Qual o câncer mais perigoso?
Última atualização em 3 de fevereiro de 2022
Essa resposta é mais importante do que saber qual tipo da doença apresenta um maior risco
Querer saber qual o tipo de câncer mais perigoso é algo natural do ser humano. Ter o conforto de, ao receber o diagnóstico, pensar que sua doença não é a mais grave é bem compreensível. Entretanto, fazer uma lista e elencar quais são os tipos mais perigosos é, praticamente, uma missão impossível. O correto seria fazer várias listas, considerando cada um dos fatores relacionados à doença, como letalidade e a incidência. E, mesmo assim, vale lembrar que descobrir uma neoplasia maligna que está em uma dessas enumerações não significa que há menos chances de bons resultados. Atualmente, existem vários tratamentos, que possibilitam a cura ou a remissão.
Qual câncer é o mais perigoso?
Definir quais os cânceres mais perigosos é uma tarefa complexa, pois envolve uma série de questões, que variam dependendo da pessoa.
Primeiramente, é preciso olhar para a doença e o paciente. Um primeiro ponto a ser avaliado para saber qual o risco daquele tumor é a velocidade. Ou seja, o quão rápido ele surge e compromete os órgãos e tecidos do corpo. O segundo, é a dificuldade do diagnóstico, que impacta diretamente, no quão avançada (estadiamento) a doença está ao ser descoberta. Outro fator é a idade do paciente, que está relacionada com a capacidade do organismo de receber um determinado tratamento.
“Assim, levando em conta todos esses fatores, determinamos quais são os tumores que têm a maior chance de levar o paciente à morte”, conta o Dr. Gélcio Mendes, coordenador geral de assistência e diretor-geral substituto do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Porém, ele ressalta que outro ponto que tem ganhado muita relevância é o resultado do tratamento. As leucemias infantis, por exemplo, costumam progredir com grande velocidade e são diagnosticadas em um estágio tardio. Entretanto, elas têm grandes chances de cura, especialmente, devido à eficácia das terapias disponíveis.
Em seguida, é preciso analisar aspectos da doença na sociedade, como a quantidade de pessoas comprometidas. Então, uma doença pode ter uma alta letalidade e ser muito rara.
“Uma doença rara, entendemos como um risco menor do que uma doença que, apesar de não ser tão letal, compromete um número muito grande de pessoas. Nessa segunda situação, o número de mortes passa a ser maior simplesmente porque há muitas pessoas com aquela doença”, o Dr. Mendes explica.
Portanto, são muitos fatores que precisam ser avaliados e, por isso, não é possível eleger o câncer mais perigoso. Mas é possível falar em câncer mais letal e mais incidente.
A cura do câncer já existe?
Esta descoberta é o sonho não só de muitos pacientes, mas também dos cientistas e da população em geral Foram…
Câncer mais incidente no Brasil
De acordo com a estimativa do INCA, para 2021, os tipos de câncer mais incidentes no Brasil são:
Qual o tipo de câncer mais letal?
Uma lista feita também pelo INCA, no ano de 2018, elenca os cânceres mais letais no Brasil:
1º) Traqueia, brônquio e pulmão
2º) Cólon e Reto
3º) Mama
4º) Estômago
5º) Próstata
6º) Fígado
7º) Pâncreas
8º) Sistema Nervoso Central
9º) Esôfago
Ao comparar a primeira lista com a segunda, é possível perceber que tanto os tipos de câncer, quanto a posição que eles ocupam, varia. Um exemplo é o linfoma não-Hodgkin, que aparece como um dos mais incidentes, porém não está na lista dos mais letais.
Já outros tipos de tumores que aparecem nas primeiras posições, em incidência, caem algumas colocações em letalidade. O Dr. Mendes ressalta que isso acontece porque todas essas neoplasias malignas apresentam boas taxas de cura, quando diagnosticadas precocemente.
“Assim, ao observar a lista da letalidade, principalmente os cânceres de mama e de próstata, temos diagnósticos mais precoces. Isso acontece porque as mulheres fazem, habitualmente, a mamografia anual, ou bianual, a partir dos 50 anos. Além disso, é uma prática corrente, na nossa sociedade, a realização do toque retal e a testagem do PSA no sangue dos homens. Então, essas são duas doenças que têm uma frequência grande de pacientes em estágio inicial. Dessa forma, tendo uma grande chance de cura”, diz.
O contrário também é verdadeiro, então tumores que são de difícil diagnóstico tendem a ser mais letais. Como o de pulmão, que aparece como o 4º mais incidente e 1º mais letal. O médico informa que, comumente, quando o paciente com essa doença procura um médico, a massa já está grande ou com metástase. O mesmo acontece com os cânceres de fígado, pâncreas e do sistema nervoso central.
Qual é o tipo de leucemia mais grave?
A gravidade da doença determina o tratamento, mas, nem sempre quer dizer que aquele câncer é mais perigoso
Tenho um câncer mais perigoso. E agora?
Apesar de todos esses fatores poderem assustar, atualmente, existe tratamento para todos os tipos de câncer. Vale lembrar que, em alguns casos, o objetivo principal não é curar a doença, mas sim controlá-la. Porém, em todos os casos, os oncologistas têm ao seu alcance uma grande variedade de possibilidades de terapias. Qual a melhor delas e qual será a intenção do tratamento, varia de caso para caso.
“Cada tipo de tumor tem uma lógica de tratamento. Quando falamos de tratamento oncológico, falamos em três grandes grupos: cirurgia, radioterapia e tratamento medicamentoso. O medicamentoso envolve quimioterapia, hormonioterapia, imunoterapia e as chamadas terapias-alvo”, o especialista detalha.
Ele exemplifica que para o câncer de pulmão em estágio inicial, recomenda-se a cirurgia oncológica. Dependendo da situação, ela pode ser realizada em conjunto com a quimioterapia. Por outro lado, para os pacientes que estão com a doença em um estágio um pouco mais avançado, é realizada radioterapia mais quimio, ou somente radio. E, aqueles em metástase, os principais são os tratamentos medicamentosos, como quimio ou terapia-alvo.
Para os tumores de cólon e reto, a cirurgia é fundamental nas fases iniciais. Também a depender da situação, podem ser indicadas a radio e a quimio como método terapêutico inicial.
Com o linfoma não-Hodgkin também. A depender do subtipo da doença, poderão ser indicados quimio, imunoterapia e terapias-alvo. Se o linfoma for indolente, em um primeiro momento apenas o acompanhamento médico será necessário.
“A lógica, na maioria dos tratamentos é: os tumores, na fase inicial, sempre que for viável, fazer a cirurgia; naqueles tumores, numa fase mais avançada, mas ainda localizados e que não são passíveis de cirurgia, alguma combinação de quimio e radio; e aqueles com metástase, tratamento medicamentoso, envolvendo quimio, imuno, hormonioterapia ou terapia-alvo, conforme o tipo da doença”, finaliza o Dr. Gélcio Mendes.
Muito boa matéria! Obrigado
Olá, Glauco, como vai?
Ficamos muito felizes de saber que o senhor gostou da nossa matéria!
Qualquer sugestão ou dúvida que tiver, estamos à disposição.
Abraços!
Olá Dr, tudo bem? Estou com um caroço na vulva que não some. Tomei 15 dias doxiciclina 100 mg 2 x dia não sumiu. O médico disse que é glândula de bartholin. No preventivo deu suspeita de asc-h de alto grau. Fiz colposcopia deu cervicite crônica com metaplasia. Eu estou com câncer?O médico não me responde. Obrigada!
Olá, Carla, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes já diagnosticados com cânceres hematológicos e não temos médicos disponíveis para responder os comentários, por isso não temos autorização para oferecer diagnósticos. O ideal, é que a senhora tente marcar uma consulta com o médico que solicitou esse exame ou, caso não consiga, procure um outro médico para poder fazer uma avaliação dos resultados.
Abraços!
Há 3 anos fui diagnósticado com um tumor no colon em estagio II.
submetido à uma cirurgia fui acompanhado por oncologista que sugeriu quimio oral a qual sei por 8 meses.
Após esse periodo ela resolveu pela quimio injetavel via cateter à que já estou sendo submetido à quase um ano e meio.
Á cada seis meses fazemos acompanhamento com o Pet scan oncológico
O estado é de estabilidade.
Parabéns pela matéria!!! Muito esclarecedora.
Obrigada pelo esclarecimento ?
Olá, Rosi, como vai?
Ficamos muito felizes em saber que a senhora gostou da nossa matéria e que ela ajudou a esclarecer suas dúvidas! ?
Sempre que precisar, estamos à disposição!
Abraços!
Dr bom dia ?
Meu esposo foi diagnosticado com CA de próstata e descobriu também q a doença já passou pros ossos da sacral e quadril, mas ele não sente dores graças a Deus, e ele vai começar o tratamento com hormônio q seria uma injeção pra próstata e uma outra medicação EV pros ossos , pois o dr disse q cirurgia no caso dele já não adianta mais , pois já passou do tempo ?
E q esse tipo de CA não se trata com químio ,gostaria de saber mais sobre isso ,
PSA TOTAL DELE ESTÁ EM 203.000 e a biópsia está no grau 7
Olá, Lúcia, como vai?
A Abrale é especializada em cânceres hematológicos e, como o câncer do seu marido é de próstata, não temos a expertise necessária para esclarecer a sua dúvida. Por esse motivo, indicamos que a senhora entre em contato com o Instituto Lado a Lado pela Vida, que atua no combate aos cânceres do homem. O telefone deles é: +55 11 3050-551
Abraços!
A patologia do meu filho foi de maligno grau 4, no cérebro, como o tumor já foi retirado (em janeiro) queria saber se dá pra refazer o teste? Tenho um sentimento que não é maligno.
Olá, Nathan, como vai?
O senhor quer refazer o teste no tumor que já foi retirado totalmente? Geralmente, os laboratórios e hospitais não realizam esse tipo de teste.
Abraços!
Bom dia
Fiz exame de eletroforese e imunofixação ,acusou banda monoclonal iga kappa ,desde ano passado perdi 12 quilos e desde fevereiro tenho candidíase oral,estou com mieloma ? tenho 60 anos ..grato
Olá, Sergio, como vai?
A Abrale é uma associação de pacientes e, por isso, não temos autorização para dar diagnósticos. Recomendamos que o senhor marque uma consulta com um(a) hematologista pra fazer a investigação dessa alteração.
Caso tenha alguma dificuldade em marcar essa especialidade, nós estamos à disposição!
Nossos contatos são:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– WhatsApp: 11 3149-5190
– E-mail: [email protected]
Abraços!
Boa noite. Meu irmão recebeu a biópsia do estômago hoje. Onde devo levar? Pode nos ajudar, por favor? Ele não tem convênio
Olá, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos expertise suficiente para responder a sua dúvida. Dessa forma, solicitamos que a senhora entre em contato com a Associação Brasileira de Câncer Gástrico. O contato deles é: (11) 2884-8886
Abraços!
Bom dia! Fui diagnosticado como um adenomacarceniano no intestino, o médico está reavaliando a lâmina para ver se extraiu tudo em uma colonoscopia, tinha 2 cm, caso não faça cirurgia e permaneça algo no local , tem como fazer o controle ou e melhor a intervenção cirúrgica?
Olá, Juniel, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia somente pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos a expertise para esclarecer a sua dúvida. Mas, indicamos que o senhor converse com a Abrapreci – Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino. Os contatos são: (11) 3889-0515 ou [email protected]
Abraços!
Muito boa a matéria , nos ajuda muito em relação ao tratamento de pessoas com essa doença ou de pessoas que tem familiares que esta nessa situação .
Olá, João, como vai?
Ficamos muito felizes que o senhor gostou do nosso conteúdo e que pudermos te ajudar! ?
Qualquer dúvida ou sugestão, estamos à disposição.
Abraços!
Olá Dr Boa noite! Dr meu irmão foi diagnosticado com câncer no Pênis, ele está com uma ferida na glande e os exames que fez, falou que está em estágio avançado ele até o Memento só sente dores no local ferido, qual seria a chances de cura dele Dr, Por favor?
Olá, Robson, como vai?
Primeiramente, gostaríamos de esclarecer que nós não somos um centro de tratamento, somos uma ONG, e não temos temos médicos disponíveis para criar os conteúdos e responder os comentários. Além disso, a Abrale é uma associação que auxilia somente pacientes com cânceres do sangue. Por esses motivos, não podemos responder a sua dúvida.
Nós indicamos que seu irmão, ou o senhor, converse com o(a) médico(a) que está acompanhando o caso dele, pois ele(a) tem todas as informações e poderá esclarecer todas as dúvidas de vocês e explicar quais as possibilidades de cura.
Abraços!
Estou perto de começar fazer rádioterapia e químio por causa de um carcinoma segundo grau no útero.
Será que vou ficar curada cem por cento?
Olá, Cecília, como vai?
Nós orientamos que a senhora converse com o(a) seu(sua) oncologista e faça essa pergunta para ele(a). Como esse profissional tem todas as informações sobre o seu caso, conseguirá te dizer certinho quais são as chances de cura!
Desejamos muito sucesso no seu tratamento ❤️
Abraços!
Abraços!
Lúcia tenho câncer nas mamas e tórax e colunas estou acamada
minha médica não faz nada
fiz 5 sessão. de quimioterapia
10 sessão de rádio
está crescendo mais a metástase
faço 2 anos de tratamento
só quando estava na mama
agora espalhados
não tenho convênios e tudo pelo sus
me ajuda gratidão Dr
tenho 62 gratidão
Olá, Maria Lucia, como vai?
A Abrale é uma associação que auxilia pacientes com cânceres do sangue, por isso, infelizmente, não temos expertise necessária para te auxiliar. Porém, nós indicamos que a senhora converse com o Instituto Femama, que é especializado no atendimento de pessoas com câncer de mama, que, com certeza, eles poderão te ajudar!
Os contatos deles são:
-E-mail: [email protected]
– WhatsApp: (51) 3094.0017
Abraços!
A matéria é muito boa.gostei muito
Estou com dores no seio direito a mais de um ano,fui ao médico ,fiz vários exames nao acusou nada.gostaria de saber se pode ser algo grave?
Olá, Cristina, como vai?
Ficamos muito felizes em saber que a senhora gostou da nossa matéria ?
Como a senhora já foi no médico e fez vários exames, os resultados não deram nada e o(s) médico(s) disse(disseram) que está tudo normal, a princípio não aparenta ser um câncer. Mas, seria importante a senhora continuar investigando para identificar a origem dessa dor. A primeira opção, seria retornar a algum especialista que você já procurou, um outro caminho, seria procurar uma segunda opinião!
Abraços!
Bom dia
Tive câncer ovario e metástase peritoneal e nodal, após cirurgia histerectomia total, quimio resolveu 100%, mas agora ca 98 e na petscan constatou pequeno nódulo hipotensão de permeio a gordura pélvica na fossa Ilíada esquerda medindo 0.80m, alguns linfonodos na cadeia axila 1,4×1,1 um nível abaixo da pelve renal 0,4 a 0,5 e região inguinal esquerda 0,6 e raros micronodulos pulmonares esparsos menores que 0,5 inespespecificos para controle evolutivo.
Olá, Cristina, como vai?
Pedimos para que a senhora retorne ao(à) médico(a) que faz o seu acompanhamento para que ele(a) possa analisar certinho esse resultado e explicar para a senhora o que significa.
Abraços!
Oi doutor boa tarde
Minha mãe estar internada e estar com tumor nas pâncreas e metástase, porém tbm estar com insuficiência renal, n para de vomitar estar bem desnutrida (magra) , sentindo dores e vomitando muito um líquido verde quase preto , gostaria de uma orientação, será q ainda teria como ela sobreviver ?
Olá, Gabriela, como vai?
Como a Abrale é uma associação que auxilia pacientes com câncer do sangue, não temos a expertise no tipo de câncer que sua mãe tem, mas, indicamos que entrem em contato com o Instituto Oncoguia, que atende os cânceres sólidos, e, com certeza, conseguirá auxiliar vocês. O contato deles é 0800 773 1666 ?
Abraços!
Bom dia. Moro numa rua que nao tem nem 50mts…JA passam de 10 o nr de mortos por cancer nos ultimos anos ( 3 casoso mulheres foram tumores nocerebro), 2 de pulm’ao e outros…) eu acho um nr alto pra um lugar t’ao pequeno. Ser[a que pode haver um fator aqui na regi’ao que intensifique as chances da doen;a se manifestar…Temos no entorno um ind quimica ( po quimico derivado de petroleo) ao lado e uma antigo lixao que emitia gases
Olá, Gil, como vai?
A exposição a alguns agentes químicos pode sim ser um fator de risco para o desenvolvimento de certos tipos de câncer. Qual região que o senhor mora?
Para situações em que há um grande número de casos de câncer por região, o ideal seria ter um programa de rastreamento com estratégias específicas. Ou seja, tendo um grande número de casos de câncer de pulmão, seria preciso ter um programa que oferecesse exames para diagnosticar precocemente a doença e tratá-la.
Abraços!
Ola, boa noite.
Estou conhecendo esse site, e estou amando.
O meu irmão foi diagnosticado com o Linfoma não Hodkin, estágio 4, difuso de grandes células B, e segundo o exame PET, a doença está no sistema digestivo, intestino, estomago…ele fez a primeira quimio, e apos uns 4 dias de mto cansaço devido efeitos colaterais, ele se sentiu muito bem, e se sentindo praticamente quase curado.
Mas no final do ciclo, ele começou sentir a barriga mexendo, como se tivesse muito líquido movimentando, cada vez que movimenta algo no intestino, ele até treme a barriga, fica tenso e causa muita dor.. tudo que ele tem comido, acaba mexendo mais.
Ate que ele fez a segunda quimio, no dia 30/12, e continua desta forma..os medicos dizem que nao tem muito o que fazer. Uns dizem que a Quimio pode causar isso, outros dizem que é o proprio linfoma que causa, e a quimio irá tratar. Mas pra nós esse sintoma recorrente é algo novo e que esta impctando muito ele se alimentar, é apenas líquido. O que pode ser a barriga mexer tanto? Ate a região pélvica movimenta. Ele também tem MUITO gases…
Obs: o tratamento dele é o R-CHOP.
Aguardo um apoio, pois confesso que estou perdida 🙁
Olá, Amanda, como vai?
Para que a gente possa analisar melhor o caso e responder sua dúvida com mais certeza, solicitamos que entre em contato com o nosso Apoio ao Paciente. Assim, podemos encaminhar sua pergunta para um de nossos especialistas! Para tal, basta enviar uma mensagem para o nosso WhatsApp 11 3149-5190 (ou clique no link) para que possamos fazer o seu cadastro! Só pedimos para que, no primeiro momento, não envie áudio para que nosso sistema possa entender a sua demanda e encaminhar para o departamento correto.?
Você também pode entrar em contato conosco por estes canais:
– Telefone: 11 3149-5190 ou 0800-773-9973
– E-mail: [email protected]
– Site: https://www.abrale.org.br/fale-conosco/
Abraços!