Benefícios da atividade física para a saúde
Última atualização em 12 de setembro de 2022
Muito se fala sobre a importância de realizar exercícios com frequência. Porém, quais doenças, de fato, eles podem prevenir?
Dentre os benefícios da atividade física está a prevenção de uma série de doenças, inclusive o câncer. Realizar exercícios, especialmente os aeróbicos, faz com que os processos do corpo funcionem de forma melhor, além de também auxiliar no aspecto psicológico. Para que esses efeitos aconteçam, não é necessário procurar uma academia ou passar horas treinando. É possível se exercitar dentro de casa e estudos mostram que, mesmo somente alguns minutos, já trazem resultados.
Ana Paula Oliveira Santos, fisioterapeuta especialista em Oncologia e coordenadora do Comitê de Fisioterapia da ABRALE, conta que a prática regular de atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece o sistema imunológico e ajuda a manter o peso corporal adequado. Dessa forma, melhora dores, condicionamento físico, qualidade do sono, controle do estresse e desempenho cognitivo.
“O corpo humano necessita de movimento, tornando-se fundamental para a saúde praticar atividades, tanto para tratar, quanto para prevenir doenças”,ela diz.
Como consequência da prática, há uma diminuição no desenvolvimento de doenças causadas pelo sedentarismo. Como doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, hipertensão, insônia e o câncer. Sendo que dos tumores, os estudos já comprovaram que os exercícios previnem, principalmente, os de cólon, endométrio e mama.
Benefícios da atividade física
- Redução do risco de AVC (acidente vascular cerebral)
- Diminuição da pressão arterial, reduzindo as chances de doenças cardiovasculares
- Reduz as chances e controla a diabetes
- Evita a perda óssea (osteoporose)
- Ajuda a controlar o peso
- Melhora da insônia
- Ajuda na circulação sanguínea
- Promove o bem-estar físico e mental
Atividade física e prevenção do câncer
Apesar do câncer ser uma doença multifatorial e alguns aspectos não poderem ser controlados, como a predisposição genética, é possível fazer a prevenção por meio de algumas ações. Por exemplo, ter uma alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos.
“Diversos fatores estão ligados a essa ação oncoprotetora, entretanto simplificando: a atividade física regular reduz o estresse oxidativo. Isto é, a produção de radicais livres (agentes que podem prejudicar o metabolismo intracelular e ocasionar danos ao DNA e RNA), lipídios e proteínas. Radicais livres também promovem o mau funcionamento do sistema de reparo do DNA, contribuindo para a proliferação de células com mutações. Ou seja, o desenvolvimento do câncer”, explica a fisioterapeuta.
Além da prevenção, diversos trabalhos também têm apontado que a atividade física pode fazer parte do tratamento oncológico. Por exemplo, um estudo realizado com camundongos que praticaram exercícios demonstrou uma redução de 60% na incidência e no crescimento tumoral.
De acordo com Ana Paula, os mecanismos que geram essa proteção ainda não foram totalmente compreendidos. Entretanto, acredita-se que os exercícios causem alterações hormonais, redução da inflamação sistêmica e melhora da função das células imunológicas.
“Essas respostas têm demonstrado cada vez mais que ele não é apenas saudável, mas também terapêutico. Isso porque potencializa tratamentos antineoplásicos como a quimioterapia e a imunoterapia”, informa.
O estresse pode causar um câncer?
Estudos mostram que apesar de não ser considerado um fator de risco, essa reação física pode estar relacionada com um…
Meia hora de exercício por dia pode evitar câncer?
Quanto ao tempo necessário para que aconteçam os benefícios da atividade física, o recomendado são 150 minutos semanais. Sendo que eles podem ser divididos em práticas de 20 ou 30 minutos, ou ainda mais de 1h. A duração diária varia de acordo com o condicionamento físico e disponibilidade na agenda da pessoa.
Já em relação ao tipo de atividade, foi provado que os exercícios aeróbicos, com intensidade moderada, são os mais eficazes.
“O exercício aeróbico é aquele que usa o oxigênio no processo de geração de energia. Por exemplo, andar, correr, nadar, pedalar e dançar. Entretanto, o mais importante em relação à modalidade, é que essa seja prazerosa para tornar-se um hábito”, Ana Paula ressalta.
Começar uma rotina de exercícios pode parecer difícil. Mas a fisioterapeuta aconselha que o primeiro passo é saber sobre os benefícios da atividade física. Em seguida, vem a escolha de uma modalidade que seja prazerosa. Em terceiro, é preciso criar uma rotina para a prática regular e, com isso, a motivação virá naturalmente, já que a pessoa passará a sentir os resultados em sua saúde.
Adorei!
Olá, Deborah, como vai?
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo! ?
Qualquer dúvida ou sugestão, estamos à disposição.
Abraços!
amei,me ajudou bastante<3
Olá, Gleisson, como vai?
Ficamos felizes de saber que o senhor gostou da nossa matéria! ?
Qualquer dúvida ou sugestão, estamos à disposição!
Abraços!
Observações precisas e diretas – quando pratico esporte mesmo durante o tratamento, minhas sensações corpóreas e mentais mudam completamente – é só alegria.
obrigado,
Olá, Valdemar, como vai?
Ficamos muito felizes de saber que o senhor gostou das informações que trouxemos e que se identifica com elas ?
Realmente, os exercícios físicos são grandes aliados tanto para o corpo, quanto para a mente!
O senhor é paciente de qual patologia?
Abraços!
[…] Benefícios da atividade física para a saúde – Revista Abrale – https://revista.abrale.org.br/qualidade-de-vida/2021/03/beneficios-da-atividade-fisica/ […]