Terapia floral ajuda no tratamento do câncer
Última atualização em 29 de julho de 2021
A ideia é “tratar” não somente o corpo, mas sim o indivíduo como um todo, usando essências que vem da natureza
Ao tratar o indivíduo como um todo, em vez de focar em sintomas e doenças, a terapia com medicamento floral pode ser utilizada também durante o tratamento oncológico, com o objetivo de trazer equilíbrio às emoções dos pacientes.
O que são florais?
José Joacir dos Santos, presidente da Associação dos Terapeutas Florais do Distrito Federal (Asteflor), explica que a “terapia floral é uma especialidade não-médica. Nela, o profissional utiliza essências florais extraídas pelo processo solar. Isto é, a flor é colhida e colocada dentro de um recipiente de vidro ou cristal, para que enquanto submetida à luz solar, despeje sua essência na água”.
O criador dessa terapia foi o Dr. Edward Bach, um importante bacteriologista e imunologista da Europa, por volta de 1929.
Ele acreditava que as doenças aconteciam devido a uma desarmonia entre corpo, alma e espírito causada por uma energia negativa. Dessa forma, seria possível curar a pessoa por meio da energia positiva retirada da natureza. Assim, ela seria responsável por trazer de volta o equilíbrio perdido.
O presidente da Asteflor diz que as essências florais não são consideradas medicamentos no ponto de vista da medicina convencional, também conhecida como alopática.
”São remédios naturais. Após ser extraída a essência da flor, esse líquido passa a ser chamado de tintura-mãe. Nessa tintura, é adicionado conhaque (brandy) para preservação e, em seguida, é feita a Solução Estoque. Ela é vendida pelas farmácias em vidros lacrados ou diluída de acordo com as instruções de um terapeuta floral”, explica José.
Como funciona a terapia com florais?
O terapeuta floral atende ao cliente, conversa sobre os vários aspectos da vida dele e registra as palavras-chaves das queixas trazidas. Em seguida, tomando como base essas queixas, o especialista indicará o floral mais adequado.
“Desde 1929 as essências florais têm o objetivo de afrouxar as emoções do usuário, de maneira suave. Assim, o paciente adquire a consciência da própria cura”, explica José.
Por ser uma terapia que trata a pessoa como um todo, não há um tempo determinado para fazer uso do medicamento. O paciente pode levar o tempo que for necessário para trabalhar o aprofundamento do conhecimento de suas próprias emoções.
Segundo José, não há contra indicação na terapia floral! “Especialmente se considerarmos os sistemas mais conhecidos, que, no Brasil, são o Bach e de Saint Germain”, diz ele.
Floral de Bach e o câncer
Os florais podem ser utilizados em qualquer momento do tratamento do câncer, independentemente do estadiamento!
Nessa situação, eles têm o papel de promover um auto-conhecimento sobre o processo de adoecimento. Podem até potencializar a atuação dos medicamentos alopáticos.
“A essência floral pode contribuir para um processo de aceitação, compreensão e entendimento de um paciente oncológico, podendo até favorecer o tratamento que está sendo feito para o câncer. É possível que os efeitos colaterais da quimioterapia sejam suavizados com florais e a Terapia Reiki, juntos”, diz José.
Por isso, o floral mais indicado vai depender da conversa com o profissional, especialista em florais. Isso porque cada ser humano tem uma estrutura físico-emocional-mental diferenciada.
“Diferentemente da terapia alopática, o floral não é é indicado linearmente para vários os clientes. A terapia proposta vai depender das necessidades específicas de cada pessoa”, ressalta o presidente.
É importante salientar que os florais não substituem o tratamento convencional para o câncer. Converse com seu médico, sempre!
Yoga, um grande aliado contra o câncer
Qual a diferença entre terapias alternativa, complementar e integrativa?
Onde adquirir estes florais
Olá, Everny, como vai?
O recomendado é procurar um terapeuta floral, pessoas especialistas em realizar tratamentos com florais, para avaliar quais as suas necessidades e quais as melhores essências para o seu caso!
Em seguida, caso esteja realizando algum outro tratamento, procure o médico responsável por esse tratamento para ver se não há problema em utilizar os florais indicados.
Estando tudo certo, o próprio terapeuta floral pode te indicar um lugar para comprar os florais.
Abraços!