Dor ao ingerir bebidas alcoólicas pode ser câncer? Entenda

Pacientes de linfoma, um câncer do sangue, podem apresentar dor ao ingerir bebidas alcoólicas
A dor ao beber álcool foi identificada como sinal de linfoma em alguns pacientes desde os anos 1950. Mas por que ela acontece? Quando uma pessoa tem linfoma, pode sentir dor ao ingerir qualquer bebida alcoólica? Te explicamos agora.
O linfoma é um tipo de câncer do sistema linfático e pode acometer qualquer órgão em que esse sistema esteja presente. O sistema linfático, por sua vez, é um conjunto de órgãos, tecidos e vasos linfóides que ficam espalhados por todo o corpo humano, além de fazer parte do sistema imunológico. Suas principais funções são ajudar na defesa do organismo, além de filtrar e remover o excesso de líquidos e impurezas.
Porém, Thais Fischer, hematologista do A.C. Camargo Cancer Center, explica que esse sintoma não é exclusivo do linfoma, “podendo estar presente também, por exemplo, em tumores de cabeça e pescoço”.
Por que uma pessoa tem dor ao ingerir bebida alcoólica?
Segundo a hematologista, o motivo não é estudado adequadamente. Mas acredita-se que o álcool, por ter um efeito vasodilatador, dilate os linfonodos e vasos linfáticos, o que causa a dor.
No linfoma, qualquer bebida alcoólica pode causar a dor?
Sim, Fischer comenta que “qualquer bebida alcoólica pode causar essa dor, fazendo com que os pacientes façam menor ingestão de álcool”. Assim, caso uma pessoa sinta dor ao beber, é preciso atentar-se aos outros sintomas do linfoma.
Quais são os principais sintomas do linfoma?
A hematologista ressalta que apesar da dor ao beber ser difundida “como sintoma de linfoma, ela não é tão frequente”. Os sinais mais comuns desse câncer são: febre, sudorese noturna, perda de peso não provocada, aumento dos linfonodos ou ínguas no pescoço, axila, virilha, especialmente se elas não forem dolorosas.
Fischer lembra que, caso uma pessoa tenha um caroço com mais de dois centímetros, não doloroso e com crescimento progressivo, ela deve procurar um hematologista para avaliá-la.
A dor permanece mesmo após a cura do linfoma?
Com o tratamento, a dor tende a desaparecer, “até porque há uma diminuição dos linfonodos”, explica a hematologista. Corticóides e anti-inflamatórios também podem ajudar a tratar a dor ao ingerir bebidas alcoólicas.