Skip to content

É preciso ficar atenta à PTI durante a gravidez

PTI, púrpura trombocitopênica idiopática, plaquetas baixas na gravidez, contagem de gravidez, doenças na gravidez que afetam o bebe, plaquetas baixa na gravidez, plaquetopenia na gravidez, trombocitopenia na gravidez, trombocitopenia na gravidez, plaquetas baixas no final da gravidez, sites de gravidez, plaquetas baixas gravidez, plaquetas baixas na gravidez prejudica o bebe, plaquetas baixas na gestação, plaquetas baixas na gravidez é perigoso, plaquetas baixas e cesarea, plaquetopenia na gestação, plaquetas baixas, trombocitopenia, purpura trombocitopenica, doença purpura, o que é trombocitopenia, purpura pti, pti purpura, purpura, doença, trombocitopenia idiopática, trombocitopênica, purpura trombocitopenica idiopatica, plaquetas baixas o que pode ser, púrpura trombocitopênica imunológica, trombocitopenia idiopática, doença púrpura, o que é púrpura trombocitopênica, trombocitopenia, plaquetas baixas e manchas roxas no corpo, quando as plaquetas estão baixas, plaquetas abaixo de 5 mil, purpura doenca, o que acontece quando as plaquetas estão baixas, o que pode causar plaquetas baixas, doença no sangue purpura, purpura no sangue
Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

 Acompanhar os níveis das plaquetas durante a gestação é essencial para a saúde da mãe e do bebê


A trombocitopenia imune primária (PTI) é uma doença hematológica autoimune que leva à destruição das plaquetas. Isso faz com que a pessoa tenha baixos níveis plaquetários e, consequentemente, maior dificuldade de coagulação e probabilidade de ter sangramentos. A doença tem uma maior tendência a atingir mulheres em idade fértil, muitas vezes, causando dúvidas quanto à PTI na gravidez.

A Drª. Ana Clara Kneese Nascimento, hematologista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, explica que a paciente de PTI que deseja engravidar precisa ter controle das plaquetas.

“É importante que a paciente tenha um acompanhamento de um hematologista para saber se está em remissão ou recidiva”, explica ela.

A principal preocupação é em relação ao uso de alguns medicamentos comumente indicados para o tratamento dessa doença. Durante a gravidez, o ideal é que seja utilizado somente o corticoide e a imunoglobulina, por questões de segurança.

“Deve ser utilizado somente corticoide e a imunoglobulina, que são as medicações mais seguras durante a gestação. Qualquer outra apresenta um risco maior de complicação”, conta a Drª Ana Clara.

É possível evitar que a PTI recidive durante a gravidez?

PTI, púrpura trombocitopênica idiopática, plaquetas baixas na gravidez, contagem de gravidez, doenças na gravidez que afetam o bebe, plaquetas baixa na gravidez, plaquetopenia na gravidez, trombocitopenia na gravidez, trombocitopenia na gravidez, plaquetas baixas no final da gravidez, sites de gravidez, plaquetas baixas gravidez, plaquetas baixas na gravidez prejudica o bebe, plaquetas baixas na gestação, plaquetas baixas na gravidez é perigoso, plaquetas baixas e cesarea, plaquetopenia na gestação, plaquetas baixas, trombocitopenia, purpura trombocitopenica, doença purpura, o que é trombocitopenia, purpura pti, pti purpura, purpura, doença, trombocitopenia idiopática, trombocitopênica, purpura trombocitopenica idiopatica, plaquetas baixas o que pode ser, púrpura trombocitopênica imunológica, trombocitopenia idiopática, doença púrpura, o que é púrpura trombocitopênica, trombocitopenia, plaquetas baixas e manchas roxas no corpo, quando as plaquetas estão baixas, plaquetas abaixo de 5 mil, purpura doenca, o que acontece quando as plaquetas estão baixas, o que pode causar plaquetas baixas, doença no sangue purpura, purpura no sangueNão é possível evitar que a doença apareça novamente durante a gravidez, mesmo que que a paciente esteja fazendo o devido acompanhamento com um médico. Isso acontece porque não tem como saber como o corpo vai reagir nesse período. Sabe-se apenas que há um maior risco de desenvolvimento desse quadro.

A especialista lembra, inclusive, que a gravidez é uma época de maior probabilidade para o aparecimento da PTI pela primeira vez.

Não dá para saber se ela vai ter PTI durante a gravidez. Ela não necessariamente terá uma recidiva, só há um risco maior. A gravidez, na verdade, é um período de maior risco de aparecimento da doença como primeira manifestação. Então, quem já teve PTI em outras gestações, pode ter nessa também”. 

Além disso, é necessário tomar cuidado porque é possível que a pessoa enfrente um quadro de queda de plaqueta específica da gravidez. Entretanto, é preciso checar se realmente é PTI ou se é alguma outra condição. 

A paciente de PTI que está grávida precisa ter algum cuidado específico? 

A Drª. Ana Clara ressalta que não é necessário ter nenhum cuidado específico durante a gravidez, desde que ela esteja realizando acompanhamento.

“Ela tem que seguir o tratamento e estar em acompanhamento. A frequência das consultas é definida pelo hematologista. Entretanto, nos meses finais o intervalo não deve ser maior do que um mês, às vezes, até menos”, ela diz.

O mesmo vale para os cuidados alimentares. A paciente que está grávida não possui nenhuma restrição de alimentação. Assim como não existe nenhuma indicação para maior consumo de algum alimento que poderia aumentar o nível das plaquetas.

A quantidade de plaquetas não está relacionada, nem para mais ou para menos, com alimentação. Não tem nenhum alimento que possa ajudá-la, ela deve comer bem e de tudo”, orienta a hematologista.  

Para ter uma gravidez tranquila, a paciente precisa, principalmente, fazer o acompanhamento do nível plaquetário para analisar se ele cai ou não. As decisões tomadas e medicações utilizadas são consequência desse resultado. Fora isso, ela precisa se alimentar bem, ter um sono adequado e evitar situação de risco de sangramento.

Parto normal ou cesárea, qual o melhor para a paciente de PTI?

PTI, púrpura trombocitopênica idiopática, plaquetas baixas na gravidez, contagem de gravidez, doenças na gravidez que afetam o bebe, plaquetas baixa na gravidez, plaquetopenia na gravidez, trombocitopenia na gravidez, trombocitopenia na gravidez, plaquetas baixas no final da gravidez, sites de gravidez, plaquetas baixas gravidez, plaquetas baixas na gravidez prejudica o bebe, plaquetas baixas na gestação, plaquetas baixas na gravidez é perigoso, plaquetas baixas e cesarea, plaquetopenia na gestação, plaquetas baixas, trombocitopenia, purpura trombocitopenica, doença purpura, o que é trombocitopenia, purpura pti, pti purpura, purpura, doença, trombocitopenia idiopática, trombocitopênica, purpura trombocitopenica idiopatica, plaquetas baixas o que pode ser, púrpura trombocitopênica imunológica, trombocitopenia idiopática, doença púrpura, o que é púrpura trombocitopênica, trombocitopenia, plaquetas baixas e manchas roxas no corpo, quando as plaquetas estão baixas, plaquetas abaixo de 5 mil, purpura doenca, o que acontece quando as plaquetas estão baixas, o que pode causar plaquetas baixas, doença no sangue purpura, purpura no sangueIsso vai depender das condições do bebê, mas para a paciente em si não há grandes diferenças.

A cesárea será melhor opção, caso o bebê esteja plaquetopênico, ou seja, com baixos níveis de plaqueta, se ele for muito grande ou prematuro e se tiver previsão de alguma dificuldade de trabalho de parto ou cesárea anterior. 

“A via menos traumática é o parto cesárea. Mas isso não impede, a princípio, o parto normal. É preciso analisar como o bebê está para ver qual a melhor opção”, fala a médica. 

A PTI é hereditária?

É possível que a mãe transmita os anticorpos que atacam as plaquetas e a criança nasça com PTI. Mas isso significa que a doença é transitória, e não hereditária. 

“Assim que acabarem os anticorpos que estão atacando as plaquetas, no máximo em três semanas, a situação é normalizada. O que é hereditário é a tendência a ter uma doença autoimune, mas não a PTI”, finaliza a Drª. Ana Clara.     

 

PTI, quando retirar o baço?

PTI em mulheres


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
76 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Estou no segundo trimestre de gestaçao e fiz um hemograma e minhas plaquetas baixaram neste trimestre de 182000000 para 142000000 e meu exame deu trombocitopinea

Estou com 35 semanas de gestação, desde o início vem caindo a contagem das minhas plaquetas, estava 140.000 passou para 134.000, repeti o exame deu 113.000, a médica ficou preocupada e pediu pra repetir novamente e agora está 109.000 com plaquetopenia confirmada no exame, eu e minha bebê corre risco? Outros exames deram normais, estou preocupada!!

estou com 36 semanas de gravidez, e na minha primeira gravidez tive plaquetopenia. e agora novamente minhas plaquetas estão baixas de novo . a médica pediu para repetir o exame e me passou sufato ferroso para tomar. gostaria de saber se essa é a medicação certa e se estou correndo risco e o meu bebê também. já que na minha primeira gravidez ela ficou de risco devido as plaquetas ficarem muito baixas 65.000

Já passei sim no hematologista depois da minha primeira gravidez , e ele nunca deu diagnóstico certo do pq as minhas plaquetas serem tão baixas. Qua até mesmo depois que tive o bebê ela fica sempre abaixo da margem e nunca foi me passado nenhum remédio para tratar. Na verdade não sei se preciso fazer exames mais precisos para descobrir o pq ela não aumenta , está sempre baixa.

Boa tarde minhas plaquetas sempre foram baixas ano passado tive dois abortos devido a trombocitopenia sempre soube que tinha mais achava era coisa atoa depois dos abortos que descobri que e uma doença auto imune. quero tentar engravidar de novo mas agora fica o medo.
Achei muito boa sua matéria.

Que tipo de exame é possível fazer pra descobrir se o bebê ainda na barriga é plaquetopenico?

Boa noite estou pra fazer 37 semanas e no começo da gestação estava com 120.000.00 mg depois subiu pra 164 aí desceu novamente pra 153 é agora com 163.000.00 mg no último exame. Estou com um pouco de medo em relação a isso estava até pensando em fazer Cesária mas os médicos disse que é só em caso de necessidade no meu caso não seria?

Depois da gravidez pode ter ainda plaquetopenia?

Olá Dr,me chamo Fernanda,e quando engravidei a primeira vez tive problema com as plaquetas e coagulação a médica com quem consultada considerou de risco minha gravidez,minhas plaquetas estavam muito alteradas,porém da minha outra filha estava com a msm situação E minhas plaquetas não estavam alteradas estavam baixa ,mas a anemia estava alta s eu tomei sulfato e ácido fólico a gravidez toda,porém a anemia só aumentava a
Médica chegou até a pensar que eu não estaria tomando o sulfato terroso,mas estava e direitinha da minha terceira filha eu estava com anemia e o msm problema mas não.pude fazer prenatal,porém minha filha nasceu saudável graças a Deus,mas eu não consegui amamentala tive sangramento na gengiva e quedas de pressão chegou a 6 minha pressão,tive que desmantela,agora estou na quarta gravidez e no primeiro trimestre está 147 minhas plaquetas agora estou no sexto mês e caiu pra 123,gostaria de saber se há risco de dimuirem ainda mas até o fim da gravidez…E porque motivo acontece?

Estou de 7 semanas e meu exame que peguei hoje está com contagem plaquetária de 74.000. sou diagnosticada com síndrome de Reynold e trombofilia.
Essa contagem de plaquetas pode ser decorrente do uso de anticoagulante? Havia feito apenas uma dose qdo colhi o exame de sangue.
O ácido fólico ajuda a aumentar a quantidade de plaquetas?

Estou gestante de 3meses no meu 1° hemograma dia 13/04 minhas plaquetas estavam 140.500. O do dia 14/05 está 134.800. Tenho muito medo pois tive Leocemia Linfoide Aguda(câncer no sangue) com 11anos me curei, mas agora essas plaquetas baixas tão me deixando preocupada

Boa tarde, estou com 32 semanas e minhas plaquetas está com 64000, gostaria de saber o que pode está causando essa baixa de plaquetas, pois nenhum médico me deu um diagnóstico precisou ou mesmo passou algum tratamento. Quais são os perigos para o parto? Estou correndo risco?

Olá meu nome é Karina. Tenho 26 anos, estou na minha segunda gravidez. No ano de 2020,descobri q estava com PTI. O médico disse q devido a uma dengue q peguei. Fiz acompanhamento durante o ano todo de 2020,depois disso minhas plaquetas não passam de 200.000 .
Nessa gestação, minhas plaquetas alteraram assim,151.000; depois 183.000 e agora 156.000 . Já estou com 33 semanas de gravidez. Ano passado na minha última consulta com hematologista,ela disse q as vezes agora meu coroa vai manter minha plaquetas nessa faixa. Hoje fico preocupada.. o q vc me aconselha?
Obrigada

Como se sabe se o bebê está plaquetopenico ?

Boa noite! Há 3 anos engravidei e tive uma queda de plaquetas bem grande. Os médicos solicitaram inúmeros exames e não encontraram causa aparente para tamanha queda. Quando meu bebê nasceu eu estava com as plaquetas em 72, mas após o nascimento dele as plaquetas se restabeleceram e voltou as taxas normais.
Agora estou na mina segunda gestação, com 23 semanas e há 1 mês as plaquetas voltaram a cair novamente. No exame realizado em 05/08/2021 já tinha caído para 112 e hoje repetido exame e já caiu para 99. Quais podem ser as causas? Normal cair tanto é depois da gestação normalizar? Preocupada pq a queda tá sendo muito rápida.

Bom dia tive quatro aborto no último tava de seis mês minhas plaquetas abaixo muito chego 38000 daí então as plaquetas só abaixo fico vários exames deu plaquetopenia tô fazendo uso do corticoide mas não aumenta as plaquetas e tô seis mês sem mestruar.por resto sentir uma dor terrível no abdômen uma contração

Olá Dr. Me chamo Amanda, tenho 27 anos, sou paraplegica devido a um acidente de moto a 5 anos e estou na primeira gestação com 32 semanas. Minhas plaquetas deram 44.000 isso é muito ruim? o médico só falou que eu estava com plaqueta baixa e pronto. Tomo 2 sulfato ferroso e o Ácido folico desde o início da gravidez. Poderia me explicar por favor

Last edited 2 anos atrás by Amanda

Oi boa noite estou grávida de 36 semanas homoglobina 4,5 e a plaqueta está em 28 mil

Eu desde pequena tenho a púrpura, mas não me trato com nenhum hematologista,me tratava só quando criança,ela aparece somente nas minhas pernas,deixando-as muito inchadas, mas desde que eu engravidei hoje estou com ( 35 semanas) a púrpura não apareceu , hoje estourou uma, ( marca de sangue pisado) estou apavorada, eu li e reli essa matéria ,mas mesmo assim me preocupo,quanto as plaquetas elas estão boas .. corro risco de perder o bebê ? Não estou achando nenhum hematologista neste fim de ano , estou apavorada.

Olá estou com 25 semanas meu primeiro exame de plaquetas deu bom mas o que fiz nesse trimestre deu 25 X 10⁹L isso é baixo? O laboratório disse que sim mas não entendo só tenho.medico na próxima semana o que faço?

Estou com 38 semanas e 2 dias minhas plaquetas está de 116.000 , o que devo fazer para aumentar?

Boa tarde mi chamo Nilda gostaria d tirar uma dúvida estou grávida 14 semanas e estou c plaquetas baixas 82 e risco pra mim e minha filha .estou sendo acompanhada pela hematlogiosta ..mais gostaria d ouvir outras opiniões ..

Ola !Me chamo Gessica tenho pti e gostaria de participar ou ser incluida na Abrale..obg

Estou com 32 semanas, meu exame de plaquetas em Junho deu 140.000 plaquetas ,em Julho deu 137.000,em Agosto deu 155.000,e em Setembro somente 80.000 do nada,e consta trombositose positivo, eu e meu bebê corremos risco?

Bom dia Doudora,meu sonho é ser pai estou com a mulher que eu amo ela tem Trombocitonia crônica mais ela já teve um Filho de outro Relacionamento será que ela pode ter outro Filho ou não?

Tenho PTI desde 8 anos de idade, quando estava noiva tive CA de Tireoide e retirei totalmente essa glândula, fazendo assim reposição total desse hormônio tomandohoje 112 de Sintroyde.
Com 27 anos engravidei, estava extremamente feliz com 24 semanas Foi em uma consulta e o coraçãozinho do BB não estava batendo mais…
Foi tudo muito rápido mas a única informação que recebi foi que minhas plaquetas estavam em apenas 50.000 mil.
Será essa a causa do bb ter morrido?
Fiz translucencia nucal, todos os exames no bebê e ele era saudável…

Boa tarde me chamo greyce no meu exame de primeiro trimestre minha plaqueta estava 44.000 no segundo 76.000 e agr no 3 está 57.000 estou meia preocupada será que meu bebê corre risco de vida ?

Oi meu nome é Vivian tenho 18 anos e sou mãe de primeira viagem eu estou com as plaquetas muito baixa a última vez eu eu fiz ela estava 84.0000 e queria saber oque posso fazer pra aumentar elas obrigada🥰

Tenho PTI, e o nivel “normal” das minhas plaquetas é em média de 73.000 80.000, futuramente caso queira engravidar, quais os riscos que essa doença pode causar a mim e ao bebe?

Olá me chamo gessica,tenho pti a alguns anos pensando em ter outro filho o meu primeiro perdi e gostaria de conhecer a abrale. Obg

Oi , estou com 22 semanas , tenho PTi há alguns anos , já passei por isso na última gestação.tive parto normal
Qual seria o tipo de parto menos arriscado em casa de plaquetas bem baixas ?
No meu último exame estava 90mil

Ola me chamo samanta no ano 2020 eu tive um probleminha de saúde tive ptt minhas plaquetas caiu pra 5 hj graças a Deus me sinto bem fiquei internada fui incubada e tudo mas, mas hj me encontro bem graças a Deus, só que eu sou casada e meu esposo n tem nenhum filho e sem contar que eu também quero ter um filho será que é perigoso?

Oi boa noite eu tenho pti a 4 anos e faço uso de azatioprina,descobri que estou grávida tem 4 dias ,fui no meu médico hematologista e ele pediu pra mim trocar pra prednisona de 20 mg ele disse que é o mais seguro,minhas plaquetas chegam no Max 100 e smp desce no 70 ,irei fazer acompanhamento de risco ,mais tô com medo ,na vdd tô apavorada,irei fazer acompanhamento de risco no posto e no hospital

Oi boa noite me chamo Leide e estou grávida de 17 semanas antes de engravidar minhas plaquetas estava 264,000 e no primeiro trimestre caiu pra 245,000 e agora no segundo trimestre caiu pra 207,000 tô muito preocupada, isso é normal pela gestação ou deve ser investigado?

fui diagnostificada com pti ,a um ano apos muitos hematomas ,hemorragias e petequias ,a cerca de dois meses descobri que estou gravida ,ja fiu pra minha ginecologista a mesma afirmou que preciso de centro de referencias em gravidez de auto risco,no entanto ainda n o encontrei

Bom dia tenho púrpura centropenica himunologiaca e estou grávida tomo 75 mg de revolade será que esse remédio faz algum mau para o bebê

Boa tarde, meu nome é Kauana. No começo da minha gestação fiz o exame e deu que as minhas plaquetas estavam normais 310000 , porém agora que estou quase entrando no terceiro trimestre o exame deu uma alteração para 60000. Gostaria de saber se devo me preocupar (já estou preocupada KKK) com alguma leucemia ou outro tipo de coisa? Desde já agradeço❤️🙏🏽

Eu descobrir q tenho plaquetas baixas a 3 anos , ainda o médico n descobriu oq pode ser ele disse q e PTI , ele falo meu caso n e preocupante, atualmente estou gravida devo me preocupar?

Back To Top