16 alimentos superpoderosos
Última atualização em 26 de maio de 2022
Eles aumentam a nossa imunidade e ajudam muito os pacientes com câncer
- Alho
Possui alta quantidade de vitaminas A e C, nutrientes que ajudam no bom funcionamento do sistema imunológico. Além dessas vitaminas, possui uma grande quantidade de elementos antioxidantes como selênio, alicina e quercetina, que ajudam na proteção de danos relacionados às infecções e ao envelhecimento. Uma pesquisa, feita em países do sul da Europa, descobriu uma ligação entre a quantidade de ingestão de alho e a redução do risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.
2. Batata-doce
Contém uma grande quantidade de betacaroteno, antioxidante que atua no corpo para evitar diversos problemas inflamatórios, já que ele se transforma em vitamina A e é usado para produzir o tecido conjuntivo. A batata-doce possui diversas outras propriedades que auxiliam na saúde geral do corpo, por isso é um dos alimentos preferidos de quem deseja levar uma vida saudável.
3. Iogurte
O do tipo Kefir auxilia o sistema imunológico porque possui a bactéria Lactobacillus reuteri, um probiótico específico que estimula as células brancas do sangue, porém todos possuem esse probiótico, porém em menores quantidades. Os iogurtes também ajudam a flora intestinal.
4. Tomate
Possui uma substância chamada licopeno que tem ação antioxidante, ajudando a diminuir a produção dos radicais livres e, por causa dela, muitos nutricionistas recomendam o tomate para prevenir alguns tipos de câncer, como o de próstata. Ele deve ser ingerido diariamente, seu consumo em forma de molhos aumenta a concentração do licopeno, principalmente se for molho caseiro, pois nesse preparo a substância sai do tomate e fica retida no óleo.
5. Frutas cítricas
Já é conhecido que elas são fundamentais para melhorar a imunidade, pois são ricas em vitaminas que agem diretamente no sistema imunológico, como as C e E. As principais frutas cítricas são: laranja, acerola, morango e kiwi.
6. Gengibre
Conta com importante ação bactericida e boa quantidade de vitamina B6 e C, que faz dele um expectorante natural, auxiliando a reduzir as inflamações e a dor. O melhor: ele é muito versátil, pode ser utilizado como tempero ou ser inserido em chás.
7. Peixes
Alimentos, como o salmão e a sardinha, que possuem ômega 3, ajudam que as artérias não fiquem inflamadas ou desenvolvam algum grupo de inflamação, aumentando assim a imunidade. Os ácidos graxos, substâncias que não podem ser produzidas pelo corpo humano, devem ser ingeridas por meio da alimentação, pois têm grande poder anti-inflamatório e são essenciais para a manutenção do sistema imunológico.
8. Vegetais verdes
Os vegetais de cor verde escura como brócolis, couve e espinafre possuem vários componentes que auxiliam na prevenção de doenças, o ácido fólico ajuda na produção de glóbulos brancos, que combatem agentes invasores, e os compostos sulfídricos ajudam na desintoxicação hepática.
9. Cogumelos
Alguns contêm alta quantidade de ácido fólico, que ajuda na produção dos glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo, melhorando a imunidade. Outro nutriente encontrado em vários cogumelos é o selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres. Cogumelos como o shiitake e shimeji são uma ótima opção para cuidar da imunidade e provar uma comida saborosa.
10. Nozes, castanhas e amêndoas
As oleaginosas são ricas em vitamina E, que ajuda no combate à baixa imunidade, e também são ricas em minerais, fibras, gorduras saudáveis e ácidos graxos, mas é importante tomar cuidado na quantidade consumida, pois esses alimentos não deixam de ser calóricos. Por exemplo, a castanha do Pará tem como recomendação diária apenas duas unidades.
A fritadeira airfryer pode causar câncer?
Assim como acontece com várias novidades, este utensílio tem gerado muitas dúvidas e compartilhamento de informações incorretas
11. Melancia
Possui um potente antioxidante chamado glutationa, que é grande aliada no fortalecimento do sistema imunológico.
12. Açaí
Rico em antioxidantes que podem ajudar o organismo a combater o envelhecimento, além de várias doenças.
13. Cúrcuma
É uma grande fonte de antioxidantes e contém propriedades anti-inflamatórias. A curcumina, um dos ingredientes presentes na cúrcuma, é antiviral, antifúngico e protege contra o câncer.
14. Pimentão
O pimentão é fonte de betacaroteno, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções.
15. Chás
Verde ou preto, com ou sem cafeína, possuem polifenóis e flavonóides que ajudam a combater várias doenças.
16. Alimentos ricos em zinco
Carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico) são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico.
Receita de sopa de tomate
- 1,5 kg de tomate
- 3 colheres de sopa de azeite
- 1 dente de alho picado
- 2 colheres de sopa de manjericão fresco picado
- 1/4 xícara de chá de água quente
- 2 pães franceses
- Queijo ralado a gosto
- Retire a pele dos tomates, faça um corte em X em torno do tomate cru e coloque os tomates numa panela com água fervendo por alguns segundos. Retire, deixe esfriar. Puxe a pele
- Corte os tomates em cubinhos
- Aqueça o azeite numa panela em fogo médio
- Junte o alho picado e refogue por 1 minuto, mexendo sempre
- Adicione os cubinhos de tomate e deixe cozinhar por, aproximadamente, 30 minutos, em fogo baixo e com a panela tampada
- Junte a água quente, misture levemente e deixe cozinhar por mais 10 minutos
- Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto
- Acrescente o manjericão picado à sopa e deixe cozinhar por mais 1 minuto
- Enquanto a sopa cozinha, corte os pães em cubos
- Adicione o pão e mexa levemente, até ele absorver parte do líquido e engrossar a sopa
- Retire a sopa do fogo
- Polvilhe com queijo ralado e sirva em seguida
Para mais dicas de alimentação, assista ao vídeo da TV Abrale!
Ótima matéria! Parabéns!
Muito obrigada Carlos! Se precisar de qualquer informação, estamos à disposição.
Ótima matéria. Sempre é bom abordar orientação alimentar.
Parabéns, aprendo muito com suas matérias.
Muito obrigada Rosana! 🙂
Olá! Sugiro que incluam observações sobre os efeitos colaterais da cúrcuma na interação com outros medicamentos, como por ser lido neste texto e em outros. É de conhecimento científico que a cúrcuma interfere na coagulação do sangue. Aliás, os chás também devem ser tomados com cuidado. Sabemos que todas as plantas e alimentos com efeitos curativos podem interagir com medicamentos. Obrigada!
https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/6400-curcuma-interacao-medicamentosa
Boa tarde! assim como a cúrcuma o gengibre tbm nao é nada indicado em pessoas com problemas nas plaquetas, o gengibre desagrega as mesmas .
para aumentar as plaquetas quais os alimentos faço quimioterapia elas estão baixas quais chás e remédio ajuda aumentar obrigada
Olá, Enilda, tudo bem?
Alimentos como couve, espinafre, repolho, alface, brócolis, melão, mamão, laranja, ameixa, kiwi, banana e uva podem ajudar a aumentar a quantidade de plaquetas no sangue. Mas, é fundamental que você converse com o seu médico sobre essa baixa pois assim ele pode analisar a possibilidade de indicar algum medicamento.
Que tipo de medicação?
Olá, Viviane! Como vai?
Como a queda no nível das plaquetas pode acontecer por diversos motivos, primeiro, é preciso investigar (por meio de exames) o que pode estar causando essa situação. Somente após fazer isso, um médico poderá indicar qual o melhor tratamento.
Abraços!
Minha filha tem 10 anos e está com 91 de plaquetas o que eu faço
Boa tarde, Emelyn, tudo bem?
A queda de plaquetas pode ser uma infecção, uma reação adversa a algum tratamento que ela tenha feito além de outras causas que necessitam de um tratamento mais complexo. Recomendamos que você leve a sua filha até um médico o mais rápido possível para ele analisar o que está causando essa alteração de plaquetas e prescreva o tratamento mais adequado!
Meu filho teve uma baixa de plaquetabe alrm de soro dei muito suco de abacaxi, laranja com.couve, gracas a Deus ficou bem
Olá, Anne, tudo bem?
Obrigada por compartilhar a experiência do seu filho com esses alimentos! Ficamos felizes em saber que ele está bem
Estamos sempre à disposição
Abraços
Boa tarde. Acabei de ler aqui num comentário, que gengibre e cúrcuma fazem mal para quem tem plaquetas baixas…procede mesmo? Pois meu marido tem as plaquetas baixa, está se tratando…
Olá, Marlene!
Encontramos um estudo que mostra que esses alimentos auxiliam as plaquetas a não coagularem, ou seja, evitam a coagulação do sangue. Porém, não existe nenhuma comprovação científica sobre os seus efeitos na quantidade de plaquetas, nem que ajudam a aumentar nem a diminuir. É importante que o seu marido siga as orientações do médico e em caso de qualquer dúvida, questione ele!
Oi Bom dia, tenho histórico na família de sangue ralo, já fui internada com plaquetas 8.000, fiz tratamento e melhorou tem 10anos isso, fiz exame recente constou 151000. Estava tomando Açafrão pra ajudar na imunidade e nós da índia para emagrecer, será que foi q algium dos dois que baixou ele para 151000.
Ela tá no limite né
Olá, Leida, como vai?
Infelizmente, como nós não temos acesso ao seu histórico médico, não temos como pedir exames e não temos um médico disponível para responder os comentários, não podemos te oferecer uma resposta. Recomendamos que, de qualquer forma, a senhora interrompa o uso desses chás e procure um hematologista, já que há histórico de alterações hematológicas na sua família!
Abraços!
OK. parabéns. O material foi muito útil. agradece. Creusolita
Olá, Creusolita!
Ficamos muito felizes em saber que a senhora gostou do nosso conteúdo!
Todas as semanas nós temos matérias novas que a senhora pode gostar também ou então, temos a newsletter mensal com alguns conteúdos de destaque!
Abraços
[…] de cor verde escura, como brócolis e couve auxilia na produção dos glóbulos brancos, agentes de combate de invasores por conter excelente […]
[…] de cor verde escura, como brócolis e couve, são uma ótima fonte de ácido fólico. Essa substância auxilia na produção dos glóbulos […]
[…] Ingerir boas fontes de vitamina C como laranja, limão, acelora, kiwi. Folhas verdes escuras, como brócolis e couve, são excelentes fonte de ácido fólico, substancia que auxilia na produção dos glóbulos […]
[…] de cor verde escura, como brócolis e couve, são uma ótima fonte de ácido fólico. Essa substância auxilia na produção dos glóbulos […]
Boa Tarde o meu marido com cancro gastrico está a fazer quimioterapia, hoje devia fazer o nono tratamento e não pode fazer porque a médica disse que tinha os valores muito baixos, o que fazer nesta situação qual a melhor alimentação? Obrigado
Olá, Maria, tudo bem?
O ideal é que o seu marido procure uma nutricionista para que ela avalie os exames e consiga montar uma dieta específica para as necessidades dele! Mas é muito importante que ele tente comer todos os tipos de alimento, principalmente, frutas e legumes muito bem higienizados.
Abraços!
Maria,você mora no Rio de Janeiro ? Tenho uma excelente nutricionista Para indicar caso queira.
Como estamos na pandemia ela atende on-line.
[…] https://academic.oup.com/ajcn/article/63/6/994S/4650785 16 alimentos superpoderosos […]
Gostei parabéns,estou na quarentena só pesquisar,o que devo fazer para dar a família.
Olá, Marcia, tudo bem?
Ficamos felizes que a senhora gostou do nosso conteúdo!
Juntos, em casa, somos mais fortes!
Abraços
Muito bom..para mim foi muito útil!
Agradecer as informações que a ABRALE nos passa. São de grande importância. Uma aliada.
Olá, Sueli, como vai?
Sempre que precisar, pode contar conosco! Estamos aqui à disposição para o que a senhora precisar!
Abraços
minhas plaquetas estao a 120.000 /m3. tomo aas infantil, amiodarona de 100mg e sinvastatina de 40mg . o que fazer para recuperar as plaqueta pelo menos até 150.00
Olá, Eneas, como vai?
O senhor possui alguma doença diagnosticada?
Recomendamos que procure um hematologista para que ele possa avaliar seus exames, verificar o que pode estar acontecendo e indicar algum tratamento.
Abraços!
Olá, a minha mãe está com as plaquetas 106.000, ela passou por hematologista, e foi encaminhada para o hospital do câncer de onde mora. Fez biópsia,e não deu leucemia, mas mielli displasia que pode levar ao desenvolvimento de leucemia. Será por isso que as plaquetas não estão aumentando? o que fazer para aumentar esse número, e evitar que se torne leucemia?
Olá, Maria da Porto, como vai?
Existem tratamentos específicos para a Síndrome Mielodisplásica, a senhora pode entender um pouco mais sobre essa doença e seus tratamentos clicando aqui.
Estamos também encaminhando a sua mensagem para o departamento de Apoio ao Paciente da Abrale para que possamos conversar melhor e auxiliar a senhora e sua mãe no que precisarem! Solicitamos que fique atenta ao e-mail que a senhora indicou quando fez o comentário, enviaremos uma mensagem nesse endereço de contato!
Abraços!
Têm os leocodicou, alto e baixo nos inzames.
Olá, Izaias, como vai?
Infelizmente, nós não podemos oferecer um diagnóstico. Pedimos para que o senhor retorne ao médico que solicitou o exame para que ele possa te oferecer uma explicação.
Abraços!
Bom dia, minha praqueta deu 111.00 pela primeira vez na minha vida , como alface legumes sempre tive uma saude normal, faço exercícios fisicos, e essa semana quando fui fazer meus exames periódicos deu esse resultado! Qual medico indicado que eu posso procurar?
Olá, Roberto, como vai?
Inicialmente, o senhor deve retornar ao(à) médico(a) que solicitou o exame. Assim, juntamente com o resultado dos outros exames, ele(a) pode analisar mais detalhadamente. Em seguida, seria importante o senhor procurar um(a) hematologista, que é a especialidade responsável por tratar questões do sangue!
Abraços!
Bom dia tem uns 20 dias eu tive dengue hemorrágica foi a primeira vez que tive dengue minha plaquetas foi para 31mil tomei 7 bolsa de concentrado de plaquetas mas o médico não fez outro exame certificar se tinha aumentado logo em seguida eu tive infecção urinária e dor de garganta e esse mesmo médico me passou antibiótico ciprofloxino e hoje eu colher sangue eu estranhei porque eu não costumo sangrar depois de colher sangue será que minhas plaquetas estão baixa e será que eu posso tomar algum remédio para não menstruar porque eu tive dengue bem no período que eu ia menstruar aí virou hemorragia agora estou com medo de menstruar e novamente ter hemorragia
Olá Josiane, como vai?
Infelizmente, como não podemos fazer uma avaliação física na senhora e não temos acesso aos seus exames, além de não termos um médico disponível para responder os comentários, não podemos te oferecer uma resposta. Solicitamos que a senhora converse com o(a) médico(a) que acompanhou o seu tratamento da dengue e também com o seu(sua) ginecologista para que eles analisem seu quadro e vejam se é necessário tomar alguma medida para evitar a menstruação.
Abraços!
Qual tratamento é feito para aumentar as plaquetas
Olá, Sharlene, como vai?
O tratamento vai depender de acordo com o motivo que está causando a queda do número de plaquetas! Recomendamos que o paciente procure um hematologista para identificar o que está acontecendo e poder receber o tratamento adequado.
Abraços!
Olá meu nome Tatiana tenho hemoglobina sc . Hoje minha plaqueta está 111.000 como faço pra ela subir ja tomo ácido fólico e 12 anos atras tomei 5 bolsa de sangue. O que eu tomo pra subir ela agora??
Olá, Tatiana, como vai?
Pedimos para que a senhora procure um(a) hematologista, médico especialista em questões relacionadas ao sangue. Esse(a) profissional poderá te orientar qual o melhor tratamento para aumentar o seu nível de plaquetas!
Abraços
Já fiz 3 sessões de quimioterapia, e no meu exame de sangue deu estou 50 mil de plaquetas, será que vou poder fazer quimio?
Olá, Sônia, como vai?
É preciso conversar com o(a) oncologista responsável pelo tratamento da senhora para verificar se é preciso adiar o próximo ciclo de quimio devido ao baixo nível de plaquetas. O ideal, é que a senhora converse com ele o mais rápido possível, pois 1) é preciso evitar infecções 2) verificar o que pode ser feito para aumentar as suas plaquetas antes da próxima sessão.
Abraços!
Tenho muitos roxos no corpo é só coçar e já aparece, isso tem a ver com plaquetas baixas ou glóbulos, ten algum alimento que pode me ajudar?
Olá, Viviane, como vai?
Sim, é possível que os roxos no seu corpo aconteçam devido à baixa contagem de plaquetas. Recomendamos que a senhora procure um hematologista, médico responsável por cuidar de questões do sangue, para analisar o que pode estar causando essa queda e poder tratar da forma adequada.
Abraços!
Gostaria de saber como posso ajudar minha mãe a subir as plaquetas dela está 107 tem cirrose hepática anemia diabetes e tem um problema desde de criança que sofre de emorragia nasal
Olá, Andreia, como vai?
O ideal é conversar com os médicos que fazem o acompanhamento dessas doenças para verificar o que eles recomendam fazer para aumentar o nível de plaquetas. Uma outra especialidade que recomendamos que a sua mãe procure é um(a) hematologista, médico que cuida de questões relacionadas ao sangue, como as plaquetas. Assim, ele(a) pode avaliar todo o quadro da sua mãe, analisar se é necessário mais algum exame e orientar o que pode ser feito.
Abraços!
Estive com dengue, á 1 mês atrás deu 90 meu nível de plaquetas no sangue aí a médica do P.A disse que era por estar com diagnóstico de dengue. saíram muitas manchinhas vermelhas em baixo da pele, fiquei muito indisposta e sem apetite. agora que os sintomas passaram devo fzr um novo hemograma será ?
Olá, Luciane, como vai?
Pode ser interessante a senhora realizar um novo exame para garantir que as plaquetas retornaram ao nível normal.
Abraços!
Excelente conteudo. Parabéns..
Olá, Marcos, como vai?
Ficamos felizes que o senhor gostou do nosso conteúdo!
Qualquer coisa, estamos à disposição!
Abraços
Parabéns, muito útil e esclarecedor
Olá, Adilson, como vai?
Ficamos muito felizes em saber que o senhor gostou do nosso conteúdo!
Qualquer coisa, estamos à disposiição!
Abraços!
Estou com as plaquetas a 11400 estou preocupada,pois estou tendo sangramento menstrual escecivo o que devo fazer?
Olá, Thaiane, como vai?
O ideal, é que a senhora procure, um médico clínico geral da sua confiança ou busque um hematologista e um ginecologista. Esse sangramento excessivo e a queda de plaquetas, provavelmente, estão ligadas. Então é importante descobrir se há alguma condição ginecológica que está causando o sangramento e, consequentemente, diminuindo a quantidade de plaquetas no seu corpo, ou se está acontecendo algo com as suas plaquetas e, por elas estarem baixas, o sangramento está acontecendo.
Abraços!
Boa tarde
bom dia.
Minhas plaquetas estão boas, mas o monócitos está em 1. Não estou tento nenhuma infecção ( que eu saiba), Não faço nenhum exercício e trabalho o dia todo, me alimento razoavelmente bem. Comecei a tomar imunoglucan, será que vai subir a taxa?
Olá, Salvadora, como vai?
A senhora começou a tomar esse medicamento por solicitação médica? Se sim, e o tratamento foi proposto com o objetivo de aumentar os seus monócitos, então a tendência é que aumente sim. Porém, se a senhora passou a tomar por conta própria, orientamos que retorne no(a) médico(a) que solicitou o exame para que ele(a) possa fazer uma avaliação e indicar um tratamento adequado.
Abraços!
Google
Check below, are some completely unrelated internet sites to ours, nevertheless, they are most trustworthy sources that we use.
Aleckciane de Cássia Toledo Astolfi
Olá, Aleckcian, como vai?
Como podemos te ajudar?
Abraços!
Google
Always a significant fan of linking to bloggers that I love but do not get a good deal of link like from.
Ola, na parte dos cogumelos< está com a descrição dos peixes novamente.
Ja tive tricoleucemia duas vezes e estou mudando minha alimentação.
Obrigado pelo material
Olá, Raphael, como vai?
Pedimos desculpas pelo erro e agradecemos por nos avisar! A correção já foi feita ??
Ficamos felizes de saber que o senhor gostou do material! Qualquer dúvida ou sugestão (inclusive sobre temas que o senhor tem dúvida ou gostaria de saber mais), estamos à disposição!
O senhor já conhece o trabalho da Abrale? Nós somos uma ONG que auxilia pacientes com algumas doenças hematológicas, como a tricoleucemia, por meio de diversos serviços gratuitos! Caso tenha interesse em conhecer mais sobre nós e queira estar mais próximo de nós para que possamos te ajudar no que você precisar, nossa equipe de Apoio ao Paciente está à disposição! Basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro e te adicionar! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto. ?
Abraços!
Uma pergunta: quem está com as plaquetas baixas pode sair para algum evento (festa, escola…) ou tem que ficar em repouso.
Olá, Sandra, como vai?
Isso vai depender do quão abaixo as plaquetas estão. Como o baixo nível dessas células faz com que a pessoa tenha mais probabilidade de ter sangramentos, é possível que o médico indique que o paciente evite atividades que possam causar impacto. Porém, reforçamos que isso depende do quão baixo está e o médico irá indicar se há restrição de atividades ou não.
Abraços!
Bom dia
Sou Gaspar de Moçambique
E tenho acompanhado suas publicações.
Tenho problemas de figado
Com fosfatase alcalina 198Ul/L
As vezes dói, o que posso fazer para voltar ao normal??
Peco sua ajuda
Olá, Barbedo, como vai?
Como o senhor já possui problemas no fígado, o ideal, seria consultar com o médico que te acompanha, ou com um hepatologista, que a especialidade médica responsável por cuidar de questões relacionadas a esse órgão. Pois, fazer qualquer tratamento/dieta sem o acompanhamento pode acabar intensificando seu quadro!
Abraços!
Olá, estou grávida de 37 semanas e descobri agora que estou com as plaquetas baixas, no meu último exame constou que eu estava com 73.000 plaquetas, minha médica não me passou nenhum tratamento, oque eu posso fazer para recuperar essas plaquetas antes de entrar em trabalho de parto? oque devo fazer a respeito da minha situação?
Olá, Sabrina, como vai?
É muito comum que as plaquetas caiam durante a gravidez, mas é fundamental estar atenta a essa condição, principalmente para decidir qual tipo de parto acontecerá. Quanto ao tratamento, pode ser que agora não seja o melhor momento para começar um tratamento medicamentoso, pois, dependendo do remédio, pode afetar o bebê. Nós indicamos que a senhora busque um hematologista, que é o médico responsável por cuidar de questões relacionadas ao sangue, para saber como proceder com essa queda de plaquetas.
Abraços!
Eu gosto muito de sopa com vários tipos de legumes, batata, mandioquinha, carne ou frango, macarrão ou arroz. Fazem mal à saúde geral?
Olá, Zenaide, como vai?
Não faz não! Como, nessa sopa, a senhora inclui alimentos de todas as classes, como legumes e proteínas, é uma refeição bastante completa e, à princípio, equilibrada! ?
Nós temos uma matéria com indicação de algumas receitas de sopas bem gostosas e nutritivas, caso a senhora tenha interesse em conhecer, vamos deixar o link a seguir ?
Aprenda 5 receitas de sopa para pessoas com câncer
Abraços!
Olá boa tarde,
Tomo cortisona há 6 meses. Tenho polimialgia reumática, será que tem cura? Por quanto tempo mais preciso de tomar?
Muito obrigada.
Sandra
Olá, Sandra, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, não temos a expertise necessária para esclarecer sua dúvida. O ideal, é a senhora conversar com o médico que te diagnosticou e prescreveu o tratamento para que ele possa te orientar melhor e tirar todas as suas questões.
Abraços!