Força a mais: alimentos imprescindíveis
Última atualização em 29 de julho de 2021
É possível fazer uma comida gostosa e poderosa usando suplementos alimentares
Ela tem aparência, cor e aroma de uma suculenta sopinha cremosa de legumes, daquelas que você refoga uma potente carne como músculo, depois acrescenta na panela: batata, mandioquinha, tomate, cebola, abóbora, cenoura, chuchu, verduras, sal…Depois de bem cozidos, vai tudo (menos a carne) para o liquidificador, depois para a peneira e…pronto! Eis aí uma sopa bem forte.
Mas o que fazer quando a pessoa carece de nutrientes especiais por conta de um tipo de tratamento médico ou deficiência momentânea de algum elemento?
Nesse caso, primeiro o médico e o nutricionista indicam o que é imprescindível para o paciente, de acordo com a fase do tratamento em que se encontra. Feito isso, é hora de ir para o mercadão, ou para a feira livre, em busca de ingredientes de primeira linha. Eles então vão virar receitas gostosas e potentes que, somadas aos suplementos orais, vão repor aquilo que o paciente precisa para combater a deficiência de ingestão de nutrientes.
Mais proteínas e mais energia
São vários os motivos da necessidade de suplementação. Todos os métodos de tratamento do câncer visam eliminar as células cancerígenas, porém também afetam algumas células sadias. Pacientes de câncer sofrem muito com enjoos, feridas na boca, perda do paladar, fazendo com que ele prefira não se alimentar.
Esta ingestão reduzida de alimentos por si só já desencadeia outras consequências como a redução na ingestão de nutrientes – proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Então, entram os suplementos.
Juliane Casas, nutricionista do Hospital Santa Lucinda, em Sorocaba, interior de São Paulo, diz que “paciente pacientes oncológicos, de um modo geral, orienta-se suplementos com maior aporte de proteínas e energia, sendo que esses suplementos também podem conter fibras, vitaminas e minerais”. E mais: “podem ter também alguns nutrientes como ácidos graxos – um dos mais utilizados é o EPA – ácido eisosapentanóico, que estimula a imunidade e reduz a inflamação”.
Para uma recuperação mais rápida
Se a pessoa com câncer não comer bem, o processo de recuperação pode atrasar. Em alguns casos, ingestão inadequada de alimentos pode resultar em desnutrição e aumento da toxicidade do tratamento (se o corpo está fraco e debilitado, pode sofrer ainda mais com os efeitos da dosagem dos medicamentos).
Estes efeitos podem impedir o paciente de completar o plano de tratamento prescrito conforme o programado e afetar o resultado. Quando se tem câncer, comer corretamente é ainda mais importante. Podem haver consequências graves quando as necessidades nutricionais do corpo são ignoradas. Estima-se que um em cada cinco pacientes com câncer é vencido pela desnutrição – e não pelo câncer em si.
É da boa alimentação que o paciente vai retirar forças para uma recuperação menos traumática e mais rápida. Tanto é que, assim que o câncer é diagnosticado, seguem as recomendações alimentares para que o paciente não perca peso e fique forte para enfrentar bem o período de medicação.
Invariavelmente, elas incluem ingredientes saudáveis (de preferência orgânicos e frescos), parcimônia nos temperos mais pesados e nos elementos mais ácidos. Os excessos ficam de fora.
RECEITAS GOSTOSAS!
Talharim à bolonhesa
INGREDIENTES
1 pacote de macarrão talharim instantâneo
1 colher de sobremesa de azeite de oliva
1/3 de cebola pequena picada
1 dente pequeno de alho picado
1 colher de café rasa de tomilho seco
1 pitada de alecrim em pó, ou fresco, picado
½ xícara de chá de carne moída
½ xícara de chá de polpa de tomate ou tomate triturado
4 colheres de sopa de suplemento hipercalórico sem sabor
1 colher de sopa de queijo ralado
PREPARO
Cozinhe o macarrão conforme indicação da embalagem e reserve
Não utilize o tempero que acompanha o macarrão
Em uma panela, refogue em azeite a cebola, o alho, o tomilho e o alecrim. Acrescente a carne moída e refogue até estar cozida. Adicione a polpa de tomate, tempere com sal e pimenta. Deixe refogar por mais 5 minutos
Desligue o fogo, acrescente o leite, o suplemento e misture bem
Coloque o macarrão cozido em um prato e cubra com o molho bolonhesa. Salpique queijo ralado por cima. Sirva a seguir
COQUETEL DE ABACAXI COM ÁGUA DE COCO
INGREDIENTES
2 fatias de abacaxi
1 colher de sopa de açúcar
1 xícara de água de coco gelada
1 colher de sopa de suco de limão
1 caixinha e suplemento energético e proteico sabor pêssego-gengibre
PREPARO
Pique o abacaxi, polvilhe com açúcar, coloque numa panela pequena e leve ao fogo até ferver um pouco (2 minutos). Desliguei o foco e espere esfriar
No liquidificador, bata o abacaxi com os outros ingredientes até ficar bem triturado e, se quiser, sirva com gelo.
Para apoio nutricional, entre em contato com o Apoio ao Paciente da Abrale.