Linfoma no pescoço? Entenda como esse câncer surge

Ínguas e caroços no pescoço são os principais sintomas, mas a doença pode surgir também em outros locais
Ínguas e caroços no pescoço são alguns dos sintomas do linfoma, um tipo de câncer do sangue. Mas o linfoma surge somente no pescoço? Quando o caroço aparece, já é uma metástase do linfoma? Entenda.
O linfoma surge só no pescoço?
Natalia Zing, médica hematologista na BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, explica que o linfoma é um tipo de câncer do sistema linfático que pode acontecer em qualquer órgão em que esse sistema está presente.
O sistema linfático é um conjunto de órgãos, tecidos e vasos linfóides que ficam espalhados por todo o corpo humano, além de fazer parte do sistema imunológico. Suas principais funções são ajudar na defesa do organismo, além de filtrar e remover o excesso de líquidos e impurezas.
A hematologista conta que é possível visualizar o linfoma com mais facilidade em algumas áreas do corpo, como “o pescoço, axila e virilha, pois são as regiões de mais fácil acesso. Mas não, os linfomas não acontecem só no pescoço”.
Zing ressalta que o pescoço não é a região em que os linfomas mais costumam surgir: “alguns subtipos de linfoma têm uma predileção por lugares específicos, por exemplo, o primário do mediastino e o relacionado a prótese de silicone na mama”.
Então o nódulo no pescoço já é a metástase do linfoma?
A hematologista explica que, no caso dos linfomas, não se fala em metástase. Isso porque as ínguas e caroços aparecem quando os linfonodos estão aumentados e eles estão espalhados pelo corpo todo. Então, as células cancerígenas circulam por todo esse sistema.
“Depois, eles podem acontecer em qualquer outro tecido que não seja só o sistema linfático, como a pele, a mama, o estômago, o intestino, o cérebro, o olho. O linfócito percorre todo o nosso corpo”, informa Zing.
Quais são os sintomas do linfoma?
Além do aumento dos linfonodos, o linfoma pode apresentar sintomas como perda de mais de 10% de peso nos últimos seis meses, febre, sudorese noturna fora do habitual, entre outros sinais.
Zing lembra que “os sintomas vão depender da localização. Um linfoma no mediastino, que é a região entre o coração e o pulmão, a pessoa pode ter dor no peito, falta de ar, dificuldade para engolir. Ou se tiver no abdômen, pode ter dor abdominal, alterações no rim e no intestino”.
Caso uma pessoa apresente esses sintomas, é necessário procurar um médico hematologista que irá avaliar os fatos individualmente.
APOIO: