Skip to content

Ferritina baixa pode ser leucemia? Entenda

ferritina
Compartilhe

Última atualização em 20 de fevereiro de 2025

Saiba o que significa ter ferritina baixa no hemograma

Escrito por: Juliana Matias

Em exames de rotina, uma pessoa pode descobrir que está com a ferritina baixa. Mas o que isso significa? Pode ser anemia? Ferritina baixa pode ser leucemia? Entenda o que significa ferritina baixa no hemograma.

O que é ferritina?

Patricia Eiko, hematologista do Sírio-Libanês em Brasília, explica que a ferritina é uma proteína responsável por armazenar ferro. A ferritina baixa indica déficit de ferro que causa sintomas como: fadiga, intolerância ao exercício físico, desejo de ingerir substâncias incomuns (por exemplo gelo e terra), pernas inquietas, queda de cabelo, dores de cabeça, entre outros.

Segundo a hematologista, quando a deficiência de ferro é acentuada ela pode causar anemia. Ela acontece quando o número de hemoglobinas, moléculas que carregam oxigênio, diminuem e um dos motivos para isso é a falta de ferro, já que ele é “importante para a formação de hemoglobina”, afirma e continua explicando que, nesses casos, “há também sintomas como palidez cutânea, falta de ar, taquicardia e tontura”.

Ferritina baixa causa leucemia?

Eiko conta que existe a ideia de que a anemia está associada à leucemia. Por a ferritina baixa poder levar à anemia, consequentemente, a proteína baixa também é relacionada à leucemia. Porém, “não há correlação entre ferritina baixa e leucemia. Leucemia é um câncer da medula óssea e não é causada por falta de ferro”, ressalta.

A hematologista explica que as leucemias podem frequentemente causar anemia, “mas nem toda anemia será causada por leucemia. Há anemias de diferentes causas e a ferropriva é a mais frequente”, diz. Segundo Eiko, a anemia que acontece quando a pessoa tem leucemia é causada pela substituição das células saudáveis por células doentes na medula óssea.

“Em todos os casos de ferritina baixa, é obrigação do médico investigar o que causou a deficiência de ferro, seja fatores nutricionais, alterações de absorção, história menstrual ou de perda por outros sangramentos”, conclui.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top