Cuidado com as vacinas
Última atualização em 29 de julho de 2021
Em vez de imunizar, algumas delas abrem caminho para a instalação da doença, em pacientes com câncer
As vacinas existem para prevenir doenças induzindo o corpo a se proteger. Fazem isso usando um vírus que ativa o sistema de defesa de quem as toma. É como em um exercício militar. Simula- se, artificialmente, a batalha para que o organismo esteja pronto para vencer o inimigo quando a guerra for de verdade.
O problema é que algumas vacinas só podem ser aplicadas em pessoas com as “tropas imunológicas” íntegras. Crianças e adultos com imunidade baixa, sem todos os seus soldados a postos, como é o caso de portadores de leucemias e linfomas, estão entre os que não podem tomá-las sob o risco justamente de o remédio abrir caminho para a instalação da doença.
Quem precisa tomar a vacina do sarampo?
Em 2016 a Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou que o Brasil havia erradicado o sarampo no país. Porém, em 2018 novos casos da doença apareceram e, com isso, o título foi perdido. Por isso, em 2019, o sarampo voltou a entrar para as campanhas de vacinação do SUS. Mas a pergunta é: o paciente oncológico pode tomar essa vacina?
De acordo com a infectologista Eloisa Basile Ayub, coordenadora do Serviço de Controle de Infecções do Hospital Mário Covas, a resposta é não! Isso porque, para fabricar a vacina do sarampo é utilizado o vírus vivo da doença. Dessa forma, se esse paciente tomar a vacina, existe a possibilidade da do sarampo se hospedar e dificultar o tratamento.
“Algumas vacinas usam o vírus vivo e isso representa uma ameaça para pessoas imunossuprimidas. Como é o caso de portadores de cânceres de sangue”, explica a Eloisa.
Ela ressalta que ainda que o vírus tenha sido atenuado, ou seja, enfraquecido em laboratório, ainda há um risco.
“Como a imunidade de quem tem leucemia ou linfoma está baixa, existe o risco de a doença se instalar ali. Além do câncer, será preciso combater também um novo problema. Sendo que ele pode se revelar até mais grave do que o próprio tumor.”, diz a infectologista
Além do sarampo, os pacientes de câncer também não devem tomar as vacinas de: poliomielite oral (a do Zé Gotinha); catapora; rotavírus; caxumba; rubéola; tuberculose e a febre amarela.
Quais vacinas posso tomar?
As demais vacinas, que usam vírus morto, não só podem como devem ser tomadas normalmente, sempre com orientação médica. É o caso, por exemplo, das vacinas da gripe, do tétano, da meningite, da pneumonia (pneumococo), da hepatite e da vacina contra o câncer de colo uterino (causado pelo vírus HPV). “No caso da poliomielite, existe também uma vacina especial injetável (a Salk), que usa o vírus morto. Essa também pode ser ministrada em crianças imunossuprimidas”, explica a médica.
Uma boa dica aqui é procurar os Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais, mais conhecidos como CRIE. Neles, além de vacinas especiais, como a Salk e outras que ainda não foram incorporadas ao calendário (caso da hepatite A), pessoas imunossuprimidas recebem todas as orientações necessárias para se imunizarem. É um serviço público e, portanto, gratuito, disponível no Brasil inteiro.
O que devo fazer se não posso tomar as vacinas?
Nesse caso, é preciso prevenir cada uma dessas doenças de outras maneiras. “Basicamente, são três medidas. A primeira é ter a garantia de que todos ao seu redor, pelo menos os mais próximos, estejam vacinados ou imunes a essas doenças. Criando uma barreira biológica contra elas. A segunda medida é passar sempre repelente para evitar contaminação por mosquito. Principalmente em áreas de risco para a febre amarela. Por fim, lavar sempre as mãos ajuda a evitar boa parte das contaminações, não só aquelas associadas às vacinas. É uma medida simples, eficiente e barata”, esclarece a médica.
Lavar as mãos com frequência já é uma medida suficiente para prevenir rotavírus, sarampo, caxumba e rubéola – essas três últimas também transmitidas por via oral. Mas vale a pena também manter o ambiente sempre limpo e arejado. “Não precisa ser asséptico, basta estar limpo”, diz a Dra. Eloisa Ayub.
No caso da catapora, um cuidado adicional é evitar o contato com pessoas que tenham a doença e, em hipótese alguma, encostar nas bolhas que se formam na superfície da pele, pois são altamente contagiosas. Sobre ir ao shopping ou usar transporte público, a dica é manter a cautela.
“Não vá ao shopping na véspera de Dia das Mães, nem pegue um metrô no horário do rush. Prefira horários com movimento menor, como o de abertura do shopping e, no caso do metrô, no meio da tarde ou tarde da noite”.
Sou transplantado, o que fazer?
Pacientes que fizeram TMO devem ser novamente vacinados
A vacinação deve ser feita contados seis meses desde a transfusão de sangue com células novas. Isso vale para vacinas com vírus morto.
No caso das vacinas de vírus vivos, a imunização deve ser postergada para pelo menos dois anos após a realização do transplante, e conforme se constatar a completa reconstituição imunológica do transplantado.
Muito esclarecedor o texto. Parabéns pelas explicações.
Ingestão de acucar aumenta o tumor cancerígeno?
Olá, Walter, tudo bem?
Peço que o senhor leia a matéria “Fato ou Fake: quais alimentos causam câncer?” , lá explicamos a sua duvida!
Abraços
Parei de ler quando li “vírus morto”. Como conseguiram matar uma coisa que nem respira?
Olá Luciano! De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Illinois, os vírus são, sim, vivos. Ainda que eles não respirem. Então, neste caso, os “vírus mortos” são aqueles inativados. Obrigada.
Parabéns! Ótimo o texto de simples entendimento
Olá, Lilian, tudo be
Muito obrigada, ficamos muito felizes em saber que gostou do nosso conteúdo!
Abraços!
Muito esclarecedor. Tenho uma dúvida: Podemos tomar mais de uma vacina num prazo pequeno, tipo 2 a 3 meses? Agradeço sua resposta.
Olá, Karl, tudo bem?
Ficamos felizes que você gostou do nosso conteúdo!
A princípio, não há nenhuma contraindicação de tomar vacinas diferentes em um curto intervalo. Entretanto, caso você tenha alguma condição de saúde, é importante conversar com o médico que faz o seu acompanhamento para ter certeza!
Abraços!
Bom dia, levei a vacina da febre tifoide, encefalite japonesa e hepatite a por uma viagem que fiz. Passado um mês engravidei, pode prejudicar em alguma coisa o meu bebé?
Obrigado
Boa tarde, Raquel, tudo bem?
É improvável que essas vacinas influenciem de alguma forma no seu bebê, principalmente porque essas vacinas são produzidas com vírus inativado. Porém, de qualquer forma, recomendamos que a senhora converse com o seu ginecologista!
Abraços!
Sou portadora de PTI , minhas plaquetas ficam em torno de 30.000 a 40.000 mil , gostaria de saber se posso tomar a vacina da gripe , com conta do covid19.
Olá, Katia, tudo bem?
A princípio, não há contraindicações para pacientes de PTI tomarem a vacina da gripe. Porém, recomendamos que a senhora veja com o seu médico se é recomendado no seu caso.
Só ressaltamos que essa vacina não previne contra o novo coronavírus em si, ela protege contra outros vírus que podem causar gripe. Dessa forma, facilitando o diagnóstico, caso você venha a contrair covid-19 e também evitando que a senhora tenha que procurar um hospital por conta de gripe.
Você já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma Associação que auxilia pacientes com alguns tipos de doenças hematológicas, como a PTI, oferecendo vários serviços totalmente gratuitos! Além da Revista Online, nós entregamos a cada três meses a revista impressa na casa dos pacientes ou cuidadores e atendimento psicológico, jurídico e de apoio ao paciente (para solucionar duvidas relacionadas à doença e tratamento).
Caso você tenha interesse, é só ligar no Apoio ao Paciente da Abrale e fazer o cadastro. Nossos telefones são (11) 3149-5190 ou 0800-773-9973
Quem está terminando o tratamento da leucemia pode tomar a vacina da covid. E sendo criança
Olá, Elisabete, como vai?
Infelizmente, ainda não há essa informação disponível. Cada uma das vacinas que estão sendo testadas utilizam métodos diferenciados para promover a imunização, então precisaria esperar para verificar qual seria a aplicada. Por exemplo, via de regra, as vacinas com vírus atenuado não são indicadas para os pacientes em tratamento oncológico, pois eles estão com o sistema imune comprometido. Além disso, os estudos clínicos da vacina da covid-19 estão sendo realizados em pessoas que não possuem doenças, então ainda não se sabe como seria a resposta dos pacientes oncológicos.
O ideal, é que quando tivermos uma vacina aprovada, cada paciente converse com o oncologista responsável pelo tratamento para saber como proceder!
Abraços!
Olá bom dia, na vacina da Pfizer existe uma enzima cancerígena qual é ?
Olá, Deivis, como vai?
Não há nenhuma enzima ou substância que cause câncer nas vacinas, os imunizantes não tem capacidade de alterar o nosso DNA e, dessa forma, causar um tumor. Todas as vacinas passam por uma rígida avaliação para garantir que elas são seguras para o uso humano. Assim, quando um imunizante é aprovado (como é o caso da vacina da Pfizer), ele não representa nenhum risco.
Abraços!
Olá tenho um bebê (Theo de 2 anos)que esta em tratamento de LLA na fase de imdução e receberá alta em 12 dias. Porém, temos outra bebê que precisa das vacinas. Se ela receber essas vacinas de vírus vivo podem afetar o Theo. Como ela necessita de imunização, como devemos proceder? Por quanto tempo pode haver uma possível contaminação desses vírus e como podemos evitá-las?
Olá, Paula, como vai?
O ideal, é conversar com o(a) médico(a) do Theo para que ele(a) possa oferecer orientações específicas para o caso dele. Porém, a recomendação geral é mantê-los distantes um do outro durante um período para evitar essa possível contaminação.
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com alguns tipos de cânceres, como a leucemia, por meio de diversos serviços gratuitos! Estou encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa estar mais próximos e consigamos te ajudar sempre que preciso! Dentro de alguns dias, a equipe do Apoio enviará uma mensagem para o endereço de e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário!
Abraços!
Excelente explicação. Obrigada!
Olá, Cintya, como vai?
Ficamos muito felizes que a senhora gostou do nosso conteúdo ?
Qualquer dúvida ou sugestão, ficamos à disposição!
Abraços!