Skip to content

Vá de Lenço: campanha da Abrale de prevenção do câncer completa 10 anos

câncer
Compartilhe

No Dia Mundial do Câncer, a Vá de Lenço conscientiza a sociedade sobre a importância dos hábitos saudáveis

Escrito por: Juliana Matias

4 de fevereiro é o Dia Mundial do Câncer e a União Internacional para Controle do Câncer (UICC), com apoio da OMS, realiza uma ação para conscientizar a sociedade sobre a prevenção do câncer. Há 10 anos, a Abrale criou a campanha Vá de Lenço, em apoio à essa causa.

Desde 2017, a Vá de Lenço além de conscientizar sobre a prevenção do câncer e a importância dos hábitos saudáveis, também homenageia os pacientes. Ao longo desses 10 anos, foram mais de 2 milhões de fotos e vídeos postados usando a #vádelenço.

Artistas, influenciadores, profissionais da saúde, pacientes, hospitais, organizações da sociedade civil e empresas participam anualmente da campanha, fortalecendo a causa e ampliando a mensagem nas redes sociais.

Em 2026, a Abrale, em parceria com o Instituto Quimioterapia e Beleza, irá distribuir 1800 lenços para 49 hospitais públicos na Bahia, Belém, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Teresina.

Além disso, Fabiana Justus, embaixadora da Associação, irá lançar uma coleção de lenços com a Les Cloches, sua marca de roupas, em comemoração à campanha. Serão comercializados três lenços estampados nas cores da associação. 100% do lucro com a venda das peças será revertido para a Abrale.

Como prevenir o câncer

Dados do Observatório de Oncologia mostram que o câncer já é a principal causa de morte em 12% dos municípios brasileiros, com crescimento da incidência entre pessoas com menos de 50 anos, além de persistentes desigualdades no acesso ao diagnóstico e tratamento e aumento dos custos para o sistema público de saúde.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), nesta quarta (4/2), estimam que em cada ano do triênio 2026-2028 deverão ocorrer 781 mil novos casos de câncer.

Segundo o INCA, os dados reiteram a relevância de fortalecer a prevenção primária, incluindo vacinação contra o HPV, controle do tabaco, promoção da alimentação saudável e da atividade física, bem como de estruturar políticas voltadas ao diagnóstico oportuno, sobretudo para cânceres de mama, do colo do útero e de cólon e reto.

Apesar de os cânceres do sangue não serem preveníveis, dados do INCA mostram que outros 30% podem ser evitados com mudanças de hábitos.

“O câncer é uma ameaça à saúde coletiva e só pode ser controlado se houver engajamento da população em atitudes de prevenção e redução de fatores de risco. Isso, claro para além de termos melhor acesso ao diagnóstico precoce e tratamento adequados e em tempo. O bem-estar coletivo é um ato político e social, e todos precisam se sentir parte dessa construção”, afirma Catherine Moura, médica sanitarista, CEO da Abrale e líder do Movimento TJCC.

Conheça 12 hábitos que ajudam na prevenção do câncer

  • Não fume;
  • Alimente-se de maneira saudável;
  • Mantenha o peso corporal adequado;
  • Pratique atividades físicas;
  • Amamente, se possível;
  • Mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero;
  • Vacine-se contra o HPV;
  • Vacine-se contra a hepatite B;
  • Evite a ingestão de bebidas alcoólicas;
  • Evite comer carne processada, como por exemplo salsicha;
  • Evite a exposição ao sol entre 10h e 16h e use sempre proteção adequada;
  • Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho.

APOIO:


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top