Skip to content

ASMR: entenda o que é esse barulhinho bom

Homem de fone ouvindo sons asmr no computador
Compartilhe

Última atualização em 25 de novembro de 2021

Que fenômeno é esse no qual vídeos com sussurros e tiquetaques causam grande relaxamento e fazem um sucesso estrondoso na internet?

ASMR (Autonomous Sensory Meridian Response), ou em português Resposta Sensorial Meridiana Autônoma tem feito um sucesso estrondoso no Youtube. Basta uma busca rápida na plataforma para encontrar centenas desses vídeos  sussurrantes, repletos de situações recheadas com barulhinhos bons. E com estímulos visuais que, igualmente, levam ao relaxamento.

Quem nunca, na cadeira do salão para cortar o cabelo, não sentiu uma sensação beeem relaxante ao ouvir o tic-tic-tic da tesoura, seguido do creeec-creeec-creeec baixinho dela agindo sobre os fios? E ainda, do tch-tch-tch, do spray que molha a cabeça e do ziiip-ziiip-ziiip, da escova ao pentear o novo corte? Ou, mais ainda, percebeu que os movimentos suaves e ritmados do profissional refletidos no espelho somados à voz tranquila, quase sussurrada, com comentários aqui e ali, aumentavam ainda mais esse relaxamento?

Por mais atencioso que seja o atendimento, o que causa essa leveza no corpo é a chamada ASMR.

O que é ASMR?

Foram, aliás, vídeos espaciais, com movimentos flutuantes, que levaram a americana Jenniffer Allen a querer investigar por que ela sentia uma sensação peculiar de formigamento que se espalhava pelo couro cabeludo quando os assistia. Isso, há mais de 10 anos.

“Eu via a câmera se afastar para mostrar a superfície marmorizada da Terra e vinha uma onda prazerosa, como uma efervescência quente, percorrendo toda a extensão da espinha e revelando uma sensação de gratidão e integridade”, contou ao jornal americano The New York Times.

Demonstração de como funciona o asmr

Jennifer adorava esse sentimento, mas não sabia o que o causava. Era totalmente diferente de tudo o que ela havia experimentado antes.

Para descobrir, volta e meia, ia ao Google, mas não achava nada. Até que encontrou uma comunidade que compartilhava as mesmas sensações e a curiosidade dela. As conversas foram evoluindo, surgindo casos, e foi preciso dar um nome para o “fenômeno” para que os acadêmicos passassem a estudar o assunto. Foi aí, que ela criou a Resposta Sensorial Meridiana Autônoma.

O que significa ASMR? Resposta porque é algo rápido, causado por um estímulo; Sensorial porque é relacionado a sensações; Meridiana funciona em tripla função, sugerindo pico, mas também orgasmo e as vias de energia da medicina tradicional chinesa; Autônoma porque é algo que vem de dentro.

A partir daí, afinal, vieram os estudos. E nenhum deles, desde então, chegou à conclusão alguma de por que, de fato, temos uma sensação boa diante do ASMR.

O que se sabe é que cada pessoa pode ser estimulada a relaxar de uma forma diferente. Isto é, nem todas são sensíveis ao mesmo tipo de estímulo. É por isso que existe uma variedade tão grande de vídeos com os mais variados gatilhos que levam ao ASMR.

Leia também:

Como funciona o ASMR?

Na maioria dos casos, as sensações podem ser descritas como o tal do leve formigamento na parte de trás ou superior da cabeça, depois no pescoço, descendo para os ombros, coluna, braços até o fundo das costas. Também podem ocorrer arrepios. Enfim, o relaxamento é tão relevante que muita gente fica com sono – o que explica o uso do ASMR para casos de insônia.

Mulher com pincel fazendo sons asmr

De científico mesmo, cogita-se que certos organismos estimulados pelo ASMR liberem oxitocina, endorfina, serotonina e outros hormônios neurotransmissores que aliviam de forma rápida o estresse e a ansiedade. Há também uma diminuição considerável dos batimentos cardíacos, como a que temos pouco tempo depois de deitar, por isso alguns usam o ASMR para dormir rápido.

Tudo isso faz com que as pessoas usem o ASMR para relaxar e como uma ferramenta que vai além de causar uma sensação agradável, mas como estímulo capaz de aliviar a ansiedade e até ajudar em casos de depressão.

É curioso ver alguns estudos indicando o ASMR para o aumento de produtividade. Como assim, se ele nos leva ao relaxamento? Um artigo publicado nos EUA, em 2012, defende que o som ambiente em níveis moderados é capaz de melhorar o desempenho para tarefas criativas na maioria das pessoas (quem nunca colocou música em fones de ouvido para trabalhar melhor?).

De certa forma, os vídeos de ASMR fazem exatamente isso: acabam se tornando estimulantes para a finalização de tarefas, provocando um melhor rendimento.

Não é à toa, afinal, que o conteúdo de ASMR é o terceiro mais buscado (e visto!) no Youtube.

Alguns vídeos chegam a ter mais 20 milhões de visualizações, como alguns da americana Gibi. Ela é tão famosa, que não revela o sobrenome e nem onde mora. A sua caixa de mensagens vive lotada, com mensagens de todo tipo.

Se você nunca viu um vídeo de ASMR, vale experimentar. Cá entre nós, mal não faz.

Leia também:

Como, afinal, são os vídeos de ASMR?

De forma geral, os vídeos de ASMR trazem o interlocutor posicionado muito próximo à câmera com um microfone de altíssima sensibilidade. Ali, ele faz descrições óbvias e cria situações nas quais usa elementos para causar os tais barulhinhos bons. Usa as unhas para tiquetaquear em superfícies rígidas, escova cabelo, abre e fecha tesouras, esfrega os dedos etc. Tudo isso é feito de forma pausada e repetidamente.

Mulher assistindo vídeos de asmr

Em certas produções, ele cria um enredo, como se estivesse conversando com o espectador, e simula situações individuais como uma consulta no oftalmologista, um corte de cabelo, uma sessão de maquiagem… Em todas elas, usa e abusa de instrumentos, gestos harmônicos e, sempre, sussurros e olhares penetrantes.

Em muitas dessas produções, é feito um jogo de interpretação, onde a pessoa que grava o vídeo simula estar conversando com o ouvinte, o que transmite uma sensação de intimidade e cuidado. Para isso, são utilizados movimentos e tom de voz muito suaves.

Assista a alguns vídeos de ASMR a seguir!

ASMR: HIGIENIZAÇÃO DO SEU SONO - Sweet Carol

ASMR PARA DORMIR RÁPIDO E PROFUNDAMENTE - Sweet Carol

ASMR: SENSIBILIDADE MÁXIMA NO SEUS OUVIDOS - Sweet Carol


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Gente, acabei de conhecer, que INCRÍVEL!!! Nem sabia que existia isso!
Super relaxante!!

Oi, Shelly!

Muito gostoso, né? É ótimo para relaxar ??

Abraços!

Que doideira, pra mim não funcionou não kkkk achei meio bizarro isso

Esses barulhos, parecem que tá arranhando meu cérebro com um prego kkkk

Fora esses sussurros que não dá pra entender nada do que tá sendo falado, aí tem que ficar forçando pra tentar entender. E tudo fica mais angustiante pq fica ouvindo só uns grunhidos, gemidos e tals. Começa dar medo, parece sonoplastia de filme de terror, imagina fechar os olhos e tentar relaxar com isso kkkkkkkkk

Last edited 1 ano atrás by romualdo mozej

Olá, Romualdo, como vai?

Apesar de muitas pessoas gostarem, realmente não funciona para todos ?
Já tentou ASMR com sons da natureza? Chuva, cachoeira e afins? Às vezes, por serem sons mais naturais, podem funcionar!

Abraços!

Back To Top