Conheça os direitos do paciente com policitemia vera
Última atualização em 16 de dezembro de 2021
Apesar dos pacientes com essa doença desejarem certos benefícios, não é sempre que ele é oferecido. Geralmente, quem aprova ou não, é o médico perito do INSS
Os direitos de quem tem policitemia vera incluem uma série de benefícios, entretanto eles não podem ser gozados por todos os pacientes. Há algumas restrições e especificidades que determinam quais pessoas e quando é possível contar com algum auxílio financeiro ou com a aposentadoria por invalidez, por exemplo.
Entenda nessa matéria quem, quando e quais direitos os pacientes de policitemia vera (PV) podem solicitar.
Exame admissional
Em alguns casos, a PV pode ser um motivo para a pessoa ser considerada inapta no exame admissional. Isso, geralmente, ocorre quando há incompatibilidade entre a função que será exercida e o estado de saúde do paciente.
“Por exemplo, um paciente de PV com risco de trombose poderá ser inapto para uma função que necessite ficar sentado por longos períodos, como motorista de ônibus. Somente o médico poderá avaliar”, Renata Delcelo Von Eye, advogada da Abrale, conta.
Fora essas situações, o paciente de PV não pode ser reprovado no exame admissional.
Policitemia vera e auxílio doença
Renata diz que se o paciente de PV for considerado incapacitado para o trabalho por meio da perícia médica do INSS, poderá receber benefício do INSS, observados os requisitos legais. Para isso, deverá ser segurado do INSS (contribuinte ativo ou ter contribuído nos últimos 12 meses).
Quem tem policitemia vera tem direito a aposentadoria por invalidez?
“Aposentadoria por Incapacidade Permanente (aposentadoria por invalidez) é o benefício concedido pelo INSS aos trabalhadores e segurados que sofrem de algum tipo de incapacidade permanente ou sem cura, que o impossibilite totalmente para qualquer trabalho ou atividade laborativa que lhe garanta a sua subsistência”, a advogada lembra.
De acordo com ela, se o laudo médico pericial do INSS atestar que o paciente de policitemia vera está incapacitado permanentemente de trabalhar, a pessoa poderá receber aposentadoria por invalidez.
Isenção do imposto de renda (IR)
“Conforme indica a legislação, a isenção do IR é concedida sobre a aposentadoria dos pacientes de neoplasia maligna. Dependendo de como a PV se apresenta, o paciente pode ter direito, ou não, à isenção do IR sobre sua aposentadoria”, Renata esclarece.
Policitemia vera é câncer?
Essa é uma condição que, assim como um tumor, ocorre devido às alterações genéticas que causam uma produção descontrolada das…
Isenção de IPVA e IPTU
O Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) é um imposto cobrado sobre a propriedade de veículos automotores que deve ser pago anualmente pelo proprietário. Já o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é voltado à propriedade com construção no meio urbano e também é cobrado anualmente de todos os proprietários de casas, prédios ou estabelecimentos comerciais que estejam nas cidades.
O IPVA é um imposto estadual, por isso, os requisitos para solicitar a sua isenção variam de localidade. Mas, de maneira geral, ele somente é concedido para pessoas com deficiências nos membros inferiores ou superiores, comprovadas por meio de perícia. Por isso, nem sempre o paciente com policitemia vera tem direito a isenção na compra de veículo.
Já o IPTU é uma cobrança municipal e cada prefeitura municipal estabelece seus próprios requisitos para a concessão da isenção. Entretanto, Renata ressalta que, normalmente, a liberação desse pagamento não está relacionada com a PV.
bom dia. gostaria de saber se no estadode SP. policetemia vera da isenção ipva?
Olá, José, como vai?
A isenção do IPVA em São Paulo somente é concedida para pessoas com deficiências nos membros inferiores ou superiores, comprovadas por meio de perícia. Por isso, caso o paciente com policitemia vera tenha alguma deficiência causada pela doença, tem direito a isenção na compra de veículo.
O senhor já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com alguns tipos de doenças hematológicas, como a PV, por meio de diversos serviços gratuitos! Estou encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa estar mais próximos e consigamos te ajudar sempre que preciso! Dentro de alguns dias, a equipe do Apoio enviará uma mensagem para o endereço de e-mail que o senhor indicou quando fez o comentário!
Abraços!
Olá, boa noite!
Gostaria de saber mais informações sobre está ONG sobre doença hematológica!
Olá, Sueli, como vai?
A senhora pode encontrar mais informações sobre nós no site https://www.abrale.org.br/
Ou então, pode entrar em contato conosco que te explicaremos tudo sobre nosso trabalho!
Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
– WhatsApp: 11 3149-5190
Sugerimos que entre em contato pelo WhatsApp, pois, às vezes, o telefone pode estar ocupado.
Abraços!
bom dia,
por favor, em 2019 tive hepatite c e posteriormente dois canceres no fígado, ja operei mas me sinto mal faz mais de dois anos, tenho direito a isenção do ipva ?
Marcelo
Olá, Marcelo, como vai?
As normas para a isenção de IPVA variam de estado para estado. Por isso, o ideal é que o senhor procure as diretrizes do local onde mora. Mas, em geral, esse benefício somente é concedido para pessoas com deficiências nos membros inferiores ou superiores, comprovadas por meio de perícia. Caso o senhor tenha esse laudo, pode solicitar a isenção.
Nós temos uma matéria sobre a isenção de IPVA para pacientes com câncer que acreditamos que possa ser interessante para o senhor! Caso queira lê-la, basta clicar no link a seguir: Isenção de Ipva
Abraços!
Tenho policitemia vera ha 6anos e venho fazendo tratamento com hematologista, mesmo na condições tive duas trombose a perna e pulmão e tive um Avc isquêmico,durante a in investigação fui avaliado pelo neurologista com. Malformaçao das artéria venosa corro risco de Avc , tenho o direito do auxilio invalidez, fui afetado a visao, tontura e tive convulsões
Sr Marcos Henrique,
O Senhor terá que passar pela perícia médica para analisar e fazer o enquadramento, se for o caso, dentro das exigências legais com relação ao seu quadro clínico
Bom dia. Gostaria de tirar uma dúvida sobre o andamento do PL 468/2017 que “dispõe sobre isenção do imposto de renda para os pacientes das doenças mieloproliferativas (mastocitose, mielofibrose, policitemia vera e trombocitemia essencial)”. Esse PL já foi aprovado? As pessoas que tem essas doenças podem solicitar isenção de imposto de renda?
Olá, Manoel, como vai?
De acordo com as informações contidas no portal da Camara dos Deputados, o PL não foi aprovado.
Mas para saber mais sobre esse projeto de lei e sobre outros direitos que o senhor pode ter, nós indicamos que entre em contato com o nosso Apoio Jurídico! Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973 (o primeiro número também é WhatsApp, se quiser mandar uma mensagem pelo app basta clicar aqui)
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Ficamos no seu aguardo 🥰
Abraços!