Alho e cebola apresentam efeito contra o câncer
Última atualização em 29 de julho de 2021
Além de auxiliarem na melhora da imunidade, esses dois alimentos possuem propriedades que podem influenciar no não desenvolvimento e no tratamento da doença
Primeiramente, a nutricionista Isabelle Novelli, especialista em Oncologia e membro do Comitê de Nutrição da Abrale, ressalta que “nenhum alimento sozinho é capaz de proteger contra o câncer. É necessário ter uma alimentação variada para que os alimentos trabalhem em sinergia a fim de terem essa característica anticâncer”.
De acordo com Isabelle, os compostos bioativos do alho e da cebola são os principais responsáveis pela sua capacidade anticâncer. Compostos bioativos são estruturas químicas presentes em alguns alimentos que atingem o organismo e o estimulam. Esses compostos estão associados a uma mudança no comportamento biológico do tumor no microambiente tumoral, que é conjunto de células e moléculas que são recrutadas/liberadas pelas células tumorais.
“O mecanismo mais relacionado com o efeito anticâncer é a capacidade desses alimentos de neutralizarem compostos carcinogênicos, como as aminas heterocíclicas. Além disso, auxiliarem no processo detox de outras moléculas pró-cancerígenas”, explica a nutricionista.
Em uma pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Farmacológica Mario Negri, na Itália, foi observado que os principais cânceres envolvidos são os de laringe, ovário, rins e mama. Isabelle conta que certos tipos de câncer são mais afetados porque cada tecido responde de uma maneira aos compostos consumidos pela alimentação. Ou seja, o tecido da laringe pode reagir mais que o do pulmão, por exemplo. O mesmo vale para os subtipos do câncer, já que um mesmo tumor tem muitas variações celulares e cada uma responde de uma forma.
Apesar de ter sido observada essa melhora, Isabelle afirma que também foi notado que “o aumento no consumo de alho e cebola não é garantia de proteção para todos”.
Quais os benefícios da cebola?
Esse é um dos alimentos mais ricos em flavonoides, composto químico relacionado à prevenção do câncer e doenças cardíacas.
“Os efeitos da cebola na saúde humana encontrados na literatura são ligados com a sua capacidade antioxidante, anticâncer e hipoglicemiante. Esses efeitos estão relacionados com os compostos bioativos presentes nesse alimento”, explica a nutricionista.
Quais os benefícios do alho?
Esse alimento tem a propriedade de:
-Diminuir o colesterol sérico
-Antibactericida
-Antiparasítico
-Melhora o sistema imune, já que diminui a quantidade de citocinas pró-inflamatórias e aumento nas citocinas anti-inflamatórias
-Melhora o metabolismo de gordura
-Cardioprotetor (protege o coração)
-Antioxidante
Alho e cebola durante o câncer
Tanto os benefícios do alho quanto os da cebola fazem com que eles sejam alimentos que devem ser mantidos na rotina de quem está enfrentando um câncer. “Mesmo após o diagnóstico de câncer é recomendado manter um consumo regular de cebola e alho. Isso também acontece por causa dos compostos bioativos presentes nesses alimentos”, diz Isabelle.
Entretanto, é preciso ficar atento à forma que esses alimentos são consumidos. O alimento in natura, ou seja, o alho e a cebola em si não apresentam nenhum tipo de contraindicação. Entretanto, seu uso por meio de cápsulas de alho ou extratos não devem ser utilizados sem orientação médica. Isso porque, o formato em “medicamento” aumenta expressivamente a concentração dos bioativos, podendo interferir no tratamento oncológico.
Como deve ser feito o consumo do alho e da cebola?
Isabelle fala que a quantidade recomendada para consumir esses alimentos varia de pessoa para pessoa. “É preciso levar em consideração os outros nutrientes e compostos bioativos que são ingeridos. Entretanto, de forma geral, é desejável que eles sejam utilizados diariamente, preferencialmente, crus”.
Outra opção muito utilizada na culinária brasileira é por meio do refogado com os alimentos frescos e cortados na hora. Dessa forma, além dos benefícios do alho e da cebola, adiciona-se os do azeite, uma gordura com ácidos graxos saudáveis. Essa é uma ótima combinação! Só é preciso ficar atento às altas temperaturas, pois elas podem causar uma diminuição na quantidade dos compostos bioativos.
“Essa perda é diretamente relacionada com o tempo que esses compostos são aquecidos, então quanto menor o tempo de aquecimento maior a quantidade de compostos bioativos”, orienta a especialista.
Dica: Ao preparar o refogado, coloque a cebola antes do alho porque ela demora mais para ficar pronta! Depois que a cebola começar a ficar transparente e dourar, é o momento de adicionar o alho. Dessa forma, os dois ficarão no ponto certo ao mesmo tempo e não perdem tanto suas propriedades.
Os chás com cebola e alho também podem ser uma boa escolha se utilizados em quantidade e periodicidade adequadas. “O uso diário e não orientado de chás e infusões (especialmente em grande quantidade) pode atrapalhar o tratamento. Por isso é necessário que haja uma conduta específica para cada caso”, explica Isabelle.
Juntamente ao alho e à cebola, podem ser adicionados mel e limão que também têm influência na imunidade do corpo.
Alimentos “da família” do alho e da cebola, como o alho-poro e a cebolinha, também apresentam os mesmos benefícios. “Esses alimentos também apresentam propriedades anticâncer importantes, pois apresentam uma quantidade significativa de compostos bioativos”, finaliza Isabelle Novelli.
Receitas:
Chá de cebola, alho e limão:
Ingredientes:
- 1 cebola média;
- Suco de 1 limão;
- 2 dentes de alho;
- 1 xícara de água.
Modo de preparo:
Descasque e lave bem a cebola e corte em duas partes. Descasque o alho e esprema o suco do limão. Leve todos os ingredientes para o fogo. Deixe por 10 minutos em fogo baixo, coe e beba em seguida.
Chá de cebola, alho e mel:
Ingredientes:
- 1 ½ cebola
- 01 cabeça de alho
- 150ml de mel
Modo de preparo:
Descasque e lave bem a cebola e o alho e corte. Ferva a água, em seguida coloque a cebola e o alho e deixe em fogo baixo por alguns minutos. Quando estiver mais morna, coe a mistura e sirva com mel. Beba em seguida.
Tempero de alho e cebola:
Ingredientes:
- 1 unidade de cebola grande
- 15 dentes de alho
- 1/5 xícara de chá de azeite – use aos poucos até dar ponto
- Sal e cheiro verde a gosto
Modo de Preparo
Descasque, lave bem e corte a cebola e o alho. Em um processador de alimento ou liquidificador, coloque a cebola e um pouco de azeite. Bata até virar uma pasta homogênea. Em seguida, adicione metade dos dentes de alho, bata mais um pouco e depois bata o restante do alho, junto com o cheiro verde (opcional) e o sal.
O recomendado é que essa mistura seja consumida inteiramente na hora devido ao frescor dos ingredientes. Entretanto, caso sobre, guarde em um pote hermético na geladeira por, no máximo, duas semanas.
Você sabe cuidar dos alimentos?
E a contra-indicaçao?
Olá, Zeni, tudo bem?
Conforme falamos na matéria, não há contraindicação do consumo desses alimentos in natura. O que deve ser evitado, é a utilização de cápsulas de alho ou extratos sem indicação médica.
Abraços
[…] O alho, um dos principais temperos da culinária brasileira, protege o coração além de melhorar o […]
sim
[…] O alho, um dos principais temperos da culinária brasileira, protege o coração além de melhorar o sistema imune. Isso porque ele altera a quantidade de citocinas pró e anti-inflamatórias. […]
[…] Abrale […]
[…] Abrale […]
Sou Argos Arruda Pinto, 57, e não tenho gripe desde jan/1985 quando comecei a ingerir um dente de alho por dia amassado em xícara com água, por quase 20 anos.
Eu tinha gripes desde a infância (5 a 8 anos ), em todos os invernos e com febres altas, chegando, certa vez, a 40 – 41 graus.
Incrível também foi o fato de ser o inverno de 1985 o primeiro da minha vida a não pegar essa doença chata em que eu ficava mais de uma semana na cama!
Não digo que estou imune à esta gripe atual mas pergunto como eu não fiquei doente nesses 35 anos tendo o vírus da gripe ter passado, penso eu, por muitas mutações?
Obrigado.
Olá, Argos, tudo bem?
Possivelmente o senhor sempre teve uma alimentação balanceada, dormiu bem, praticou exercícios e teve hábitos saudáveis pois isso tudo influencia muito em ter um sistema imunológico forte e, consequentemente, ajuda a evitar doenças!
Mas mesmo assim, é muito importante que o senhor siga as orientações de prevenção para proteger a si mesmo e os outros que estiverem ao seu redor!
Abraços
É verdade mas o que ainda me deixa mais curioso é o fato dito por mim da abrangência do alho em ter combatido nesses 35 anos todas as possíveis mutações dos vírus da gripe. Dia 19/03, mês passado, voltei a ingeri-lo.
A receita de “chá de cebola, alho e mel” está errada.
A descrição é de um composto para se tomar aos poucos (uma colher de chá ao dia).
Para o chá não se usa essa quantidade de ingredientes.
Olá, Ida, tudo bem?
Como ressaltamos na matéria, antes das receitas, é essencial ter acompanhamento médico justamente para que ele indique a quantidade certa a ser tomada e se esse chá é realmente indicado para aquela pessoa!
A receita é para dizer qual proporção dos ingredientes a serem utilizados. Depois de pronta, a pessoa pode consumi-la da maneira orientada pelo profissional.
Abraços!
A receita que está lá não é a do chá.
É a do composto para se tomar 3 colheres “de chá” ao dia.
Chá é um preparado para ser ingerido imediatamente e quente.
Está errada como chá. Até porque, se fosse mesmo para fazer um chá (para um batalhão) faltou dizer em quantos litros d’água se ferveriam os ingredientes.
Vcs consertam se quiserem, claro!
Mas, obrigada por responder.
Boa noite.quero saber se quem tem pressão alta pode tomar cebola,alho,e mel passado no liquidificador,uma colher por dia
Olá, Suzenilda, tudo bem?
Existem pesquisas relacionando esses alimentos como auxiliadores da prevenção de doenças cardiovasculares e também controle de pressão. Porém, somente consumi-los não é suficiente para alcançar esses resultados, é preciso ter também uma vida equilibrada (se alimentar bem, não fumar, evitar bebida alcoólica e afins).
Antes de dar começar a tomar essa mistura todos os dias, é importante procurar um médico e/ou um nutricionista para ter certeza que nenhum desses ingredientes podem te fazer mal!
Abraços!
Arrasou
Olá,gostaria de saber se quem tem gastrite pode usar a mistura da cebola alho e mel,batidos no liquidificador?
Me ensinaram p melhorar o pulmão
Olá, Mônica, como vai?
A mistura, normalmente, pode ser utilizada por pessoas que têm gastrite, porém, é preciso ficar atenta à quantidade ingerida, pois a cebola pode causar gases, pirando os sintomas da gastrite.
Recomendamos que a senhora procure um(a) nutricionista ou o(a) médico(a) que diagnosticou a gastrite da senhora para que esse(a) profissional possa te orientar melhor em relação à quantidade e se, para o seu caso específico, há alguma contraindicação!
Abraços!
Eu também faço uso frequentemente do alho e cebola faz muito tempo que nao pego gripe .E também me cuido por causa do viros covid 19.proteção sempre..abraços…
Dalva Stela Fernandes de Sousa
Olá, Dalva, como podemos ajudá-la?
Abraços!
[…] Curiosidade: Alho e cebola apresentam efeito contra o câncer […]