Skip to content

Anemia pode virar leucemia?

anemia pode virar leucemia, anemia pode matar, anemia mata?, anemia vira leucemia, anemia vira leucemia, anemia tem cura, anemia causa leucemia, anemia mata, anemia sintomas iniciais, doenças causadas pela falta de ferro,anemia forte, qual a leucemia mais perigosa, anemia e leucemia, sintomas anemia profunda, anemia falciforme pode virar leucemia, imunidade baixa pode causar leucemia, anemia y leucemia, como evitar a leucemia, anemia pode causar leucemia, anemia profunda tem cura, anemia leucemia, o que anemia pode causar, como, diagnosticar anemia, o que pode causar leucemia, como pegar leucemia, leucemia falciforme, o que a anemia pode causar se não for tratada, como cuidar da anemia, causa leucemia, o que e anemia?, como ter leucemia, anemia o que pode causar, anemia por falta de ferro pode virar leucemia, o que é anemia aguda, anemia leva a leucemia, o que provoca leucemia, o que é leucemia tem cura, anemia, plaquetas baixas, sintomas de anemia, hemacias, falta de ar, hemoglobina baixa, infecção no sangue, leucemia tem cura, cancer no sangue, falta de ar o que pode ser
Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

As duas são doenças do sangue. A anemia pode acontecer durante um câncer, mas a relação entre elas encerra aí


Existe um conhecimento popular que afirma que a anemia pode virar leucemia. Isso acontece principalmente porque as duas doenças afetam as células sanguíneas. Mas será que elas realmente têm ligação de causa e consequência? 

O Dr. Eduardo Rego, Prof. Titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, coordenador da Hematologia da Oncologia D’Or e Diretor da ABHH, afirma que a anemia não evolui para nenhum outro tipo de doença. 

A anemia não se transforma em outra doença! Existe um desconhecimento e este conceito popular ajuda a divulgar informação errada. O que na maioria das vezes acontece é que a causa da anemia não é investigada adequadamente. Depois, quando aparecem outras manifestações, é que fazem o diagnóstico da doença corretamente, causando essa confusão”, diz o médico.

É comum que primeiro seja identificada a anemia e, somente depois de realizados outros exames, chega-se ao diagnóstico de leucemia. Isso faz parecer que uma doença causou a outra quando, na verdade, a anemia é apenas um sintoma da leucemia.

“A anemia pode ser uma das manifestações das leucemias, mas tem várias causas diferentes”, explica o especialista.

Afinal, o que é anemia então?

anemia pode virar leucemia, anemia pode matar, anemia mata?, anemia vira leucemia, anemia vira leucemia, anemia tem cura, anemia causa leucemia, anemia mata, anemia sintomas iniciais, doenças causadas pela falta de ferro,anemia forte, qual a leucemia mais perigosa, anemia e leucemia, sintomas anemia profunda, anemia falciforme pode virar leucemia, imunidade baixa pode causar leucemia, anemia y leucemia, como evitar a leucemia, anemia pode causar leucemia, anemia profunda tem cura, anemia leucemia, o que anemia pode causar, como, diagnosticar anemia, o que pode causar leucemia, como pegar leucemia, leucemia falciforme, o que a anemia pode causar se não for tratada, como cuidar da anemia, causa leucemia, o que e anemia?, como ter leucemia, anemia o que pode causar, anemia por falta de ferro pode virar leucemia, o que é anemia aguda, anemia leva a leucemia, o que provoca leucemia, o que é leucemia tem cura, anemia, plaquetas baixas, sintomas de anemia, hemacias, falta de ar, hemoglobina baixa, infecção no sangue, leucemia tem cura, cancer no sangue, falta de ar o que pode serDentro dos glóbulos vermelhos do sangue existe uma molécula chamada hemoglobina, responsável por carregar oxigênio pelos tecidos. Quando uma pessoa está com anemia, há uma queda nos glóbulos vermelhos e, consequentemente, das hemoglobinas. Isso faz com que o oxigênio não chegue até os órgãos e a pessoa sinta cansaço, falta de ar e fique pálida. 

O Dr. Rego explica que existem três principais causas para o desenvolvimento da anemia.

Primeiramente, pode ser devido a uma falha na produção das hemoglobinas. “Seja porque está faltando um nutriente como o ferro, a vitamina B12 ou ácido fólico. Ou ainda porque existe uma doença genética hereditária, como a talassemia, que impede a formação normal da hemoglobina”, explica ele.

A segunda possível causa é por conta de alguma doença que se infiltra na medula óssea e impede a formação dos glóbulos vermelhos. Enquanto que a terceira causa acontece quando a pessoa desenvolve anticorpos que destroem os glóbulos vermelhos dentro da medula óssea. Por exemplo, as anemias hemolíticas.

Em comparação, as leucemias acontecem quando os glóbulos brancos do sangue sofrem uma mutação, perdendo a função de defesa, e passam a se reproduzir de maneira descontrolada. Não se sabe exatamente o que causa esse defeito nas células, mas acredita-se que a exposição a químicos e tabagismo estão envolvidos.

Existe relação entre a anemia e a leucemia?

anemia pode virar leucemia, anemia pode matar, anemia mata?, anemia vira leucemia, anemia vira leucemia, anemia tem cura, anemia causa leucemia, anemia mata, anemia sintomas iniciais, doenças causadas pela falta de ferro,anemia forte, qual a leucemia mais perigosa, anemia e leucemia, sintomas anemia profunda, anemia falciforme pode virar leucemia, imunidade baixa pode causar leucemia, anemia y leucemia, como evitar a leucemia, anemia pode causar leucemia, anemia profunda tem cura, anemia leucemia, o que anemia pode causar, como, diagnosticar anemia, o que pode causar leucemia, como pegar leucemia, leucemia falciforme, o que a anemia pode causar se não for tratada, como cuidar da anemia, causa leucemia, o que e anemia?, como ter leucemia, anemia o que pode causar, anemia por falta de ferro pode virar leucemia, o que é anemia aguda, anemia leva a leucemia, o que provoca leucemia, o que é leucemia tem cura, anemia, plaquetas baixas, sintomas de anemia, hemacias, falta de ar, hemoglobina baixa, infecção no sangue, leucemia tem cura, cancer no sangue, falta de ar o que pode serÉ possível que durante o tratamento da leucemia, o paciente desenvolva um quadro de anemia. Isso acontece porque tanto as células cancerosas quanto os glóbulos vermelhos possuem características semelhantes.

“A anemia aparece no tratamento das doenças oncológicas principalmente por conta dos efeitos colaterais da quimioterapia. As células que dão origem aos glóbulos vermelhos se dividem muito rapidamente e muitos quimioterápicos têm ação contra o câncer exatamente porque atacam as células que se dividem rápido”, conta o Dr. Rego.

Além disso, é comum o paciente oncológico ter dificuldade para se alimentar, causando falta de nutrientes e a anemia. Ou ainda é possível que ele tenha sangramentos durante o tratamento e, com isso, a quantidade de glóbulos vermelhos diminua.

Quando a anemia aparece durante o tratamento oncológico é muito importante ter um acompanhamento médico para tratá-la corretamente. 

Mas a relação entre as doenças param por aí! 

O diagnóstico da anemia e da leucemia são feitos de formas diferentes!

anemia pode virar leucemia, anemia pode matar, anemia mata?, anemia vira leucemia, anemia vira leucemia, anemia tem cura, anemia causa leucemia, anemia mata, anemia sintomas iniciais, doenças causadas pela falta de ferro,anemia forte, qual a leucemia mais perigosa, anemia e leucemia, sintomas anemia profunda, anemia falciforme pode virar leucemia, imunidade baixa pode causar leucemia, anemia y leucemia, como evitar a leucemia, anemia pode causar leucemia, anemia profunda tem cura, anemia leucemia, o que anemia pode causar, como, diagnosticar anemia, o que pode causar leucemia, como pegar leucemia, leucemia falciforme, o que a anemia pode causar se não for tratada, como cuidar da anemia, causa leucemia, o que e anemia?, como ter leucemia, anemia o que pode causar, anemia por falta de ferro pode virar leucemia, o que é anemia aguda, anemia leva a leucemia, o que provoca leucemia, o que é leucemia tem cura, anemia, plaquetas baixas, sintomas de anemia, hemacias, falta de ar, hemoglobina baixa, infecção no sangue, leucemia tem cura, cancer no sangue, falta de ar o que pode ser“O diagnóstico de anemia geralmente é feito por meio de um hemograma, um exame extremamente simples e barato. Ele vai quantificar a hemoglobina e os glóbulos vermelhos”, conta o Dr. Rego.

O diagnóstico da leucemia também começa com um hemograma, mas são necessários outros exames para confirmar o câncer. Caso o hemograma aponte que há células malignas circulando, o especialista pode pedir um mielograma ou uma biópsia da medula. Isso o ajudará a chegar a confirmar a leucemia. 

Os tratamentos também são diferentes

Dependendo do tipo de anemia será escolhido qual a melhor forma de tratá-la. 

“Cada causa da anemia tem um tratamento específico. Se é por falta de produção por um nutriente específico, se é por um a falta de células progenitoras da medula óssea ou por uma destruição periférica”, considera o hematologista.

Entretanto, os principais tratamentos para essa doença são estimulantes medulares, hormônios, suplementos alimentares, vitaminas ou transfusão de sangue.

A leucemia também possui várias possibilidades de tratamentos, variando de acordo com o subtipo de doença e condição do paciente. Podem ser utilizadas a quimioterapia, terapias-alvo, imunoterapia, transplante de medula óssea (TMO) e, em casos raros, radioterapia.

Os sintomas também não são iguais

Os sintomas da anemia são: fadiga, mal-estar, tontura, dor de cabeça, palidez, falta de ar e unhas quebradiças.

Já os de leucemia são: febre, fadiga, infecções frequentes, perda de peso sem motivo aparente, hematomas recorrentes, dor nos ossos e suor noturno.

“São duas doenças completamente diferentes”, finaliza o Dr. Eduardo Rego.

 

Apesar de comum, emagrecer durante o câncer pede atenção 

Você sabe como cuidar dos alimentos?


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
26 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Minha filha tem uma anemia crônica e de uns dias pra cá a perda de peso e constantes dores na barriga isso pode ter causa com leucemia

A anemia pode ter pouca chance de virar Leucemia mais vira sim, minha prima tinha Anemia depois do um tempo fez o exame de sangue só pra previnir e descobriu q tinha Leucemia (LMA).

EU acabei de saber que tenho Anemia! Fico un pouco assustada. Mais confio em Deus que todo corre bem e será curada. Dessa doença, que ni ninguem merece. Obgd pela informação sobre esse dois doença, mi assustaria si este doença for malignos e virar outra doença. Más creio e acredito que nao. E pela confirmação do Dr. E sao diferente doença.

Muito obgd msm. Menos de susto.

Boa noite.
Minha tia tem 87 anos, á uns dias está muito cansada, pálida, e diz que está a ficar ôca da cabeça, irritadiça, não dorme de noite, e de dia durmita várias vezes, algum desiquilíbrio, e manchas rochas no braço esquerdo (bastantes mas no mesmo sítio, parecendo o mala de Portugal, e muita tosse, por vezes rosada.
Não quer ir às urgências, estou a ficar preocupada.
Gratidão ?

Boa tarde Dr. Quero saber se injeções de vitamina pra quem tem anemia também são usadas pra tratamento de leucemia.

boa tarde
tirar uma duvida
estou sentindo muita tontura , dor de cabeça constante , cansaço

Olá meu filho de 1 ano e 10 meses vem apresentação uma alteração constante no leucócitos e (linfócitos varia entre 50 a 82%), desde dos 7 meses. Isso é algo pra ser investigado?

Boa noite! Em dezembro fiz um exame de sangue minha ferrentina estava em 10, repeti o exame agora em agosto e está em 5 isso é muito ruim?

Minha filha de 15 anos está pálida dores de cabeça, tontura , teve febre , apareceu uma íngua na virilha , teve infracção urinária, perdeu peso ,sempre aparece manchas roxas, e , agora está aparecendo manchas vermelha por todo o corpo e3cocam muito , a menstruação dela está diferente.

Olà, Meu nome e Aline, em junho nesse ano de 2022. Foi internada as pressas minha hemoglobina estavà 5. Recebi 3 bolsas de sangues. Por causa do meu mioma. ( mioma muito grande so esqueci volume. )Minha mestruação era muito intensa. Toma uma injeção na barriga. A cada 3 meses para nao mestruar. Hoje 13/10\ mesmo fiz uma ressonancia Magnetica. Fico com muito medo de virar uma coisa muto serio. Fiquei bom tempo internada.

Obrigada, pelo retorno ainda estou em tratamento. Desculpe a demora nem lembrei de voltar aqui. Obrigada novamente!

Recentemente tenho a minha saúde comprometida. De uns meses pra cá sinto-me fraca, sem disposição pra nada, perdendo peso muito rápido, cansaço físico exacerbado, cabelo caindo muito, fome “0”. A minha menstruação começou a ficar irregular e se prolongando muito (estou menstruada há 20 dias). Passei pelo médico, que me pediu um hemograma, isso há um mês atrás, mas somente agora tive coragem de realizá-lo, pois estava/estou com medo dor resultado que ainda não tenho em mãos . O medo se dá por conta dos sintomas que são muito parecidos . Ao vir aqui, percebi um detalhe que me deixou mais tranquila : o de que no estágio de anemia não há febre , e esse sintoma não tenho tido . Devo ficar mais calma, ou ainda assim, a ausência da febre pode ser um diagnóstico de leucemia? Pergunto isso, porque ao ler a publicação, esse sintoma parece que difere os dois quadros . Se puderem me esclarecer, ficarei grata.

O wue enfiltracao leucocitaria no dxsme ginecologico?

Back To Top