Como diagnosticar uma leucemia silenciosa

Alguns sintomas de leucemia, como a fadiga, podem ser confundidos com cansaços do dia a dia
Cansaço extremo, ou fadiga, é um dos sintomas de leucemia que pode passar despercebido ou ser confundido, por muitas pessoas, com cansaço do dia a dia. Porém, algumas leucemias podem ser silenciosas. Saiba como é feito o diagnóstico quando esse tipo de câncer do sangue é assintomático.
Entenda o que causa o sintoma
Leucemias agudas, como a leucemia mieloide aguda (LMA) e a leucemia linfoide aguda (LLA), são cânceres do sangue que, na maioria das vezes, apresentam sintomas evidentes.
Monika Conchon, sócia do laboratório de imagem Alelys e membro do Grupo Brasileiro de Leucemia Mieloide Crônica e Mieloproliferações, explica que isso acontece porque, nesse tipo de doença, a produção de células saudáveis é alterada ou bloqueada pelas células cancerígenas, o que faz com que o sangue não realize sua função normalmente.
Segundo a hematologista, alguns dos principais sintomas das leucemias são: febre, suores noturnos, sangramentos, fraquezas, aumento do volume abdominal, entre outros fatores. A palidez acontece porque a pessoa com leucemia passa por uma queda na produção de glóbulos vermelhos, o que pode levar a uma anemia.
Já os sangramentos podem acontecer devido à baixa produção de plaquetas, conforme conta Conchon. O aumento do volume abdominal é causado pela superprodução de células alteradas pela medula óssea.
Leucemias silenciosas
Antes do diagnóstico, esses sinais podem passar despercebidos ou ser confundidos com cansaço do dia a dia. Porém, leucemias crônicas, como a leucemia mieloide crônica (LMC) e a leucemia linfoide crônica (LLC), podem não apresentar sintomas.
Conchon conta que isso acontece porque as “leucemias crônicas podem evoluir por muito tempo, às vezes até por anos, pois a produção de células leucêmicas aumenta, mas suas funções podem ser mantidas. Ao longo do tempo, manifestações como aumento do baço, do fígado e o cansaço vão ficando mais evidentes”, afirma.
Diagnóstico de uma leucemia silenciosa
Mesmo sem os sintomas, as leucemias podem ser diagnosticadas por exames de sangue de rotina, como o hemograma. Por isso, é importante realizá-los periodicamente para possibilitar um diagnóstico precoce. Caso uma pessoa tenha sintomas de leucemia, a hematologista recomenda procurar atendimento médico para que ela seja encaminhada a um especialista.