Leucemia aguda: entenda o que é a doença de Afonso em ‘Vale Tudo’

Cansaço extremo, manchas roxas no corpo e sangramentos são sintomas da leucemia que acomete o personagem
Desde terça (26/8), Afonso, personagem da novela ‘Vale Tudo’, nota manchas roxas pelo seu corpo, começa a ter sangramentos e se sente muito cansado. Nos capítulos deste final de semana, o personagem receberá o diagnóstico de uma leucemia aguda. Mas o que é essa doença?
O que é uma leucemia aguda?
A leucemia é um câncer do sangue, ou seja, se desenvolve nas células sanguíneas. Elas podem ser agudas, como a de Afonso, ou crônicas. Quando as células cancerígenas se multiplicam rapidamente e em curto período de tempo atrapalham o funcionamento das células sanguíneas saudáveis, a leucemia é classificada como aguda.
Quais são os principais sintomas?
Além dos sintomas apresentados por Afonso em ‘Vale Tudo’, uma pessoa pode sentir:
- febre;
- suor noturno;
- dores nas articulações;
- perda de apetite;
- infecções frequentes;
- dores de cabeça.
Na leucemia aguda, grande parte dos pacientes podem apresentar esses sintomas antes do diagnóstico. Porém, nem toda pessoa com leucemia terá sinais da doença. É o que normalmente acontece com pacientes de leucemias crônicas, já que essa doença se desenvolve progressivamente ao longo do tempo.
Como diagnosticar uma leucemia aguda?
Os sintomas da leucemia não são específicos e podem sinalizar outras doenças. Mas um exame de sangue simples, como um hemograma, pode auxiliar o médico no diagnóstico desse câncer. Com a suspeita da leucemia, pode ser necessário análises da medula óssea e outros exames.
Afonso vai fazer quimioterapia?
Um dos principais tratamentos disponíveis atualmente para leucemia aguda são os remédios quimioterápicos. Eles normalmente são usados de maneira combinada e visam matar as células cancerígenas no menor tempo possível.
A quimioterapia elimina as células de crescimento rápido em todo o corpo, tanto as células do câncer, como as células saudáveis. É por esse motivo que normalmente os cabelos e pelos caem durante o tratamento com quimioterápicos.
Alguns pacientes de leucemia aguda também podem utilizar terapias-alvo, que são substâncias que têm como alvo as células específicas do câncer, destruindo-as e sendo menos propensas a atacar as células saudáveis.
Outra alternativa de tratamento para uma leucemia aguda é o transplante de medula óssea. Antes de implantar medula óssea de um doador, o paciente toma uma dose alta de quimioterapia que destrói as células cancerígenas e a medula que as produzia. Após esse processo, é implantada a nova medula óssea que passará a produzir células sanguíneas saudáveis.
A leucemia aguda tem cura?
Sim, a leucemia aguda pode ser curada, mas isso dependerá do tipo de célula que ficou doente, da idade do paciente, do tipo de tratamento que ele tem acesso, sua resposta e adesão a esse tratamento, entre outras condições.