Câncer com metástase pode ser tratado
Última atualização em 29 de julho de 2021
Essa é uma possível evolução da doença que assusta muitos pacientes. Porém, hoje em dia, em alguns casos, é possível controlá-la
Metástase é quando há a presença de células cancerosas fora da região do câncer primário. Ela pode ser regional, quando está próxima do local original, ou à distância. Por exemplo, em um câncer gástrico é possível ter metástase em linfonodos perto do estômago (regional) ou em outros órgãos, como o fígado (à distância).
O oncologista Dr. Agnaldo Anelli, do Hospital HCor, explica que a metástase acontece porque as células tumorais conseguem se infiltrar por meio da corrente sanguínea.
“Esse processo é complexo e mediado por citoquinas, que permitem essa infiltração. No exemplo do câncer gástrico, ele pode se disseminar pelos linfonodos ou pelo sangue. Consequentemente atingindo qualquer outro órgão do nosso corpo”, conta o oncologista.
De acordo com o Dr. Anelli, na maioria das vezes, a metástase é diagnosticada em exames radiológicos, como raio-X, tomografia, ressonância ou PET-Scan. Em outros casos, é possível detectá-la por meio de alterações nos exames de sangue realizados antes de dar início e durante o tratamento. Essas alterações indicam a presença de proteínas que são liberadas quando há o câncer e também a metástase.
Apesar de todos os cânceres sólidos poderem evoluir para uma metástase, o Dr. Anelli conta que o melanoma maligno, o câncer de mama, pulmão e rim apresentam maior probabilidade de progredir dessa forma.
Ele ainda diz que “com acesso às vias sanguíneas e linfáticas o câncer pode disseminar-se para qualquer parte do corpo. Assim, um câncer de mama inicial está restrito ao órgão, mas em uma fase avançada pode disseminar-se para qualquer órgão.
Tratamento para metástase
O objetivo do tratamento do câncer metastático é impedir que a doença avance e, se possível, diminuí-la. Dessa forma, pode haver um impacto positivo na sobrevida, ou seja, tempo de vida daquela pessoa.
“O paciente com câncer de pulmão metastático apresenta doença incurável, entretanto, atualmente, existem muitas possibilidades de tratamento. Incluindo quimioterapia, imunoterapia e radioterapia, possibilitando que o paciente sobreviva por muitos anos, com excelente qualidade de vida”, o Dr. Anelli exemplifica.
Se a metástase já estiver presente no momento do diagnóstico, opta-se por tratamentos sistêmicos, como quimioterapia, imunoterapia ou hormonioterapia. Depois, se os resultados esperados forem alcançados, o paciente pode ser submetido ao tratamento cirúrgico.
Se a metástase aparecer somente após o início do tratamento, ou até mesmo anos após o fim do tratamento do câncer primário, e essa pessoa já realizou a cirurgia, também é realizada a terapia sistêmica.
“Outra situação é se o paciente evoluiu bem e teve redução da doença, porém a metástase volta a crescer. Então, nesse caso, o tratamento é trocado por outra droga e assim sucessivamente”, diz o oncologista.
Metástase nos cânceres hematológicos
Mesmo sendo uma doença longe do seu local de origem, o correto no caso dos cânceres hematológicos é chamar de “infiltração”. Então, por exemplo, as leucemias agudas podem infiltrar o líquor (líquido que fica entre o crânio e a parte mais externa do cérebro) que está distante do seu local primário, a medula óssea.
Já o mieloma múltiplo, que também tem sua origem na medula óssea, pode infiltrar o osso de maneira extensa. Dessa forma, aumenta o risco de fratura e dor óssea.
Enquanto que o linfoma, cuja origem é no sistema linfático, pode infiltrar órgãos sólidos, como fígado, cérebro e o pulmão.
“Nestes cenários, a realização de exames laboratoriais (sanguíneos ou de imagem), pode determinar a extensão da doença. Assim, permitindo o melhor planejamento terapêutico”, finaliza o oncologista Dr. Agnaldo Anelli.
Paciente de mieloma múltiplo, atenção com os seus ossos
Car-T Cell é a nova promessa para o tratamento da leucemia e do linfoma
Boa tarde, meu pai fez uma ressonância e acusou um nódulo no rim direito, ele faz tratamento neural, e tb acusou a hipótese de metástase na coluna raquiana, queria saber mais detalhes sobre esta doença, sem tem cura, me ajude por favor recebi este diagnóstico do meu pai ontem, ele é diabético e hipertenso E tb está com escaras de decúbito, ele não sabe de nada ainda, preciso leva-lo ao médico de nervos e a um Nefrologista.
Olá, Sheila, como vai?
A Abrale é uma associação que presta auxilio a pacientes com cânceres do sangue, por isso pedimos para que a senhora entre em contato com o Instituto Oncoguia. Lá eles conseguirão te oferecer mais explicação sobre a doença. O telefone é 0800 773 1666.
Abraços!
Faz 5 anos que a minha mãe foi operada ao câncer da mama,e esvaziamento axilar, hoje fez uma mamografia e acusou raízes na mama que foi operada e um gânglio na axila que cresceu em relação a última mamografia.ajudemme estou muito preocupada.
Olá, Joana, como vai?
A Abrale atende pacientes com cânceres do sangue, por isso pedimos para que a senhora entre em contato com o Instituto Oncoguia, que atende cânceres sólidos, por favor! O telefone deles é 0800 773 1666
Abraços!
Ola, minha mae esta com mesmo problema, deu metastase no pulmao bem pequena e no glanglio que cresceu para 6.5 centimetros. Comecou tratamento com quimioterapia ontem, como sua mae esta
Linfoma LNH de células B, com metastase no figado e ovário, qual a chance de cura do linfoma e das metastases sem precisar de cirurgia? Apenas quimioterapia e imunoterapia
Olá, Leila, como vai?
Essa chance depende de vários fatores e características tanto da doença quanto do paciente!
Estamos encaminhando a sua dúvida e contato para o Apoio ao Paciente da Abrale para que a gente possa conversar melhor com a senhora. Fique atenta ao endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário pois iremos mandar uma mensagem para lá!
Abraços
Quais as chances de acusar câncer em um exame de hemossedimentaçao, o dr me repassou esse exame pra verificar se existe um câncer em meu corpo, esse tipo de exame é eficaz?
Olá, Jonas, como vai?
O médico está suspeitando de qual tipo de câncer?
Suspeita um tipo de cancer na garganta
Bom dia! Acabei de fazer um tratamento de câncer invasivo de reto no canal anal,recentemente e ele sumiu,mas apareceu um linfonodo aumentado e o médico fez a cirurgia e retirou, inclusive todos os linfonodos da barriga e a biopsia deu câncer de novo,Ou seja,metástase. O médico disse que tenho que fazer quimioterapia ,mas não me deu muita esperança, disse que depende como reagirá meu organismo. Será que tenho algum tratamento que eu possa me salvar?
Olá, Bianca, como vai?
Como falamos na matéria, atualmente, há diversos tratamentos que podem ser utilizados para metástases, em alguns casos o objetivo é curativo e em outros é controlar a doença para que ela não cresça mais. Mas, realmente, as possibilidades de cura dependem muito como o seu organismo e como o seu câncer irão reagir. Por mais que os estudos clínicos assegurem que as terapias são eficazes, cada caso é um caso e cada corpo é um corpo.
A Abrale é especializada em atender pacientes com cânceres hematológicos, por isso, não temos tanta expertise para te orientar. Dessa forma, pedimos para que a senhora entre em contato com o Instituto Oncoguia, que atende pacientes com cânceres sólidos, para te auxiliar! O contato deles é 0800 773 1666
Abraços!
Se quiset ligue p mim por favor
Maria do Rosário( 11)997501069 para eu te passar aminha experiena
Olá,
Minha mãe, recebeu um diagnóstico de carcinoma linfonodo metastático exame realizado através de uma biópsia na região inguinal com CÁ 125 alterado, entretanto não acharão o In cito inicial e o PET, ressonância não acaudatado alteração. A pergunta é com os exames de Pet e ressonância não acusando pode haver possibilidade de falso positivo na biópsia?
Olá, Selomita, como vai?
O ideal, que que a sua mãe retorne no(a) oncologista que solicitou esses exames para que essa pessoa possa avaliar os resultados e esclarecer o que pode estar acontecendo ou dizer se a biópsia pode ter apontado falso positivo e solicitar uma nova testagem.
Abraços!
Minha irmã foi diagnosticada ontem com metastase no fígado e pulmão, quero saber quais são as chances de vida dela e se tem cura. Ela precisa passa no oncologista mas o UBS deu um prazo de 60 dias. Como faço para conseguir passar ela mais rápido?
Olá, Edivanha, como vai?
Esse prazo de 60 dias é o limite estabelecido por Lei. Entre o momento do diagnóstico, que o médico assinou o laudo, e a primeira sessão do tratamento, no máximo, podem se passar 60 dias contados. Não pode passar disso, porém ela pode ser chamada antes.
Em relação às suas dúvidas sobre chances de cura, pedimos para que a senhora entre em contato com o Instituto Oncoguia, que atende pacientes com cânceres sólidos, nós, da Abrale, atendemos, somente, cânceres hematológicos. O contato deles é 0800 773 1666 .
Abraços!
Edivanha sua irmã sobreviveu ? ?
Não seja tão curiosa assim, por favor.
Meu cunhado foi diagnosticado com câncer grau 4 no reto alto e descobriu-se mestatase no fígado grau 4, médico falou que não tem cura, vai fazer quimios e depois fazer cirurgia no reto porém no fígado não poderá ser feito nada cirúrgico, se não tem cura qual será sua taxa de sobrevida
Olá, Catia, como vai?
A Abrale é uma associação que presta apoio a pacientes com cânceres hematológicos, por isso, pedimos para que a senhora entre em contato com o Instituto Oncoguia, que auxilia pacientes com cânceres sólidos. O contato deles é 0800 773 1666.
Abraços!
Boa noite! Meu pai está com essa metástase e segundo o que o médico disse não há nada que possa ser feito por ele. Segundo o médico a doença se espalhou por quase todo o corpo. Gostaria de saber se nesses casos realmente não há nada que possa ser feito mesmo!?
Olá, Jessica, como vai?
Nós não podemos afirmar que sim ou que não, pois não temos acesso aos exames do seu pai e podemos fazer uma avaliação da situação. Mas, caso a senhora e sua família queiram, podem procurar uma segunda opinião para verificar se realmente não há nenhum tratamento medicamentoso para controlar ou diminuir o tamanho da massa.
Mas, há sempre terapias para mantê-lo confortável e controlar qualquer dor que ele possa ter.
Qualquer coisa que precisarem, estamos à disposição!
Abraços!
I ae como ela está ?
Minha sogra está tbm.
Ola, minha mãe tem câncer de mama com metastase no pulmão e coluna, essa terapia seria viável?
Olá, Camila.
Infelizmente, não podemos oferecer orientações sobre tratamentos porque cada caso é um caso e precisa ser avaliado pelo(a) oncologista. Mas, como falamos de terapias no geral (quimioterapia, imunoterapia e hormonioterapia), é bem provável que a sua irmã possa usar alguma delas. O ideal é sentar com o(a) oncologista par entender quais são as possibilidades e quais resultados esperados.
Abraços!
Minha mãe recebeu diagnóstico Mestase primario femur qual chance de vida dela me tira essa duvida
Olá, Kelen, como vai?
Recomendamos que a senhora converse com o(a) médico(a) que deu o diagnóstico e está acompanhando o tratamento pois ele poderá dizer exatamente o que vocês podem esperar do tratamento e quais as chances de cura. Esse tipo de análise depende de muitas questões relacionadas ao paciente em si, então somente o(a) médico(a) pode dar uma previsão mais precisa.
Abraços!
Brigada vcs estao de parabéns muito obrigada grande abraço.
Olá sou o Ederson descobrimos hj q minha esposa está com um câncer hj localizada na no lado interno da coxa direita qual seria o procedimento correto a fazer após essa trágica descoberta ???
Olá, Ederson, como vai?
Atualmente, existem diversos tipos de tratamentos que podem levar à remissão ou ao controle do câncer. É completamente normal ficar chocado ao receber o diagnóstico de câncer, mas há diversos métodos que podem ser aplicados. Nós, inclusive, temos uma matéria sobre esse assunto que achamos que pode ser do interesse do senhor. Para lê-la, basta clicar no link a seguir: Sentir medo de ter câncer é coisa do passado
Em relação à sua esposa, o próximo passo, é procurar um(a) oncologista especialista no tipo de câncer que ela tem para que esse(a) profissional possa fazer algumas análises e definir qual o melhor tratamento para ela.
Abraços!
Gostaria de tirar uma dúvida,minha Tia foi diagnosticada com câncer de mama já avançado e com metástase na garganta, pescoço e pulmão,seria possível fazer tratamento nesse caso,ou não tem mais o que fazer?pois aqui os médicos já jogam as pessoas de um lado para o outro e não falam nada e nem resolvem nada,tem Como me tirar essa dúvida,ela está bem fisicamente,se alimenta bem,faz tudo como era antes,porém tá muito abalada e com medo de morrer,ela tem 33 anos nunca teve problemas de saúde,e tem a filha de 9 anos,ela tá desesperada…
Pode me dar uma opinião,somos do Rio grande do Sul…
Gratidão
Olá, Tatiana, como vai?
A Abrale é uma ONG que auxilia pacientes com câncer do sangue, por isso, infelizmente, não temos a expertise para oferecer uma resposta para poder te ajudar. Mas, recomendamos que vocês entrem em contato com a ONG Femama, especializada em câncer de mama, que lá, com certeza, podem te ajudar! O Telefone é: (51) 3094.0017
Abraços!
Minha mãe está com câncer no pulmão e metástase na cabeça,tô desesperada,ela tem 69 anos
Olá, Francimar, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos expertise suficiente para responder auxiliar a senhora. Mas indicamos que entre em contato com o Instituto Oncoguia, que atende pacientes com cânceres sólidos, como o de pulmão, para que eles possam te ajudar. O contato deles é: 0800 773 1666
Abraços!
Realizei em 2013 sigmoidectomia com presença de adenocarcinonoma de cólon, estádio pT3NOMO, grau 2, invasão vascular presente.
Em 2014 apresentaram-se nódulos hepáticos, sendo realizado radio-ablacao nas lesões, em março 2015 e fevereiro 2017. Atualmente, lesões estáveis.
Desde setembro 2015, realizando periodicamente quimioterapia com Folfox.
Em seguimento clínico, apresentou-se três lesões pulmonares e iniciou então Folfox conjuntamente com Cetuximab.
Realizado radiologia em 2019 (4 sessões), em maio 2020 (4 sessões) e em dezembro 2020 (4 sessões), nas lesões.
Com tudo isso, ainda estou em tratamento de quimioterapia, periodicamente.
Pergunta: além desses tratamentos, existem outros meios?
Grato pela atenção.
Olá, Luiz, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos expertise suficiente para responder auxiliar o senhor. Mas indicamos que entre em contato com o Instituto Oncoguia, que atende pacientes com cânceres sólidos, como o de cólon, para que eles possam te ajudar. O contato deles é: 0800 773 1666
Abraços!
Dr. Agnaldo Anelli, minha mulher foi diagnosticada com câncer de pulmão célula não pequenas, e tem um metástases no intestino ela já está fazendo a segunda químio, e a médica orientou a fazer a imunoterapia, porém é um tratamento caríssimo que não temos condições de pagar e o SUS não vc cobre. Qual o caminho que recorremos para dar continuidade no tratamento com imunoterapia? Vejo que não temos muito tempo e rápido a saturação vai caindo dia adia e muito triste ver a pessoa indo ainda mais quando e a sua metade. Por favor me ajude!
Olá, Régio, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos expertise suficiente para auxiliar e orientar o senhor. Mas indicamos que entre em contato com o Instituto Oncoguia, que atende pacientes com cânceres sólidos, como o de pulmão, para que eles possam te ajudar. O contato deles é: 0800 773 1666
Abraços!
Minha sogra está com metástase,ela tem 70 anos.
Ela ainda pode fazer cirurgia?
Olá, Jaqueline, como vai?
O oncologista que acompanha o caso dela é a pessoa ideal para responder a sua dúvida. É preciso avaliar se a cirurgia seria um método eficiente e se a sua sogra tem condições clínicas de suportar uma cirurgia.
Abraços!
Obrigada
Boa noite! Minha mãe estava se tratando de um câncer na parede do estou.ago e foi diagnosticada c metástase no cérebro e o médico diz q já comprometeu parte do cérebro e não tem mas o q fazer . Preciso de respostas .O q vc me diz ?não existe mesmo um tratamento?
Olá, Josiane, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos expertise suficiente para auxiliar e orientar a senhora. Mas indicamos que entre em contato com o Instituto Oncoguia, que atende pacientes com cânceres sólidos, como o de pulmão, para que eles possam te ajudar. O contato deles é: 0800 773 1666 ?
Além disso, é direito da sua mãe procurar uma segunda opinião médica para ver se outro profissional pode propor outro caminho, talvez até procurar uma pesquisa clínica. Mas, em momento algum, os médicos podem deixá-la totalmente sem acompanhamento, porque mesmo que não haja terapia com o objetivo curativo, há diversos caminhos para oferecer mais conforto e uma qualidade de vida um pouco melhor para ela.
Abraços!
Olá, meu esposo tem um adenocarcinoma gástrico, faz tratamento Folfox 10 ciclos, teve remissão total no Pet scan e marcadores tumorais, fez a endoscopia hj e a lesão ulcerativa Borman 3 diminuiu de 5 cm para 4 cm, existe a possibilidade de cirurgia? Pq a médica dele falou que quando existe metástase é impossível a cirurgia, e vi aqui que existe sim a possibilidade, ele segue sem sintomas nenhum. Aguardo ansiosa a resposta.
Olá, Erika, como vai?
Cada caso é um caso, não podemos generalizar, ainda mais sem conhecer detalhadamente o caso do seu esposo. Mas, recomendamos que a senhora e ele conversem com a oncologista para entender certinho qual o próximo passo do tratamento e se, com essa redução, seria possível fazer a cirurgia.
Abraços!
Boa tarde!
Meu pai tem CA gástrico, no Pet scan só apareceu lá no estômago (pilory). Fez ciclo de 4 quimioterapia e depois fez a cirurgia. No centro cirúrgico o médico viu que o tumor estava avançando pegando uma parte do pâncreas, intestino delgado e fígado. Porém ele retirou todo o tumor, fazendo raspagem nos órgãos próximos. A biópsia deu positivo para metástase no pâncreas.
Vai fazer químio e rádio. Gostaria de saber se ele se eh possível estacionar o câncer para quanto tempo ? Ou se ele vai ter cura? Desde já agradeço atenção!
Oi, Maria, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos a expertise necessária para responder a sua questão mais especificamente.
Como nós explicamos na matéria, alguns cânceres metastáticos podem sim ser curados, mas depende muito do caso. Nós indicamos que a senhora converse com o médico que está acompanhando o caso do seu pai e faça esses questionamentos. Como esse profissional tem todas as informações sobre o caso, poderá dizer exatamente o que vocês podem esperar do tratamento e se é possível curar.
Abraços!
Uma amiga minha está com metástase após ter feito a cirurgia de mama e reconstituição dela, através dos exames verificou-se metástase atingindo a maior parte dos órgãos envolvidos. dois medicos que a atenderam disse que não havia nada a ser feito e deram pouco tempo de vida, porém tenho pesquisado e sempre dizem que tem controle e não tem cura….
Só que indicaram pra ela o coquetel de HIV, há alguma comprovação nesse coquetel para controle do avanço no caso dela? Será que não tem uma indicação melhor? Para o caso dela?
Olá, Eudson, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos a expertise necessária para te orientar. Porém, indicamos que a senhora entre em contato com o Instituto Oncoguia, que oferece apoio para todos os tipos de câncer, ou com a Femama, que é especializada em câncer de mama! ?
Os contatos são:
Femama – (51) 3094.0017 ou [email protected]
Oncoguia – 0800 773 1666
Abraços!
Meu pai teve um tumor no rim e fez uma cirurgia para a retirada, isso foi em 2019 e na época fez acompanhamento com oncologista e não precisou fazer quimioterapia….dps disso ele faz acompanhamento de 6 em 6 meses e agr dps de 4 anos foi constatada uma metástase no fígado e no pulmão….isso pode ter cura? Qual a chance dele?
Olá, Diego, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos como te orientar. Mas, indicamos que a senhora entre em contato com o Instituto Oncoguia, que oferece apoio para todos os tipos de câncer! ?
O contato é: 0800 773 1666
Abraços!
Meu esposo fez uma cirurgia.retirou um tumor do reto
Infelizmente descobrimos através de exame pet Scan que ele estava com metástases no pulmão
O médico que acompanha ele disse que não pode operar
Queria saber a opinião de outro profissional
Olá, Sandra, como vai?
É um direito do paciente ter uma segunda opinião médica! Vocês podem buscar o médico que preferirem, só é importante garantir que seja um especialista na área e, caso tenha sido indicado algum tratamento, como quimioterapia, também não demorar muito para iniciá-lo.
Abraços!
Bom dia, minha mãezinha está com metástase no osso esterno, estamos desesperados ! por favor me deem uma luz!
Olá, Eliane, como vai?
Ela foi diagnosticada com qual tipo de câncer? EX: mama, pulmão, estômago, mieloma múltiplo?
Abraços!
BOA NOITE
pOR FAVOR GOSTARIA DE UM PARECER QUANTO AO MEU DIAGNOSTOCO ABAIXO;
fiz uma cirurgia radical retirando o rim esquerdo, Na biopsia feita resultou: Carcinoma de células renais- resultados imunológicos- carcinoma de células renais tipo CROMOFÓBO
ANTICORPOS
PAX8 (MONOCLONAL) POSITIVO PARA CELULAS NEOPLASTICAS
CITOQUERATINA 7 – CK7 (ov-tl 12/30) POSITIVA PARA CELULAS NEOPLASTICAS
cd 117 – C-kIT (pOLICIONAL) POSITIVA PARA CELULAS NEOPLASTICAS
dESDE JA oBRIGADA.
Olá, Janete, como vai?
Nós indicamos que a senhora retorne ao(à) médico(a) que solicitou essa cirurgia e e biópsia para que ele(a) possa te explicar certinho o que esses resultados significam e o que deve ser feito a partir de agora. Caso a senhora ainda não esteja passando com um oncologista, sugerimos que a senhora busque um para poder obter mais informações.
Além disso, qualquer dúvida que a senhora tenha, sugerimos que entre em contato com o Instituto Oncoguia que, com certeza, conseguirá te orientar! O contato deles é: 0800 773 1666
Abraços! ?
Abraços!
Minha mae recebeu hoje diagnostico de cancer de mama metastatico no pulmao e regiao pelvica e passarao um remedio chamado anastrozol para ela tomar estou triste com a possibilidade de poder perder minha mãe pois parece nao ter cura
Olá, Fernando, como vai?
É muito importante que o senhor, sozinho ou acompanhado da sua mãe, converse com o médico que deu o diagnóstico para entender qual o prognóstico da doença, ou seja, para entender como ele acredita que a doença irá evoluir, qual o objetivo do tratamento e para entender o que vocês podem esperar do tratamento.
Hoje em dia, há uma série de terapias que permitem a cura ou o controle do câncer, mesmo que ele esteja em metástase, então, também é importante que vocês compreendam como será a terapia dela.
Qualquer dúvida que vocês tenham sobre o câncer dela ou os tratamentos, nós indicamos que a senhora entre em contato com o Instituto Oncoguia ou com a Femama, que são ONGs que auxiliam pacientes com esse tipo de tumor! ? Os contos deles são:
Femama – (51) 3094.0017 ou [email protected]
Oncoguia – 0800 773 1666
Abraços!