Como funciona a drenagem linfática para pacientes oncológicos
Última atualização em 29 de julho de 2021
Essa técnica deve ser realizada por um profissional na área e deve ter liberação, ou indicação, do oncologista
Antes de entender o que é a drenagem linfática, é importante saber o que é e quais são as funções do sistema linfático. Esse sistema é composto por um conjunto de vasos por onde a linfa, um líquido que contém glóbulos brancos, percorre. Juntos, eles são responsáveis por coletar e eliminar as impurezas do sangue e estimulam o sistema imune a combater ameaças.
Normalmente, a linfa circula por todo o corpo por meio das contrações dos vasos do sistema linfático e também dos músculos. Entretanto, quando a pessoa se movimenta menos ou passa por procedimento cirúrgico, essa circulação natural tende a diminuir. Dessa forma, há um acúmulo de linfa no tecido adiposo, comumente dos braços e pernas, originando os linfedemas ou edemas.
E é aí que a drenagem linfática manual pode entrar, principalmente, para os pacientes em tratamento de câncer.
De acordo com a Drª. Angela Marx, especialista em linfoterapia e fisioterapia, a drenagem linfática manual estimula o fluxo tanto da linfa, quanto do sangue, diminuindo esses linfedemas.
“Ela não tem eficácia na eliminação de gorduras e toxinas, mas sim em aumentar a velocidade de absorção e transporte linfáticos. Assim, há uma diminuição dos edemas e linfedemas”, diz a especialista.
Benefícios da drenagem linfática manual para o paciente oncológico
A drenagem linfática aliada ao tratamento de câncer pode ser benéfica para quase todos os pacientes oncológicos, independente da região afetada.
Além disso a drenagem pode ser iniciada em qualquer momento do tratamento, independente se for um procedimento cirúrgico ou clínico, como radioterapia e quimioterapia. Dessa forma, ela pode ser indicada caso o paciente já tenha um linfedema ou exista a certeza que ele surgirá por causa do tratamento.
“A maioria dos pacientes com tumores de cabeça e pescoço e que realizaram radioterapia, evoluem com linfedema de face. Nesses casos, eles são beneficiados pela utilização da drenagem linfática manual”, exemplifica a Drª. Angela.
Aqueles pacientes que tiveram uma retirada extensa de linfonodos são os que têm maior indicação de receber essa técnica.
E, ao contrário do que se pensa, a drenagem linfática não tem capacidade de fazer que o câncer tenha metástase.
“Os principais fatores que estimulam a circulação venosa e linfática são a respiração e a contração muscular. Se pensarmos somente nisso, qualquer paciente já teria o estímulo para metastasiar. No entanto, cada tumor tem características diferentes em relação ao grau de agressividade e não é a drenagem linfática que irá causar essa evolução”, esclarece a linfoterapeuta.
Contraindicações da drenagem linfática
Os pacientes que não devem realizar esse tipo de massagem são aqueles que tenham infecção, distúrbios venosos agudos, como trombose, ou ruptura da pele, como cortes, machucados e afins.
Porém, antes de dar início às sessões, é importante ter a liberação médica em qualquer caso.
Pacientes com câncer hematológico podem realizar drenagem linfática?
Indicar ou não essa técnica para pacientes de leucemia ou linfoma ainda é uma questão polêmica. Alguns médicos indicam, pois acreditam que não há piora da doença, enquanto outros não recomendam de forma alguma. Assim, o mais indicado é perguntar para o seu médico e entender se é ou não recomendado realizar essa massagem.
A Drª. Angela acredita que para os pacientes com câncer hematológico a indicação é a mesma que para os cânceres sólidos. Dessa forma, sempre que houver presença de linfedema ou edema, a drenagem linfática pode ser indicada.
A explicação para a indicação nesses casos é bem parecida com a explicação do porquê essa massagem não causa metástase. Isto é, existem vários fatores complexos que causam a metástase do câncer e o próprio corpo realiza a drenagem linfática, a massagem apenas aumenta o fluxo no qual a linfa circula. Então, ela não teria influência na agressividade da doença.
Como fazer drenagem linfática?
Ela deve ser iniciada longe da região com linfedema para estimular as ligações entre os vasos da circulação linfática. Depois que o paciente apresenta alguma evolução, como redução do volume da área afetada, a massagem pode ser feita mais perto do local.
“O tempo de realização, bem como a direção e a pressão a ser exercida, dependerão das características individuais de cada paciente”, finaliza a Drª. Angela Marx.
É importante lembrar que somente profissionais capacitados podem aplicar a drenagem linfática.
Equipe multidisciplinar, direito de todos os pacientes
Tudo o que você precisa saber sobre radioterapia
[…] matéria da Revista ABRALE On-line (Associacao Brasileira de Linfoma e Leucemia) […]
[…] matéria da Revista ABRALE On-line (Associacao Brasileira de Linfoma e Leucemia) […]
boa tarde dr tive cancer no colo do utero a 4 anos e fui em um centro estetica e eles disseram que eu nao posso fazer a massagem pois podem ter ponto negativos a minha saude isso e vdd …..fiquei muito triste em saber disso pois queria entrar com massagem para perca de gordura abdominal e eles nao querem mexer dizendo que nao pode meu carcinoma foi t4 no colodo utero ….maligno
Olá, Rejane, como vai?
Os centros de estética geralmente adotam esse posicionamento para evitar trazer qualquer problema de saúde para a pessoa. O recomendado, é que a senhora procure o(a) médico(a) que acompanhou o seu tratamento para que ele(a) possa te dizer se a senhora está liberada ou não. Em caso positivo, peça para ele um documento atestando que a senhora pode fazer esse tipo de massagem para apresentar na clínica.
Abraços!
Boa tarde,sou massoterapeuta,e tem uma pessoa que faz hemodiálise e está bem inchada, principalmente o rosto e ela me procurou para fazer massagem linfática,o que você me aconselha?
Olá, Lucilea, como vai?
O ideal é que a senhora solicite a essa pessoa que ela converse com o(a) médico(a) dela, que acompanha a hemodiálise, para perguntar se a massagem linfática está liberada e se é preciso algum cuidado. Recomendamos que a senhora solicite uma autorização por escrito do(a) médico(a).
Abraços!
Pessoas com tumor no pescoco por onde comeca drenagem
Olá, Maria jose, como vai?
Antes de dar início às sessões, é importante ter a liberação médica em qualquer caso. Ao solicitar a liberação também pode ser solicitado esse tipo de orientação, para saber se há algum movimento contraindicado para aquele paciente.
Abraços!