HPN – Entenda a doença e seus sintomas
Última atualização em 29 de julho de 2021
A hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) afeta, principalmente, pessoas entre 40 e 50 anos e, apesar de não ter cura, o paciente pode ter uma boa qualidade de vida
Por Natália Mancini
A HPN, ou Hemoglobinúria Paroxística Noturna, é uma doença rara que acontece nas células-tronco da medula óssea. Ela faz com que as células do sangue, principalmente os glóbulos vermelhos, sejam destruídas pelo corpo com uma maior facilidade. Além disso, também causa uma dificuldade do corpo de repor as células que foram perdidas. Apesar de acontecer devido a uma mutação genética no DNA das células, a HPN não é um câncer.
Os glóbulos vermelhos do sangue carregam a hemoglobina, que, além de ajudar no transporte do oxigênio pelo corpo, é responsável por fazer com que essas células sejam vermelhas.
Como na HPN ocorre a hemólise, que é a destruição desses glóbulos vermelhos, a hemoglobina perdida é eliminada por meio da urina. Dessa forma, a urina fica mais escura e, como pela manhã, ela está mais concentrada, a cor fica ainda mais forte. Por isso, acreditava-se que esse processo acontecia somente durante à noite, dando origem ao nome “hemoglobinúria paroxística noturna”.
“Entretanto, hoje em dia sabemos que esta destruição é um processo constante, isto é, não ocorre só à noite”, diz a Drª. Mariana Oliveira, onco-hematologista do Centro Paulista de Oncologia (CPO).
Somente entre 1 e 10 pessoas a cada um milhão de indivíduos irá adquirir a HPN ao longo da vida. Ou seja, é rara e não está presente no momento do nascimento, comumente atingindo pessoas com mais de 40 anos.
Atualmente, só se sabe de um possível motivo para o seu aparecimento.
“O único fator de risco conhecido para desenvolver HPN é a presença de aplasia de medula prévia. Como a mielodisplasia”, diz a Drª. Mariana.
Quais são os sintomas de HPN?
Os sintomas de HPN acontecem por conta do baixo nível de hemoglobina e com a deficiência de produção de novas células.
Os principais são:
- trombose, geralmente em lugares não comuns, como veias abdominais e cérebro
- fadiga
- falta de ar
- urina escura ou avermelhada
- dor abdominal
- disfunção erétil
- dor no peito
- dificuldade de engolir
- baixo nível de glóbulos vermelhos (anemia), brancos e plaquetas
“Os sintomas são muito variáveis (afetam as pessoas de forma diferente) e podem ser inespecíficos. Isto é, não serem exclusivos de HPN”, a médica alerta.
Em alguns casos, os pacientes podem ser assintomáticos.
HPN DIAGNÓSITCO: como é feito?
Os primeiros exames a serem analisados são o hemograma completo e o teste de urina. Por meio desses testes, é analisada a quantidade de hemoglobina e se há a presença desse mesmo elemento, respectivamente. Caso haja a suspeita de HPN, em seguida, é realizado um teste chamado citometria de fluxo para chegar ao diagnóstico.
Esse último exame é uma análise e classificação das células sanguíneas que ficam suspensas em um líquido em fluxo.
“Em pacientes que apresentarem uma diminuição importante da produção das células sanguíneas, pancitopenia, deve ser realizada a investigação medular com mielograma e biópsia de medula óssea”, conta a Dr. Mariana.
Como curar HPN?
Assim como acontece com algumas doenças, a cura em si não é o objetivo principal do tratamento do HPN. Nesse caso, busca-se oferecer ao paciente uma boa qualidade de vida por meio do controle dos sintomas.
“O único tratamento curativo é o transplante de medula óssea (TMO) alogênico, entretanto nem todos os pacientes precisam deste tratamento. Alguns têm poucos sintomas e podem não precisar de nenhum tratamento, apenas seguimento clínico”, considera a especialista.
De acordo com a Drª. Mariana, pacientes que apresentem aplasia ou displasia de medula, são tratados com imunossupressão e podem ser submetidos ao TMO.
Na ocorrência de anemias graves, pode ser necessário realizar transfusão de hemácias. Caso haja sangramento, risco de sangramento ou as plaquetas estiverem abaixo do desejado, pode ser feita a transfusão de plaquetas. Por exemplo, a anemia hemolítica. Nessa situação a pessoa também deve ser tratada com drogas que inibam a destruição dos glóbulos vermelhos.
Já aqueles que desenvolvem trombose, são submetidos ao tratamento com anticoagulantes.
Em todos os casos, o paciente pode precisar fazer uso de suplementos vitamínicos e minerais.
Os pacientes com HPN não precisam tomar nenhum cuidado específico devido à doença além daqueles comuns a todos: hábitos de vida saudáveis e tomar algumas precauções para evitar infecções.
“Deve ser feito acompanhamento médico regularmente e a equipe assistente deve ser informada de qualquer sintoma apresentado”, finaliza a Drª. Mariana Oliveira.
Neutropenia e o perigo das infecções
Meu pai tem a doença a 17 anos e ele precisa sim de cuidados mais específico. Pois como afeta o sistema imunológico dele, pode ter infecções com mais facilidade deixando ele mais sucetíveis a maiores complicações. Além de ter que constantemente manter os níveis de vitaminas do corpo em alta.
Olá, Geovana, como vai?
Conforme falamos na matéria, os pacientes de HPN não necessitam de cuidados específicos além de estar atento à infecções (imunidade) e tomar suplementos vitamínicos e minerais.
Qualquer dúvida ou apoio que a senhora ou o seu pai necessitem, estamos à disposição!
Abraços!
Boa noite Geovana!
Como seu pai descobriu a HPN?ele toma algum medicamento para o tratamento da doença?
Meu irmão tem HPN a 20anos e pegou covid19 ficou bom do covid19 mais até entanto hpn tava estável agora o covid19 fechei com a doença e hoje ele luta pela vida no cti do hospital ñ é uma doença fácil ele já sofreu muito e faz transfusão de sangue a cada 2meses
Olá, Antonia, como vai?
Estamos encaminhando o seu caso para os nossos especialistas para que eles possam avaliar a situação e verificar se podem oferecer alguma orientação para a situação do seu irmão. Dentro de alguns dias, a equipe do nosso Apoio enviará uma mensagem para o endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário!
Abraços!
Meu pai trata essa doença as uns 20 anos e hoje sofre na uti da santa casa por falta de negligência do governo com a falta do remédio …
Olá, Eduardo, como vai?
A Abrale está à disposição para ajudá-los! Pedimos para o senhor entrar em contato com o nosso Apoio Jurídico por meio do WhatsApp para que nossa equipe possa entender melhor a situação e consiga orientá-los! O número é 11 3149-5190 ou pode clicar aqui que será redirecionado.
Abraços!
boa tarde tem uma rapaz que e afilhado da minha esposa ele hoje passou muito mal os medico disse que ele ta cagando sangue e vomitando sangue ele tem esa doença hpn de 15 em 15 dias ele toma sangue e agora ele ta no utei nao consegue fazer xixi e os medico ja colocaram duas sondas nele e nada resolveu ta sentindo muitas dor e os medico que deu morragia interna nao pode comer nen tomar agua pra nao piora a morragia interna vcs sabe o que pode ser porque nen os medico sabe ta fazendo exame pra ver o que e aguado a resposta
meu mail
Olá, Oseias, como vai?
Pedimos para que o senhor entre em contato com o nosso Apoio ao Paciente, para que a gente possa conversar melhor e consiga entender como ajudá-los! Nossos contatos são estes:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços!
Minha mãe faz tratamento a 11 anos ela faz transfusão a cada 15 dias de sangue e plaquetas hoje ela está na UTI pois deve uma crê-se e descobrimos que ela está com um cisto de 5cm não sabemos se ela consegue fazer uma cirurgia para o cisto pois ela está perdendo muito sangue está sangrando a 1 mês.
Olá, Ruth, como vai?
Estamos encaminhando o seu caso para os nossos especialistas para que eles possam oferecer uma resposta para a senhora. Dentro de alguns dias, a nossa equipe do Apoio ao Paciente enviará uma mensagem para o endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário!
Abraços!
Bom dia, paciente com HPN, precisa fazer transfundido até que taxa da hemoglobina? ( Exemplo: se a hemoglobina está a 7,00, precisa fazer transfusão ou só apenas inferior a 6,00? Obrigada
Oi Sara! As transfusões de sangue serão indicadas caso o paciente apresente anemia. É importante verificar com seu médico como está o nível da hemoglobina, para saber se a transfusão será ou não indicada.
meu namorado tem 34 anos e descobriu que ta com HPN, mas ainda não se sab por onde ele perde sangue. Ja fez varios exames e nada ainda, esta com anemia muito avançada, ja recebeu varias vezes hemotransfução de sangue e plaquetas. Não temos o diagnostico definido ainda, sou tecnica de enfermagem e faço de tudo pra dar ele uma vida saudavel.
Olá, Iasmin, como vai?
Ele reparou se a urina, especialmente a primeira do dia, está mais escura? Como explicamos na matéria, no HPN, a hemoglobina perdida é eliminada por meio da urina, dessa forma, a urina fica mais escura e, como pela manhã, ela está mais concentrada, a cor fica ainda mais forte. Por isso, caso esteja mais escura que o normal, pode ser um indicativo.
O namorado da senhora já buscou um hematologista? Essa especialidade é a responsável por cuidar de questões relacionadas ao sangue e, com certeza, poderá confirmar o diagnóstico de HPN ou chegar a uma outra resposta.
Caso a HPN seja confirmada, o Apoio ao Paciente da Abrale está à disposição para ajudá-los como vocês precisarem! Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– WhatsApp: 11 3149-5190
– E-mail: [email protected]
Abraços!
Acabei de receber o diagnóstico, eu já tinha aplasia medular..
Olá, Gustavo, como vai?
O senhor já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como o HPN, por meio de diversos serviços gratuitos! Estou encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa estar mais próximos e consigamos te ajudar no que você precisar! Dentro de alguns dias, a equipe do Apoio enviará uma mensagem para o endereço de e-mail que o senhor indicou quando fez o comentário!
Abraços!
Bom dia,
Me chamo Anelise, trabalho com um colaborador que a esposa descobriu o HPN a alguns anos. Ela sofre de insônias terríveis, chega a passar 3 dias sem dormir. A médica que a acompanha falou que ela não tem como fazer TMO, pois teria ela teria que conseguir pelo menos 15 doadores de plaquetas. Portanto a mesma não tem vida normal desde que recebeu diagnostico. Nunca mais pôde trabalhar e não consegue nem subir um lance de escada.
Desde já agradeço atenção
Olá, Anelise, como vai?
Se a senhora puder solicitar que essa paciente de HPN entre em contato conosco, nós podemos conversar melhor com ela sobre o quadro dela e vemos como conseguimos ajudá-la!
Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– WhatsApp: 11 3149-5190
– E-mail: [email protected]
Abraços!
Existe algum tratamento inovador para a cura da HPN?
Olá, Mario, como vai?
O senhor pode encontrar tudo sobre o tratamento do HPN neste link: https://www.abrale.org.br/doencas/hpn/tratamento/
Abraços!
Bom dia descobri a um tempo que tenho traço falciforme agora descobri que tenho também hpn uma porcentagem de 0,26 baixa mas com isso meus leucócitos , plaquetas e outros componentes do sangue não subam nunca senti nada , faço acompanhamento com uma hematologista e tomo sempre vitaminas uma pergunta essa doença pode se agravar com passar dos anos ou fica estável e outra como ficamos propício a ter infecções essas doenças genéticas pode nos dar o direito de se afastar do trabalho ou se aposentar mais cedo já que elas não tem cura
Olá, Edson, como vai?
Para que possamos responder todas as suas dúvidas de maneira mais completa, pedimos para que a senhora entre em contato conosco por meio do nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro e encaminhar a suas perguntas para os nossos especialistas! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto. ?
Abraços!
Eu sou uma jovem com 19 anos e sofro com a HPN diagnósticada em dezembro de 2020, tenho crises constantes, sinto muita fraqueza, fadiga, dores no peito, náuseas, minha urina fica muito escura cor de sangue as vezes cor de coca cola, tenho anemia, imunidade baixa as vezes tenho infecções e preciso muito do medicamento Eculizumabe alguém me ajudaaa
Olá, Isabella, como vai?
Estamos encaminhando o seu comentário para o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa conversar melhor e verificar como conseguimos te ajudar! Dentro de alguns dias, a senhora receberá uma mensagem nossa no endereço de e-mail que você indicou quando fez o comentário ou por WhatsApp.
Além disso, se quiser, você também pode entrar em contato conosco por meio de um destes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
– WhatsApp: 11 3149-5190
Sugerimos que entre em contato pelo WhatsApp, pois, às vezes, a resposta é mais rápida.
Abraços!
Desculpe Isabella ,sou portador.de HPN.DESDE 2013, A AFAG ME AJUDOU A CONSEGUIR O MEDICAMWNTO.ENTRE EM CONTATO COM.ELES VÃO TI AJUDAR com.certeza. abraço e boa.sorte.
eu tenho hemoglobinúria não urina, já tem cerca de 2 anos e faço acompanhamento com urologista, como não descobrimos a causa, continuo o acompanhamento, hemograma normal, rara as vezes que aponta algo diferente, devo solicitar exames para HPN?
Olá, Daniela, como vai?
A presença da hemoglobina na urina pode acontecer por alguns fatores, como a senhora vem investigando há algum tempo e não consegue fechar um diagnóstico pode ser interessante sim pensar na suspeita de HPN, especialmente se você tiver algum dos sintomas que nós mencionamos nesta matéria.
Abraços!
Boa noite!!!
Fui informada hoje pelo neurologista que meu pai tem HPN, por isso estou pesquisando e achei esse site. Por aproximadamente 4 anos disseram que meu pai tinha Alzheimer,tomava um medicamento. E depois que ele começou apresentar dificuldade de andar e começou a cair muito,o médico solicitou o exame ressonância e hj na consulta disse que não é alzheimer,mas hpn. Meu pai tem 80 anos,esta bem debilitado. O que posso fazer para melhorar a qualidade de vida do meu pai e não agravar ainda mais.
Por favor me ajude!
Olá, Eliane, como vai?
A tendência é que com o tratamento adequado, os sintomas que seu pai está apresentando amenizem e ele passe a ter uma melhor qualidade de vida! A senhora pode conhecer alguns dos principais tratamentos clicando aqui.
Além disso, a equipe da Abrale está à disposição para ajudar vocês da forma que precisarem ? Para entrar em contato conosco, basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro e te adicionar! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Como, às vezes, o telefone pode estar ocupado, o contato via WhatsApp pode ser mais fácil!
Abraços!
Meu pai esta entre a vida ea morte precisando do medicamento eculizumabe
Bom dia! a filha da minha amiga descobriu a poucos dias que esta com HPN, eles estão desesperados, no momento ela está internada no hospital São Vicente e Paulo em Passo fundo. Não sabem nem por onde começar.
meu e-mail caso possam nos dar uma luz: [email protected].
Obrigada
Olá, Gabriela, como vai?
Pedimos para que a senhora entre em contato com o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa conversar melhor, entender certinho o seu caso e identificar como conseguimos te ajudar!
Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Como, às vezes, o telefone pode estar ocupado, o contato via WhatsApp pode ser mais fácil!
Abraços!
Boa tarde, minha filha foi diagnosticada com HPN , e eu e minha esposa estamos lutando para na Unimed e no sus pois a medica dela nos passou um tratamento com um medicamento que não temos condições de supri , pois essa injeção tem que ser ministrada de 15 em 15 dias e é de alto custo , minha filha se encontra estável mais as plaquetas estão na media de 50mil , e esta um pouco anêmica , gostaria de ter outras opiniões sobre essa doença e tratamento se tem mais opções alem do que foi nos passado.
Se tiver interesse em ver o caso posso esta enviando o relatório da medica e exames para dar uma olhada
Medicamento prescrito Eculizumab 600mg e 900mg
Olá, Cleison, como vai?
Nós temos um projeto de Telemedicina, por meio do qual oferecemos consultas com hematologistas e onco-hematologistas voluntários, para que os pacientes possam esclarecer suas dúvidas sobre a doença e os tratamentos e receber mais informações sobre as opções terapêuticas!
Além disso, também oferecemos Apoio Jurídico então podemos orientá-los nesse processo para conseguir a medicação.
Para falar com a gente, basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços!
Eu tenho Aplasia na Medula severa e HPN desde 92. Hj, luto e faço tratamento no Hemorio. Como gostaria de ter uma vida normal.?
Olá, Welbert, como vai?
O senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como o HPN e a anemia aplásica, por meio de diversos serviços gratuitos! Se o senhor quiser entrar em contato com o nosso Apoio ao Paciente, podemos conversar melhor, entender mais sobre o seu caso e vemos como conseguimos te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida ?
Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços
Minha sogra está com suspeita dessa doença, estamos tentando a todo custo fazer o exame que retira o liquior mas não consigo, só existe esse exame pra detectar essa doença?
Olá, Camila, como vai?
Esse exame é o mais indicado mesmo.
Por que vocês estão com dificuldade? Nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição para entender melhor a situação e ajudar vocês!
Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços!
Precisa sim de cuidado especifico e vcs nao mencionaram que existe tratamento. Eu descobri a doença no final de 2020, minha hb estava abaixo de 5. Desde então foram 8 tromboses, diversas internaçoes para transfusão (pelo menos uma vez por mes), isso quando não surgia alguma infecção e a hemolise aumentava.
Atualmente estou há 3 meses fazendo o uso de eculizumabe e desde então não tive mais nenhum evento. Mas alem do tratamento sigo tomando diariamente e para o resto da vida anticoagulante, acido folico e ciprofloxacino para evitar infecções.
Olá, Ana, como vai?
No último tópico da matéria nós abordamos de forma geral os tratamentos que podem ser realizados e que o transplante de medula óssea é o único curativo (mas que não é uma opção muito utilizada).
De qualquer forma, nós agradecemos o seu feedback e iremos providenciar uma matéria que aborde de forma mais aprofundada os tratamentos para HPN ?
Caso a senhora tenha alguma dúvida a respeito da doença em si ou das terapias ou precisa de alguma ajuda em relação à doença, a equipe da Abrale está à disposição! Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Ficamos no aguardo do seu contato ?
Abraços!
Meu irmão está internado no hospital Salvalus,está fazendo hemodiálise diariamente pois o convênio suspendeu a compra da Eculizumab,por ordem judicial,está com os rins parados aguardando o Eculizumab ser fornecido novamente
Olá, Carlos, como vai?
Seu irmão utiliza o Eculizumab para tratamento da HPN? Se sim, pedimos para que o senhor entre em contato com o nosso Apoio Jurídico para que a gente possa conversar mais, entender melhor a situação e poder orientar vocês!
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
Ficamos no seu aguardo ?
Abraços!
Fui diagnósticado com hpn tenho que viajar 400 km pra tratar tenho direito a algum auxílio ?
Olá, Lucas, como vai?
Nós pedimos para que o senhor entre em contato com o nosso Apoio Jurídico, para que a gente possa entender melhor o seu caso, responder suas dúvidas e te orientar certinho, por favor!
De terça, quarta e quinta-feira o departamento Jurídico atende pelo telefone e WhatsApp, de segunda e sexta o atendimento é somente pelo WhatsApp. Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app, basta clicar aqui)
Ficamos no seu aguardo 🥰
Abraços!