Menstruação durante o tratamento oncológico
Última atualização em 29 de julho de 2021
Alterações na menstruação é um dos possíveis efeitos colaterais durante esse processo. É preciso ficar atenta, pois elas podem ser um sinal de infertilidade
A menstruação é o processo de descamação e eliminação do endométrio, tecido que reveste o útero. Durante o ciclo menstrual, esse tecido se prepara para abrigar o embrião, entretanto se não ocorrer a fecundação do óvulo, o endométrio se desprende e é eliminado. Assim, há o sangramento e, em seguida, todo o processo recomeça. Em geral, o ciclo menstrual dura de 25 a 30 dias, porém esse tempo pode variar de mulher para mulher.
No caso das pacientes em tratamento oncológico, é possível que elas apresentem menstruação irregular enquanto o tratamento durar.
“A quimioterapia afeta o funcionamento do ovário e faz com que, muitas vezes, as células germinativas sejam destruídas. Dessa forma, interferindo na mulher que ainda menstrua e fazendo com que ela pare”, diz o Dr. Luiz Henrique Gebrim, diretor do Hospital Pérola Byington.
Por outro lado, no caso de mulheres que realizam a hormonioterapia, é possível que aconteça o contrário. Como essas medicações podem estimular o funcionamento do ovário, essas pacientes podem ter um aumento no fluxo menstrual. Isso acontece, por exemplo, no caso do câncer de mama tratado com tamoxifeno.
“É possível corrigir com medicamentos sem problemas, mas não afeta a fertilidade”, o Dr. Gebrim conta.
Outros fatores psicológicos, como estresse devido ao câncer ou a algum procedimento que será realizado, também podem afetar a menstruação. Entretanto, as alterações são pequenas e transitórias, ou seja, o ciclo menstrual volta ao normal em pouco tempo.
Menstruação, quimioterapia e infertilidade
A principal preocupação com as mudanças na menstruação causadas pelo tratamento contra o câncer não está na irregularidade em si. A questão é que com a destruição das células germinativas, os óvulos, é possível que a mulher fique infértil. Ou seja, há a possibilidade dela não conseguir mais ter filhos.
De acordo com o Dr. Gebrim, quanto mais nova a paciente for, maiores as chances de voltar a menstruar normalmente e continuar fértil. Entretanto, em geral, se ela tiver entre 40 e 45 anos, possivelmente voltará a menstruar, mas não será fértil. Acima dos 45 anos, há grande chances de entrar na menopausa precoce, não menstruando e nem possuindo óvulos.
“Então, quanto mais jovem a mulher, maior a chance de ela voltar a menstruar normal e manter a fertilidade. Obviamente, depende também do tipo de tratamento que é usado e o tipo de câncer, se é de mama ou uma leucemia. Isso varia de acordo com o tempo e com a dosagem das quimioterapias”, diz o médico.
Ele ainda comenta que em alguns tipos de câncer de mama a menopausa precoce é, na verdade, uma aliada. Isso acontece, especialmente, nos casos em que o tumor é estimulado por hormônios. Então, como na menopausa há uma menor quantidade de hormônios circulando, antecipá-la faz parte da estratégia de tratamento.
Já para as mulheres jovens que ainda querem ter filho após o tratamento oncológico, há métodos para preservar a fertilidade. Assim, mesmo que a terapia interfira nos ovários, ela poderá ter filhos.
“Coletamos o óvulo da paciente para que caso as funções ovarianas não se restabeleçam depois do tratamento, ela possa engravidar com aquele óvulo criopreservado”, diz o médico.
Geralmente, a menstruação retorna de 3 a 6 meses e, após isso, é analisado se a paciente pode e consegue engravidar. Caso ela não consiga de forma natural, utiliza-se o óvulo que está guardado.
Lidando com o prazer durante o câncer
Quarto de isolamento do TMO – Muitos cuidados são necessários!
Já estou na menopausa a precosse depois de mais de um ano e meio eu voltei a menstruação é normal ou não
Olá, Luciene, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, e como não temos acesso ao seu histórico médico, não podemos te oferecer uma resposta!
Recomendamos que a senhora converse com um(a) ginecologista para que esse profissional possa te avaliar e verificar o que pode estar acontecendo.
Abraços!
Ola tenho SMD e Plaquetas baixas tenho sangramento varias bezes no mês e tomo Tamisa 30 anticoncepcional e fiz uso de Azacitidina 9 ciclos de 7 dias com intetvalo de 21 dias..Nao sei mais o q fazer para ficar sem sangrar .Os médicos m receitam Postan 500mg .Transamim 250mg mas não ajuda muito .
Obgda
Olá, Isabel, como vai?
Vamos encaminhar o seu caso para os nossos especialistas! Possivelmente, precisaremos de mais algumas informações da senhora para que possamos esclarecer a sua dúvida.
Pedimos que fique atento ao endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário, pois enviaremos uma mensagem por lá dentro dos próximos dias!
Abraços!
Procure um fisioterapeuta ele vai te ajudar
Faço quimioterapia e minha menstruação continua normalmente é possível que a quimioterapia não esteja fazendo efeito? Tenho ca de intestino
Olá, Debora, como vai?
A presença ou o interrompimento da menstruação não está relacionada, diretamente, com a eficácia do tratamento. Porém, é importante que a senhora converse com o seu médico e relate isso, especialmente se está nos seus planos ter filhos no futuro.
Abraços!
Olá, sou paciente com leucemia faço uso do anticoncecional Ciclo 21 e mesmo assim fazendo o tratamento e tomando o remédio ainda estou menestruando, é normal?
Olá, Ana Clara, como vai?
Estou encaminhando a sua dúvida para os nossos especialistas e, dentro de alguns dias, a equipe de Apoio ao Paciente da Abrale encaminhará a resposta deles para o e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário!
Abraços!
Eu tive câncer de mamã é tô tomando anastrozol e minha menstruação desse de vez em quando .isso é normal?
Olá, Shirley, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos como oferecer uma resposta. O ideal, é que a senhora converse com o(a) oncologista que faz o seu acompanhamento para que ele(a) possa explicar se esse é um efeito esperado e como proceder.
Abraços!
Bom dia eu sissa tenho 49 anos vai fazer 1 ano que fiz quimioterapia e não veio mais menstruação pode vim denovo ou não
Olá, Sisa, como vai?
É provável que não, porém orientamos que a senhora converse tanto com o(a) Oncologista que acompanhou o seu caso, quanto com o(a) seu(sua) ginecologista para fazer alguns exames e identificar se a menstruação da senhora realmente não virá mais.
Abraços!
Oi queria uma ajuda ,tenho mioma uterino,faço tratamento ,câncer de mama ,será terei que tirar o útero ,após finalizar as quimioterapia e radioterapia ,o c a era hormonal
Tive muito sangramento nas primeiras quimio,agora parou ,São seis falta duas
Olá, Vanessa, como vai?
Infelizmente, a Abrale presta auxílio somente para pacientes com cânceres do sangue, por isso, não temos a expertise para te auxiliar. Recomendamos que a senhora converse com o(a) oncologista que está acompanhando o seu tratamento para que ele(a) possa te explicar se a retirada do útero e/ou da mama após o tratamento com radio e quimioterapia.
Abraços!
Eu tomo anticoncepcional a alguns anos e comecei a tomar tamoxifeno a um mês atrás, minha menstruação não desceu é normal?
Olá, Maria Betânia, como vai?
Como ambos os medicamentos atuam em questões hormonais, é possível sim que estejam interferindo na sua menstruação. O ideal, é que a senhora converse com o(a) seu (sua) médico(a) para que ele(a) possa dizer para a senhora como prosseguir com ambos os tratamentos.
Abraços!
Ola! Tive linfoma nao Hodgan e depois outro tipo cancer no esofago foram 6 anos de tratamento e 2 transplantes de médula Nao mestruo 7 anos posso engravidar ?
Tenjo 47 anos
Olá, Rita, como vai?
Nós recomendamos que a senhora procure um especialista em fertilidade para a senhora fazer alguns exames e identificar se pode engravidar.
Abraços!
Meu nome é Daniele faço tratamento de câncer no rim com o medicamento PEMBROLIZUMABE daí queria saber se esse medicamento para a menstruação, porque a minha já faz 3 meses que não vem?…
Olá, Daniele, como vai?
A bula do medicamento, consultada neste site, não indica que há efeitos colaterais relacionados à menstruação. Porém, essa droga pode causar alguns quadros, como anemia, que podem influenciar na menstruação. Por isso, o ideal, é que a senhora converse com o(a) médico(a) que acompanha o seu tratamento e com o(a) seu(sua) ginecologista para identificar o que pode estar acontecendo.
Abraços!
Boa noite!
Estou em tratamento de câncer de mama, fiz 4 sessões vermelhas e 12 brancas, desde setembro de 2021, terminei agora no fim de março de 2022. Até janeiro menstruei normal, porém uso Diu de cobre, menstruei triplicado até esse mês. Mas o meu corpo estava expulsando o Diu, ele estava um pouco fora do lugar, tive que retirar e colocar outro,desde então não menstruei mais. Corre algum risco de eu estar grávida?
Olá, Elisângela, como vai?
O mais provável é que tenha algo a ver com o tratamento oncológico ou com essa situação do DIU, porém, para ter certeza (e garantir a sua segurança) é fundamental que a senhora procure o(a) seu(sua) ginecologista e oncologista para saber o que está acontecendo e como proceder.
Abraços!
Boa noite, tive um câncer no colo do útero.fiz químio, rádio e braquioterapia em 2019.Não tenho mestruacao desde agosto de 2019,corro o risco de engravidar tenho 49 anos
Olá, Valdilene, como vai?
Em tese, tudo o que a senhora relatou indica que há pouquíssima chance da senhora correr o risco de engravidar. Por exemplo, a falta da menstruação já é um forte indicativo. Além disso, os tratamentos que a senhora realizou podem causar alguns efeitos colaterais, e um deles é a infertilidade. Outro ponto, é que como a terapia que a senhora fez foi para uma doença que estava no útero, esse é um fator que intensifica esse possibilidade de infertilidade. Porém, somente após passar por um especialista e fazer alguns exames e avaliações físicas será possível dizer, com total certeza, se ainda há chances da senhora engravidar ou não. Por isso, recomendamos que converse tanto com o oncologista que acompanhou o seu tratamento, quanto com um ginecologista especializado em fertilidade para ter essa resposta.
Abraços!
Me chamo Letícia tenho 24 anos, tratei um Linfoma de Hodgkin em 2017 que recidivou em 2019 e depois novamente em 2020. Fiz 3 protocolos de quimioterapia e no último após conseguir ficar limpa o médico me encaminhou ao transplante de medula autologo. Fiz ele em agosto de 2021 e hoje estou bem, mas a minha menstruação não voltou. Será que não vai voltar mais? Essa questão tem me preocupado muito ultimamente. Agradeço se puderem responder.
Olá, Letícia, como vai?
Como explicamos nesta matéria, é possível que o tratamento oncológico afete a menstruação e isso, em determinados casos, está associado à fertilidade, que também pode ser afetada pelo tratamento, especialmente nas pacientes submetidas ao transplante. O ideal, é que você converse com o médico oncologista que acompanhou o seu tratamento e converse sobre essa questão da menstruação e também procure um(a) ginecologista para fazer uma avaliação de toda a parte ginecológica.
Você já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como o linfoma, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Abraços!
Boa tarde meu nome é Solange fis um tratamento de câncer no útero eu tinha 25 anos e des de então parei de menstrua e eu queria muito engravidar de volta e já estou com 32 anos quais são minhas chances
Olá, Solange, como vai?
Geralmente, a falta de menstruação, principalmente após o tratamento oncológico, é um forte indicativo de que a fertilidade da paciente está afetada. No seu caso, por se tratar de um câncer de útero, é possível que os medicamentos tenham um efeito maior na produção de óvulos.
O ideal, é que a senhora busque um especialista em fertilidade para fazer alguns exames e identificar se a senhora ainda possui óvulos e se eles estão saudáveis para saber certinho quais suas chances de engravidar e qual o melhor método.
Se a senhora tiver feito a preservação de óvulos antes do tratamento, as chances são mais altas. Nesse caso, recomendamos que a senhora retorne ao médico no qual a senhora realizou a preservação.
Abraços!
Oi Letícia estou passando pela mesma situação que vc , quer falar comigo no whatsapp para trocarmos informações. 71992048101.
Oi eu passei pelo msm procedimento q vc tem 6 meses q fiz o transplante até agora minha menstruação não desceu tenho 26 anos, será q vou volta a menstruação sinto muita cólica mas não descer
Olá, Mirella, como vai?
O ideal é conversar com o(a) sua(seu) médico(a) para ele(a) te dizer se a sua menstruação irá retornar, ou não. Também seria importante passar em um ginecologista para fazer uma avaliação mais focada e ter uma resposta mais específica.
A senhora realizou o transplante como tratamento para qual patologia?
Abraços!
Estou na minha 3 quimioterapia a cada 21 dias , irei fazer no total 6 , tenho cancer de ovário e 27 anos sem filhos .
Minha menstruação terminou no sábado e fiz a quimio na segunda e hoje quarta desceu novamente, isso é normal ? Minha médica disse que a tendencia é não menstruar mas estou menstruando normalmente e agora com esses escapes !
Olá, Jessica, como vai?
Nós indicamos que a senhora converse com a sua médica o quanto antes para que ela possa avaliar esses escapes.
O mais comum, realmente, é que a menstruação diminuia significativamente ou até mesmo pare ao longo do tratamento. Mas, pode ser que, no seu caso, esteja causando algum outro efeito. Acreditamos que seja importante investigar para saber certinho o que está acontecendo.
Abraços!
Tive um câncer de mama hormonal, comecei a tomar tamoxifeno por alguns meses menstruei e ovulei normalmente . Trocaram por anastrozol e ainda continua o mesmo isso é normal ?
Olá, Juliane, como vai
Dentre os efeitos colaterais do tamoxifeno, estão as alterações na menstruação. Mas, isso não quer dizer que acontecerá com todas as pacientes.
O ideal, seria a senhora conversar com o médico que faz o seu acompanhamento e com um ginecologista para entender se a presença de ovulação e menstruação está relacionada com o tratamento, ou não.
Abraços!