Saiba quando pessoas com câncer vão receber a restituição do imposto de renda

Pacientes oncológicos têm isenção do imposto de renda sobre pensões e aposentadorias e prioridade na fila de restituição
No dia 30 desse mês, termina o prazo para a entrega da declaração do imposto de renda 2025. Mesmo pessoas com câncer, que têm isenção de alguns rendimentos, precisam declarar o IR. Mas, além da isenção, pacientes oncológicos têm um outro benefício: prioridade na fila de restituição do imposto de renda.
Isenção do imposto de renda para pessoas com câncer
O prazo para preenchimento da declaração do imposto de renda começou em março e termina em 30 de maio. Pessoas com qualquer tipo de câncer, e mesmo aquelas que se curaram, têm a isenção do imposto sobre o recebimento de aposentadorias e de pensão.
Porém, isso não significa que pessoas com câncer não precisam declarar o imposto de renda. Pedro Toledo, advogado de apoio ao paciente da Abrale, explica que a “Receita Federal precisa receber outras informações diversas, relativas ao patrimônio e a outros rendimentos, além da aposentadoria e/ou da pensão”.
Caso o paciente esteja trabalhando e recebendo um salário, por exemplo, o imposto sobre esse valor será cobrado. A diferença, com a isenção de IR por doença grave, é que aposentadorias e pensões passam a ser declaradas na seção “Rendimentos isentos e não tributáveis”.
Quais pessoas têm prioridade na fila de restituição do imposto de renda?
Um outro benefício que pessoas com câncer têm em relação ao imposto de renda é a prioridade para receber a restituição. Na fila de recebimento, as prioridades são:
- pessoas com mais de 80 anos;
- pessoas com idade entre 60 e 79 anos;
- pessoas com deficiências físicas, mentais ou moléstia grave;
- pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- pessoas que adotaram a declaração pré-preenchida e, simultaneamente, optarem por receber a restituição via PIX;
- pessoas que adotarem a declaração pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
Como saber se vou receber a restituição?
Para descobrir se tem dinheiro a ser restituído, é preciso acessar o site da Receita Federal e clicar na opção “Meu imposto de renda”. No setor de “Serviços”, há um link para “Consultar minha restituição”. A pessoa será redirecionada para uma nova página e deve clicar em “Iniciar”. Após isso, basta preencher com os dados do CPF, data de nascimento e o ano que deseja consultar.
Quando a restituição do IR será paga?
As restituições do imposto de renda começam a ser pagas no próximo dia 30. Os pagamentos estão divididos em cinco lotes:
- Primeiro lote será pago em 30/05/2025;
- Segundo lote será pago em 30/06/2025;
- Terceiro lote será pago em 31/07/2025;
- Quarto lote será pago em 29/08/2025;
- Quinto lote será pago em 30/09/2025.