A coluna pode ser atingida durante a doação de medula óssea? Entenda

Essa dúvida costuma surgir porque existem dois tipos de medula: a óssea e a espinhal
Ao pensar na doação de medula óssea, algumas pessoas ficam preocupadas com a coluna vertebral. Ela pode ser atingida durante o processo de doar a medula? Esse processo é muito dolorido? Entenda.
Mariana Kerbauy, médica hematologista no Hospital Israelita Albert Einstein, conta que a dúvida sobre a coluna vertebral ser impactada pela doação de medula costuma surgir pelo fato de que existem dois tipos de medula, a óssea e a espinhal. Acontece uma “confusão entre os nomes: medula óssea e medula espinhal, porque ambas têm a palavra ‘medula”, afirma.
Qual a diferença entre a coluna, a medula óssea e a medula espinhal?
Segundo a médica, a coluna vertebral é a estrutura formada por vários ossos, chamados vértebras, que vão da base da cabeça até o final das costas. A coluna é a responsável por sustentar o corpo e proteger a medula espinhal.
A medula espinhal fica localizada dentro da coluna vertebral e “é um feixe de nervos que transmite sinais entre o cérebro e o restante do corpo”, explica Kerbauy.
Já a medula óssea fica dentro de vários ossos do corpo humano, como a bacia, fêmur e costelas. “É o famoso ‘tutano’, a parte mole que fica no interior dos ossos”, afirma a médica.
A medula óssea é a responsável pela produção das células do sangue: glóbulos vermelhos, plaquetas e leucócitos. Ela está relacionada com as doenças hematológicas, como a leucemia, e com a coleta de material para o transplante de medula óssea.
A doação de medula óssea pode afetar a coluna?
Kerbauy ressalta que a doação de medula óssea não afeta a coluna nem a medula espinhal. “A coleta é feita na região do quadril, longe da medula espinhal, e não envolve a coluna vertebral”, destaca.
Como é feita a doação de medula óssea?
A doação de medula óssea pode ser feita de duas maneiras: por punção ou por aférese. Segundo a médica, na primeira delas, são realizadas duas punções na região do quadril, de onde se retira o sangue da medula óssea. Esse processo é feito em centro cirúrgico e o doador é anestesiado.
Já na doação por aférese, Kerbauy informa que o doador toma uma medicação por alguns dias para estimular as células-tronco a saírem da medula para o sangue. Depois, o sangue é coletado, processado por uma máquina que separa as células-tronco das demais e o restante do sangue é devolvido ao doador.
Dói para doar medula óssea?
A médica explica que, na doação de medula por punção, não há dor durante o procedimento, já que ele é feito com anestesia. “Pode haver dor leve no local da punção nos dias seguintes, que costuma melhorar com analgésicos comuns”, declara Kerbauy.