Apesar de comum, emagrecer durante o câncer pede atenção
Última atualização em 29 de julho de 2021
É preciso tomar cuidado com as complicações que o emagrecimento durante o tratamento pode causar
O principal perigo é a pessoa entrar em um estado de desnutrição que comprometa à resposta ao tratamento.
Marisa Resende Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de SP, explica que a desnutrição ocorre quando além de peso, o paciente perde massa muscular e tecido gorduroso. “Com isso, ele pode chegar a uma distribuição de pouco peso para sua altura, que comprometa a saúde, diz ela.
Uma das maneiras de saber se essa distribuição está adequada é por meio do cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea), ou medindo a circunferência; pregas cutâneas; bioimpedância e outros métodos que calculem a composição corporal.
Caso esses níveis estejam abaixo do recomendado, “o organismo sofre com a perda de proteínas, carboidratos e gordura. Isso atrapalha o processo de cicatrização, coagulação e aumenta o risco de infecção, sangramentos e dificulta o prognóstico. Além de dificultar até atividades rotineiras do dia a dia”, conta a nutricionista.
Perda de peso no câncer
Em algumas situações mais complicadas, o câncer em si pode fazer o paciente emagrecer. Tanto que a perda de peso sem motivos aparentes é um dos sintomas da doença.
Isso acontece porque o tumor causa um aumento nos processos metabólicos das proteínas. Como consequência, o corpo passa a precisar de mais calorias para realizar suas funções diárias, levando a um emagrecimento.
Como não emagrecer se não tenho vontade de comer?
A principal queixa dos pacientes oncológicos em relação à alimentação é a perda de apetite. Para combatê-la, “é necessário investir em alimentos que possam apetecer o paciente, ou seja, que ele tenha vontade naquele momento”, conta Marisa Coutinho.
É preciso observar também a tolerância da pessoa a temperos, aromas e consistências, adaptando ao que ela consegue comer neste momento.
De acordo com orientações da nutricionista, “deve-se dar preferência a alimentos de maior densidade calórica e/ou proteica. Além de respeitar as restrições que o paciente possa ter em função do quadro clínico ou doenças pré-existentes. Por exemplo: diabetes, hipertensão, presença de diarreia, vômito ou outro comprometimento do sistema digestório. Bem como dar preferência a alimentos mais naturais de boa procedência em lugar dos ultra processados”.
Outra solução para suprimir a falta de apetite é comer uma menor quantidade, porém mais vezes ao longo do dia. Em vez de ter três grandes refeições, o paciente pode fazer cinco: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.
Alimentos mais recomendados durante o câncer
Marisa diz que se alimentar bem durante esse processo é importante, pois capacita o paciente a lidar melhor com os efeitos colaterais. Dessa forma, “uma regra primordial é ingerir vários alimentos diferentes todos os dias”, indica ela.
Nenhum alimento ou grupo de alimentos contém todos os nutrientes necessários e para manter o vigor do organismo, a dieta deve conter porções diárias dos seguintes grupos de alimentos:
- Frutas e vegetais. Verduras cruas ou cozidas, frutas e sucos de frutas são fontes de algumas vitaminas e minerais necessários ao organismo.
- Alimentos proteicos. As proteínas contribuem para a regeneração do organismo e o combate às infecções. Carnes em geral, peixes, aves, ovos, leite, iogurte e queijo fornecem não só proteínas como também muitas vitaminas e minerais.
- Tanto in natura quanto os presentes no pão, nas massas e arroz, eles fornecem principalmente os carboidratos e fibras. Os carboidratos são as fontes de energia, sendo necessários para que o organismo funcione bem.
- Laticínios. O leite e seus derivados fornecem proteínas, vitaminas e minerais, dentre eles destacando a melhor fonte de cálcio.
“O ideal é que o paciente tente comer de tudo um pouco e mantenha uma dieta equilibrada. Consumir alimentos de todos os grupos evita que o organismo precise usar outras fontes de energia, como as proteínas musculares”, alerta Marisa.
Ela ressalta que existe no mercado uma variedade de suplementos nutricionais tanto para pacientes oncológicos quanto para o público geral. “Eles são uma boa alternativa para completar o aporte nutricional que o paciente precisa e que, por vezes, não consegue ingerir”, finaliza Marisa.
Sabia que tomar água ajuda a reduzir os efeitos colaterais do tratamento?
Veja os 16 alimentos superpoderosos
O Atendimento Nutricional da Abrale está à disposição para ajudar!
Concordo plenamente, com vc abrale, o seu artigo é muito bom ele nos ajuda e também nos adverte sobre os perigos de perder peso quando está portando o cançer; muito obrigado por compartilhar.
Minha mae esta com cancer de mama,e esta muito.magra,sem massa corporal,se ela tiver que retirar o nodulo ela aguenta uma cirurgia?
Olá, Juliana, como vai?
Como a Abrale não é um centro de tratamento, nós não temos acesso ao histórico clínico da sua mãe e não temos como realizar um exame físico, não podemos indicar qual a melhor opção de tratamento.
O oncologista dela pedirá (ou já pediu) uma série de exames para avaliar o quadro de saúde da sua mãe e, por meio dos resultados, ele verificará quais são os riscos e benefícios. Depois de fazer isso, ele irá discutir com vocês quais são as possibilidades e só indicará a cirurgia se for seguro.
Abraços!
Minha mãe só descobriu que tinha câncer porque ela emagreceu demais. Não sentia dor nenhuma, apenas febre as vezes e azia. Era um adenocarcinoma no antro, gigante e bem maligno com metástase no fígado, no pâncreas e nos ossos. Ela descubriu em janeiro de 2019 e faleceu em Maio. Eu vi minha mãe definhando sem poder fazer nada porque já era tarde, mesmo doente minha mãe comia super bem. Fumava desde os 15 anos e morreu com 63 anos.
Olá, Eliani!
Sentimos muito pela sua perda, se precisar de algo estamos à disposição!
Abraços!
COMO SE ALIMENTAR BEM, SE NÃO RECEBO UMA CESTA BÁSICA, O MUNDO PERDEU O AFETO POR HUMANOS, AQUI ONDE MORO ELES GASTAM FORTUNAS COM ANIMAIS APESAR DE GOSTAR MUITO DE ANIMAIS EU SOU UM SER HUMANO AMBOS SENTI FOME E FALTA DE AFETO ISSO É FATO
Olá, Sandra, como vai?
Sentimos muito pela situação que a senhora está enfrentando. Estamos encaminhando a sua mensagem para o departamento de Apoio Jurídico, da Abrale, para que a gente possa conversar melhor e verificar como conseguimos te ajudar! Fique atenta ao e-mail que a senhora cadastrou quando fez o comentário, vamos entrar em contato por esse endereço.
Abraços
Boa noite
Gostaria de saber se os alimentos informado também auxiliam quem tem câncer no reto.
Grata
Olá, Rosangela, como vai?
Sim, as orientações passadas nessa matéria vale para todos os pacientes oncológicos, independente da localização do tumor.
Abraços!
Boa noite me chamo Davina tenho 57 anos , comecei perder peso ,acho que sem motivo estou tentando arrumar um médico pra fazer uns exames ,mas com a pandemia está difícil . Gostaria que me ajudasse
Olá, Davina, como vai?
Além da perda de peso, a senhora está apresentando algum outro sintoma?
Abraços!
Queto dicas..
Olá, Maria, como vai?
Como podemos auxiliá-la? A senhora pode encontrar dicas para uma alimentação mais balanceada a fim de evitar a perda de peso nos tópicos “Como não emagrecer se não tenho vontade de comer?” e “Alimentos mais recomendados durante o câncer” nesta matéria! Se a senhora tiver alguma dúvida ou queira alguma informação mais específica, estamos à disposição!
Abraços!
Estou fazendo quimioterapia por via oral. Em abril deste ano….retirei um tumor maligno no reto. Estou sofrendo muito com fortes enjoos e mal estar generalizado. Alguma dica para melhorar esta condição sofrida? Grata
Olá, Silvana, como vai?
Sentimos muito pela senhora estar com sintomas tão intensos.
Recomendamos que a senhora, primeiramente, converse com o(a) médico(a) que prescreveu esse tratamento para que essa pessoa possa te orientar sobre possíveis remédios para amenizar o enjoo e o mal estar.
Vamos deixar abaixo algumas matérias com receitas que acreditamos que possam te auxiliar:
Projeto Dodói ajuda crianças na luta contra o câncer infantil
É hora de tomar sorvete!
Alívio geladinho, receitas para os efeitos da quimio
Abraços!
muitíssimo obrigada !!
O aumento de prostada e emagrecimento significa q a pessia ESTÁ com cancer?
Olá, Geisa, como vai?
Nós não temos autorização para oferecer um diagnóstico, por isso recomentamos que a pessoa retorne o mais rápido possível no(a) médico(a) que solicitou o exame de próstata para verificar o que pode estar acontecendo.
Abraços!
Bom dia gostaria de saber qual remedio emagrecedor poso tomar pois tenho câncer no estômago e preciso emagrecer.
Olá, Alexandre, como vai?
Recomendamos que o senhor procure uma nutricionista especialista em Oncologia, pois esse(a) profissional poderá criar uma dieta específica para você considerando, principalmente, as necessidades que o corpo do senhor tem devido ao tratamento oncológico. Esse é um momento no qual o organismo precisa de muita energia e vitamina para poder aguentar a terapia.
Abraços!
Fui diagnosticada com câncer no útero a 40 dias aproximadamente. Só senti necessidade de procurar um médico QDO percebi um caroço aparecer do dia pra noite no abdômen do lado direito. Feito exame de imagem. Descobri um tumor sólido do lado esquerdo do útero.
Até então, tinha e tenho dores no abdômen constante. Agora estou sentindo muita dor nas costas.do lado esquerdo. Azia . mal estar. Minha cirurgia será marcada só em agosto. A médica já diagnósticou câncer e estou nos preparativos para cirurgia,sem biópsia.
A minha preocupação é saber em que estágio se encontra.
E estou emagrecendo mais ,54 kg e tenho 1,70 Alt. A minha pergunta é.essa dor está relacionado ao espalhamento do tumor….
Estou com nódulos nós dois ovários. Um medindo tamanho de uma laranja.
Tenho 47 anos e fumante desde os 13 . gratidão ♥️
Olá, Kate, como vai?
A dor e a perda de peso podem sim estar relacionadas ao câncer, mas não, necessariamente, indicam o estágio da doença. No caso do câncer de útero, o estadiamento, geralmente, é feito por meio de exames de imagem.
A senhora está realizando tratamento pelo SUS, particular ou convênio?
Abraços!
Pelo SUS. Realizei dia 10 06. E me disseram que o resultado só será revelado dia 10 07. 1 dia antes da consulta do cardiologista. Juntamente com o raio-x.
Existe alguma maneira de ver esse exame antes. Pois de acordo com meus sintomas. O emagrecendo.pensei que estivesse relacionado a morte do meu paizinho.a 8meses, decorrência do COVID.
Dizem que esse tipo de câncer é assintomático, e recentemente estou com essas dores no quadril. Corrimento de cor marrom. Dor abdominal constante.
Estou bem apreensiva.
Agradeço muito…
E não estou querendo exclusividade não, só queria saber o grau em que me encontro na doença, lembrando que eu enterrei minha prima irmã (meu tio, irmão do meu pai casou com minha tia, irmã da minha mãe) a aproximadamente 4meses com esse mesmo tumor. Ela não teve tempo. Receio que estou passando pelo mesmo processo ?
A senhora conhece a Lei dos 60 dias? Essa lei determina que o SUS tem 60 dias após o diagnóstico para fornecer o tratamento. Então, se a senhora foi diagnosticada há 40 dias, teria que começar a realizar o tratamento em, no máximo, 20 dias.
Pelos sintomas que a senhora relatou, acreditamos que seria importantíssimo retornar ao médico oncologista para fazer uma avaliação. Mas, não somos especialistas nesse tipo de câncer, então, indicamos que entre em contato com o Instituto Oncoguia, que atende pacientes com cânceres sólidos, para que eles possam te ajudar! O contato deles é: 0800 773 1666 ?
Abraços!
Qual a leitura do aumento da vitamina B12 no sangue, durante tratamento de quimioterapia?
Olá, Maria, como vai?
Esse aumento pode acontecer por diversos motivos. Nós indicamos que a senhora converse com o(a) médico(a) que acompanha o seu tratamento para que ele(a) possa fazer uma análise completa e consiga identificar certinho o que está acontecendo.
Abraços!
Bom Diia: Queria saber pq tô emagrecendo mto rápido tô comendo mta coisa mais ainda fico com fome não sei pq estou emagrecendo rápido de mais pode ser oq …
Olá, Diego, como vai?
Esse emagrecimento rápido pode acontecer por diversos motivos. Para investigar e saber certinho o que está acontecendo, nós indicamos que o senhor procure um(a) médico(a) para fazer alguns exames, pode ser um(a) clínico geral ou um(a) endocrinologista.
Abraços!
Estou com um aumento na virilha, com dor na virilha.
Isso é linfonodo?
Estou com infecção de urina.
Emagreci 4 kilos em um mês.
Qual exame de imagem o médico deve pedir?
Olá, Matilda, como vai?
O medico deverá avaliar as suas queixas e, após isso, definir qual exame mais adequado para identificar o que é esse aumento. Às vezes, apenas uma avaliação pode ser suficiente, em outras pode ser necessário fazer um ultrassom, então varia bastante (:
Abraços!
Qual especialidade procurar para este aumento na virilha? Ainda estou com o aumento.
Olá, Matilda, como vai?
A senhora já chegou a procurar algum médico e fez algum exame? Se sim, qual médico e qual foi o resultado do exame?
Como esse aumento pode ser causado por alguns motivos, é importante saber se é, por exemplo, um linfonodo ou uma infecção, para saber qual médico procurar.
Abraços!
Estou perdendo muito peso desde janeiro sai de 119 quilos pra 95 agora em maio. Tenho muitos enjoou e diarreias frequentes abdomem distendido e dores do lado esquerdo da barriga. Fui ao médico e pediu ultrasom o qual não constou nenhuma alteração. Preciso de ajuda pois tenho perdido muito peso. Estou desempregado e moro sozinho. Me ajudem! Tô com medo de morrer!
Olá, Aldenir, como vai?
Além do ultrassom, o senhor realizou algum outro exame? Se sim, qual e qual foi o resultado?
Abraços!