Skip to content

Atenção ao(s) irmão(s) dos pacientes oncológicos

irmão; paciente oncológico;psicologo; pscicólogo; como ajudar meu filho; mãe; mãe de paciente oncológico; família; rotina; câncer; câncer infantil; oncologia; quimioterapia ; oncologia significado; oncologia pediatrica; pediatria; psicologia familia; amor; irmã; irmão a obras
Compartilhe

Última atualização em 29 de julho de 2021

Eles também precisam de cuidado, mesmo quando o foco é o paciente de câncer, dentro de casa

Por Agnes Sewo, psicóloga da Abrale

Quando o câncer infantil entra na nossa casa, o cotidiano da família se volta para a doença da criança. Diante de tantas transformações e reconstruções dentro da rotina, é muito importante que se tenha a atenção e os cuidados também dedicados aos outros integrantes da família. Como o irmão do paciente!

O irmão sadio percebe essa nova dinâmica em seu lar, assumindo novas tarefas e responsabilidades. Passa por experiências difíceis e dolorosas ao observar os pais e seu irmão, em um momento tão delicado.

Algumas das consequências que podem ocorrer nos irmãos é a repercussão do ponto de vista psicológico e também na saúde da família como um todo. Uma das situações mais difíceis para o irmão é o sentimento de solidão. Isso acontece devido ao distanciamento dos pais no cuidado praticamente integral e exclusivo ao irmão doente. Tal situação pode gerar um desgaste e influenciar nas tarefas do dia a dia. Como, por exemplo, mudanças em seu comportamento na relação com outros, dificuldades de concentração, queda de rendimento na escola.

Há uma diferença na forma de reagir dos irmãos mais velhos, quando comparados aos mais novos, mas independentemente da idade, os irmãos do filho que adoeceu podem apresentar sentimentos ambivalentes. Isso significa que, em certo momento, podem se apresentar mais amadurecidos, responsáveis e com maior capacidade de se colocar no lugar da outra pessoa (empatia) e, em outros momentos, podem se sentir tristes, com raiva, ciúmes…

Por isso, é preciso ajuda para que consigam se adaptar a essa nova realidade, na qual os pais se veem frente a essa reorganização das atividades – que inclui o cuidado à criança com câncer e seu(s) irmão(s).

A Abrale está à disposição para ajudar

irmão; paciente oncológico;psicologo; pscicólogo; como ajudar meu filho; mãe; mãe de paciente oncológico; família; rotina; câncer; câncer infantil; oncologia; quimioterapia ; oncologia significado; oncologia pediatrica; pediatria; psicologia familia; amor; irmã; irmão a obrasNem sempre é “fácil” perceber o que acontece além do câncer, dos exames e do tratamento. Por isso, nós da ABRALE ajudamos pais de pacientes oncológicos em todos os aspectos. Mães e pais que passaram ou estão passando por esse momento, saibam que não estão sozinhos!

Assim como o irmão ou os irmãos do paciente também não estão, principalmente ao perceber que existe um espaço para que sejam ouvidos, sem nenhum tipo de julgamento ou restrição. Para que possam expressar o que estão sentindo. Dessa forma, não se sentirão excluídos ou “abandonados”. Pelo contrário, se entenderão incluídos e pertencentes a uma família que ouve e está junto a ele em todos os momentos, principalmente nesse tão difícil.

Mães e pais, sabemos que lidar com o paciente e o(s) irmão(s) dele é, sim, um grande desafio para vocês. Contem conosco. Nós, da ABRALE, oferecemos atendimento psicológico gratuito a pacientes e familiares. Entre em contato pelo [email protected] ou (11) 3149-5190.

De olho no irmão

irmão; paciente oncológico;psicologo; pscicólogo; como ajudar meu filho; mãe; mãe de paciente oncológico; família; rotina; câncer; câncer infantil; oncologia; quimioterapia ; oncologia significado; oncologia pediatrica; pediatria; psicologia familia; amor; irmã; irmão a obrasMães e pais, como lidamos com o(s) irmão(s) da criança com câncer

-Mães e pais, é um momento bastante delicado para todos. Por isso, é fundamental que a estrutura da família se mantenha e seja preservada por meio do amor, da união e da fé de vocês; > Mães e pais, procurem dar atenção e carinho aos irmãos do paciente. Ouçam o que eles têm a falar, o que estão pensando, sentindo… Estejam presentes sempre que puderem;

-Mães e pais, ofereçam aos irmãos as informações sobre o que é a doença, o que são os exames, o tipo de tratamento que será realizado. Dessa maneira, eles poderão entender melhor o que está acontecendo e escolher como e de que modo podem auxiliar durante o tratamento do irmão;

-Mães e pais, conversem sobre assuntos relacionados ao dia a dia da família. Perguntem se eles se sentem bem ao visitar o paciente, se querem retornar outras vezes ao hospital. É muito importante que os pais percebam o que está sendo demonstrado por meio dos comportamentos. Por exemplo, não ajudar nas tarefas, evitar visitas. E ainda pensamentos e sentimentos (ciúmes, irritação).

 

Como contar para uma criança que ela tem câncer?

O bom apetite das crianças

Amamentação diminui chance de leucemia infantil


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top