Skip to content

Alimentos gordurosos podem ajudar o câncer a se espalhar, diz estudo

alimentos gordurosos
Compartilhe

Uma dieta rica em alimentos gordurosos aumentou a taxa de metástases em estudo feito com camundongos

Escrito por: Juliana Matias

Uma pesquisa publicada em abril mostrou que alimentos gordurosos podem ajudar o câncer a se espalhar pelo corpo. Mas isso não quer dizer que toda gordura seja ruim para pessoas com câncer. Algumas delas podem, inclusive, ajudar no tratamento.

Um estudo publicado na revista científica Nature Communications mostrou que comer alimentos gordurosos em excesso pode facilitar o espalhamento do câncer e o surgimento de novas metástases. A pesquisa foi realizada com camundongos. 

Segundo o estudo, uma dieta rica em gorduras entendidas como “ruins” faz com que a ativação de plaquetas aumente. As plaquetas são produzidas na medula óssea e uma de suas funções é a coagulação sanguínea. 

Porém, algumas células cancerígenas podem se unir às plaquetas, quando há uma maior ativação, e circular pelo sangue protegidas por elas. Dessa forma, o sistema imunológico não as reconhece como cancerígenas e não as elimina. 

Quando os pesquisadores reduziram a quantidade de alimentos gordurosos da dieta dos camundongos, o nível de coagulação e a taxa de metástase diminuíram. Outros estudos já mostraram que uma menor coagulação sanguínea está ligada a uma menor chance de desenvolvimento de metástases.

Como a gordura age no corpo

Bianca Manzoli, nutricionista oncológica do HCFMUSP e coordenadora do Comitê de Nutrição da Abrale, explica que “o excesso de gordura corporal pode aumentar a produção de substâncias inflamatórias e alterar hormônios no corpo, criando um ambiente que facilita o crescimento de tumores”.

Alguns tipos de câncer estão mais relacionados e podem ser mais afetados pelo acúmulo de gordura, como os de intestino, pâncreas e mama. Por isso, segundo a nutricionista, reduzir o consumo de gorduras não saudáveis pode ajudar a prevenir o câncer. 

Dentre as gorduras não saudáveis estão, principalmente, as “frituras, os embutidos, fast food e ultraprocessados”, ressalta.

Pode comer alimentos gordurosos durante o tratamento de câncer?

Segundo a nutricionista, alimentos gordurosos podem atrapalhar o tratamento para o câncer. “Eles podem piorar sintomas como náuseas, refluxo e má digestão, que já são comuns durante o tratamento”, conta.

Isso acontece porque os alimentos gordurosos são mais difíceis de digerir e podem aumentar as chances de a pessoa passar mal, principalmente se ela ingerir esses alimentos antes da quimioterapia, informa a nutricionista. “Antes do tratamento, é recomendado fazer uma refeição leve, com pouca gordura e de fácil digestão”, indica Manzoli.

Quais gorduras podem fazer bem para pessoas com câncer?

Porém, nem toda gordura é prejudicial para o corpo, destaca a nutricionista. “As chamadas gorduras boas têm efeito anti-inflamatório e podem ajudar a proteger o corpo durante o tratamento”, afirma Manzoli.

A nutricionista dá algumas dicas de gorduras boas que podem ser ingeridas durante o tratamento do câncer:

  • Azeite de oliva extra virgem: rico em antioxidantes e anti-inflamatórios;
  • Sementes (linhaça, chia): ajudam no funcionamento intestinal e fornecem ômega-3;
  • Castanhas e nozes: ótimas fontes de energia e nutrientes;
  • Abacate: gordura saudável, versátil e fácil de consumir;
  • Peixes como sardinha e salmão: fontes naturais de ômega-3.

Manzoli ressalta que é importante ter equilíbrio, porque “uma alimentação saudável inclui uma boa variedade de nutrientes, com moderação e bom senso”.


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Back To Top