skip to Main Content

Quem tem câncer pode doar sangue?

Quem Tem Câncer Pode Doar Sangue?
Compartilhe

Apesar de ser necessário que mais pessoas se tornem doadoras, pacientes que têm ou tiveram a doença não são considerados aptos a doar

Por Natália Mancini

Muito se fala sobre a importância de doar sangue, mas sabe-se que há alguns impeditivos para esse ato, assim, surge a pergunta: quem tem câncer pode doar sangue? Cada país determina as atividades hemoterápicas de acordo com as orientações das suas agências regulatórias. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Saúde determinaram que neoplasias malignas são impeditivos definitivos para a doação. Ou seja, com exceção de dois tipos de tumores, pacientes oncológicos não podem ser doadores.

A Dr.ª Fabiana Ghaname, médica hemoterapeuta, responsável técnica pelo Serviço de Hemoterapia do Hospital 9 de Julho, conta que a primeira explicação para o impedimento é a condição de saúde do paciente oncológico. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define que a principal responsabilidade da transfusão de sangue é fornecer sangue e hemocomponentes seguros em relação à qualidade, em quantidade suficiente e em tempo hábil para atender aqueles que necessitam. Sendo que o ato da doação de sangue deve ser seguro, não podendo causar nenhum dano ao doador ou ao receptor. Por isso, todo doador deve estar em boas condições de saúde no momento da doação.

“Como um paciente sob tratamento oncológico está doente, esse não seria o momento ideal para que ele realize uma doação de sangue. Ele deve priorizar sua própria saúde”, a Drª. Fabiana diz.

Ela ainda conta que o segundo fator que leva ao impedimento é o uso recente de quimioterápicos, radioterapia, anticorpos monoclonais ou outros medicamentos. Como essas substâncias circulam pelo corpo do paciente oncológico, ao fazer a doação elas estariam presentes no sangue doado. Caso a pessoa que receberá o sangue tenha contato com elas, poderá ter a sua segurança prejudicada.

 

Quem teve câncer pode doar sangue?

Algumas análises recentes demonstraram que seria seguro aceitar doadores que finalizaram o tratamento oncológico há, no mínimo, cinco anos. Mas, a médica salienta que ainda é preciso realizar mais estudos para esclarecer alguns pontos polêmicos desses resultados. Então, atualmente, as orientações são que ex-pacientes de neoplasias malignas não sejam doadores, com exceção de pessoas que tiveram dois tipos de tumores: carcinoma basocelular de pele e carcinoma de cérvix de colo de útero.

Quem Pode Ser Doador De Sangue, Quem Teve Cancer Pode Doar Sangue, Quem Tem Tireoide Pode Doar Sangue, Quem Já Teve Anemia Pode Doar Sangue, Quem Tem Cancer Pode Doar Sangue, Antecedentes Oncológicos, Quem Recebeu Sangue Pode Doar, Cancer De Sangue, Pessoas Com Leucemia, Pré Requisito Para Doar Sangue, O Que Impede De Doar Sangue, Cancer Do Sangue, Cancer No Sangue, Quem Teve Cancer De Mama Pode Doar Sangue, Pessoas Que Tiveram Cancer Podem Doar Sangue, Quem Teve Cancer De Tireoide Pode Doar Sangue, Porque Quem Teve Cancer Não Pode Doar Sangue, Quem Ja Teve Cancer Pode Doar Sangue, Quem Tem Tatuagem Pode Doar Sangue Para Pessoas Com Cancer, Tive Cancer Posso Doar Sangue, Doação De Sangue, Transfusão De Sangue

Isso acontece porque sabe-se que é biologicamente plausível o desenvolvimento de tumores por meio da transfusão. Isto é, ainda não foi documentado um caso no qual um paciente que recebeu a transfusão de sangue desenvolvesse um câncer, mas considera-se que isso possa acontecer.

“Vale a pena ressaltar que alguns tipos de vírus são associados, ou estão diretamente associados, à causa de alguns cânceres e esses vírus podem ser transmitidos por transfusões”, pontua a Drª. Fabiana.

Ela complementa que, por outro lado, no caso de pessoas com leucemia ou linfoma, os serviços de hemoterapia adotam o “Princípio da Precaução”. Como nessas neoplasias as células malignas circulam pelo sangue, há um risco em potencial, mesmo que mínimo, de transmissão. E, como explicado anteriormente, a doação de sangue parte do princípio que nem o doador, nem o receptor devem ser expostos a qualquer risco durante a transfusão.

“Portanto, pessoas que tiveram leucemias e linfomas são consideradas inaptas para doar”, diz a hemoterapeuta. Essa determinação se mantém mesmo no caso dos estudos que avaliaram a possibilidade dos pacientes serem doadores após cinco anos do término da terapia. Pessoas que têm ou tiveram melanoma também entram no grupo de impeditivos definitivos.

Transfusão De Sangue, Necessita, Transfusão, Oncológico, Transfusão De Plaquetas, Transfusao De Sangue, Paciente Oncologico, Doador Universal Sangue, Pessoa Com Cancer, Cancer De Sangue, O Que é Transfusão De Sangue, Transfusão De Sangue Anemia, Quando é Necessário Uma Transfusão De Sangue, Transfusao, Especialista Em Sangue, Cancer Sangue, Paciente Com Cancer, O Que Uma Pessoa Com Cancer Nao Pode Fazer, Tipos De Cancer No Sangue, Hemácias Leucócitos E Plaquetas, Tipos De Hemacias, Tipos De Transfusão De Sangue, Componentes Sanguineos, Do Que é Composto O Sangue, Tratamento Com Sangue, Tratamento Oncologico, Doação De Plaquetas Riscos, De Que é Composto O Sangue, Bolsa De Plaquetas, Tomar Sangue, Câncer De Sangue, Plaquetas Para Que Serve, Transfusao De Plaquetas, Tomar Bolsa De Sangue, Como é Feita A Transfusão De Sangue, Um Paciente Necessita, Plaquetas E Hemacias, Reposição De Plaquetas, Bolsa Sangue, Transplante De Sangue, O Sangue é Composto Por, Para Que Serve O Sangue, Do Que O Sangue é Composto, Como é Formado O Sangue, Anemia, Hemacias, Doenças Que Necessitam De Transfusão De Sangue, Tipos De Transfusão De Sangue, Tomar Sangue, Tomar Bolsa De Sangue, O Que é Transfusão Sanguinea, O Que é Transfusão Sanguínea, O Que é Linfoma No Sangue, Pessoa Com.cancer Fazendo Transfusão De Sangue, Transfusão De Sangue Em Pessoas Com Cancer, Doar Sangue Dói, Benefícios De Doar Sangue, Quem Não Pode Doar Sangue, Doação De Sangue Campinas, Banco De Sangue Paulista, Onde Doar Sangue Em São Paulo, Doação De Sangue Porque é Importante, O Que Acontece Depois Da Doação De Sangue, Como Fazer Uma Campanha De Doação De Sangue, Doação De Sangue, Bolsa De Sangue, Qual A Importancia Da Doação De Sangue, Doacao De Sangue, Doaçao De Sangue, Doação De Sangue No Brasil, Doação De Sangue Quem Doa Pra Quem, O Que é Doação De Sangue, Doação De Sangue De Quanto Em Quanto Tempo

Quando a transfusão de sangue é necessária aos pacientes oncológicos?C

Os motivos para os pacientes precisarem receber sangue são variados, porém acontecem frequentemente. Doar sangue pode salvar a vida dessas pessoas. Leia mais sobre!

Quem tem câncer pode doar sangue em dois casos

Pessoas que realizaram o tratamento para carcinoma basocelular (CBC) e para carcinoma de cérvix de colo de útero podem ser doadoras após o fim da terapia.

O CBC é o tipo de câncer de pele mais comum, inclusive é o com maior incidência em comparação com todos os tipos de tumores. Esse câncer surge nas células basais, que estão na camada mais profunda da epiderme (a camada superior da pele).

Quem Pode Ser Doador De Sangue, Quem Teve Cancer Pode Doar Sangue, Quem Tem Tireoide Pode Doar Sangue, Quem Já Teve Anemia Pode Doar Sangue, Quem Tem Cancer Pode Doar Sangue, Antecedentes Oncológicos, Quem Recebeu Sangue Pode Doar, Cancer De Sangue, Pessoas Com Leucemia, Pré Requisito Para Doar Sangue, O Que Impede De Doar Sangue, Cancer Do Sangue, Cancer No Sangue, Quem Teve Cancer De Mama Pode Doar Sangue, Pessoas Que Tiveram Cancer Podem Doar Sangue, Quem Teve Cancer De Tireoide Pode Doar Sangue, Porque Quem Teve Cancer Não Pode Doar Sangue, Quem Ja Teve Cancer Pode Doar Sangue, Quem Tem Tatuagem Pode Doar Sangue Para Pessoas Com Cancer, Tive Cancer Posso Doar Sangue, Doação De Sangue, Transfusão De Sangue

Raramente são mortais e, ao contrário do melanoma, dificilmente se espalham para outros locais além do seu de origem. Em relação à disseminação, o mesmo vale para o carcinoma de cérvix de colo de útero.

“Nesses dois tipos de câncer, as células malignas não têm a capacidade de invadir outros tecidos e órgãos depois de tratados e não se disseminam por via hematogênica, ou seja, pelo sangue. Portanto, considera-se nula a possibilidade do sangue doado conter células malignas”, informa a Drª. Fabiana.

Celulas Sanguineas, Celulas Do Sangue, Células Sanguíneas, Células Do Sangue, Hemacias, Hemácias, Glóbulos Vermelhos, Globulos Vermelhos, Granulocitos, Granulócitos, Agranulocitos, Quantidade De Sangue No Corpo, Leucocitos Normais, Qual O Valor Normal De Linfocitos No Sangue, Leucócitos Normal, Função Das Hemácias, O Que São Eritrócitos, Leucocitos Valores De Referencia, Porque O Sangue é Vermelho, Eritrócitos O Que é, Função Da Medula Ossea, Granulócitos E Agranulócitos, Glóbulos Vermelhos E Brancos, Função Dos Globulos Vermelhos, O Que São Globulos Vermelhos , Globulos Vermelhos Função, Doenças Sanguineas, Leucócitos Normais, Qual A Função Dos Globulos Vermelhos, Celulas Sanguineas E Suas Funções , Função Das Hemacias, Tipos De Celulas Sanguineas , Baixa De Leucocitos, Linfocitos Acima Do Normal, Doenças Relacionadas Ao Sangue, Celulas Hematologicas, Leucocitos Acima, Leucocitos Hemograma, Leucócitos Abaixo Do Normal, Globulos Vermelhos E Brancos, Como Aumentar As Plaquetas Depois Da Quimioterapia, Formação Das Celulas Sanguineas, Celulas Jovens, Celula Normal , Onde São Produzidas As Celulas Sanguineas, Quais São As Celulas Do Sangue, Sangue, Composição Do Sangue, Componentes Do Sangue, Celulas Do Sangue, O Que é Plasma, Função Do Plasma Plasma Sanguineo, Quais Os Componentes Do Sangue, Onde O Sangue é Produzido, Elementos Do Sangue, Cancer No Sangue, Cancer Sangue, Celulas Tumorais, Células Tumorais, Cancer Do Sangue, Celulas Normais E Celulas Cancerigenas , Celulas Cancer, Leucemia Tem Cura Cancer Linfoma, Coçeira No Corpo Todo O'que Pode Ser Cancer, Cancer De Sangue, Cancer Na Medula, Manchas Roxas Nas Pernas Pode Ser Leucemia, Aumento Do Baço, Leucemia Manchas, Leucemia No Sangue, Leucemia é Cancer, Cancer No Sangue Sintomas, Sintomas De Leucemia No Sangue, Linfoma No Sangue, Tipos De Cancer No Sangue, Plaquetas Normais Plaquetas Funcao, Plaquetas Baixas, Plaquetas Altas, Como Aumentar As Plaquetas, Plaquetas Para Que Serve, Plaquetas Sao Celulas, Plaquetas Baixas Sintomas, Leucemia, Casos De Leucemia, Exame De Sangue, Alguns Tipos De Leucemia, Transplante De Medula óssea, Tratamento Pode, Medula óssea é, Células Linfoides, Leucemias Podem, Tipo Da Doença, Tipos De Glóbulos Brancos, Sintomas De Leucemia, Leucemia Sintomas, Leucemia Mieloide Aguda, Sintomas Leucemia, O Que é Leucemia, O Que Causa Leucemia, O Que Causa A Leucemia, Linfoma, Sistema Linfático. Gânglios Linfáticos, Linfoma Pode, Sistema Imunológico, Perda De Peso, Casos De Linfomas, Célula Maligna, Linfoma é, Podem Ocorrer, Glóbulos Brancos Pescoço Axilas E Virilha, Partes Do Corpo, Vasos Linfáticos, Linfoma De Hodgkin , Linfoma Não Hodgkin, Linfoma Sintomas, O Que é Linfoma, O Que é Linfoma, Linfoma O Que é, O Que é Linfoma E Quais Os Sintomas, Quanto Tempo De Vida Tem Uma Pessoa Com Linfoma, Ingua No Pescoço, Inchaço Abdominal E Linfoma

O que são as células sanguíneas e como funcionam? 

Cada uma delas desempenha um papel fundamental para a realização das atividades do corpo. E quando há um desarranjo, um câncer pode acontecer . Leia mais sobre!

Quem pode ser doador de sangue

De acordo com o Ministério da Saúde, para poder doar sangue a pessoa precisa:

  • Ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 precisam da autorização de um responsável e a primeira doação ter sido feita antes dos 60 anos
  • Pesar mais de 50 kg
  • Estar em boas condições de saúde
  • Estar alimentado
  • Ter dormido, pelo menos, 6 horas nas últimas 24 horas
  • Apresentar documento oficial com foto

Devido à pandemia da COVID-19, as doações somente podem ser realizadas mediante agendamento prévio. Para saber como agendar e quais são os impeditivos temporários e definitivos, acesse http://www.abrasta.org.br/campanha-doacao-de-sangue/

0 0 votes
Avalie esse artigo

Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top