A biópsia de medula óssea dói?
Saiba o que é considerado “normal” sentir durante a coleta da biópsia de medula óssea
Uma das etapas do diagnóstico de um câncer do sangue, por vezes, é a biópsia. Em algumas neoplasias hematológicas, como leucemias e mieloma múltiplo, o tipo mais comum é a biópsia de medula óssea. Por ser coletada com uma agulha, a pessoa pode sentir desconforto. Mas até que ponto sentir dor durante a coleta do exame é considerado comum? Entenda.
O que é e por que é feita a biópsia?
Julia Cure Amarante, médica hematologista do Centro de Referência em Tumores Hematológicos do A.C.Camargo Cancer Center, explica que esse exame analisa como o tecido está disposto na medula óssea. Segundo a médica, é possível ver se houve substituição de tecidos que produzem as células do sangue por gorduras, se tem fibrose, se ocorreu uma perda dos tecidos da medula, entre outros aspectos.
Nesse exame, é retirado um fragmento do osso para análise. Normalmente, a biópsia é feita em ossos longos, como bacia, esterno, tíbia e fêmur. Isso acontece porque eles possuem uma quantidade maior de tecido hematopoiético, além desse tecido também estar mais acessível nesses locais.
Durante o exame, o paciente pode ficar deitado de lado ou de bruços. Os profissionais da saúde limpam o local do procedimento e com uma agulha apropriada fazem a coleta.
A hematologista lembra que a biópsia de medula óssea precisa ser feita com, pelo menos, a aplicação de anestesia local. Porém, ainda assim, alguns pacientes podem sentir dor e desconforto durante o exame.
Como evitar a dor durante uma biópsia de medula óssea?
Amarante ressalta que é possível fazer a associação entre a anestesia local e a sedação. Segundo a hematologista, a anestesia local tira a dor no momento do exame, porém não tira totalmente a sensibilidade. Ou seja, a pessoa ainda pode sentir que a região está sendo manipulada e sentir uma pressão, por isso a recomendação da sedação.
“A gente costuma sugerir que a anestesia local seja associada à sedação justamente para não gerar experiências negativas, traumas, porque, às vezes, os pacientes precisam de um novo exame no futuro e não é bom ter essa experiência negativa prévia que vai gerar sempre um sentimento ruim acerca daquilo”, frisa Amarante.
A hematologista comenta que a anestesia local consegue aliviar a dor durante o procedimento e algumas horas depois. Assim, o paciente pode sentir dor depois da coleta da biópsia.
“É comum os pacientes relatarem que sentiram uma dor só depois que chegou em casa, como se tivesse batido o local”, conta e acrescenta: “Mas essa dor não costuma ser tão intensa, não deveria, e pode ser controlada com analgésicos simples”.
Posso pedir anestesia geral para fazer uma biópsia de medula óssea?
Amarante explica que, para usar a anestesia geral, é preciso “intubação, sedativos mais profundos e envolve um risco anestésico maior, por isso, ela é utilizada, principalmente, em procedimentos grandes, como os cirúrgicos”.
Segundo a hematologista, não há necessidade de anestesia geral para a biópsia de medula óssea.




