O que são linfócitos e qual a ligação com os linfomas?
Última atualização em 28 de julho de 2021
O linfoma acontece quando essas células viram malignas, se multiplicando de forma descontrolada. A doença pode se desenvolver a partir dos três tipos de linfócitos
Os tipos de linfócitos que existe são os T, os B e os NK, também conhecidos como células natural killer. A sua produção , assim como acontece com as outras células do sangue, acontece na medula óssea a partir da célula-tronco.
Apesar de, no geral, a função dos linfócitos B ser similar com a função dos linfócitos T e das células NK , cada um deles utiliza um mecanismo diferenciado para combater os micro-organismos invasores.
“Os que nos protegem imediatamente são os natural killer, que são a minoria dos linfócitos. Já os linfócitos T e B precisam se adaptar para realizar uma defesa mais intensa, esses existem em maior quantidade”, diz a Drª. Danielle Leão, hematologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.
Ela explica que após o contato com o agente infeccioso, os linfócitos B produzem anticorpos para combater essa ameaça. Por outro lado, os linfócitos T amadurecem para outras formas, que atacam diretamente ou produzem substâncias para organizar o ataque ao invasor.
Na maioria das vezes, o linfoma acontece nos linfócitos T e B justamente por haver uma maior quantidade dessas células. Entretanto, em casos raros, a doença também pode acontecer nas células NK.
“O linfoma surge quando a célula ganha alguma mutação que a leva a ter vantagens para se reproduzir mais ou morrer menos”, a doutora conta.
Linfócitos e linfoma de células B
Apesar dos linfócitos T e B estarem presentes nos gânglios linfáticos, local em que a maioria dos linfomas aparece, as células B ainda estão amadurecendo. Dessa forma, elas se proliferam mais intensamente, aumentando a probabilidade de acontecer alguma mutação nesse processo. Por isso, os linfomas de células B são maioria (85%) dentro dos linfomas não-Hodgkin.
O amadurecimento dos linfócitos B também influencia na velocidade de evolução do linfoma, ou seja, se ele será agressivo ou indolente.
De acordo com a Drª. Danielle, “se a doença surgiu na fase em que a célula B estava se multiplicando muito para amadurecer, o linfoma vai ter muita proliferação celular e será agressivo. Entretanto, se foi uma fase do amadurecimento em que a célula estava mais ‘quieta’ e com menos multiplicação, o linfoma também pode seguir uma evolução mais lenta. ”
Dessa forma, um câncer que atinge o mesmo grupo de células pode ter comportamentos tão diferentes. Como é o caso do linfoma difuso de células B, agressivo, e o linfoma folicular, indolente.
“Já os linfomas de células T têm algumas características peculiares. Quando surgem nos gânglios ou outros órgãos linfoides, costumam ser mais agressivos que os linfomas B. Entretanto, quando surgem de linfócitos T da própria pele, são doenças muito indolentes na maioria dos casos”, a especialista salienta. Um exemplo de linfoma indolente que se desenvolve na pele é a micose fungoide.
Diferença de linfoma não-Hodgkin de células T e B
Não é possível identificar, visualmente, qual tipo de célula afetada, ou seja, somente os sintomas apresentados pelo paciente não são suficientes para determinar se é um linfoma de células T ou de células B. Para ter essa informação, é preciso realizar uma série de exames e os resultados ajudam a decidir qual o melhor tratamento.
“Tem que ser feita o que chamamos de biópsia, que é a retirada de um dos gânglios alterados. Esse resultado, chamado de anatomopatológico, demora para sair. Isso acontece porque a parte inicial, mais simples, não permite dizer com certeza qual o tipo de linfoma. É preciso realizar um exame que se chama imuno-histoquímica”, a médica conta.
Para esse segundo teste não é preciso de uma nova biópsia, pois utiliza-se um pedaço do material coletado anteriormente. Por meio desse exame é possível identificar qual é o tipo de linfoma e quais são os linfócitos afetados.
“Cada tipo de linfoma recebe um tratamento diferente, que vai desde somente acompanhamento médico, quimioterapia (leve ou mais pesada), transplante de medula óssea ou tratamentos mais avançados”, a hematologista informa.
Já o tipo de linfócito afetado auxilia a especificar qual tratamento terá mais efeito. O motivo para isso acontecer é que algumas medicações, as chamadas terapias-alvo, atacam uma característica que somente aquela célula possui. Por exemplo, o rituximabe destrói as células B, porque elas têm o “alvo” CD20 e, o brentuximabe ataca as células T por meio do “alvo” CD30.
Os linfócitos influenciam na chance de cura do linfoma?
Há linfomas de ambos os linfócitos que não apresentam possibilidade de cura, mas são controláveis, precisando, somente de acompanhamento médico. Como é o caso da micose fungoide e do linfoma folicular, mencionados anteriormente. Entretanto, também há linfomas que acometem os dois grupos de linfócitos, que precisam iniciar a terapia no mesmo dia do diagnóstico para poderem ser eliminados, buscando a cura completa.
Ou seja, o tipo de linfócito em si não possui ligação direta com a chance de cura, somente com o tratamento.
“Uma das coisas que afeta o tratamento, a evolução da doença e até a chance de controle ou cura é a quantidade de doença que a pessoa apresenta. Por isso o diagnóstico precoce, ou seja, ainda com pouca doença, é tão importante”, ressalta a Drª. Danielle Leão.
O que são as células sanguíneas e como funcionam?
Linfoma raro está associado à prótese de silicone
Parabéns Dra. Danielle Leão pelo brilhante esclarecimento, que vem prevenir e esclarecer para todos como uma grande fonte de prevenção.
Muito oportuna matéria em um mundo cuja informação , muitas vezes, não satisfaz nossas expectativas .
Sônia Hallak
Olá, Sônia, como vai?
Ficamos muito felizes em saber que gostou do nosso conteúdo! Estamos à disposição caso tenha alguma dúvida ou queira conversar mais sobre o assunto.
Abraços!
Excelente conteúdo!
Parabéns!
Olá, Maria João, como vai?
Obrigada! Ficamos muito felizes em saber que a senhora gostou do nosso conteúdo!
Abraços
EXCELENTE CONTEÚDO!
Olá, Daisy, como vai?
Ficamos muito felizes em saber que a senhora gostou do nosso conteúdo!
Qualquer dúvida, sugestão ou caso precise de algo estamos à disposição.
Abraços!
Doutora meu deu linfositose reativa ,leve deu anemia ,E perigoso não estou tratando
Olá, Paloma, como vai?
A linfocitose reativa, quer dizer que há um aumento na quantidade de linfócitos devido à infecções virais e certas infecções bacterianas. Então, caso a senhora tenha tido alguma infecção recentemente, o quadro, provavelmente, está relacionado.
Já em relação a anemia, como ela é leve, é possível que o(a) médico(a) não prescreve nenhum tratamento medicamentoso, mas pode passar alguma dieta ou algo nesse sentido, além de fazer o acompanhamento. Por isso, é importante retornar ao especialista que solicitou esse exame ou então procurar um hematologista, nutricionista ou clínico geral.
Abraços!
Doutora desculpe falei errado, não é linfocitose reativa, é linfocitose relativa….e perigoso ? Mas nada eu sinto graças a Deus, e a anemia ,não é leve …fiz esse exame para trabalhar no açougue, e a médica disse que eu podia trabalha tranquila, sem se preocupar….mas eu ouvi dizer que pode ser leucemia??
Dra. li a matéria e me preocupei, pq o resultado de exame do meu filho de 3 anos e 3 meses deu os
LINFÓCITOS deu 65% 5.720uL
LEUCÓCITOS: 8.800 /uL
NEUTRÓFILOS: 25% 2.200uL
MONÓCITOS: 7% 616uL
Obs.: Ele teve febre e por isso solicitei os exames pela pediatra, no pescoço percebi ínguas até a nuca… a pediatra supos uma irritação de pele ou garganta, já q ele não apresentou sinais de gripe…
Olá, Silvana, como vai?
De acordo com os valores de referências que nós temos, somente os linfócitos estão alterados (acima do recomendado). Isso realmente pode acontecer por conta de uma infecção, o que vai ao encontro dos outros sintomas que ele está apresentando. O ideal é realizar o tratamento indicado pela médica e, caso a senhora perceba que, em alguns dias, ele não melhorou, retorne para uma nova avaçiação.
Abraços!
É possível o paciente ter linfoma linfoplasmocítico e mieloma múltiplo ao mesmo tempo???
Olá, Paula, como vai?
Estamos encaminhando a sua dúvida para os nossos especialistas para que eles possam oferecer uma resposta para a senhora. Dentro de alguns dias, a nossa equipe do Apoio ao Paciente enviará uma mensagem para o endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário!
Abraços!
Dra Parabens pela materia! O meu exame LINFÓCITOS 33,00% / 1,65mm TENHO DIAG. ESCLEROSE MULTIPLA
Olá, Maria Aparecida, como vai?
Ficamos felizes de saber que a senhora gostou do conteúdo produzido pela nossa equipe de Comunicação, com apoio da Drª. Danielle Leão ?
Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Abraços!
Olá meu exame deu linfócitos 59 e neutrofilos 34 e os segmentados 33 isso me preocupa um pouco . É caso de preocupação?
Olá, Margarida, como vai?
Esses resultados que a senhora relatou são a porcentagem(%) da quantidade de células ou o número de células em si?
O ideal, é que a senhora retorne ao(à) médico(a) que solicitou esse exame para que ele(a) possa fazer uma avaliação e consiga identificar se há algo acontecendo, o que é e como proceder.
Abraços!
Boa noite Dra Danielle. Estou passando por esses momentos de saber qual tipo de linfoma minha filha tem. Está sendo muito difícil mas, ela está fazendo os exames necessários.
Olá, Anabel, como vai?
Infelizmente, a Drª. Danielle não tem disponibilidade para acompanhar os comentários da Revista ? mas a Abrale está à disposição para ajudar a senhora em tudo que vocês necessitarem! Nós oferecemos diversos tipos de serviço gratuito e estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida que a senhora tenha. Estou encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa estar mais próximos e consigamos te ajudar sempre que preciso! Dentro de alguns dias, a equipe do Apoio enviará uma mensagem para o endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário!
Abraços!
Como começou? E hj está como? Minha filha de 4 anos está na investigacao
Boa tarde, meu exame deu linfocitos aumentados, em agosto tive covid, isso pode interferir na alteração? Mesmo tendo passado alguns meses ? (Estamos em novembro)
Olá, Emily, como vai?
Somente com essas informações, nós não conseguimos oferecer uma resposta para a senhora. É possível que esteja de alguma forma relacionado, mas somente o(a) médico(a) que solicitou o exame poderá te dizer o porquê desse aumento.
Abraços!
Lifedema e plobrema no nervo linfático sem diaguinostico biopsia regional e biopsia de pele inflamatória i linfomonuclear
Olá, Andrea, como vai?
Apesar do linfedema acontecer no sistema linfático, ele não está relacionado com os linfomas, portanto, infelizmente, não conseguimos te auxiliar.
Para tratar do linfedema, recomendamos que a senhora procure um cirurgião vascular.
Abraços!
Fiz um exame de imunofenotipagem solicitado pela hematologistas. Minhas taxas estão boas?
RESULTADO
Foram analisadas as células totais da amostra.
Identificam-se 49,2% de granulócitos maduros, 5,4% de monócitos, 30,2% de linfócitos T maduros com fenótipo normal (relação CD4/CD8=3,4), 8,6% de linfócitos B maduros (relação kappa/lambda=1,3) e 3,8% de células NK. O restante da amostra é formado por debris celulares.
Vi que os linfomas estão mais altos
Olá, Júlia, como vai?
Infelizmente, como a análise desses resultados depende de outros fatores, nós não podemos responder sua dúvida. Mas, recomendamos que a senhora retorne o mais rápido possível para a hematologista que solicitou esse exame para que ela possa fazer a avaliação e identificar se esses resultados indicam algo ou não.
Não deixe de compartilhar conosco como foi a consulta! ?
Abraços!
Minha bebê deu esse resultado no exame estou preocupada
Olá, Miriam, como vai?
O mais comum, é que o aumento dos linfócitos aconteçam quando o corpo está enfrentando algum microrganismo, como um vírus ou bactéria. Mas, menos frequentemente, isso também pode acontecer quando há algum problema na produção dos linfócitos.
O ideal, é que a senhora retorne no(a) médico(a) que solicitou esse exame para que ele(a) possa fazer uma avaliação completa e identifique o que está causando essa alteração!
Abraços!
Minha prima foi diagnosticada com linfócitos agora a pouco, não sei nada sobre e resolvi pesquisar. Como poderia me ajudar para conseguir entender e ajudar ela também? Desde já muito grata.
Olá, Andresa, como vai?
Os linfócitos são células que estão presentes no sangue e tem importante papel no sistema imunológico, elas ajudam na defesa do nosso corpo. Essas células podem estar envolvidas em algumas doenças, mas elas em si não são uma doença.
A senhora sabe certinho o nome da doença com a qual a sua prima foi diagnosticada? Seria linfoma?
Se sim, vamos deixar abaixo dois links que contém diversos conteúdos produzidos pela Abrale sobre os linfomas que acreditamos que possam te ajudar a entender a doença e seus tratamentos:
https://revista.abrale.org.br/tag/linfoma/
https://www.abrale.org.br/doencas/linfomas/
Abraços!
O que é linfomonuclear
Boa noite! Tenho pesquisado bastante sobre os gânglios linfáticos, pois neste momento tenho uma buldogue francesa com 3 anos e quase 9 meses! No final do ano,foi me dito durante uma ecografia que a minha cadela estaria com o Baço ligeiramente inchado e os gânglios um pouco reactivos! Nesse mesmo momento foi feito uma recolha( biopsia) dos gânglios! Essa biopsia veio se a confirmar que os resultados eram normais! O veterinário disse me para esperarmos cerca de 15 dias e fazia se uma nova biopsia.. assim foi feito, e aí já foi confirmado um linfoma! Nessa segunda biopsia não foi possível identificar o tipo de linfoma pois umas das amostras não era suficiente para o determinar ! O veterinário volta me a contactar para uma nova biopsia e na chegada ao veterinário( após uma chamada telefónica eu disse que os gânglios estavam mais reduzidos, o que estranhou) ele reparou que realmente estavam muito mais pequenos,o que não achava normal e que provavelmente havia algo raro nesse acontecimento! Afinal não se fez a biopsia, mas sim a remoção do gânglio linfático para levar para o laboratório! Estive cerca de 1 mês à espera dos resultados finais pois algo estranho se passava através dos químicos usados para detectar o tipo de linfócito( espero não estar a dizer nada de mal)! Foram realizados 3 testes ao gânglio e todos com um resultado nunca visto por eles! Pelo que percebi tem linfócitos T e B em excesso! Como tal ,e sem um resultado final definido, a única opção seria a quimioterapia.. não sendo um especialista, noto que ao fim de 2 dias os gânglios linfáticos diminuiram bastante! Gostava de uma opinão sobre este caso e se já tinha ouvido ou lido algo deste género! Obrigada!
Olá, Bruno, como vai?
Infelizmente, apesar da Abrale atender casos de linfoma, somente temos expertise para atender pacientes humanos.
Porém, o que podemos te informar, é que a biópsia realmente é o melhor exame para identificar o que está acontecendo, pois permite avaliar com mais detalhes tanto o linfonodo, quanto o material que estiver dentro dele. E, mesmo em humanos, apesar da diminuição dos linfonodos não ser algo comum, não significar que a doença foi embora.
O ideal, é realmente conversar com esse médico veterinário para entender corretamente o que está acontecendo e, se possível, procurar um veterinário oncologista.
Abraços!
Boa noite!! Fiz uma biopsia de intestino e o resultado foi edema, infiltrado linfoplasmacitorio e eosofilios. Sugere pesquisar colite eosonofilica. É um linfoma??
Olá, Ana, como vai?
A princípio, não parece haver uma relação com linfoma. Porém, é fundamental que a senhora retorne ao(à) médico(a) que solicitou o exame para que ele(a) possa analisar o resultado e entender certinho o que está acontecendo.
Abraços!
Exame da minha filha de 4 anos deu Linfócitos típicos 55,0 é normal
Olá, Josiane, como vai?
O valor considerado “saudável”, provavelmente, está indicado ao lado do valor do resultado do exame da sua filha. Assim, a senhora pode saber se os linfócitos dela estão dentro desse parâmetro, ou não. Porém, vale lembrar que a pessoa ideal para identificar se está tudo normal ou se há algo acontecendo é o(a) médico(a) que solicitou o exame.
Abraços!
Boa tarde Dra Danielle… Meu último exame de sangue deu que os linfócitos está 5.222ul o médico que me atendeu disse que meus exames estavam ótimos! Tive um linfoma não hodgkin em 2020 fiz cirurgia e quimio e zerou tdo, agora só faço acompanhamento mas achei um pouco alto os linfócitos, a Dra acha que está dentro do normal?
Desde já agradeço!
Olá, Lucia, como vai?
Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que nós não somos um centro de tratamento, somos uma ONG, e não temos temos médicos disponíveis para criar os conteúdos e responder os comentários. As matérias são escritas pelos membros da nossa equipe de comunicação, que entrevistam médicos e especialistas, e os comentários também são respondidos pela mesma equipe. Além disso, nosso trabalho é focado em pacientes com cânceres do sangue.
Dito isso, de acordo com os valores de referência que nós temos como base, o ideal é que os linfócitos, em adultos, correspondam de 20 a 40% de todos os glóbulos brancos e estejam acima de 1.500 células por microlitro de sangue. Porém, no próprio exame que a senhora realizou, é possível encontrar qual o intervalo de referência que o laboratório considera – essa valor, provavelmente, está à direita do resultado do seu exame.
Mas, de qualquer forma, o médico que solicitou o exame, ou até mesmo o onco-hematologista que acompanhou o seu tratamento, são as pessoas mais adequadas para analisar esse resultado e confirmar se está dentro do esperado!
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como o linfoma, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Abraços!
Minha biópsia de lindonodos cervical deu hiperplasia linfoide oq é?
Olá, Elisangela, como vai?
Não conseguimos oferecer uma resposta somente com esse resultado. A hiperplasia de células linfoides quer dizer que há um aumento de células de defesa e isso pode acontecer por diversos motivos. Orientamos que a senhora retorne ao médico que solicitou esse exame pois ele é o único que consegue fazer uma análise completa para identificar certinho o que está acontecendo.
Abraços!
Dr. Fiz o hemograma e o resultado dos linfócitos é 33,8%. É um bom resultado.
Olá, João, como vai?
Gostaríamos de esclarecer, primeiramente, que não temos médicos disponíveis para responder os comentários. Então, o recomendado é retornar ao(à) médico(a) que solicitou o exame para que ele(a) possa fazer uma análise completa.
De qualquer forma, de acordo com o intervalo de referência que nós temos aqui, os linfócitos devem representar de 20 a 40% de todos os glóbulos brancos.
Abraços!
Minha filha fez exames e deu linfócitos 951/ul 14,7% o vcm deu 82,5 fl e o eletrólitos deu 4,83.10 isso é pra se preocupar ela fez o exame devido ter tido febre a noite ela tinha tomado a vacina acho que a febre foi a reação da vacina do corona vírus astrazeneca estou preocupada ela vai ter médico só semana que vem desde já agradeço se poder me responder
Olá, Orgele, como vai?
O ideal é realmente esperar o retorno ao médico para que ele possa analisar os resultados e verificar se tem algo que deve ser investigado – mas, a princípio, não parece ter nada que gere muito alerta, as alterações podem ser por conta da febre e/ou vacina mesmo.
Abraços!
Quanta clareza em um texto… Obrigada pelas informações …
Minha filha tem 2 anos e hemograma veio com linfócitos 55% neutrófilos 31% leucócitos 7.500 … Estou preocupada com essa alteração nos linfócitos e ela está há 2 semanas com gripes mesmo medicada com vitamina c e xaropes… E consulta com a pediatra só será mês que vem.
Olá, Cristiane, como vai?
Ficamos muitíssimo felizes que nosso texto ajudou a senhora a entender melhor o assunto ?
Os leucócitos dela estão dentro do intervalo considerado saudável e, qualquer alteração, pode ser explicada por essa gripe, ainda mais por ser uma gripe mais persistente. Porém, o ideal, é esperar o retorno à pediatra, pois ela conseguirá avaliar os resultados do exame corretamente e poderá dizer certinho se há algo que necessita de atenção. Caso a senhora perceba que os sintomas estão piorando, tente entrar em contato com a médica para ver se há possibilidade de adiantar a consulta.
Abraços!
Boa tarde.os leucócitos do exame meu filho deu 56,3 e UL .7510 ele tem 08 anos devo me preocupar???
Olá, Walter, como vai?
De acordo com o intervalo de referência que nós utilizamos, os leucócitos de crianças de 6 a 13 anos devem estar de 5.000 a 13.000/mm. Então, a princípio, não vemos alarme.
De qualquer forma, indicamos que o senhor retorne com o seu filho no(a) médico(a) que solicitou esse exame para que ele(a) possa fazer uma avaliação completa dos resultados.
Abraços!
Olá. Minha filha fez imunofenotipagem em exame de sangue por apresentar nódulos no pescoço (vários) e febre. O resultado deu 1,8% de linfócitos b imaturos – cd19. Gostaria de saber se somente a presença de cd19 independente da porcentagem já apresenta risco para leucemia ou linfoma. Se alguém puder me responder ficaria muito agradecido. Muito obrigado
Olá, Marcelo, como vai?
Pedimos para que o senhor entre em contato com o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa encaminhar sua dúvida para os nossos especialistas voluntários!
Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Como, às vezes, o telefone pode estar ocupado, o contato via WhatsApp pode ser mais fácil!
Abraços!
Meu exame de inficitios típicos deu 39,8/ posso tá com câncer
Olá, Edna, como vai?
Geralmente, quando os linfócitos típicos estão alterados, está relacionado a alguma condição benigna. Mas, mesmo assim, é importante investigar. Assim, recomendamos que a senhora retorne ao(à) médico(a) que solicitou esse exame para que ele(a) possa avaliar certinho os resultados.
Abraços!
Linfócitos típicos 56,0 /7.395 hemograma meu filho 1 ano 10 meses está normal?
Olá boa tarde. Fiz um exame de coleta de medula óssea e ainda não voltou da biópsia, mas o mielograma já foi laudado e nele apareceu que tenho 13% de linfócitos típicos e 1% de plasmócitos típicos. O que seriam esses linfócitos típicos e plasmócitos típicos?
Olá, Cínthia, como vai?
Significa que esses linfócitos e plasmócitos representados nessa porcentagem não possuem nenhuma anormalidade.
O resultado da biópsia já saiu? A senhora está com suspeita de qual patologia?
Abraços!
Ola Boa tarde, Fiz uma Colonoscopia e o resultado deu Ileíte Cronica acentuada, por ter tido um “LINFOMA DIFUSO DE CELULAS PEQUENAS que foi Parte do Intestino Grosso e Delgado há 29 anos atrás, a médica solicito um estudo imuno histoquimico no qual deu os seguintes resultados:
CD3(PLAN T) POSITIVO EM LINFOCITOS T
CD20(PLAN B) POSITIVO EM LINFOCITOS B
Ki67 POSITIVO EM 5% das CELULARES DE INTERESSE
Diagnóstico:
Biópsia de erosões em anastomose íleo-cólica:
* O perfil imuno-histoquímico, associado aos achados histopatológicos, corrobora a impressão morfológica de ileíte crônica
acentuada em atividade, ulcerada. Ausência de neoplasia.
Há alguma possibilidade de haver algum LINFOMA em evolução ???
Olá, Paulo, como vai?
De acordo com o laudo da biópsia que o senhor descreveu há “ausência de neoplasia”, ou seja, ausência de câncer. Mas, indicamos que o senhor retorne à médica que solicitou essa biópsia para que ela possa avaliar o resultado com mais propriedade e te explicar certinho o que está acontecendo.
O senhor já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como o linfoma, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços
Olá Drª a senhora pode nos ajudar ? Esse foi o resultado da biópsia.
Olá, Aline, como vai?
Nós temos uma matéria que explica o que quer dizer quando esse é o resultado da biópsia! Vamos deixar o link a seguir, pois, como ela está bem completinha, com certeza responderá sua dúvida e será melhor do que tentarmos esclarecer aqui nos comentários!
Hiperplasia linfoide: esse resultado é preocupante?
Abraços!
Minha filha tem glangios grande há 5 meses, quero de febre e manchas roxas na pele. Os glangios não dimimunemm só aumentam
Olá, Ana, como vai?
Ela já realizou algum exame para investigar esses sintomas? Se sim, quais e quais foram os resultados?
Diante dos sintomas que a senhora relatou, nós acreditamos que seria interessante levá-la a um hematologista, que é a especialidade médica responsável por cuidar dos gânglios e alterações no sangue (que podem estar causando essas manchas). Assim, com certeza, a senhora poderá ter uma resposta definitiva sobre o que está causando esses sinais.
Abraços!
Fiz exame de hemograma com palquetas.
Vi uma alteração nos linfócitos é preocupante?
Olá, Carolina, como vai?
As principais causas dessas alterações estão explicadas nesta matéria! Porém, o ideal é retornar ao(à) médico(a) que solicitou esses exames, para que ele(a) possa fazer uma avaliação mais aprofundada.
Abraços!
Gostaria de saber oq significa este resultado de biópsia
Olá, Ingrid, como vai?
Como nós não temos acesso ao seu caso de forma completa, nós não conseguimos te oferecer uma explicação e também não temos autorização para tal, já que não temos médicos disponíveis para responder os comentários ? Por isso, nós indicamos que a senhora retorne ao(à) médico(a) que solicitou esse teste, e possui todos os seus exames, para que ele possa avaliar e te explicar o que significa!
Abraços!
Oi boa tarde
Meus exames lambda leve deu normal 6,64
Mas kappa lambda deu 6,83
E total 45,37
Plaquetas 52.000
O que pode ser ?
Olá, Silvia, como vai?
Essas alterações podem aparecer em diversas situações, então, o ideal, é que a senhora retorne ao médico que solicitou esses exames, para que ele possa fazer uma análise mais aprofundada desses resultados e verificar se é necessário realizar algum teste complementar.
Abraços!