Febre amarela: veja se você pode tomar a vacina!
Última atualização em 29 de julho de 2021
Entenda como prevenir este vírus que tem assustado os brasileiros
De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) todo o Estado de São Paulo está em zona de risco. Por isso os estrangeiros que forem desembarcar na região devem ser vacinados – o que não quer dizer que há perigo de contágio na capital.
A procura pela vacina está enorme e hoje hospitais e postos de saúde recebem filas gigantes, com até 6 horas de espera. Atualmente, a vacina oferecida é a fracionada – quando, após nove anos será necessário tomar uma segunda dose. Mas ela é tão eficaz quanto a vacina integral (que serve para a vida toda).
É importante frisar que nem todo mundo pode ser vacinado contra a febre amarela. Sendo que os pacientes de câncer estão neste grupo.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a vacina contra a febre amarela é feita com vírus vivos atenuados, que quando injetados não conseguem se espalhar no corpo, possibilitando que o sistema imunológico consiga destruí-los para criar anticorpos.
As pessoas que estão em tratamento do câncer (quimio, radio e imunoterapia) ficam com o sistema imunológico enfraquecido e ao serem vacinadas, ainda que o vírus esteja atenuado (mais leve), ficam expostas e suscetíveis aos problemas causados pela doença, já que o organismo não está apto a combatê-los.
Neste momento, o ideal é evitar locais que exijam esta vacina por serem mais propensos ao mosquito transmissor. Agora, se você é morador de uma das regiões mais afetadas, e está em tratamento oncológico, siga as orientações de prevenção e converse com seu médico! Somente ele poderá te indicar o caminho correto a seguir.
Abaixo, veja a tabela completa de quem pode e de quem não pode tomar a vacina –
respeitando a faixa etária aconselhada pelo MS (mais de 9 meses e menos de 60 anos):
Mas afinal, o que é a febre amarela?
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus transmitido por mosquito.
Em áreas florestais, o mosquito responsável por transmiti-la é o Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá por meio do mosquito Aedes Aegypti, já tão conhecido pela dengue. Quando o mosquitinho infectado pica, se a pessoa não estiver vacinada, ou se ainda não tiver contraído a febre amarela, apresentará uma grave infecção.
Assim que o vírus entra na corrente sanguínea, o indivíduo não necessariamente já apresentará sintomas. Mas com o passar dos dias, febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos começam a surgir de maneira persistente. A forma mais grave da doença, embora rara, costuma aparecer após um breve período de bem-estar, quando podem ocorrer insuficiência hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.
Além da vacinação, é possível prevenir a doença tomando alguns cuidados básicos. Como não deixar água parada em recipientes destampados, assim como usar repelente e roupas que tampem todo o corpo caso vá para alguma região com grande índice de casos. Por isso, se você pertence ao grupo de pessoas que não podem ser vacinadas, não se desespere!
Fiz a pergunta no site e recebi a como resposta a publicação acima.
Para o meu caso não encontrei a resposta a minha pergunta.
Sou paciente de LLC, sem tratamento, só com acompanhamento.
Em que caso acima me enquadro?
Algum item acima abrange a LLC sem tratamento?
Obrigado
Rodolpho, boa tarde. Como você não está em tratamento, isso significa que não há empecilhos para você tomar a vacina. Mas é muito importante conversar com o médico responsável antes, para checar como está sua imunidade, por exemplo. Qualquer dúvida, estamos à disposição.
Boa noite, minha esposa está com candidíase, pode tomar a vacina da febre amarela? Ela foi orientada pela ginecologista a tomar alguns remédios para eliminar a doença, mas estamos no aguardo de orientação antes. Obrigado
Alexandre, bom dia! Se a imunidade de sua mulher estiver baixa, é melhor não tomar a vacina. De qualquer maneira, continue seguindo as orientações médicas.