Skip to content

Tratamentos para púrpura trombocitopênica idiopática: efeitos colaterais

tricoleucemia, leucemia tem cura?, qual a leucemia mais perigosa, como diagnosticar leucemia, leucemia cronica tem cura, causas de esplenomegalia, leucemia mata, pilosas, pilosa, inicial sintomas de leucemia, leucemia de células pilosas, leucemia é hereditário, leucemia wikipedia, leucemia mata?, pilosidade significado, leucemia como diagnosticar celulas pilosas, tricoleucemia cid, tricoleucemia diagnostico, tricoleucemia prognóstico, tricoleucemia quimioterapia, tricoleucemia variante, tricoleucemia o que é, tricoleucemia é cancer, o que é tricoleucemia, tricoleucemia protocolo, tricoleucemia tratamento, leucemia tricoleucemia, tricoleucemia causas, tricoleucemia hemograma, tricoleucemia mata, tricoleucemia sintomas, tricoleucemia tem cura, tricoleucemia é grave, alimentaçao para tratamento de paciente com tricoleucemia, projeções citoplasmáticas, células b, citometria de fluxo, cd19 cd20 cd22, primeira linha, doença linfoproliferativa, linfócitos b, medula óssea, leucemia de células cabeludas, diagnóstico é, leucemia de células pilosas, in hairy cell leukemia, anticorpo monoclonal, 55 anos, relato de caso, é uma doença, células sanguíneas, cd25 e cd103, análogo da purina
Compartilhe

Última atualização em 18 de novembro de 2022

Uma das principais opções terapêuticas  para essa doença são os corticoides, conhecidos por causar uma série de efeitos colaterais. Na maior parte dos casos é possível amenizá-los


Dentre os possíveis tratamentos para púrpura trombocitopênica idiopática (PTI) está o uso de medicamentos, principalmente, os corticosteroides, também conhecidos por corticoides, e a retirada do baço, chamada de esplenectomia. Ainda é possível que o paciente precise somente de acompanhamento médico, caso não apresente sintomas. Entretanto, uma pesquisa realizada pela Abrale com 207 pessoas com PTI mostrou que, daquelas que utilizam algum método terapêutico, 80% afirmou ter apresentado algum efeito colateral. Sendo que os principais foram: aumento de peso (16%), alteração de humor (14%), cansaço (13%) e dor muscular (11%).

A PTI acontece quando o sistema imunológico, responsável pela defesa do corpo, passa a trabalhar exageradamente. Dessa forma, passa a produzir anticorpos que não só combatem as infecções, mas que também atacam as plaquetas. Por isso ela é considerada uma doença autoimune, ou seja, quando o organismo passa a atacar ele mesmo. 

Apesar de poder atingir qualquer pessoa, a púrpura trombocitopênica idiopática é considerada como rara e afeta, majoritariamente, mulheres. Além disso, ela não é contagiosa, isto é, não é possível pegá-la de alguém, nem hereditária, não é transmitida de pai/mãe para filho(a).

Devido ao ataque que acontece contra as plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue, há uma queda na contagem desse componente sanguíneo, chamada de plaquetopenia. Como resultado, os sintomas de PTI costumam ser: 

  • presença de petéquias, que são pontos avermelhados na pele, semelhantes às sardas
  • hematomas espontâneos
  • sangramentos persistentes, como menstruação intensa, sangramento intenso do nariz e dentro da boca ou presença de sangue na urina ou fezes

Tratamentos para púrpura trombocitopênica idiopática

púrpura trombocitopênica idiopática, sintomas de púrpura trombocitopênica idiopática, o que é púrpura trombocitopênica idiopática, púrpura trombocitopênica idiopática corticoide, tratamentos para púrpura trombocitopênica idiopática, pti, pti doença, pti tratamento, tratamento pti infantil, tratamento para pti, sintomas de pti, pti doença tratamento, tratamento de pti, como é o tratamento da pti, doenca pti, doença pti, o que é pti, pti purpura, púrpura trombocitopênica idiopática transfusão de sangue, púrpura, trombocitopênica idiopática auxilio doença, púrpura trombocitopênica idiopática sintomas, pti púrpura trombocitopênica idiopática, púrpura trombocitopênica idiopática pode levar a morte, o que significa púrpura trombocitopênica idiopática, púrpura idiopática, trombocitopênica, pti autoimune, doenças autoimunes, o que são doenças autoimunes, o que é autoimune, purpura autoimune, doença autoimune, trombocitopenia imune primária, plaquetas, efeitos colaterais do corticoideOs pacientes que apresentam as manifestações citadas acima, necessitam realizar acompanhamento médico frequente, para evitar hemorragias espontâneas graves. Além disso, também é preciso entrar com o tratamento medicamentoso e, caso não apresente a resposta esperada, pode ser indicada a retirada do baço.

A possibilidade de realizar a esplenectomia acontece porque o baço é um dos locais onde há uma grande quantidade das células que destroem as plaquetas, chamadas de macrófagos. Porém, ela não é recomendada para todos os casos, é preciso avaliar cada paciente individualmente.

Já no caso da terapia medicamentosa, os corticoides são os remédios mais utilizados no tratamento de primeira linha. Eles, normalmente, são administrados juntamente com Predsin, Calcort e Decadron. 64% dos pacientes entrevistados pela Abrale disseram ter realizado esse protocolo e 28% apontaram não ter melhorado com o primeiro tratamento. Como segunda linha, 25% utilizou a imunoglobulina intravenosa, que diminui ou detêm a perda de plaquetas.

Efeitos colaterais dos tratamentos para púrpura trombocitopênica idiopática

púrpura trombocitopênica idiopática, sintomas de púrpura trombocitopênica idiopática, o que é púrpura trombocitopênica idiopática, púrpura trombocitopênica idiopática corticoide, tratamentos para púrpura trombocitopênica idiopática, pti, pti doença, pti tratamento, tratamento pti infantil, tratamento para pti, sintomas de pti, pti doença tratamento, tratamento de pti, como é o tratamento da pti, doenca pti, doença pti, o que é pti, pti purpura, púrpura trombocitopênica idiopática transfusão de sangue, púrpura, trombocitopênica idiopática auxilio doença, púrpura trombocitopênica idiopática sintomas, pti púrpura trombocitopênica idiopática, púrpura trombocitopênica idiopática pode levar a morte, o que significa púrpura trombocitopênica idiopática, púrpura idiopática, trombocitopênica, pti autoimune, doenças autoimunes, o que são doenças autoimunes, o que é autoimune, purpura autoimune, doença autoimune, trombocitopenia imune primária, plaquetas, efeitos colaterais do corticoideDe acordo com a Drª. Ana Clara Kneese Nascimento, hematologista da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, os efeitos colaterais são diferentes para cada tipo de tratamento e também podem variar dependendo do paciente.

“Geralmente os corticoides são os que mais frequentemente provocam efeitos adversos, que serão mais intensos quanto maior a dose e o tempo de uso”, diz.

Para aquelas pessoas que são submetidas à retirada do baço, as reações adversas mais comuns estão relacionadas à cirurgia. Por exemplo, leve dor abdominal após o procedimento e uma pequena cicatriz, se  ele for realizado por laparoscopia.

“Os maiores temores são infecção grave e trombose, porém com os devidos cuidados, estes são raros”, a doutora informa.

Enquanto que, os efeitos colaterais do corticoide mais comuns são: edema, face de lua, hipertensão arterial, diabetes, cãibras, insônia, nervosismo e ganho de peso. Reforçando os resultados obtidos pela pesquisa da Abrale.

Em relação ao aumento de peso, a Drª. Ana Clara conta que ele acontece por diversas razões diretamente relacionadas à medicação. “Com aumento da fome e, consequentemente, da ingestão alimentar, há maior retenção de sódio que leva a maior inchaço e aumento de acúmulo de gordura. ”

Além disso, a pesquisa ainda mostrou que 23% das pessoas afirmaram terem alterado seus hábitos alimentares durante o tratamento da PTI. Dessa forma, a especialista fala que é possível que esses novos hábitos também estejam relacionados com o aumento do peso.

Como forma de evitar ou amenizar essa reação adversa, a Drª. Ana Clara recomenda restringir o consumo de sal e açúcar da dieta, além de realizar atividades físicas. “Mas, certamente, o mais importante será usar a menor dose possível pelo menor tempo possível”, ela ressalta. 

Alterações de humor

púrpura trombocitopênica idiopática, sintomas de púrpura trombocitopênica idiopática, o que é púrpura trombocitopênica idiopática, púrpura trombocitopênica idiopática corticoide, tratamentos para púrpura trombocitopênica idiopática, pti, pti doença, pti tratamento, tratamento pti infantil, tratamento para pti, sintomas de pti, pti doença tratamento, tratamento de pti, como é o tratamento da pti, doenca pti, doença pti, o que é pti, pti purpura, púrpura trombocitopênica idiopática transfusão de sangue, púrpura, trombocitopênica idiopática auxilio doença, púrpura trombocitopênica idiopática sintomas, pti púrpura trombocitopênica idiopática, púrpura trombocitopênica idiopática pode levar a morte, o que significa púrpura trombocitopênica idiopática, púrpura idiopática, trombocitopênica, pti autoimune, doenças autoimunes, o que são doenças autoimunes, o que é autoimune, purpura autoimune, doença autoimune, trombocitopenia imune primária, plaquetas, efeitos colaterais do corticoideComo mencionado anteriormente, a alteração de humor é o segundo efeito colateral mais comum dos tratamentos para púrpura trombocitopênica idiopática. Isso acontece porque o corticoide deixa o corpo em um “estado de alerta”. Sendo que ele também varia de intensidade, dependendo do paciente, da dose e tempo de uso do medicamento. 

“Nem sempre [é possível amenizar ou evitar as alterações de humor], pois depende da sensibilidade individual. Manter boa rede de apoio, e bons hábitos podem auxiliar em alguma medida”, a Drª. Ana Clara orienta.

Cansaço

púrpura trombocitopênica idiopática, sintomas de púrpura trombocitopênica idiopática, o que é púrpura trombocitopênica idiopática, púrpura trombocitopênica idiopática corticoide, tratamentos para púrpura trombocitopênica idiopática, pti, pti doença, pti tratamento, tratamento pti infantil, tratamento para pti, sintomas de pti, pti doença tratamento, tratamento de pti, como é o tratamento da pti, doenca pti, doença pti, o que é pti, pti purpura, púrpura trombocitopênica idiopática transfusão de sangue, púrpura, trombocitopênica idiopática auxilio doença, púrpura trombocitopênica idiopática sintomas, pti púrpura trombocitopênica idiopática, púrpura trombocitopênica idiopática pode levar a morte, o que significa púrpura trombocitopênica idiopática, púrpura idiopática, trombocitopênica, pti autoimune, doenças autoimunes, o que são doenças autoimunes, o que é autoimune, purpura autoimune, doença autoimune, trombocitopenia imune primária, plaquetas, efeitos colaterais do corticoideNovamente, é mais comum que ele seja causado devido ao corticoide usado como tratamento para a PTI. 

Outro achado da pesquisa feita pela Abrale é que 23% dos pacientes deixaram de praticar atividade física e isso também pode estar relacionado com o cansaço.

A hematologista diz que “muitos fatores podem estar envolvidos. Sendo um deles, a própria plaquetopenia, que impede algumas atividades de maior risco de sangramento. Outro fator é o próprio adoecimento. ”

É possível que retomar os exercícios auxilie na redução do cansaço, mas, para isso, é necessário vencer a fadiga inicial.

“Atividade física ajuda todo mundo, mesmo pessoas que não têm PTI. Acho que saber que ajudará a passar melhor pelo tratamento é uma ideia que pode auxiliar”, a médica orienta. 

É necessário porém, praticar atividades que não apresentem risco de trauma ou queda, como caminhada, hidroginástica e yoga

“Uma vez que a pessoa se adapta ao diagnóstico e entende a doença é importante manter dieta saudável e atividade física”, a Drª. Ana Claudia Kneese finaliza.

 

É preciso ficar atenta à PTI durante a gravidez

PTI, quando retirar o baço?


Compartilhe
Receba um aviso sobre comentários nessa notícia
Me avise quando
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments

Tem algum outro tratamento pra essa doença tirando esses medicamentos como recebendo doação de medula ou algo parecido

Quem descobriu q eu tinha PTI foi a dermatologista. Como não indicou tratamento, pela fase q estava em dezembro de 2019,só pediu voltar p/ consulta em fevereiro de 2020, mas aí veio a pandemia e fugi de médico como o diabo da cruz… Tive sangramento intenso na urina de junho de 2020 em diante, consultas de pronto atendimento,tratado como infecção urinária de repetição e confirmada na cultura, menos o último episódio em 2022 q não acusou infecção e depois parou. As contagem de plaquetas sempre normais. Sei q a doença não tem cura, mas gostaria de saber se Abrale indica profissionais em Fpolis, ligados à Abrale, pq pelo plano de saúde estadual nunca é o mesmo do início, assim não há como ter acompanhamento confiável 🙁

Olá eu tenho Púrpura trombocitopenia autoimune PTI desde 2015 fiz tratamento na Santa casa de misericórdia em São Paulo, fiz até janeiro de 2020 aí começou a pandemia não fui mais eu sou de Rondônia e fui fazer tratamento lá foi muito bom pois lá eu tinha um acompanhamento maravilhoso por causa dá pandemia não pude ir mais e minha situação financeira não consigo ir e TB acho que perdi minha vaga lá, aqui em Rondônia eu fui uma por ano aqui é muito precário não fazem um acompanhamento como da Santa casa lá tem os especialistas eu passava por otorrino, oftalmologista, hematologista, Reumatologista e outros , tenho muitos hematomas pelo corpo agora intimamente estou sentindo muita dor atrás do meu joelho já tem algum tempo já fui no UBS mas ninguém faz nada pra me ajudar aqui só passei com Hemato e Reumatologista pedem hemograma completo e mais nada e agora com essa dor estou bem preocupada tenho medo de trombose será que vcs podem me ajudar?

Back To Top