônica
Para os casos de LLC que precisam de tratamento medicamentoso, seja imediatamente ou um tempo após o diagnóstico, existem alguns métodos que podem ser utilizados. Como quimioterapia e imunoterapia.
O melhor tratamento para cada situação será escolhido tendo como base as características da leucemia linfoide crônica e do paciente. Por exemplo, idade, se possui alguma comorbidade e condições de saúde gerais.
O protocolo RFC (Rituximabe, Fludarabina e Ciclofosfamida) é um esquema quimioterápico muito conhecido e que apresenta bons resultados. Entretanto, só é possível utilizá-lo em pacientes de baixo risco. Ou seja, que tem menos de 65 anos e poucas comorbidades.
Outra opção é a combinação dos anticorpos monoclonais Rituximabe ou Obinutuzumabe mais Clorambucil. Essa terapia pode ser administrada em pacientes com maior fragilidade.
Já para os tratamentos de segunda linha, isto é, quando há uma recaída da LLC, pode ser usado o Ibrutinibe, que é um inibidor da tirosina quinase de Bruton. Além disso, há também o Venetoclax, que pode ser utilizado sozinho ou em combinação com o Rituximabe.
O transplante de medula óssea alogênico, que necessita de um doador 100% compatível, pode ser indicado para pacientes jovens que possuem a LLC mais agressiva. Essa é a única situação na qual o tratamento tem objetivo de curar esse câncer.
Como é o hemograma de uma pessoa com leucemia?
O que a mutação genética significa para um câncer
Uma lá iemtencom 86 anos lá.faz tratamento a 15 anos e.normal.fraquesa intensa. Está.tomando. quimioterápico oral.
Olá, Josina, como vai?
É comum que os quimiterápicos causem fraqueza, porém é possível tratar e controlar esse efeito colateral. Porém, caso essa fraqueza seja recente, ou seja, a pessoa não sentia isso antes e de uns tempos para cá, passou a sentir, pode significar algo.
De qualquer forma, nós recomendamos que a senhora ou a paciente converse com o médico que acompanha o tratamento para que ele possa identificar o que está acontecer e propor uma solução.
Abraços!
eu nao consegui a biópsia ainda mas já fiz todos exames e acompanho pelo upa porque pelomenos a cada 3 meses tenho incio de uma infecção sempre senusite e esofagite bronquios meus linfonodos crescem lento era so cervical hoje esta na axila mas evolução de crescimento bem lento e exame apresenta hipogamaglobulina leve e hemograma sempre linfocitose e neutrofilia esses dois sao cronicos já mas as vezes fica todos os leucócitos e linfocitos acima de referência