A queda do cabelo, a careca e o renascer dos fios fazem parte do tratamento oncológico
Última atualização em 29 de julho de 2021
Veja algumas dicas de como cuidar da cabeça durante e após a quimioterapia
Veja algumas dicas que podem fazer toda a diferença desde o momento em que o cabelo começa a cair, durante a careca até quando os fios estão voltando!
O outono do cabelo
Quando o tratamento com a quimioterapia – e em alguns casos, radioterapia – começa, automaticamente já vem aquela certeza: os cabelos vão começar a cair. E para a maioria dos pacientes, esse é um momento difícil.
“Ele já está fragilizado pela própria doença e aí o cabelo começa a cair. Alguns entendem que é melhor já raspar a cabeça, para não sofrer. E quem quiser antecipar e raspar o cabelo antes da queda efetiva, está liberado!”, diz o Dr. Leonardo Abraham, coordenador do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A raspagem pode ser feita em casa mesmo, tomando muito cuidado para não se cortar. Caso enfrente dificuldade para raspar alguma parte da cabeça, peça para alguém te ajudar ou procure um cabeleireiro. Fique atento à limpeza do local, pois a imunidade do corpo fica baixa durante o tratamento oncológico, então a possibilidade de contrair alguma infecção é maior nesse período.
Chegou o inverno para o cabelo
Os fios se foram e agora é um novo momento. No começo, principalmente para melhores, é diferente. Se olhar no espelho pode ser complicado no início. Mas, saiba que é possível curtir este momento e aproveitar o novo visual!
– Use e abuse de chapéus, bonés, lenços ou até perucas, caso se sinta mais à vontade! Não existe um limite de tempo de uso, então se quiser ficar o dia inteiro com eles, fique.
– Assumir a careca também é opção! Mas é importante lembrar de passar o protetor solar com FPS 50, de preferência. Afinal, os cabelos não estão mais ali para proteger o couro cabeludo do sol.
Estar sem cabelo no local não significa que não precisa lavar! De acordo com o Dr. Leonardo, “os cuidados com o couro cabeludo devem ser os mesmos de quando ainda havia cabelos. Não lavar o couro cabeludo pode aumentar a oleosidade nesta região”. Como a área pode estar sensível, os produtos mais neutros são os mais indicados nesse momento. Alguns pacientes até preferem utilizar shampoos e condicionadores infantis já que eles têm PH neutro!
Apesar de não trazer nenhum benefício específico para os fios, uma massagem relaxante no couro cabeludo é muito bem-vinda.
É primavera, e os cabelos começam a florir
O fim do tratamento chegou e, com ele, os fios passam a nascer novamente.
O Dr. Abraham conta que “dependendo do tipo de câncer tratado, existem produtos para acelerar o crescimento capilar após a quimioterapia”.
E se os fios nascerem diferentes do que eram? Bem, de acordo com o médico, não existe
nenhum tipo de tratamento que possa ser feito para isso. A boa notícia, entretanto, é que os fios voltarão ao normal depois de um tempo. Então, é só esperar!
“Muito raramente, alguns remédios usados na quimioterapia e em doses mais altas podem causar uma diminuição permanente dos cabelos. Nestes casos, podemos tentar fazer alguns tratamentos dermatológicos para recuperar parte dos fios”, diz o especialista.
Antes de utilizar qualquer medicamento, pomada, creme, converse com o seu oncologista e com um dermatologista! Juntos, eles vão analisar o tratamento oncológico que foi feito e indicarão (ou não) algo para ajudar no crescimento capilar.
É verão, cabelo para todos os lados!
Depois que os fios já crescidos, evite qualquer tipo de química por, pelo menos, três meses. É possível que os fios ainda estejam frágeis devido à quimioterapia, aplicar produtos fortes poderia causar sua quebra ou danificação.
“Dermatologicamente falando, assim que o cabelo começar a crescer o paciente já pode pintar o cabelo. Entretanto, o importante é conversar com o oncologista e saber se a quimioterapia usada impede ou não a pintura”, indica o doutor.
Resfriamento do couro cabeludo
Pacientes que usaram a técnica, precisam também tomar cuidados!
– Lavar o cabelo antes da quimioterapia e só lavar novamente após 48 horas
– Utilizar água fria ou morna
– Evitar esfregar o couro cabeludo
– Não ir à piscinas e saunas nas primeiras 48 horas após o resfriamento
– Não utilizar secador, prendedores, chapinhas, babyliss ou touca de natação
– Escovar os cabelos com pentes de dentes largos, fazendo movimentos suaves
É importante saber que, mesmo resfriando a região dos cabelos durante o tratamento quimioterápico, os fios não são 100% preservados. Então, o dermatologista indica que optar por um corte mais longo de cabelo pode ajudar a disfarçar as falhas.
“Após 3 meses do término do tratamento em geral pode-se voltar às rotinas diárias normais, independente se o resfriamento foi ou não realizado”, finaliza o Dr. Abraham.
Você sabe cuidar dos alimentos?
Os efeitos do câncer na autoestima masculina
Meu cabelo caiu na quimioterapia pode usar turbante o dia inteiro o que acontece com o fouro cabeludo
Olá, Andrea, como vai?
A princípio, não há nenhuma contraindicação para o uso do turbante, uma vez que ele não causa irritação na pele e, inclusive, protege contra o Sol. Mas, é importante deixar o couro cabeludo respirar durante algumas horas e também é preciso manter os cuidados de lavagem, preferencialmente com produtos neutros, e hidratação.
Abraços!
Estou em tratamento de quimoterapia meu cabelo caiu Todo, agora Sinto meu coro cabeludo dolorido o que Fazer?
Olá, Marisete, como vai?
Inicialmente, acreditamos que o ideal seria a senhora procurar o(a) oncologista que acompanha o seu tratamento para que ele(a) possa fazer uma avaliação. Em seguida, também indicamos que a senhora procure um(a) dermatologista especialista em Oncologia para que ele(a) possa indicar algum creme ou terapia para amenizar a dor!
Abraços!
Bom dia, termei a quimio vermelha e ja estou na sesta sessao da branca e o meu cabelo esta crescendo todo branco e normal, ou depois ele vai voltar a cor normal?
Olá, Andrea, como vai?
É comum que o cabelo, quando volta a crescer, apresente algumas características diferentes de antes. Às vezes, os fios retornam ao que eram antes, em outros casos podem mudar novamente (especialmente porque a senhora ainda está em tratamento) e também é possível que eles mantenham as características de agora. Infelizmente, no geral não é possível prever o que vai acontecer até um tempo depois que o tratamento é finalizado. Porém, a senhora pode procurar um(a) dermatologista especialista em Oncologia para fazer uma análise.
Abraços!
Tem algum tipo de champoo que ajuda no crescimento do cabelo?
Olá, Andrea, como vai?
Para pacientes oncológicos o ideal é que sejam utilizados produtos mais neutros, por isso, shampoos que auxiliam no crescimento podem não ser indicados, pois podem machucar o couro cabeludo. Assim, nós recomendamos que procure um(a) dermatologista para que esse(a) profissional possa avaliar o seu caso especificamente e dizer se é possível, ou não, utilizar esse tipo de produto e indicar qual é o melhor.
Abraços!
Gostaria de saber o que dá pra passar no couro cabeludo pra não ressecar em criança com leucemia
Olá, André, como vai?
Além de lavar com shampoo, é possível passar também um hidratante. Porém, é importante que ambos os produtos sejam neutros para não irritar a pele.
O senhor já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a leucemia, por meio de diversos serviços gratuitos! Estou encaminhando o seu contato para o nosso Apoio ao Paciente para que a gente possa estar mais próximos e consigamos te ajudar no que você precisar! Dentro de alguns dias, a equipe do Apoio enviará uma mensagem para o endereço de e-mail que o senhor indicou quando fez o comentário!
Abraços!
Meu filho fez três blocos de quimioterapia como tratamento de LMA. O cabelo caiu apenas agora no último bloco e, após uma semana, o couro cabeludo passou a descascar como se estivesse tomado sol. Mas ele não tomou sol e não parece estar irritado pois está branquinho. O que posso passar para evitar isso?
Olá, Fernanda, como vai?
A quimio tende a deixar a pele ressecada, então pode ser que ele esteja com a pele do couro cabeludo ressacada e, por isso, está descascando. O ideal, é conversar com um(a) dermatologista especialista em Oncologia para não passar nenhum produto que possa machucar ainda mais a pele, mas, provavelmente, passar um hidratante neutro deve ajudar!
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a leucemia, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Como, às vezes, o telefone pode estar ocupado, o contato via WhatsApp pode ser mais fácil!
Abraços!
Meu cabelo está curto e tem caído com quimioterapia, gostaria de saber qual o melhor shampoo para usar.
Olá, Nilda, como vai?
O ideal é que a senhora converse com um(a) dermatologista especialista em Oncologia, para que ela(a) possa avaliar sua pele e cabelo e indique qual a opção mais indicada.
Porém, geralmente, o indicado é usar shampoos e condicionadores infantis, já que eles têm PH neutro, e sem aroma.
Abraços!
Minha filha foi diagnosticada com leucemia e esta começando o tratamento, o que podemos fazer para ajudar a nao cair o cabelo.
Olá, Nilda, como vai?
No caso da leucemia, não existe nenhum método para evitar a queda do cabelo, pois os métodos que existem atualmente, como a touca inglesa, não podem ser utilizados, porque prejudicam o resultado do tratamento ?
A senhora já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a leucemia, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo para que possamos esclarecer qualquer dúvida que você tenha ou oferecer alguma ajuda que precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Como, às vezes, o telefone pode estar ocupado, o contato via WhatsApp pode ser mais fácil!
Abraços
Boa tarde !
Fiz meu primeiro ciclo de quimio ainda estou com cabelo mas ja em queda leve a moderada, e não
tenho personalidade para assumir a careca, gostaria de saber qual seria a opção mais indicada
de lace que possa usar por mais tempo sem prejudicar meu couro cabeludo
Olá, Ellen, como vai?
Nós indicamos que a senhora busque um dermatologista especialista em oncologia ou então alguma instituição especializada em fazer laces para pacientes oncológicos. Assim, será possível saber qual o modelo mais indicado para você! ? Ás vezes, até seu oncologista pode te ajudar nessa escolha!
A senhora está fazendo tratamento para qual tipo de câncer?
Abraços!
Minha mãe terminou todos os tratamentos do câncer do colo do útero e o cabelo dela está caído muito e normal?
Olá, Mirelly, como vai?
O tratamento terminou recentemente? Se sim, é possível sim que a quimioterapia ainda esteja causando esse efeito colateral. Nós indicamos que a senhora, ou a sua mãe, converse com o médico que acompanha o tratamento dela para que ele possa orientar o que pode ser feito. Também pode ser interessante buscar uma dermatologista para complementar essa orientação.
Abraços!
Numa cidade que eu moro. Se eu tivesse com câncer. O pessoal da minha rua. Ia me olhar como uma coitadinha. Ia ser terrível.
Para os outros tudo é fácil mas ele não está na pele quem perdeu os cabelos.
Olá, Lídia, como vai?
A queda do cabelo realmente pode trazer um impacto bem grande para quem está em tratamento, é um dos efeitos colaterais que mais preocupam os pacientes. E pode parecer algo “bobo”, para quem está de fora, porém, se é uma questão que importa para o paciente, com toda certeza é uma questão que merece atenção e cuidado!
Mas, pode ajudar se pensarmos que é só uma fase, que os fios voltarão a crescer e o tratamento chegará a um fim ?
A senhora faz tratamento para algum tipo de câncer?
Abraços!
Boa noite, fiz 25 sessões de radioterapia, ja faz 3 meses que fiz a última, tive CA de couro cabeludo, so na pele do couro cabeludo, meu cabelo está crescendo aos poucos, mas na área tratada esta demorando mais. Queria saber se isso é normal?
Olá, Anne, como vai?
Como a radioterapia pode causar algumas alterações na pele e até mesmo nos folículos capilares, pode acontecer sim dos fios demorarem mais para crescer! O ideal seria a senhora buscar uma dermatologista especialista em Oncologia, para fazer uma avaliação e verificar se é necessário passar algum creme ou algo assim.
Abraços!