Quem tem câncer pode comer de tudo?
Última atualização em 3 de fevereiro de 2022
Saiba quais alimentos estão permitidos, a quantidade adequada de cada um deles e quais estão proibidos
Quem tem câncer pode comer praticamente de tudo, com algumas poucas exceções e lembrando de ter alguns cuidados, especialmente com a higienização e preparo dos alimentos. Essa é uma ótima notícia, considerando que entre enjôos e perda de apetite, nem todos os pratos se tornam atrativos para os pacientes. Por isso, apostar, com moderação, no que está liberado é sempre uma boa ideia.
Abaixo separamos alguns dos alimentos que geram mais dúvidas e explicamos o porquê consumí-los ou não!
Quem tem câncer pode comer chocolate?
Erika Simone Coelho Carvalho, especialista em Nutrição Oncológica pela Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica (SBNO), esclarece, em primeiro lugar, que o cacau, consumido principalmente como chocolate, é rico em vários compostos bioativos.
“Descobriu-se que os flavonóides do cacau exercem efeitos benéficos sobre a função endotelial, agregação plaquetária, sensibilidade à insulina, dano oxidativo e inflamação, todos os quais desempenham um papel fundamental na patogênese (evolução), das principais doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), incluindo doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer”, diz.
Maiores quantidades de cacau são encontradas em chocolates amargos, que contém entre 50% e 85% dessa substância.
Portanto, devido a esses benefícios que o cacau apresenta, ele não está proibido na dieta de quem está em tratamento oncológico. Entretanto, a especialista alerta que é preciso ter bastante cuidado em relação à quantidade e o tipo consumido.
“Quantidades elevadas de chocolate podem induzir efeitos adversos associados ao alto consumo de açúcar, sendo preferível os chocolates com menos adição de açúcar e de aditivos químicos”, alerta.
Segundo estudos e organizações de saúde, o máximo recomendado para um adulto seria entre 25 g e 50 g de chocolate por dia. Isso equivale, aproximadamente, a mais ou menos uma barra pequena ou quatro quadradinhos.
Quem faz quimioterapia pode comer batata frita?
Erika orienta que durante o tratamento oncológico deve-se evitar fritura, além de seguir uma alimentação adequada sem excessos. Por isso, a orientação é tentar não consumir qualquer alimento frito em óleo.
Apesar de não haver um consenso totalmente definido, alguns especialistas indicam que essa recomendação deva ser seguida principalmente por pacientes que desenvolvem mucosite.
“Uma opção é o consumo da batata ‘assada’ na airfryer, Mas, desde que seja consumida com moderação e dentro de uma alimentação saudável e equilibrada”, a nutricionista indica.
Quem tem câncer pode comer carne?
Para a felicidade dos amantes de carne, sim, ela está liberada durante o tratamento. Mas, de novo, o segredo está no tipo e na quantidade ingerida.
Erika afirma que a recomendação é consumir, no máximo, 500g de carne vermelha (boi, porco, cordeiro etc) por semana. Além disso, o ideal é não comer carnes processadas, especialmente por elas estarem associadas ao aparecimento de alguns tipos de câncer, como o de intestino. Por exemplo, salsicha, presunto, embutidos, bacon etc.
Para quem gosta de hambúrguer, a especialista conta que “uma opção é preparar seu ‘bife’ de hambúrguer em casa. Assim, evita-se o consumo da carne processada pela indústria. ”
Já que a carne vermelha tem essas restrições, isso leva a outra dúvida bastante comum: quem tem câncer pode comer peixe?
E a resposta é não só pode, como o ideal é aumentar o consumo das carnes brancas (peixe e frango), em comparação com a vermelha.
Alimentos para mucosite: o que pode ou não pode
A mucosite pode ser uma ameaça ao tratamento oncológico. Por isso, é importante tratá-la e ficar atento a quais os…
Quem tem câncer pode tomar leite?
Erika aponta que alguns estudos identificaram que a ingestão regular de leite parece ter um fator de proteção contra o câncer de intestino. Mas, ressalta que é preciso ficar atento à individualidade de cada pessoa.
Por exemplo, quem tem colesterol alto, deve dar preferência ao leite desnatado; já quem tem intolerância à lactose, deve ingerir a versão sem lactose e caso o indivíduo tenha alguma restrição proteica por conta de insuficiência renal, o consumo não deve ser realizado sem a orientação de um nutricionista.
O câncer pode ser alimentado por aquilo que comemos?
Uma boa alimentação é fator importante durante o tratamento oncológico e deve ser vista como aliada do paciente De acordo…
O que uma pessoa com câncer não pode comer?
Na verdade não há uma comida específica que está proibida e deve ser cortada totalmente da dieta. Mas, como falado anteriormente, existem alguns tipos de alimentos e preparos que os especialistas não recomendam o consumo. Por exemplo, as carnes processadas e alimentos industrializados (ultraprocessados).
Mas, fora essas recomendações, o paciente pode (e deve) comer o que estiver com vontade.
“Cada pessoa tem uma história pessoal com o alimento e com os sintomas durante o tratamento, pois depende da proposta terapêutica do médico, da localização do tumor, do estado nutricional e emocional. Por isso, durante o tratamento contra o câncer, é imprescindível a avaliação e acompanhamento da alimentação por nutricionista, preferencialmente, especialista em nutrição oncológica”, conclui Erika Simone Carvalho.
Meu marido está com câncer no fígado no barco e na cabeça qual os alimentos ele pode comer e o que não pode e tá com a inflamaçãozinha no sangue
Olá, Licimar, como vai?
Nós temos diversas matérias que explicam o que o paciente pode, ou não durante o tratamento, e também dando algumas dicas de receita! Vamos deixar a seguir um link que contém todas essas matérias, achamos que pode te ajudar bastante! https://revista.abrale.org.br/tag/alimentacao-e-cancer/
Porém, é fundamental que seu marido procure um(a) nutricionista oncológico(a) para que ele(a) possa passar orientações específicas para o caso dele, de acordo com as necessidades que ele tem etc.
Abraços!
Meu pae está com câncer na veias biliar gostaria de saber qual a melhor alimentação porque ele não está conseguindo comer quase nada
Olá, Leonardo, como vai?
Como ele está com dificuldade para comer, nós aconselhamos que ele busque um nutricionista especialista em Oncologia, para que esse profissional consiga analisar quais as necessidades dele, que tipo de alimento ele está conseguindo comer e desenvolver uma dieta baseada nessas informações. É possível que, pela dificuldade de ingestão, o nutricionista recomende algum tipo de suplementação vitamínica também!
Abraços!
quem tem leucemia mieloide crônica pode comer fava?
Olá, João, como vai?
A princípio, não há nenhuma contraindicação de consumir fava não ? Se o senhor começar a comer e perceber algo estranho, ai é interessante interromper o consumo e confirmar com o(a) médico(a) que te acompanha se há alguma restrição.
Nós temos uma secção na Revista Abrale Online somente com matérias sobre alimentação, se o senhor quiser conhecer, falamos sobre diversos alimentos que são, ou não, indicados para os pacientes. Vamos deixar o link a seguir: https://revista.abrale.org.br/categoria/alimentacao/
O senhor já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a LMC, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços
[…] Quem tem câncer pode tomar leite? – Erika aponta que alguns estudos identificaram que a ingestão regular de leite parece ter um fator de proteção contra o câncer de intestino. Mas, ressalta que é preciso ficar atento à individualidade de cada pessoa. Por exemplo, quem tem colesterol alto, deve dar preferência ao leite desnatado; já quem tem intolerância à lactose, deve ingerir a versão sem lactose e caso o indivíduo tenha alguma restrição proteica por conta de insuficiência renal, o consumo não deve ser realizado sem a orientação de um nutricionista. Ver resposta completa […]
É verdade que, quem têm câncer no colo do útero não pode comer marisco?
Olá, Jacqueline, como vai?
Em geral, os frutos do mar, especialmente os que são consumidos crus, são contraindicados na maioria dos tratamentos oncológicos, pois eles são muito “sensíveis” e tem uma maior tendência de causar infecções.
Abraços!
Boa tarde estou com duvida em relação ao abacate, e os caldos em cubos
Olá, Joana, como vai?
O ideal seria evitar os caldos em cubo, por eles serem ultraprocessados e conterem muito sódio. Se a senhora puder substituí-los seria melhor, mas se não der, busque versões com pouco sódio.
Já o abacate, pode ser uma boa fonte de caloria e gorduras “boas”, então, em geral, os pacientes podem consumir! Só é preciso ficar atento se essa fruta não mexe com o estômago, causando diarreia ou enjoo. Se não causar, ele pode ser consumido com moderação.
O paciente está em tratamento para qual tipo de câncer?
Abraços!
Eu tenho leucemia melioide crónica .
E tem alimento que me deixa inchado pernas e barriga. Isso me incomoda muito
Olá, Edison, como vai?
É muito importante o senhor ter esse conhecimento para poder evitar esses alimentos ou então verificar formas de lidar com esse inchaço. Também é importante o senhor conversar com o médico que acompanha o seu caso, para que ele possa avaliar se há alguma relação com a medicação e/ou com a LMC.
Se o senhor tiver interesse, podemos te colocar em contato com uma das nossas nutricionistas voluntárias, por meio do Projeto Teleconsulta, para que ela possa avaliar seu caso e te orientar! Se tiver interesse, nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Ficamos no seu aguardo ?
Abraços!